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sábado, 9 de maio de 2020

ARTIGO NUMERAL ALPHA 6º ANO P.148


ARTIGO E NUMERAL

FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

ARTIGO
1. Releia este trecho do relato de viagem da família Schürmann:

        Os mapas e as cartas náuticas indicam que estamos na Ilha dos Pássaros, um santuário de aves. O calor da tarde e a água transparente convidam a um mer­gulho. Impossível resistir. E quem quer resistir? De volta ao barco, o crepús­culo nos reserva um espetáculo inesquecível: milhares de aves, voando em formação, como uma grande ponta de lança pontiaguda, retornam para seus ninhos, depois de um dia de pescaria em alto-mar. A algazarra é ensurdecedora. A câmara fotográfica de Vilfredo tenta registrar o momento mágico.
a)        A que classe pertencem as palavras em destaque?
......................................................................................................................
b)        Anote a palavra que antecede cada um dos termos destacados.
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2. Observe a expressão um espetáculo inesquecível, retirada do trecho acima.
a)        Que situação é caracterizada assim?
.....................................................................................................................
b)        É possível supor que, dos fatos vividos nessa viagem, esse foi o único mo­mento em que a autora sentiu uma forte emoção?
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c)         O sentido dessa expressão poderia ser alterado por um artigo? Explique.
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3. Releia a primeira frase do trecho transcrito na atividade 1.
a)            A que gênero (masculino ou feminino) pertence a palavra mapas? E a palavra cartas? Como você chegou a essas conclusões?
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b)            Qual seria uma das funções das palavras os e as?

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ARTIGOS


Definidos
São aqueles que particularizam o substantivo.
o, a, os, as

Indefinidos
São aqueles que generalizam o substantivo.
um, uma, uns, umas


Os artigos podem se unir a outras palavras, como nos exemplos a seguir.
de + a = da
de + o = do

em + a = na
em + o = no


de + as = das
de + os = dos
em + as = nas
em + os = nos

       Artigo é uma palavra que antecede o substantivo e tem a função de particularizá-lo ou generalizá-lo. Os artigos variam em gênero (masculino ou feminino) e em número
(plural ou singular), de acordo com o substantivo que acompanham. Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.


Em relatos de viagem, o uso adequado dos artigos é muito importante para a construção dos sentidos do texto, pois essa classe de palavras possibilita generalizar ou particularizar sentimentos, impressões, situações. Os numerais também têm uma função relevante nesse gênero textual, pois possibilitam precisão no relato dos acontecimentos.

NUMERAL
4. Leia, a seguir, um trecho de um relato de viagem ao Everest.

       Quando o avião levantou voo com destino a Miami, no dia 31 de agosto de 1991, levava a bordo apenas três integrantes da expedição: Barney, Kenvy e eu. Éramos a primeira parte do grupo a deixar o Brasil. Fomos para os EUA somente com a bagagem de mão, para comprar os equipamentos de montaria, fotografia, filmagem e radiocomunicação. O restante da equipe permanece­ria no Brasil mais duas semanas acertando os últimos detalhes.
Thomaz Brandolim. Everest: viagem à montanha abençoada. 6. ed. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 34.

a)            Compare as duas frases destacadas no trecho. Qual delas apresenta infor­mações mais precisas em relação à quantidade de pessoas? Explique.
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b)            Qual é a importância de fornecer informações precisas no relato de viagem?
........................................................................................................................................................................................................................................
c)            O que a palavra primeira indica em relação aos viajantes? Justifique.
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TIPOS DE NUMERAL
Cardinal Define uma quantidade de seres.
Ordinal Define uma sequência, ordem ou posição.
Multiplicativo Indica multiplicação
Fracionário Indica uma parte ou divisão.

Veja a diferença entre algarismos (sinais gráficos) e numerais (palavras):

Arábicos

Romanos

Cardinais

Ordinais

Multiplicativos

Fracionários
1
I
um
primeiro
-

2
II
dois
segundo
dobro, duplo, dúplice
meio ou metade

III
três
terceiro
triplo ou tríplice
terço
4
IV
quatro
quarto
quádruplo
quarto
5
V
cinco
quinto
quíntuplo
quinto
6
VI
seis
sexto
sêxtuplo
sexto
7
VII
sete
sétimo
séptuplo
sétimo
8
VIII
oito
oitavo
óctuplo
oitavo
9
IX
nove
nono
nônuplo
nono
10
X
dez
décimo
décuplo
décimo
50
L
cinquenta
quinquagésimo
-
-
100
C
cem
centésimo
cêntuplo
centésimo
1 000
M
mil
milésimo
-
milésimo


 1. Leia a tira.

Dik Browne. O melhor de Hagar, o Horrível, Porto Alegre: L&PM, 2006. v. 2. p. 126.

a) Por que Hagar empregou o artigo definido o para se referir ao castelo e o artigo indefinido um para se referir ao mágico?
..................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a fala de Hagar. Como ele chegou a essa conclusão a respeito do dono do castelo? Justifique sua resposta.
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2. Leia os ditados populares a seguir e observe os termos destacados.

Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

• Nesses ditados populares, o termo um indica que os substantivos olho e pássaro são indefinidos ou indica quantidade? Justifique sua resposta.
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3. Complete cada lacuna com os artigos o ou a, de acordo com o significado do substantivo entre parênteses.
a).... cabeça (parte do corpo)
           b)...cabeça (líder)
c)...capital (cidade que é a sede de governo)
d)...capital (dinheiro)
e)...grama (unidade de medida)
f) ...grama (planta)
g)...nascente (local onde nasce um curso de água)
h)...nascente (nascer do sol)

4. Complete as frases a seguir com o numeral adequado.
a)Carlos tem 7 anos, Pedro tem 14. Pedro tem ....................................da idade de Carlos. (a meta­de / o dobro / um terço)

             b) Cristina ganhou a corrida; Ana chegou logo atrás dela. Ana chegou em
             ........................ lugar. (primeiro / segundo / terceiro)

c) Havia meia dúzia de laranjas na geladeira. Alfredo usou três laranjas para fazer suco. Alfredo, portanto, usou .................................................das laranjas que havia na geladeira. (todas / metade / um quarto)

d) Maria comeu três brigadeiros na festa. João comeu nove. João comeu ...................................de brigadeiros. (a metade / um terço / o triplo)

A DETERMINAÇÃO E A INDETERMINAÇÃO EM RELATOS
1. Leia este trecho de um relato de viagem das irmãs Klink, filhas de Amyr Klink.
Um dia, estávamos preparando a festa de aniversário do Flávio (tripulante do barco), fazendo o bolo e os brigadeiros, quando, de repente, os talheres foram jogados para longe. Ouvimos o barulho da barriga do barco raspando em pedras. O barco começou a tremer e a balançar. Corremos para ver o que tinha aconte­cido. Estávamos encalhados a 30 centímetros de profundidade da água. Que sorte nosso barco ser de alumínio! Só pelo barulho, um barco com casco de madeira já estaria no fundo do mar. O esforço para sairmos de lá foi grande. Nosso pai manobrava a "nossa casa", e o Flávio, um bote. Os dois faziam de tudo para sairmos das pedras que não estavam nas cartas náuticas. As ondas ajudavam a empurrar o barco para um lado e para o outro. O barco tombou e ficou meio de lado e, então, caiu estrondosamente na água, formando ondas no mar. [...]
Laura, Tamara e Marina Klink. Férias na Antártica. São Paulo: Grão, 2014. p, 56.

a) Que situação de perigo é relatada?
........................................................................................................................
b) Que informações presentes nesse trecho utilizam algarismos e numerais?
.......................................................................................................................
c) Caso essas informações fossem retiradas do relato, que mudança haveria?
.........................................................................................................................
d) Ao longo do trecho, que artigo antecede o substantivo barco quando este se refere ao transporte da família? Explique o sentido criado pelo artigo.
...........................................................................................................................................................................................................................................
e) Ao indicar outro tipo de barco, que se opõe ao da família, que artigo é utili­zado? Explique o sentido expresso pelo artigo.
..........................................................................................................................
2. Leia este outro trecho, também de um relato de viagem:
Éramos quatro alpinistas de três países diferentes — dois poloneses, um ame­ricano e um brasileiro — mas com um único objetivo: fazer a primeira ascensão durante o inverno do Monte Makalu, de 8 470 metros de altitude, a quinta mon­tanha mais alta do mundo, no coração da Cordilheira do Himalaia. Os outros cinco alpinistas da equipe estavam no campo-base avançado, quase dois quilô­metros abaixo, ansiosos, aguardando os acontecimentos.
Thomaz Brandotim. Everest: viagem à montanha abençoada. 6. ed.
Porto Alegre: L&PM, 2005. p. 10.

a) No trecho, aparecem numerais indicadores de quantidades definidas e al­garismos que substituem os numerais. A que se referem esses algarismos?
............................................................................................................................
b) O que a palavra quinta indica em relação ao monte Makalu?
...................................................................................................................
c) Por que razão foram dadas informações tão precisas sobre a altitude do monte Makalu e sua posição na lista dos montes mais altos?
...............................................................................................................................
d) Qual é a importância dos numerais em um relato de viagem? Comente sua resposta, levando em conta a especificidade e as características dos nume­rais em relatos de viagem.
.....................................................................................................................................................
Os artigos auxiliam o leitor a reconhecer o caráter geral ou particular dos substantivos que eles acompanham, conferindo a esses substantivos a ideia de determinação ou indeterminação. Os numerais indicam quantidades definidas e ajudam a especificar as informações apresentadas nos relatos.













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