Disponível em: https://www.facebook.com/145462452697578/photos/a.224156311494858/333677963876025-acesso;23/09/2020
1. “Uso girias de todos estados” O sujeito dessa oração é:
1 B
2 C
3 B
4 C
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1. “Uso girias de todos estados” O sujeito dessa oração é:
Texto 1 - Verbete
1. Leia o primeiro trecho em destaque no texto a seguir e
responda: Que gênero textual você acha que vai ler?
2. Leia agora o segundo trecho em destaque, na página
seguinte. Esse trecho se parece com o primeiro? Você continua com a mesma
opinião sobre o gênero textual?
Leia o texto integralmente e verifique suas hipóteses.
Palavra
As gramáticas
classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção,
pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras
pela alma porque gostam de brincar com elas e para brincar com elas é preciso
ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou
elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer,
dar sentimento às coisas, fazer sentido. [...] A palavra nuvem chove. A palavra
triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima.
A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra palavra diz. O que quer.
E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma mas são diferentes das
pessoas em vários pontos.
As palavras
dizem o que querem, está dito, e pronto. As palavras são sinceras, as segundas
intenções são sempre das pessoas. [...]
As palavras
também têm raízes, mas não se parecem com plantas, a não ser algumas delas,
verde, caule, folha, gota. As células das palavras são as letras. Algumas
são mais importantes do que as outras. As consoantes são um tanto insolentes.
Roubam as vogais para construírem sílabas e obrigam a língua a dançar dentro da
boca. A boca abre ou fecha quando a vogal manda. As palavras fechadas nem
sempre são mais tímidas. A palavra
sem-vergonha está aí de prova. Prova é uma palavra difícil. Porta é uma
palavra que fecha. Janela é uma palavra que abre. Entreaberto é uma palavra que
vaza. Vigésimo é uma palavra bem alta. Carinho é uma palavra que falta. Miséria
é uma palavra que sobra. A palavra óculos é séria. Cambalhota é uma palavra
engraçada. A palavra lágrima é triste. A palavra catástrofe é trágica. A
palavra súbito é rápida. Demoradamente é uma palavra lenta. Espelho é uma
palavra prata. Ótimo é uma palavra ótima. Queijo é uma palavra rato. Rato é uma
palavra rua. Existem palavras frias como mármore. Existem palavras quentes como
sangue. Existem palavras mangue. caranguejo. Existem palavras lusas, Alentejo.
Existem palavras itálicas. ciao.
Existem palavras grandes. anticonstitucional. Existem palavras pequenas, Microscópio,
minúsculo, molécula, partícula, quinhão, grão, covardia. Existem palavras dia,
feijoada, praia, boné, guarda-sol. Existem palavras bonitas. Madrugada. Existem
palavras complicadas. Enigma, trigonometria, adolescente, casal. Existem
palavras mágicas, shazarn, abracadabra, pirlimpimpim, sim e não. Existem palavras que dispensam
imagens, nunca. vazio, nada, escuridão. Existem palavras sozinhas, eu, um,
apenas, sertão. Existem palavras plurais. mais, muito, coletivo, milhão.
Existem palavras que são um palavrão. Existem palavras pesadas, chumbo,
elefante, tonelada. Existem palavras doces, goiabada, marshmallow, quindim,
bombom, Existem palavras que andam, automóvel. Existem palavras imóveis, montanha.
Existem palavras cariocas. Corcovado. Existem palavras completas, elas todas.
Toda palavra tem a cara do seu significado. A palavra pela palavra tirando o
seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra,
palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra,
palavra, palavra, palavra não diz nada, é só letra e som.
FALCÃO. Adriana Pequeno dicionário
de palavras ao vento São Paulo Salamandra. 2013
POR DENTRO DO TEXTO
1.De acordo com o texto, gramáticos definem a palavra de um
modo e poetas, de outro. Qual é essa diferença?
2.As definições apresentadas no texto correspondem às
utilizadas em um dicionário? Que tipo de significado é atribuído as palavras
no texto?
3.Em sua opinião, por que o texto:
a) considera pequenas as palavras microscópio, minúsculo.
molécula, partícula, quinhão, grão e covardia?
b) afirma que shazam, abracadabra, pirlimpimpim,
sim e não são palavras mágicas?
c) relaciona as palavras eu, um, apenas e sertão a
palavras sozinhas?
4.No texto, a palavra madrugada é considerada bonita.
Escreva sua percepção sobre as palavras a seguir.
a) abraço
b) casa
c) tristeza
d) desculpa
e) amanhã
f) mágica
5. Explique a seguinte afirmação do texto:
A palavra pela
palavra tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra,
palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra,
palavra, palavra, palavra, palavra, palavra não diz nada, é só letra e som. |
6. No texto, há uma série de repetições de palavras e
expressões. Releia o trecho a seguir:
Existem
palavras doces. goiabada, marshmallow. quindim, bombom. Existem
palavras que andam, automóvel. Existem palavras imóveis,
montanha. Existem palavras cariocas, Corcovado. Existem palavras completas,
elas todas. Toda palavra tem a cara do seu significado. |
a) Que efeito foi produzido pela repetição da expressão Existem
palavras? Com que intenção essa repetição pode ter sido utilizada?
b) É passivei considerar o texto "Palavra" um
verbete poético? Justifique sua resposta.
c) O texto foi extraído de uma obra intitulada Pequeno
dicionário de palavras ao vento. Que relação há entre esse titulo e o texto
lido?
7. Leia
algumas definições do verbete palavra:
palavra substantivo feminino 1 unidade da língua escrita, situada entre dois
espaços em branco, ou entre espaço em branco e sinal de pontuação. 2 gramática unidade pertencente a uma
das grandes classes gramaticais. como substantivo, verbo, adjetivo, advérbio,
numeral etc., não levando em conta as modificações que nela ocorrem nas
línguas flexionais, e sim, somente, o significado; vocábulo 3 gramática mesmo que vocábulo (no
sentido de 'unidade que se agrega) HOUAISS Corporativo: Grande Dicionário Disponível
em <httpJ/www iah com br/sp/hcorporabvo php> Acesso em. 29 set. 2018 |
• Qual dessas
definições corresponde ao primeiro trecho em destaque no texto?
8. Agora leia as definições
que esse mesmo dicionário traz do verbete palavra, usado em sentido figurado:
Palavra Substantivo feminino 10 sentido figurado compromisso verbal <sua palavra é digna de crédito> 11 sentido figurado autorização ou
direito de falar <o promotor deu a palavra á testemunha> 12 sentido figurado modo de falar < um locutor de palavra ágil> HOUAISS
Corporativo Grande Dicionário Disponível em. <httpJ /wv,,w
iah.com.br/sp/hcorporativo php> Acesso em: 29 set 2018 |
• Considerando que o texto
"Palavra" se constitui de um verbete poético e que a autora o emprega
várias vezes em linguagem figurada, qual das acepções acima corresponde a esse
verbete quando usado em linguagem figurada, no texto?
GABARITO
1. Os gramáticos
entendem que a palavra pode ser classificada de acordo com sua forma e função.
Já os poetas classificam as palavras pela alma, pois, para brincar com elas,
precisam conhecer sua intimidade.
2. Não. O
texto explica o significado das palavras de maneira lúdica, alterando o sentido
original ( encontrado nos dicionários) e estabelece alguma relação entre a
palavra e outros significados: a linguagem figurada, a sonoridade, o conteúdo
etc.
3a Resposta
pessoal
3b Sugestão de resposta: As três primeiras palavras são
encontradas no universo das narrativas de ficção dos contos maravilhosos e
responsáveis por mágicas, encantamentos e transformações. As outras duas, sim
e não, dizem respeito às decisões de ação ou omissão do ser humano,
que podem transformar ou não determinada realidade.
3c Sugestão de resposta: Porque essas palavras podem indicar
solidão, distanciamento.
4. Resposta
pessoal
5. A
grafia e o som esvaziados de sentido deixam de cumprir a função de comunicar.
Assim, a palavra ganha significado apenas no uso, no contexto.
6a A repetição da expressão reforça e intensifica
a ideia da existência de uma grande variedade de palavras.
6b Essa
repetição foi utilizada como um recurso poético e contribui na construção da
expressividade do texto.
6c A
expressão palavra ao vento costuma ser utilizada para se referir às palavras
que são ditas e esquecidas. No texto a expressão pode estar associada a fluidez
e liberdade no uso das palavras, ou seja, a possibilidade de serem empregadas
de varias formas, tanto em sentido denotativo como conotativo.
7. A
definição 2
8. Nenhuma
das opções.
BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Tânia Amaral Tecendo Linguagens: língua
portuguesa: 8º ano/ Tânia Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo.-5ªed.
Barueri-SP-IBEP, 2018.pag.18
CRÔNICA – crono - tempo |
Atividade: sujeito e predicado. Parte 01 de 03.
HABILIDADE: BNCC (EF07LP07), CE04, SAEB D13.
SUJEITO E PREDICADO
SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara
algo.
PREDICADO é o termo que indica o que foi declarado sobre o sujeito.
TERMO: Quando
estudamos as partes de uma oração cada parte chamamos de termo. |
Ex.: Jhennifer ן bebeu
refrigerante.
a) Ana e Paula gostam de suco.
b) Jhennifer vai comprar água.
c) Ana Paula comprará água de coco.
d) Um carro derrubou o poste.
e) O poste foi derrubado por um carro
f) As alunas do colégio Botafogo fizeram as atividades de
Português.
g) Paula ouve música.
h) Quem ouve música?
i) Guilherme e Pedro fizeram a lição.
j) Alguém fez a lição?
k) João arrumou a sala.
l) A sala foi arrumada por João.
m) O exercício está certo.
n) Isso está certo?
Para identificá-la perguntamos ao verbo (O QUE?) ou
(QUEM). Ex.: a) Jhennifer
bebeu refrigerante. Quem bebeu
refrigerante? (Jhennifer) Ex.: g) As alunas
do colégio Botafogo fizeram as atividades de Português. Quem fez as atividades? (As alunas do colégio Botafogo)
Obs.: Um erro que alguns alunos cometem é em vez de
iniciar a pergunta com (Quem?) ou (O quê?) iniciam com o verbo Ex.: Ex.: a) Jhennifer bebeu refrigerante. Bebeu o quê? |
a) Flamengo e Fluminense jogaram ontem.
b) Chegaram as madrinhas e os padrinhos.
c) Os meninos foram à praia.
d) A turma viajou no sábado.
e) Nós precisamos acordar cedo.
f) Eu terminei.
g)Terminei.
h) Pegaram meu lápis.
i) Choveu.
Há orações em
que o sujeito está oculto ou indeterminado. Nesse caso só temos predicado. São exemplos as
alternativas G,H e I do exercício 2. |
3. Ligue o sujeito ao predicado.
(1) O aluno (
) é proibida.
(2) Os alunos
( ) é proibido.
(3) Nós
( ) estudaram muito.
(4) A entrada (
) estudou muito.
(5) O celular (
) sou esforçado.
(6) Eu ( ) somos esforçados.
Na linguagem
chamada de formal, culta ou padrão
se o sujeito estiver no plural ou
for formado por duas palavras importantes (sujeito composto) o verbo deverá ficar no plural. Ás vezes na fala as pessoas não seguem essa
regra, quando isso acontece dizemos que a linguagem é informal ou coloquial. Também pode haver concordancia de gênero (feminino e masculino) com alguns verbos como ser, estar, ficar, permanecere continuar. |
a) Os meninos correu.
b) O menino correu.
c) Elas reclama de tudo.
d) Ele reclama de tudo.
e) O feijão e o arroz aumentou de preço.
f) O feijão e o arroz aumentaram de preço.
GABARITO:
a) Ana e Paula / gostam de
suco.
b) Jhennifer / vai comprar
água.
c) Ana Paula / comprará água
de coco.
d) Um carro / derrubou o
poste.
e) O poste / foi derrubado
por um carro
f) As alunas do colégio Botafogo / fizeram
as atividades de Português.
g) Paula / ouve música.
h) Quem / ouve música?
i) Guilherme e Pedro / fizeram
a lição.
j) Alguém / fez a lição?
k) João / arrumou a sala.
l) A sala / foi arrumada por
João.
m) O exercício / está certo.
n) Isso / está certo?
2. sujeito
EM NEGRITO sublinhe o predicado.
a) Flamengo e Fluminense jogaram ontem.
b) Chegaram as madrinhas e os padrinhos.
c) Os meninos foram à praia.
d) A turma viajou no sábado.
e) Nós precisamos acordar cedo.
f) Eu terminei.
g) Terminei.
h) Pegaram meu lápis.
i) Choveu.
3. Ligue o sujeito ao predicado.
(1) O aluno (4) é proibida.
(2) Os alunos (5) é proibido.
(3) Nós (2) estudaram muito.
(4) A entrada (1) estudou
muito.
(5) O celular (6) sou
esforçado.
(6) Eu (3) somos esforçados.
4. Classifique a linguagem abaixo em
formal (concordância do verbo com o
sujeito) ou informal(sem concordância do verbo com o sujeito.
a) Os meninos correu. Informal.
b) O menino correu. Formal.
c) Elas reclama de tudo. Informal.
d) Ele reclama de tudo. Formal.
e) O feijão e o arroz aumentou de
preço. Informal.
f) O feijão e o arroz aumentaram de
preço. Formal.