HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).
Leia a tirinha.
a) incrédulo
b) descontente
c) ilegal
d) agora
a) lâmpada
b) pedrada
c) azulado
d) formado
a) tamanho
b) bastante
c) embora
d) devolve.
HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).
Leia a tirinha.
HABILIDADES: (EF69LP55), (EF69LP56), (EF67LP32)
Leia a tirinha
Te Amo Sem Compromisso (To Nem Aí) MC Doni Romance, compromisso, comigo não rola Te avisei pra não se apegar Tá gamada, gatona, e agora? Tá provando do próprio veneno O mundo deu volta e a vida é assim Ontem eu falei que te amava, mas hoje eu já te esqueci Tô nem aí, tô nem aí |
Disponível em: < https://www.letras.mus.br/mc-doni/te-amo-sem-compromisso-to-nem-ai/#letras:1007741 > acesso em:16/11/2020
LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL
Quando escrevemos um texto, ou vamos a uma entrevista de
emprego utilizamos a linguagem formal
também chamada de variante padrão ou
culta. É a que aprendemos na escola. Quando estamos com pessoas íntimas
podemos usar a linguagem informal
também chamada de variante coloquial.
A linguagem coloquial apresenta
variações regionais, históricas e sociais. Características: abreviações,
gírias, palavrões e falta de concordância verbal ou nominal. |
Eu estou |
Nós estamos |
Tu estás |
Vós estais |
Ele está |
Eles estão |
5. Marque a alternativa em que há linguagem FORMAL.
a) Tá provando do próprio veneno
b) Romance, compromisso, comigo não rola
c) Ontem eu falei que te amava
MITO HÉRCULES
Hércules nasceu
com o destino traçado. Seria o maior herói da Grécia. O pai dele, Zeus, era
imortal. Mas a mãe, Alcmena, era mortal como todos nós. Resultado: o garotão
era semideus – meio mortal, meio imortal. Para não morrer nunca, precisava
tomar o leite de uma imortal. O pai, então, bolou um plano.
Fez com que Hera
encontrasse o menino sozinho. Ele chorava de fome. Com pena da criança faminta,
a deusa lhe deu o peito. Ele sugou com tanta força que ela o afastou com
rapidez. Um esguicho de leite se esparramou pelo
firmamento. Assim, foi criada a Via Láctea – o caminho que
os heróis seguem para entrar no Olimpo.
Nesse momento,
apareceu Alcmena. Hera se deu conta de que tinha sido enganada. Ao alimentar o
bebê tornou-o indestrutível. Furiosa, jurou vingança. Perseguiu Hércules sem
pena. Pôs no berço dele duas cobras venenosas para que o picassem. Mas o
meninão pegou uma serpente com cada mão e estrangulou as duas. Foi um show.
SQUARISI, Dead. Deuses do Olimpo para gente pequena e gente grande
também.
1ª ed.:São Paulo: Geração Editorial, 2013.
1- Releia algumas frases do texto: “O pai então bolou um plano.”; “Mas o meninão pegou uma serpente com
cada mão”, “Foi um show.” As palavras destacadas são gírias e
costumam ser empregadas em textos informais. Sabendo disso, responda: a que
faixa etária de leitor o autor, provavelmente, quer atingir?
______________________________________________________________________________________________________________________
2- O autor emprega diferentes palavras ao longo do texto
para se referir ao personagem Hércules. Circule essas palavras.
3- Copie, do 1.º parágrafo, uma frase em que esteja claro
que o autor está conversando com o leitor:
______________________________________________________________________________________________________________________
4- A galáxia em que vivemos é chamada de “Via Láctea”, ou
seja, uma via ou um caminho de leite. Segundo a história de Hércules, qual a
causa da galáxia ter recebido este nome?
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5- O texto termina com a frase: “Foi um show!” Por que esta palavra está escrita em itálico?
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Williams, Márcia. Egito Antigo: contos de deuses e faraós.
[tradução: Adriana Scwartz], 1ª ed. SP. Ática, 2012.
1- De acordo com o terceiro parágrafo, com que astro celeste
o deus Rá se parece? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________
2- Podemos dizer que o primeiro faraó do Egito era divino?
Por quê?
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3- O 6.º parágrafo fala sobre as criações de Rá. Circule, no
parágrafo, as palavras ou expressões que dão ideia de tempo e de que as
criações ocorreram em sequência, ou seja, uma após a outra.
POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES?
Quem sabe dessa
história é um dos mais espertos animais da floresta. Escutem só a sua versão: o gato-do-mato,
depois de passar o dia inteiro caçando sem resultados, deitou-se para descansar
embaixo de uma árvore gigantesca. Mas os mosquitos não o deixavam dormir em paz.
— Ei, macaco! –
gritou o gato-do-mato, ao ver um deles saltitando entre as grossas raízes. —
Venha me ajudar a espantar as moscas — pediu, como se costumava fazer entre os
amigos.
O macaco não
perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos.
O gato-do-mato, embalado pelo ventinho gostoso, caiu num sono profundo.
O macaco, que
adora uma brincadeira, amarrou a cauda do gato-do-mato no tronco de uma
mangueira e fugiu aos saltos.
Quando o
bichano acordou, ele, por mais que tentasse, não conseguia sair do lugar.
Apavorado, começou a gritar por socorro.
Uma lesma,
muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:
— O que foi? –
disse ela, esticando a cabecinha pra fora da concha.
— Por favor, me
desamarre – implorou o gato-do-mato.
— Você não vai
me pegar, depois que eu te soltar? – assegurou-se a cautelosa lesma.
— Não, eu juro.
Assim que foi
libertado, o gato-do-mato agradeceu muito e fez outro pedido;
— Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã
todos devem ir ao meu enterro.
No outro dia,
todos os bichos, inclusive o macaco, compareceram em peso no funeral. Conforme
velhos costumes, dançaram e cantaram em torno do corpo do amigo, estendido no
chão.
De repente, o
gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido
e escapuliu pulando de galho em galho.
Foi assim que os
macacos passaram a viver em cima das árvores. Só descem quando o gato-do-mato
não está por perto.
BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar.
SP: Editora do Brasil, 2001.
1- Qual era a causa do gato-do-mato não conseguir dormir?
_____________________________________________________________________________________________
2- “O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a
afugentar os perturbadores de
sonhos.” A quem se refere a
expressão em destaque?
_____________________________________________________________________________________________
3-“Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e
perguntou o que estava acontecendo:” Que parte do trecho apresentado expressa a
opinião do narrador sobre a lesma?
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4- Qual foi o plano que o gato-do-mato arquitetou para se
vingar do macaco?
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_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
5- “De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o
macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.”
Que palavra introduz o fato de que o plano do gato-do-mato
não deu certo, ou seja, aconteceu o contrário do que ele queria?
_________________________________________________________________________________________________________________
6- Relacione os momentos da narrativa, enumerados de 1 a 5, aos fatos acontecidos na fábula:
Momentos da
narrativa |
||
1 - Situação
inicial (Ou apresentação) |
Geralmente, o início do texto de base narrativa, em que
podem ser apresentados os elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens),
situando o leitor. |
|
Complicação |
2 – Conflito gerador |
Momento em que surge um fato novo que muda o rumo da história,
iniciando o conflito. |
3 - Clímax |
Momento culminante, de maior tensão dentro da história. |
|
4 - Desfecho |
Conclusão da história, normalmente apresentando a solução
do conflito. |
Fatos acontecidos |
( ) 14.º e 15.º parágrafos. |
( ) 13.º
parágrafo. |
( ) 1.º ao 3.º
parágrafo. |
( ) 4.º ao 12.º parágrafo. |
7- As fábulas podem ter um narrador personagem ou um
narrador observador.
RELEMBRANDO... Narrador- personagem: Participa da história.
Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em primeira pessoa.
Narrador- observador: Não participa da história. Podemos
percebê-lo pelos verbos e pronomes em terceira pessoa.
Que tipo de narrador apresenta esta fábula? Copie do texto
um trecho que comprove sua resposta:
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_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
8. “- Avise aos animais da floresta que eu morri e que
amanhã todos devem ir ao meu enterro.”
Copie do 13.º parágrafo a palavra que o narrador empregou
para evitar a repetição da palavra destacada:
MITO THOR
Thor (filho de
Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da
natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um
martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas
subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu
martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um
bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que
duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.
Thor era
corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e, embora a
inteligência não fosse um de seus maiores dons, estava sempre disposto a ajudar
seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o
mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do
caos: Jörmungand.
Desde pequeno
Thor destacou-se por seu grande tamanho e força (era o mais forte entre os
homens e desuses), por isso sua mãe, incapaz de controlá-lo, o enviava pra
longe de sua casa, e confiava seus cuidados a Vingnir (o alado) e a Hlora
(calor). Estes pais adotivos, que também eram considerados a personificação dos
relâmpagos difusos, rapidamente conseguiram controlá-lo e o criaram tão
sabiamente que os deuses guardaram uma doce lembrança de seus amáveis serviços.
Thor viajava num
carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e
Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a
peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse
continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder
regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida.
Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grimnismál, que afirma ser tal palácio o maior de todos, possuía 540 quartos.
https://www.infoescola.com/mitologia/thor/
Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade.
(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 1 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 405.)
O fragmento de texto acima ilustra uma narrativa:
a) mitológica.
b) filosófica.
c) científica.
d) racional.
e) reflexiva.
http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_441_2019_Simulado%20Objetivo_S3_6ano_1Tri_GABARITADA.pdf