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sábado, 9 de maio de 2020

BIOGRAFIA MARIO DE ANDRADE EXERCÍCIOS

         Mário de Andrade (1893-1945) foi um escritor brasileiro. Publicou "Pauliceia Desvairada" o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Estudou música no Conservatório de São Paulo. Foi crítico de arte em jornais e revistas. Teve papel importante na implantação do Modernismo no Brasil. Foi amigo inseparável de Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Foi diretor do departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Foi funcionário do Serviço do Patrimônio Histórico do Ministério da Educação. Seu romance "Macunaíma" foi sua criação máxima, levada para o cinema. Mário de Andrade (1893-1945) nasceu na rua da Aurora, São Paulo, no dia 9 de outubro de 1893. Filho de Carlos Augusto de Andrade e de Maria Luísa. Concluiu o ginásio e entrou para a Escola de Comércio Alves Penteado, tendo abandonado o curso depois de se desentender com o professor de Português. Em 1911 ingressou no Conservatório de Música de São Paulo, formando-se em piano.
         Em 1917, com a morte de seu pai, dava aula particular de piano para se manter. Nesse mesmo ano conhece Anita Malfatti e Oswald de Andrade, tornando-se amigos inseparáveis. Ainda nesse ano com o pseudônimo de Mário Sobral, publicou seu primeiro livro "Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema", no qual critica a matança produzida na Primeira Guerra Mundial. No Primeiro Tempo do Modernismo (1922-1930) a lei era se libertar do modismo europeu, procurar uma linguagem nacional e promover a integração entre o homem brasileiro e sua terra. 1922 foi um ano importantíssimo para Mário de Andrade. Além da Semana de Arte Moderna, foi nomeado professor catedrático do Conservatório de Música. Publicou "Pauliceia Desvairada", onde reuniu seus primeiros poemas modernistas. Integrou o grupo fundador da revista Klaxon, que servia de divulgação para o Movimento Modernista.  
             Mário de Andrade fez várias viagens pelo Brasil, com o objetivo de estudar a cultura de cada região. Visitou cidades históricas de Minas, passou pelo Norte e Nordeste, recolhendo informações como festas populares, lendas, ritmos, canções, modinhas, etc. Todas essas pesquisas lhe renderam obras como "Macunaíma", "Clã do Jabuti" e "Ensaio sobre a Música Brasileira". Mário foi Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, entre os anos de 1934 e 1938. Afastado do cargo por motivos políticos, ainda em 1938 foi para o Rio de Janeiro, onde lecionou Filosofia e História da Arte na Universidade. Foi incapaz de ficar longe de São Paulo, a cidade que amava, e em 1940 estava de volta. Foi ainda funcionário do Serviço do Patrimônio Histórico do Ministério da Educação. Mário Raul de Morais Andrade faleceu em São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 1945, vítima de um ataque cardíaco.

11.  De acordo com o texto qual motivo levou Mario de Andrade a deixar os estudos na Escola de Comércio Alves Penteado?
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12. Como ele iniciou a sua carreira de escritor?
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13. Quem eram seus amigos inseparáveis?
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14. Segundo o texto ele teve um importante papel na implantação do__________________________no Brasil.

15. O que é um texto biográfico?
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ARTIGO NUMERAL ALPHA 6º ANO P.148


ARTIGO E NUMERAL

FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

ARTIGO
1. Releia este trecho do relato de viagem da família Schürmann:

        Os mapas e as cartas náuticas indicam que estamos na Ilha dos Pássaros, um santuário de aves. O calor da tarde e a água transparente convidam a um mer­gulho. Impossível resistir. E quem quer resistir? De volta ao barco, o crepús­culo nos reserva um espetáculo inesquecível: milhares de aves, voando em formação, como uma grande ponta de lança pontiaguda, retornam para seus ninhos, depois de um dia de pescaria em alto-mar. A algazarra é ensurdecedora. A câmara fotográfica de Vilfredo tenta registrar o momento mágico.
a)        A que classe pertencem as palavras em destaque?
......................................................................................................................
b)        Anote a palavra que antecede cada um dos termos destacados.
.....................................................................................................................................................................................................................................................
2. Observe a expressão um espetáculo inesquecível, retirada do trecho acima.
a)        Que situação é caracterizada assim?
.....................................................................................................................
b)        É possível supor que, dos fatos vividos nessa viagem, esse foi o único mo­mento em que a autora sentiu uma forte emoção?
..........................................................................................................................................................................................................................................................
c)         O sentido dessa expressão poderia ser alterado por um artigo? Explique.
.........................................................................................................................................................................................................................................................
3. Releia a primeira frase do trecho transcrito na atividade 1.
a)            A que gênero (masculino ou feminino) pertence a palavra mapas? E a palavra cartas? Como você chegou a essas conclusões?
.........................................................................................................................................................................................................................................................
b)            Qual seria uma das funções das palavras os e as?

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ARTIGOS


Definidos
São aqueles que particularizam o substantivo.
o, a, os, as

Indefinidos
São aqueles que generalizam o substantivo.
um, uma, uns, umas


Os artigos podem se unir a outras palavras, como nos exemplos a seguir.
de + a = da
de + o = do

em + a = na
em + o = no


de + as = das
de + os = dos
em + as = nas
em + os = nos

       Artigo é uma palavra que antecede o substantivo e tem a função de particularizá-lo ou generalizá-lo. Os artigos variam em gênero (masculino ou feminino) e em número
(plural ou singular), de acordo com o substantivo que acompanham. Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.


Em relatos de viagem, o uso adequado dos artigos é muito importante para a construção dos sentidos do texto, pois essa classe de palavras possibilita generalizar ou particularizar sentimentos, impressões, situações. Os numerais também têm uma função relevante nesse gênero textual, pois possibilitam precisão no relato dos acontecimentos.

NUMERAL
4. Leia, a seguir, um trecho de um relato de viagem ao Everest.

       Quando o avião levantou voo com destino a Miami, no dia 31 de agosto de 1991, levava a bordo apenas três integrantes da expedição: Barney, Kenvy e eu. Éramos a primeira parte do grupo a deixar o Brasil. Fomos para os EUA somente com a bagagem de mão, para comprar os equipamentos de montaria, fotografia, filmagem e radiocomunicação. O restante da equipe permanece­ria no Brasil mais duas semanas acertando os últimos detalhes.
Thomaz Brandolim. Everest: viagem à montanha abençoada. 6. ed. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 34.

a)            Compare as duas frases destacadas no trecho. Qual delas apresenta infor­mações mais precisas em relação à quantidade de pessoas? Explique.
..........................................................................................................................................................................................................................................
b)            Qual é a importância de fornecer informações precisas no relato de viagem?
........................................................................................................................................................................................................................................
c)            O que a palavra primeira indica em relação aos viajantes? Justifique.
.......................................................................................................................................................................................................................................

TIPOS DE NUMERAL
Cardinal Define uma quantidade de seres.
Ordinal Define uma sequência, ordem ou posição.
Multiplicativo Indica multiplicação
Fracionário Indica uma parte ou divisão.

Veja a diferença entre algarismos (sinais gráficos) e numerais (palavras):

Arábicos

Romanos

Cardinais

Ordinais

Multiplicativos

Fracionários
1
I
um
primeiro
-

2
II
dois
segundo
dobro, duplo, dúplice
meio ou metade

III
três
terceiro
triplo ou tríplice
terço
4
IV
quatro
quarto
quádruplo
quarto
5
V
cinco
quinto
quíntuplo
quinto
6
VI
seis
sexto
sêxtuplo
sexto
7
VII
sete
sétimo
séptuplo
sétimo
8
VIII
oito
oitavo
óctuplo
oitavo
9
IX
nove
nono
nônuplo
nono
10
X
dez
décimo
décuplo
décimo
50
L
cinquenta
quinquagésimo
-
-
100
C
cem
centésimo
cêntuplo
centésimo
1 000
M
mil
milésimo
-
milésimo


 1. Leia a tira.

Dik Browne. O melhor de Hagar, o Horrível, Porto Alegre: L&PM, 2006. v. 2. p. 126.

a) Por que Hagar empregou o artigo definido o para se referir ao castelo e o artigo indefinido um para se referir ao mágico?
..................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a fala de Hagar. Como ele chegou a essa conclusão a respeito do dono do castelo? Justifique sua resposta.
........................................................................................................................................................................................................................................
2. Leia os ditados populares a seguir e observe os termos destacados.

Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

• Nesses ditados populares, o termo um indica que os substantivos olho e pássaro são indefinidos ou indica quantidade? Justifique sua resposta.
...................................................................................................................................................................................................................................................

3. Complete cada lacuna com os artigos o ou a, de acordo com o significado do substantivo entre parênteses.
a).... cabeça (parte do corpo)
           b)...cabeça (líder)
c)...capital (cidade que é a sede de governo)
d)...capital (dinheiro)
e)...grama (unidade de medida)
f) ...grama (planta)
g)...nascente (local onde nasce um curso de água)
h)...nascente (nascer do sol)

4. Complete as frases a seguir com o numeral adequado.
a)Carlos tem 7 anos, Pedro tem 14. Pedro tem ....................................da idade de Carlos. (a meta­de / o dobro / um terço)

             b) Cristina ganhou a corrida; Ana chegou logo atrás dela. Ana chegou em
             ........................ lugar. (primeiro / segundo / terceiro)

c) Havia meia dúzia de laranjas na geladeira. Alfredo usou três laranjas para fazer suco. Alfredo, portanto, usou .................................................das laranjas que havia na geladeira. (todas / metade / um quarto)

d) Maria comeu três brigadeiros na festa. João comeu nove. João comeu ...................................de brigadeiros. (a metade / um terço / o triplo)

A DETERMINAÇÃO E A INDETERMINAÇÃO EM RELATOS
1. Leia este trecho de um relato de viagem das irmãs Klink, filhas de Amyr Klink.
Um dia, estávamos preparando a festa de aniversário do Flávio (tripulante do barco), fazendo o bolo e os brigadeiros, quando, de repente, os talheres foram jogados para longe. Ouvimos o barulho da barriga do barco raspando em pedras. O barco começou a tremer e a balançar. Corremos para ver o que tinha aconte­cido. Estávamos encalhados a 30 centímetros de profundidade da água. Que sorte nosso barco ser de alumínio! Só pelo barulho, um barco com casco de madeira já estaria no fundo do mar. O esforço para sairmos de lá foi grande. Nosso pai manobrava a "nossa casa", e o Flávio, um bote. Os dois faziam de tudo para sairmos das pedras que não estavam nas cartas náuticas. As ondas ajudavam a empurrar o barco para um lado e para o outro. O barco tombou e ficou meio de lado e, então, caiu estrondosamente na água, formando ondas no mar. [...]
Laura, Tamara e Marina Klink. Férias na Antártica. São Paulo: Grão, 2014. p, 56.

a) Que situação de perigo é relatada?
........................................................................................................................
b) Que informações presentes nesse trecho utilizam algarismos e numerais?
.......................................................................................................................
c) Caso essas informações fossem retiradas do relato, que mudança haveria?
.........................................................................................................................
d) Ao longo do trecho, que artigo antecede o substantivo barco quando este se refere ao transporte da família? Explique o sentido criado pelo artigo.
...........................................................................................................................................................................................................................................
e) Ao indicar outro tipo de barco, que se opõe ao da família, que artigo é utili­zado? Explique o sentido expresso pelo artigo.
..........................................................................................................................
2. Leia este outro trecho, também de um relato de viagem:
Éramos quatro alpinistas de três países diferentes — dois poloneses, um ame­ricano e um brasileiro — mas com um único objetivo: fazer a primeira ascensão durante o inverno do Monte Makalu, de 8 470 metros de altitude, a quinta mon­tanha mais alta do mundo, no coração da Cordilheira do Himalaia. Os outros cinco alpinistas da equipe estavam no campo-base avançado, quase dois quilô­metros abaixo, ansiosos, aguardando os acontecimentos.
Thomaz Brandotim. Everest: viagem à montanha abençoada. 6. ed.
Porto Alegre: L&PM, 2005. p. 10.

a) No trecho, aparecem numerais indicadores de quantidades definidas e al­garismos que substituem os numerais. A que se referem esses algarismos?
............................................................................................................................
b) O que a palavra quinta indica em relação ao monte Makalu?
...................................................................................................................
c) Por que razão foram dadas informações tão precisas sobre a altitude do monte Makalu e sua posição na lista dos montes mais altos?
...............................................................................................................................
d) Qual é a importância dos numerais em um relato de viagem? Comente sua resposta, levando em conta a especificidade e as características dos nume­rais em relatos de viagem.
.....................................................................................................................................................
Os artigos auxiliam o leitor a reconhecer o caráter geral ou particular dos substantivos que eles acompanham, conferindo a esses substantivos a ideia de determinação ou indeterminação. Os numerais indicam quantidades definidas e ajudam a especificar as informações apresentadas nos relatos.













POEMA PAI ADOTIVO TECENDO LINGUAGENS P.117 6º ANO


Poema: Bilhete ao pai adotivo



Eu não estava
no porta retrato
de ninguém
vagava desnudo
nos corredores da solidão.

Um dia teus braços amarrados
soltaram-se e acolheram-me.
Surpreso fui ao teu encontro
vacilante criança
sonegada de amor.

Alimentado pelo teu colo
bebi tua água
mastiguei teu pão.

Teu amor de pai
me fez corado tranquilo
feliz e menino.

Hoje sou o
teu retrato.


LIMA, Haydée S. Hostin. Roda Poética “Dia dos Pais”. Confraria Artistas e Poetas pela Paz.Disponível em:https://bit.ly/204Ptov . Acesso em: 25 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 117.
Glossário
Desnudo: sem proteção.
Sonegado: oculto, escondido, tirado às escondidas.

Por dentro do poema

1)   Quantos versos e quantas estrofes compõem o poema?
........................................................................................................................................................

2)   Que características do texto o aproximam de um bilhete e justificam seu título?
......................................................................................................................................................................................................................................................

3)   Em sua opinião, o que o eu poético pretende comunicar nos versos a seguir?
a)   Eu não estava
no porta-retratos
de ninguém
vagava desnudo
nos corredores da solidão.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b)   Alimentado pelo teu colo
bebi tua água
mastiguei teu pão.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

c)   Hoje sou
o teu retrato.
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4)   O poema conta uma história. Você concorda com essa afirmação? Explique.
...................................................................................................................................

5)   Você gostou do poema lido? O gênero poema é o seu preferido ou há outro gênero de que gosta mais?
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REPORTAGEM BRASIL TEM QUASE UM MILHÃO DE CRIANÇAS... TECENDO LINGUAGENS 7º ANO P. 266



Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes em trabalho irregular

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 266-9.

   O trabalho infantil atingia 1,8 milhão de crianças e adolescentes no Brasil em 2016. Cerca de 998 mil delas, em situação irregular.
     Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE, havia, no ano passado, 30 mil crianças entre 5 a 9 anos de idade trabalhando e outras 160 mil entre no grupo de 10 a 13 anos.
        Nesse grupo dos pequenos, de 5 a 13 anos, 74% não receberam nenhum tipo de renda monetária decorrente do trabalho, sinal de que o dinheiro pode não ter sido a principal causa do ingresso precoce no mundo das obrigações.
        As conclusões, que estão na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), desenham um cenário mais grave no Norte, a região com maior proporção de trabalho infantil a ser erradicado. Lá, o nível de ocupação das crianças entre 5 e 13 anos de idade chega a 1,5%. No Sudeste a taxa de ocupação desta faixa etária fica em torno 0,3%.
        A maior parte são meninos (65,3%), pretos ou pardos (64,1%) e chegam a trabalhar em média 25,3 horas por semana.

                      Mão de obra infantil
                      Três quartos das crianças ocupadas
                      De 5 a 13 anos não são remuneradas.
                      Total de crianças de 5 a 17 anos no Brasil em 2016
                      1,8 milhão crianças ocupadas.
                      40,1 milhões.

        Segundo a legislação brasileira, a idade mínima para a entrada no mercado e trabalho é de 16 anos. Antes disso, com 14 ou 15 anos é permitido o trabalho apenas na condição de aprendiz. Com 16 ou 17, o adolescente pode trabalhar desde que esteja registrado e não seja exposto a abusos físicos, psicológicos e sexuais. A lei também não permite que a pessoa com menos de 18 anos exerça atividades usando equipamentos perigosos ou em meio insalubre.
        Em resumo, qualquer forma de trabalho realizado entre 5 e 13 anos está irregular e precisa ser abolido, segundo a legislação. As atividades exercidas por essa faixa etária apresentam características muito diferentes das praticadas por jovens entre 14 e 17 anos e por isso foram tratadas separadamente pelas estatísticas.
        Em 2016 havia 40,1 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos no país. Ou seja, 4,5% realizavam algum tipo de trabalho no período.
        Os dados do IBGE confirmam uma preocupação de especialistas em relação à evasão escolar provocada pela entrada prematura no mercado de trabalho. Enquanto a taxa de escolarização das crianças ocupadas entre 5 e 13 anos atinge 98,4% —pouco abaixo da taxa registrada entre as crianças não ocupadas—, no grupo dos ocupados com 16 e 17 anos de idade, essa taxa de escolarização cai para 74,9%.
        [...]
        NÍVEL DE OCUPAÇÃO DAS PESSOAS DE 5 A 17 ANOS POR REGIÃO EM %
        NORTE: 5,7.
        NORDESTE: 4,4.
        SUDESTE: 3,7.
        SUL: 6,3.
        CENTRO-OESTE: 5.                              Fonte: Pnad Contínua.

        Os maiores, de 14 a 17 anos, aparecem com mais frequência em atividades de comércio e reparação.
        "Nenhuma criança pode trabalhar com menos de 14 anos de idade. Com 14 e 15, só pode mediante o processo de aprendizado. Com 16 e 17, desde que não tenha condições como trabalho noturno, uso de químicos, objetos cortantes etc. Independentemente de ser algo cultural, precisa ser abolido", diz Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.
        Dentre os jovens de 14 ou 15 anos ocupados 89,5% não tinham carteira de trabalho assinada, ou seja, estavam irregulares. Entre os de 16 e 17 anos, 70,8% estavam sem registro, conforme os dados do levantamento.
        A pesquisa não tem histórico para comparações porque esta é a primeira vez que a Pnad Contínua divulga o módulo de trabalho infantil, depois que o IBGE promoveu mudanças na forma de captação das informações. Mas especialistas estimam que a divulgação desta quarta-feira deve refletir um agravamento do problema.
        [...]
                                CUNHA, Joana. Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes em trabalho irregular. Folha de São Paulo. São Paulo, 29 nov. 2017.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 266-9.
Por dentro do texto:
01 – Releia o título da reportagem: “Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes em trabalho irregular”.
a)   Qual fato deu origem à reportagem?
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b)   Qual informação chama atenção no título?
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c)   Pesquise o significado da palavra irregular aplicada ao contexto.
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02 – Os dados da reportagem são da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) contínua do IBGE, realizada em 2018. Responda:
a)   Quantas crianças e adolescentes trabalham no Brasil em 2016, em números absolutos e percentuais, quando os dados foram coletados?
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b)   Quantas dessas crianças e adolescentes trabalharam em situação irregular?
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c)   Das crianças entre 5 e 13 anos que trabalhavam em situação irregular, quantas não recebiam nenhuma remuneração?
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03 – Segunda a reportagem, o número de crianças pequenas trabalhando, com idade entre 5 e 13 anos, é mais grave no Norte do país. Com base nesse dado, responda.
a)   Qual é o percentual de crianças trabalhando entre 5 e 13 anos nessa região em comparação com a região Sudeste?
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b)   Dentre essas crianças, qual é o percentual de meninos e de pretos ou pardos que trabalham?
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c)   Qual é a média de horas trabalhadas por semana por essas crianças?
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04 – Reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre da legislação brasileira presentes na reportagem.

Legislação brasileira sobre trabalho de crianças e adolescentes:

PROIBIÇÕES =
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PERMISSÕES= 
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05 – Com base nas informações do texto, defina trabalho infantil irregular.
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06 – Releia o trecho a seguir: "Nenhuma criança pode trabalhar com menos de 14 anos de idade. Com 14 e 15, só pode mediante o processo de aprendizado. Com 16 e 17, desde que não tenha condições como trabalho noturno, uso de químicos, objetos cortantes etc. Independentemente de ser algo cultural, precisa ser abolido", diz Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

a)   De quem é o depoimento?
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b)   Da fala do entrevistado, o que pode ser considerado fato?
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c)   Nesse excerto, o que pode ser considerado opinião e o que pode ser considerado como transmissão de informação? Você concorda com a opinião do emissor? Explique.
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