PáginasDESCRITOR

sábado, 11 de abril de 2020

PRONOMES I PESSOAIS TEORIA EXERCÍCIO



PRONOMES PESSOAIS

Eu Adoro Voar (Clarice Lispector)


[...]

Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
[...]

1. Em cada fragmento há uma palavra que se refere ao eu lírico. Identifique-as.
a) Porque eu não quero acertar sempre.”
..........................................................
b) “não me convidem a ser igual”
..........................................................
c) “serão especiais para mim”
...........................................................
d) “porque vou seguir meu coração!”
..............................................................

PRONOMES
Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham substantivos e outras formas nominais.

Ø  PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.
PRONOMES PESSOAIS
PESSOA DO DISCURSO
CASO RETO
CASO OBLÍQUO
1ª pessoa do singular
Quem fala
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
Com quem se fala
tu
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
De quem se fala
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
Quem fala
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
Com quem se fala
vós
vos, convosco
3ª pessoa do plural
De quem se fala
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo

2. “Já chamei pessoas próximas de "amigo".” A palavra destacada é um verbo. a) A que pronome pessoal do caso reto ela faz REFERÊNCIA?
...............................................................................
b) O pronome da resposta acima indica que PESSOA DO DISCURSO?
..................................................................................
3. Leia a anedota e identifique os pronomes pessoais do caso reto.

“A professora manda Joãozinho recitar uma poesia e ele começa:
_ Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais e eles cavam.
A professora diz a ele: _ Mas o que há de poético nisso?
Ele responde: Isso pode não ser poético, mas é bastante profundo.
..........................................................................................................


4.“Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham”. Substitua as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta de estudar.
........................
b) As mães confiam em seus filhos.
..........................
c) Mauro precisa de ajuda.
.........................
d) Os estudantes assistiram ao filme.
.......................

5. Os pronomes pessoais da resposta do exercício anterior fazem referência a que pessoa do discurso?
....................................................................








Um comentário: