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domingo, 2 de agosto de 2020

POEMA E POESIA ATIVIDADE A DISTÂNCIA TEORIA EXERC. GABARITO


POEMA E POESIA
       A poesia
       De modo geral, entende-se por poesia a emoção, o aspecto imaterial do texto. Assim, podemos encontrar poesia em poemas, canções, textos narrativos, peças publicitárias, pinturas e filmes, paisagens....
       A seguir são apresentados dois textos de caráter poético: o primeiro é uma manifestação em versos e o segundo, em prosa.

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
.“Desencanto”, Manuel Bandeira. https://www.escritas.org/pt/t/1636/desencanto

       Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Iracema, José de Alencar. https://www.escritas.org/pt/t/23165/verdes-mares-bravios
O poema
       E muito comum o emprego das palavras “poesia” e “poema” como sinônimas. Porém poesia é algo imaterial e POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL, um texto, com características e estrutura próprias.
 Estrutura do texto poético (poema)     
        No poema, há versos, estrofes, métrica, rimas e ritmo. Cada linha de um poema corresponde a um verso.
AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)



http://arquivopessoa.net/textos/4234
       A repetição regular de um verso ou de uma estrofe, no poema, recebe a denominação de estribilho ou refrão.
       Alguns poemas apresentam formas fixas, ou seja, obedecem a um número exato de versos, de estrofes e de rimas. Dentre as principais formas fixas, temos:
·         O acróstico, que é composto de uma só estrofe cujas letras iniciais formam o nome de uma pessoa ou de algo (um objeto, uma cidade, uma paisagem, por exemplo.);
·         A balada, que é composta de quatro estrofes: três de oito versos e uma de quatro. O haicai, poema de origem japonesa, composto por uma estrofe com três versos.
·         O soneto, forma composta por catorze versos divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos.
·         A trova, também chamada de quadra, que é composta de uma estrofe de quatro versos.
MÉTRICA
        A métrica ou medida é representada pelo número de sílabas de um verso. Essa estrutura em sílabas permite ao leitor identificar o ritmo do poema:
O / poe / taé / um / fin / gi / dor  (A divisão das sílabas é feita de acordo com a fala).
Disposição das estrofes
Quanto ao número de versos agrupados, as estrofes recebem diferentes nomes:

Quando a métrica ou metro dos versos, as estrofes podem ser:
1.    Simples: Quando agrupam versos iguais.
2.    Compostas: Quando agrupam versos de medidas diferentes.
3.    LIVRES: Quando não há preocupação com a métrica.
RIMA
       A rima é o resultado de SONS IGUAIS ou semelhantes entre as palavras, no meio ou no final de versos diferentes
Há versos que não apresentam RIMA, são chamados de versos BRANCOS.

Leia o poema abaixo para responder às questões de 01 a 07.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
 Luís de Camões. Camões; Lírica. São Paulo:
                                                                           Cultrix, 1968. p. 123.

01.  O poema possui:
a) .................versos
b) .................estrofes

02. De acordo com o número FIXO de versos e de estrofes, podemos afirmar que esse poema é um:
.............................................................................................................................................................
03. Quais palavras rimam na segunda estrofe?
............................................................./..........................................................
............................................................/..........................................................
04. O poema é composto de versos brancos? Por quê?
.............................................................................................................................................................
05. O poema possui métrica? Justifique.
.............................................................................................................................................................
06. Transcreva em seu caderno os versos do poema em que o autor faz estas afirmações:
a) Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa amada a mesma consideração.
.............................................................................................................................................................
b) Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
.............................................................................................................................................................
c)  Quem ama tem sempre uma inquietação interior.
.............................................................................................................................................................
07. Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor?
.............................................................................................................................................................

        O próximo poema que você vai ler foi publicado em 1869. Leia apenas o TÍTULO e levante hipóteses sobre o que será tratado no poema. (Imagine qual será o assunto).

CURAR

E as pessoas ficaram em casa
E leram livros e ouviram música
E descansaram e fizeram exercícios
E fizeram arte e jogaram
E aprenderam novas maneiras de ser
E pararam 
E ouviram mais fundo 
Alguém meditou
Alguém rezava
Alguém dançava
Alguém conheceu a sua própria sombra
E as pessoas começaram a pensar de forma diferente
E as pessoas curaram.

E na ausência de gente que vivia
De maneiras ignorantes
Perigosos, perigosos
Sem sentido e sem coração,
Até a Terra começou a curar
E quando o perigo acabou
E as pessoas se encontraram
Elas ficaram tristes pelos mortos
E fizeram novas escolhas
E sonharam com novas visões
E criaram novas maneiras de viver
E curaram completamente a Terra
Assim como elas estavam curadas. 

08. As hipóteses que você levantou foram confirmadas? Comente.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

09. Quais ações as pessoas fizeram para se curar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

10. “E pessoas se curaram” Pelo contexto podemos perceber que a cura não foi apenas física. O que mais elas fizeram para se curarem?
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11. Qual é o tema central do poema?
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12. O poema foi escrito em 1869, durante a pandemia da Gripe Russa. Ele continua atual? Por quê
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13. E quanto ao comportamento das pessoas, que semelhança há entre as daquele tempo e as de agora?
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14.  Qual o significado do verso “E curaram a Terra completamente”
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15. No texto há uma relação entre as pessoas e a Terra. O que ocorre quando se curam as pessoas?
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16. Na primeira estrofe, há ações que todas as pessoas fizeram, quais ações foram praticadas por pessoas diferentes?
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17. O que levou a Terra a se curar?
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Leia o poema abaixo:

E agora, Miguel?
A porta abriu
O choro parou
O botão ela apertou
A porta fechou
O elevador subiu...
E agora, Miguel?
Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

A porta abriu
O menino olhou
Mas não saiu
A porta fechou
E agora, Miguel?

O elevador subiu
A porta abriu
O menino saiu
Um grito ecoou!
Uma vida silenciou

O dia não veio
A noite esfriou
Não veio a utopia
Lágrima rolou
E tudo acabou
E tudo... silenciou
E agora, Miguel?

Sua doce palavra
Seu meigo sorriso
Seus sonhos
Sua infância
Sua inocência
Seu amor
E agora, Miguel?

Com braços abertos
Quer dar o abraço
Mas não houve o encontro
Porém entoamos sua voz:
Se você morreu?
Você não morre
Você é guerreiro
Você marcha, Miguel!
E nós?
Marcharemos contigo nessa luta!


(Educar Sempre) https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2020/06/atividade-sobre-parodia-e-agora-miguel.html






Leia estes dois versos:

“A porta abriu
 O choro parou”

18. Por que o choro parou?
...........................................................................................................................................................

 Leia a estrofe abaixo;
 
 “A porta abriu
  O menino olhou
  Mas não saiu
  A porta fechou
  E agora, Miguel?”
19. Que verso do poema indica que Miguel poderia ter mudado seu destino?
.............................................................................................................................................................
20. “Você que é sem nome, Sem voz” Qual o significado das expressões destacadas de acordo com o contexto?
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21. Esse poema é uma paródia, ou seja, foi feito a partir de outro, a que fato atual ele se refere?
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22. De acordo como contexto e as notícias na TV, a quem se refere o pronome "ela", em destaque na primeira estrofe do texto?
.............................................................................................................................................................

23. Observe os versos abaixo:

Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

a) Por que foram usadas aspas no verso destacado?
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b) Qual é o "protesto" do menino Miguel, de cinco anos?
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24. Que verso da 5ª estrofe do poema indica que o menino morreu?
.............................................................................................................................................................
Leia o poema abaixo:


E AGORA JOSÉ?
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
[...]
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?


Carlos Drummond de Andrade
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/jose_poema_drummond/

25. Observe os dois versos abaixo:

“e agora, José?
e agora, você?” 

a) Para quem o eu lírico faz a primeira pergunta?
.............................................................................................................................................................

b. E a segunda pergunta é feita a quem?
.............................................................................................................................................................

26. Que verso da primeira estrofe indica a profissão de José?
.............................................................................................................................................................

27. Retire da segunda estrofe, um verso que indique o meio de transporte de José?
.............................................................................................................................................................

28. “Quem tem telhado de vidro, não deve atirar pedras para o alto...”
Qual o significado desse ditado popular?
.............................................................................................................................................................

29. Leia os três versos abaixo:
“sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,”

a) Que impressão nós temos quando vemos uma pessoa vestida de terno?
.............................................................................................................................................................

b)  Qual o significado da expressão “terno de vidro”?
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GABARITO

01.
a) 14
b) 04
02. Soneto.
03. Querer/perder, gente/contente.
04. Não. Porque possuem rimas.
05. Sim. Os versos possuem o mesmo número de sílabas.
06.
a) “É ter com quem nos mata lealdade”.
b) “É querer estar preso por vontade”.
c) “É nunca contentar-se de contente”.
07.  Contrário.
08. Resposta pessoal.
09. “As pessoas ficaram em casa”(...)
10. “E as pessoas começaram a pensar de forma diferente”
11. A cura da ignorância. Porque as pessoas mudaram suas maneiras de pensar.
12. Sim. Porque hoje também está acontecendo uma pandemia.
13. Hoje também há pessoas ignorantes, perigosas e sem sentido no coração.
14. O planeta inteiro  passou a ser um lugar melhor.
15. A Terra também é curada.
16. Meditar, rezar, dançar, conhecer a própria sombra.
17. A mudança de comportamento das pessoas.
18. Porque alguém abriu a porta.
19. “Mas não saiu”
20. Pessoa desconhecida, sem importância social.
21. A morte do menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio.
22. A patroa da mãe de Miguel.
23.
a) Para indicar que é a fala de Miguel.
b) Ele quer a mãe dele.
24. “E tudo silenciou”
25.
a) Para ele mesmo.
b) Para quem está lendo o poema.
26. “Você que faz versos”
27. “O bonde não veio”
28. Não devemos julgar, pois também temos defeito.
29.
a) A impressão é que a pessoa é importante.
b) Alguém que parece importante, mas possui defeitos.


sexta-feira, 31 de julho de 2020

CRÔNICA OS TERRORISTAS 6º ANO INTEPRETAÇÃO COM GABARITO MARCAR X


HABILIDADES BNCC: EF06LP03, EF06LP0, EF06LP06
DESCRITORES SAEB: 06
Os terroristas – Moacyr Scliar
       Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
       O que fazer? Reuniam-se todos os dias em frente ao colégio para discutir a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um deles teve uma ideia brilhante.
      O livro de chamada. A solução estava ali: tinham de se apossar do livro de chamada e mudar as notas. Um 0 podia ser transformado em 8. Um 1 poderia virar 7(ou 10, dependendo do grau de ambição).
O problema era pegar o livro, que o professor não largava nunca – nem
mesmo para ir ao banheiro. Aparentemente, só uma catástrofe poderia separá-los.
       Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos alunos telefonou do orelhão em frente ao colégio, avisando que havia um princípio de incêndio na casa do professor.
      Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula – deixando sobre a mesa o famigerado livro de presença.
Acrediteis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro.
      Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.
     Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.

1. “Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula” De acordo com o contexto, a expressão destacada pode ser substituída por:
a) mendigo      b) necessitado         c) coitado          d) avarento

2. Era um professor duro, exigente e implacável. A alternativa que apresenta um sinônimo da palavra destacada é:
a) inflexível    b) impecável     c) inexplicável     d) imprescindível

3. “As PROVAS eram feitas sem aviso prévio.” Se trocássemos a palavra destacada por TRABALHO mantendo a concordância correta teríamos;
a) Os trabalhos eram feito sem aviso prévio.
b) Os trabalho eram feitos sem aviso prévio.
c) O trabalho era feita sem aviso prévio.
d) O trabalho era feito sem aviso prévio.

4. “As NOTAS, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.” Nas alternativas abaixo a palavra NOTAS foi trocada por CONCEITO. Qual alternativa manteve a concordância correta?
a) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
b) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram o mais baixo possível.
c) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, era o mais baixo possível.
d) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram os mais baixos possíveis.

5.“Acrediteis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro” A alternativa que apresenta um pronome que concorda com o verbo destacado é:
a) tu          b) nós          c) vós          d) ele

6. A ideia básica do texto é:
a) provar que o professor cuidava muito bem do livro de chamada.
b) mostrar o quanto o professor era exigente com seus alunos.
c) mostrar que sempre há desavença entre aluno e professor.
d) provar que a noção de certo e de errado é muito forte.

7. Assinale o provérbio que sintetiza a conclusão do texto:
a) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.
b) Dizer é fácil; fazer é que são elas.
c) Quem avisa amigo é.
d) Onde há fumaça, há fogo.

 GABARITO

1.C,
2.A,
 3.D,
4.C,
5.C,
6.D,
7.B

FATO OPINIÃO 7ºANO TEORIA E EXERCÍCIOS COM GABARITO


FATO e OPINIÃO.
Leia a tira abaixo:

1. Marque V para verdade e F para falso.
(   )  Armandinho acha que o sapo é o melhor amigo do ser humano.
(   ) O sapo cuida da casa.
(   ) Na tira, a mulher e o Armandinho têm opiniões iguais.
(   ) Há um sapo e um cachorro na tira.

Parte superior do formulário
FATO (fa.to) sm.
1. Ato, feito, acontecimento, evento, circunstância:
2. O que é real ou verdadeiro; REALIDADE; VERDADE [ Antôn.: inverdade, mentira ]
OPINIÃOParte superior do formulário (o.pi.ni:ão) sf.
1. O que se pensa a respeito de algo ou alguém: Qual a sua opinião sobre o livro?


   Parte inferior do formulárioParte inferior do formulárioUma das chaves para se fazer a leitura eficaz de um texto é saber distinguir o que nele é fato do que é opinião sobre esse fato.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM FATO E UMA OPINIÃO?
O FATO é um acontecimento, aquilo que é verdadeiro, que corresponde à realidade. Na narrativa, equivale a algo que aconteceu (acontece), quer no mundo real, quer no universo da ficção, do imaginário do autor.
        A OPINIÃO é um juízo de valor sobre um assunto, o que você pensa sobre um fato, o que você acha sobre algo ou alguém, é uma interpretação pessoal. A opinião é algo subjetivo que expressa, necessariamente, uma posição do autor do texto ou da pessoa com que conversamos.

Leia a fábula abaixo:
O VELHO, O MENINO E O BURRO (La Fontaine)
        Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:
        – Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!
        O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:
        – Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!
O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram:
 – Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!
        Depois dessa, o velho não teve dúvidas. Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro.
        Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas. Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.
Glossário: Refestelado – sentado ou estendido comodamente;
Link para formato em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Qmuso5V6hus

        Observe, no quadro a seguir, elaborado a partir da leitura, a diferença entre fato e opinião.
FATO
OPINIÃO SOBRE O FATO
O velho e o menino montados num burro.
Crueldade contra o burro.
O velho montado no burro e o Menino seguindo a pé
Crueldade contra o menino.
Menino montado no burro. Velho a pé.
Crueldade contra o velho.
Velho e menino carregando o burro.
Estranho, absurdo, que faz rir.

2. Agora identifique se há FATO ou OPINIÃO nas orações abaixo:
a) Não tenho dúvida de que “funk” é melhor que sertanejo.
b) A primeira “live” de Marília Mendonça já teve mais de 23 milhões de acessos.
c) Os cantores da dupla João Neto & Frederico são irmãos.
d) Nada melhor que um copo de refrigerante para matar a sede.
e) Ninguém cozinha como minha mãe.
f) O Flamengo é o melhor time do país.
g) O Vasco possui 4 títulos do Campeonato Brasileiro.
h) 20 de novembro é o  Dia Nacional da Consciência Negra.
i) Uma maquiagem suave tornará você irresistível.

3. As informações a seguir contêm FATO e OPINIÃO. Separe cada uma delas indicando qual é fato e qual é opinião.
a) Irineu é um homem alto. Deve, portanto, ser bom jogador de basquete.
FATO:........................................................................................................
OPINIÃO: ..................................................................................................
b) Vera é uma ótima professora. Afinal, estudou na Universidade Federal.
FATO:........................................................................................................
OPINIÃO: ..................................................................................................
c) Nessa loja tudo custa caro, os produtos devem ser bons.
FATO:........................................................................................................
OPINIÃO: ..................................................................................................
d) Victor faltou a semana inteira, provavelmente está doente.
FATO:........................................................................................................
OPINIÃO: ..................................................................................................
e) Muitos compartilharam no “face”, só pode ser verdade!
FATO:........................................................................................................
OPINIÃO: ..................................................................................................

Leia o poema abaixo:
Ensinamento (Adélia Prado)
Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café,
deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.
PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991

4.  Agora, responda as questões sobre o poema.
a) O estudo ser a coisa mais fina do mundo é um fato ou uma opinião?
b) Ao revelar o que a mãe achava sobre o estudo, o eu poético está expressando um fato ou uma opinião?
c) Que palavra, no primeiro verso, indica que o eu poético está se referindo a uma opinião, a um modo de ver de sua mãe?
d) Retire do texto duas opiniões diferentes sobre “a coisa mais fina do mundo”?

5. Observe as imagens que ilustram fatos que ocorrem no dia a dia de nossa sociedade. Imagine e escreva ao lado de cada uma delas uma opinião.
  
Fonte:agencia.ac.gov.br
a)___________________________________________
Fonte:valeagoraweb.com.br
 b) ___________________________________________
Fonte;g1.globo.com
 c)_________________________________________________


PARA REFLETIR
Emitir opinião sobre um fato envolve mais que liberdade de expressão; envolve a responsabilidade sobre o que se diz.


Leia a narrativa abaixo;
PRINCESA NENÚFAR ELFO-ELFA
Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade.

SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos:
Historias modernas de tempos antigos. Editora FTD, p.16. Fragmento

6. A opinião DAS PESSOAS sobre a princesa é de que ela:
a) é muito bonita.
b) é pálida, de olhos claros.
c) tem cabelos quase brancos.
d) vive num castelo.

Leia o fragmento abaixo
No mundo dos sinais
        Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos. Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
       Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado. Toque de saída. Toque de estrada. Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
TV Cultura, Jornal do Telecurso.
 7. Uma das formas de localizar OPINIÃO em textos é observar os ADJETIVOS (palavras que indicam características e qualidades).   A partir dessa dica localize a opinião do autor em relação ao fato comentado no texto acima.
a) “os mandacarus se erguem”
b) “aroeiras expõem seus galhos”
c) “Sinais de seca brava, terrível!!”
d) “Toque de saída. Toque de entrada”.

Leia a crônica abaixo.
Um jogo que é uma vergonha (Fernando Bonassi)
        Imagine um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
         O time que tem tênis e camisa ganha fácil,dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
        Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
        Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
         Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
        Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
         Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
Fonte:  (In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.
8. Marque a única alternativa que NÃO apresenta opinião.
a) Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm.
b) se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais.
c) Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher
d) Imagine um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio.

GABARITO
1.V,F,F,V

2.
a) opinião
b) fato
c) fato
d) opinião
e) opinião
f) opinião
g) fato
h) fato
i) opinião

3.
a)
FATO: Irineu é um homem alto
OPINIÃO: Deve, portanto, ser bom jogador de basquete.
b)
FATO: estudou na Universidade Federal.
OPINIÃO: Vera é uma ótima professora.
c)
FATO: Nessa loja tudo custa caro
OPINIÃO: os produtos devem ser bons.
d)
FATO: Victor faltou a semana inteira
OPINIÃO: provavelmente está doente.
e)
FATO: Muitos compartilharam no “face”
OPINIÃO: só pode ser verdade!

4.
a) opinião
b) opinião
c) achava
d) A coisa mais fina do mundo é o sentimento./ Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo

5.
a) resposta pessoal
b) resposta pessoal
c) resposta pessoal

6.A
7.D
8. D



BIBLIOGRAFIA;


sábado, 11 de julho de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: O FUTURO DA EDUCAÇÃO 8º ANO GABARITO TECENDO LINGUAGENS pag.154


O futuro da educação começa agora
Por Emerson dos Santos (*) | 25/05/2017 14:16

[...] Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.
       E a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual.  No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
       Vencida a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir significativamente no processo de transformação do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos para um mundo melhor.

(*) Emerson dos Santos é diretor-geral da Editora Positivo. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS



1. Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação" e responda.

a) Uma questão controversa ó aquela que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema especifico. Nesse sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?
A incerteza diante do futuro das próximas gerações e o questionamento sobre o melhor caminho para chegar bem a esse futuro.
b) Qual é a tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa? Você concorda com ele? Por quê?
O autor aponta a educação como caminho. Segundo ele a aprendizagem deve ser o ponto de partida rumo à realização e o sucesso numa sociedade.
c) Segundo o autor. Qual é o principal desafio da escola?
O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, que possa ter efeito real.
2. Releio o trecho a seguir e responda:

O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia nor­teador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.

a) Pesquise no dicionário as palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados que mais se relacionam ao contexto.
A palavra efetivo significa, no contexto, ser capaz de produzir um efeito real.
A palavra transmitir significa passar algo para alguém, transferir.
b) Explique por que o autor coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efetivo e transmitir conhecimento nesse argumento.       
O processo de aprendizagem mais efetivo possibilita aos alunos adquirirem conhecimentos com efeito real para a sociedade. A transmissão de conhecimento é parte desse processo, mas não pode ser um fim em si mesmo, pois pode não ter um efeito real na sociedade.
c) Em sua opinião, como seria possível garantir um processo de aprendizagem mais efetivo na prática? Exemplifique.
Resposta pessoal.

d) Segundo o autor, quais seriam os papéis do professor e da escola para uma aprendizagem mais efetiva?
A escola deve servir como guia norteador a aprendizagem, para promover o desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais e políticas do aluno.

e) O que seria, na prática, o aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela escola? Exemplifique.
Seria desenvolver no aluno a capacidade de interagir em todos campos de atividade humana, aplicando os conhecimentos aprendidos na escola e construindo outros diante dos desafios que forem apresentados a ele.

3. Leia as informações do quadro a seguir sabre o gênero textual artigo de opinião.

O artigo de opinião é um gênero textual cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma deter­minada ideia, influenciá-lo ou transformar seus valores a favor de uma posição assumida (tese). Para tanto, o autor se utiliza de argumentos e contra-argumentos para sustentar, refutar ou ne­gociar diferentes sentidos sobre a questão controversa apresentada.

Esse gênero é publicado em jornais e revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais de notícias. No entanto, suas opiniões não refletem, geralmente, a linha editorial, mas são de responsabilidade de quem o assina.

Em relação ao artigo de opinião "O futuro da educação", responda:
a) Quais argumentos lhe convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.
Resposta pessoal
b) De quais argumentos você discorda? Explique.
Resposta pessoal.
c) Com quais argumentos você concorda parcialmente e poderia considerar em determinada situação?
Resposta pessoal.
d) Quem assina o texto? O que o legitima a escrever sobre educação? Explique.
Quem assina o artigo é Emerson dos Santos. Ele tem legitimidade porque é um dos diretores de um grupo educacional.

4. Releia o trecho a seguir e responda:
O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual.

a) O interacionismo é uma concepção de educação. Com ajuda do professor, pesquise, selecione informações e produza uma definição sobre interacionismo.
Resposta pessoal.
b) Compare as informações pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre interacionismo na educação.
Resposta pessoal.
c) O que você achou desse conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as relações de aprendizagem são interacionistas? Explique.
Resposta pessoal.
d) O autor deveria ter citado a fonte das definições apresentadas sobre o interacionismo? Por quê?
Todo conceito a ser apresentado, especialmente em artigos de opinião e em textos de divulgação científica, precisa ter a fonte citada. Primeiro porque o conceito de interacionismo não foi criado pelo autor e, também, para que as pessoas possam saber qual é seu percurso teórico para a sustentação dos argumentos.

e) Qual pode ser a consequência, na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um artigo de opinião? Explique.
Ao não citar a fonte, o autor do artigo de opinião pode perder a credibilidade diante de seu leitor.

5. Releia o último parágrafo. Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua tese?
O autor conclui que, quanto mais preparadas às gerações futuras estiverem, mais condições terão para tender às suas necessidades e a expectativa do mercado de trabalho e da sociedade. Desse modo a educação se coloca como um processo essencial à formação de profissionais para profissões que ainda não existem e base necessária para que as pessoas desenvolvam o senso crítico e estejam inteiradas com o cotidiano à sua volta.

6. Os argumentos e a conclusão colocados por ele podem ser considerados uma resposta a controversa questão sobre o futuro das próximas gerações e o melhor caminho para chegar bem a esse futuro? Dê sua opinião.
Resposta pessoal.

Leia as informações a seguir sobre a composição dos artigos de opinião.

O artigo de opinião organiza-se em parágrafos e geralmente apresenta com: contextualização inicial(abordagem geral)  tese e questão controversa, argumentos e contra-argumentos (detalhamento, problema, análise) conclusão ( ideia geral, resposta a questão controversa ou convite a ação).

7. Releia os argumentos extraídos do artigo e relacione-os aos itens a seguir.
I. contextualização inicial
II. apresentação do problema
III. detalhamento, análise do problema
IV. conclusão
a) E, ainda, se enxergamos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepara-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
b) O ser humano que se formava anos atrás, certamente será muito diferente  daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu.
c) todos nós , ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro.
d) hoje, é necessário educar as pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico, capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta.
Resposta:
a)II
b)III
c)I
d) IV

8. Leia mais algumas informações sobre o artigo de opinião.
Para convencer o leitor de sua tese, o autor pode utilizar quatro tipos de argumento;
Autoridade: sustenta-se pela citação de fonte ou conceito confiável e reconhecido pelos especialistas no tema.
Princípio: apela para princípios sociais e humanos incontestáveis.
Causa: baseia-se em um conjunto de causas do problema apresentado.
Exemplificação: toma como base exemplos de fatos comparáveis ao que se pretende defender.

Identifique e transcreva trechos do artigo em que haja argumentos de;
a) autoridade:
b) principio:
c) causa:
d) exemplificação: