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terça-feira, 17 de novembro de 2020

FORMAÇÃO DE PALAVRAS PREFIXO SUFIXO AGLUTINAÇÃO

 HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).

Leia a tirinha.

Disponível em: < http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=15112020 > acesso em: 16/11/2020.
 
1. A palavra DESIGUAL foi formada a partir da palavra igual e o prefixo de negação DES (DES+IGUAL). A palavra abaixo que não apresenta um, prefixo de negação é.
a) incrédulo
b) descontente
c) ilegal
d) agora
 
2. A palavra IGUALADO foi formada com acréscimo de um sufixo no final da palavra (IGUAL+ADO). Marque a alternativa em que a palavra não apresenta um sufixo.
a) lâmpada
b) pedrada
c) azulado
d) formado
 
Leia a tirinha.
Disponível em: < http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaTirinha/default.asp > acesso em:16/11/2020
 
3. Algumas palavras são formadas pela união de duas ou mais como aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto) pernilongo (pernil + longo). A alternativa abaixo que apresenta uma palavra formada por esse processo é:
a) tamanho
b) bastante
c) embora
d) devolve.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO ANÉSIA

HABILIDADES: (EF69LP55), (EF69LP56), (EF67LP32)

Leia a tirinha


1. O tema da tirinha acima é preconceito linguístico. De acordo com o contexto preconceito linguístico é:
a) Criticar quem tem problemas estomacais.
b) Criticar quem fala “errado”.
b) Falar de problemas de saúde.
c) Falar da vida dos outros.
 
2. Quando uma pessoa fala “pobrema” em vez de problema devemos:
a) Corrigir sua fala, pois é uma variedade errada de falar a palavra problema.
b) Dar risadas dessa variedade de falar a palavra problema.
c) Compreender que é uma variedade de fala como as outras.
d) Dizer para os amigos que a pessoa fala errado.
 

http://mulher30.com.br/?s=paquera

 3. De acordo com o texto a moça:
a) saiu correndo porque o rapaz tinha bafo.
b) Quando chegou perto, achou o rapaz feio.
c) Não quis falar com o rapaz porque ele fala errado.
d) Não quis falar com o rapaz porque ele estava bebendo.
 
4. Seguindo as regras gramaticais de ortografia e concordância, a reescrita do fragmento ficaria:
a) Oi! Tem pobrema de nós bater um papo.
b) Oi! Tem problema de nós bater um papo.
c) Oi! Tem problema de nós batermos um papo.
d) Oi! Tem problema de nós bate um papo.

Lei o texto abaixo:

Te Amo Sem Compromisso (To Nem Aí) MC Doni
 Não adianta tu se declarar
Romance, compromisso, comigo não rola
Te avisei pra não se apegar
Tá gamada, gatona, e agora?
Tá provando do próprio veneno
O mundo deu volta e a vida é assim
Ontem eu falei que te amava, mas hoje eu já te esqueci
Tô nem aí, tô nem aí

Disponível em: < https://www.letras.mus.br/mc-doni/te-amo-sem-compromisso-to-nem-ai/#letras:1007741 > acesso em:16/11/2020

 LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL

Quando escrevemos um texto, ou vamos a uma entrevista de emprego utilizamos a linguagem formal também chamada de variante padrão ou culta. É a que aprendemos na escola. Quando estamos com pessoas íntimas podemos usar a linguagem informal também chamada de variante coloquial. A linguagem coloquial apresenta variações regionais, históricas e sociais. Características: abreviações, gírias, palavrões e falta de concordância verbal ou nominal.

Observe como o verbo ser é ensinado na escola.

Eu estou

Nós estamos

Tu estás

Vós estais

Ele está

Eles estão

5. Marque a alternativa em que há linguagem FORMAL.

a) Tá provando do próprio veneno

b) Romance, compromisso, comigo não rola

c) Ontem eu falei que te amava

d) Tô nem aí, tô nem aí


QUIZ: ADVÉRBIO, TRANSITIVIDADE , METONÍMIA, PERSONIFICAÇÃO

terça-feira, 10 de novembro de 2020

MITO HÉRCULES

 

      MITO HÉRCULES

 

     Hércules nasceu com o destino traçado. Seria o maior herói da Grécia. O pai dele, Zeus, era imortal. Mas a mãe, Alcmena, era mortal como todos nós. Resultado: o garotão era semideus – meio mortal, meio imortal. Para não morrer nunca, precisava tomar o leite de uma imortal. O pai, então, bolou um plano.

      Fez com que Hera encontrasse o menino sozinho. Ele chorava de fome. Com pena da criança faminta, a deusa lhe deu o peito. Ele sugou com tanta força que ela o afastou com rapidez. Um esguicho de leite se esparramou pelo

firmamento. Assim, foi criada a Via Láctea – o caminho que os heróis seguem para entrar no Olimpo.

     Nesse momento, apareceu Alcmena. Hera se deu conta de que tinha sido enganada. Ao alimentar o bebê tornou-o indestrutível. Furiosa, jurou vingança. Perseguiu Hércules sem pena. Pôs no berço dele duas cobras venenosas para que o picassem. Mas o meninão pegou uma serpente com cada mão e estrangulou as duas. Foi um show.

SQUARISI, Dead. Deuses do Olimpo para gente pequena e gente grande também.

1ª ed.:São Paulo: Geração Editorial, 2013.

 

1- Releia algumas frases do texto: “O pai então bolou um plano.”; “Mas o meninão pegou uma serpente com cada mão”, “Foi um show.” As palavras destacadas são gírias e costumam ser empregadas em textos informais. Sabendo disso, responda: a que faixa etária de leitor o autor, provavelmente, quer atingir?

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2- O autor emprega diferentes palavras ao longo do texto para se referir ao personagem Hércules. Circule essas palavras.

 

3- Copie, do 1.º parágrafo, uma frase em que esteja claro que o autor está conversando com o leitor:

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4- A galáxia em que vivemos é chamada de “Via Láctea”, ou seja, uma via ou um caminho de leite. Segundo a história de Hércules, qual a causa da galáxia ter recebido este nome?

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5- O texto termina com a frase: “Foi um show!” Por que esta palavra está escrita em itálico?

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MITO A CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO OS EGÍPICIOS.

 

A criação do mundo segundo os egípcios
 
No princípio havia apenas as profundas e escuras águas de Nun.
Então das águas surgiu uma ilha.
Sobre a ilha estava Rá, o Brilhante.
Rá foi o primeiro deus na terra do Egito.
Rá tinha um Nome Secreto, que lhe concedia o poder de dar a vida a qualquer coisa com apenas uma palavra ou um olhar!
Primeiro Rá criou Shu, o deus do ar, e Tefnut, a deusa da chuva. Depois vieram Geb, o deus da terra, e Nut, a deusa do céu. Em seguida, ele deu o nome a Hâpi, o grande rio Nilo que atravessa o Egito. Depois disso, Rá deu vida a homens e mulheres e a todas as coisas na Terra, grandes e pequenas.
Então Rá assumiu a forma de um homem e se tornou o primeiro faraó do Egito. E todos os anos o rio Nilo subia e inundava os campos para ajudar a plantação a crescer. Assim havia paz e abundância no governo de Rá.

Williams, Márcia. Egito Antigo: contos de deuses e faraós.

[tradução: Adriana Scwartz], 1ª ed. SP. Ática, 2012.

 

1- De acordo com o terceiro parágrafo, com que astro celeste o deus Rá se parece? Por quê?

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2- Podemos dizer que o primeiro faraó do Egito era divino? Por quê?

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3- O 6.º parágrafo fala sobre as criações de Rá. Circule, no parágrafo, as palavras ou expressões que dão ideia de tempo e de que as criações ocorreram em sequência, ou seja, uma após a outra.

FÁBULA POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES

 

POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES?

 

      Quem sabe dessa história é um dos mais espertos animais da floresta.    Escutem só a sua versão: o gato-do-mato, depois de passar o dia inteiro caçando sem resultados, deitou-se para descansar embaixo de uma árvore gigantesca. Mas os mosquitos não o deixavam dormir em paz.

       — Ei, macaco! – gritou o gato-do-mato, ao ver um deles saltitando entre as grossas raízes. — Venha me ajudar a espantar as moscas — pediu, como se costumava fazer entre os amigos.

       O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos. O gato-do-mato, embalado pelo ventinho gostoso, caiu num sono profundo.

       O macaco, que adora uma brincadeira, amarrou a cauda do gato-do-mato no tronco de uma mangueira e fugiu aos saltos.

       Quando o bichano acordou, ele, por mais que tentasse, não conseguia sair do lugar. Apavorado, começou a gritar por socorro.

        Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:

      — O que foi? – disse ela, esticando a cabecinha pra fora da concha.

      — Por favor, me desamarre – implorou o gato-do-mato.

       — Você não vai me pegar, depois que eu te soltar? – assegurou-se a cautelosa lesma.

      — Não, eu juro.

     Assim que foi libertado, o gato-do-mato agradeceu muito e fez outro pedido;

— Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã todos devem ir ao meu enterro.

       No outro dia, todos os bichos, inclusive o macaco, compareceram em peso no funeral. Conforme velhos costumes, dançaram e cantaram em torno do corpo do amigo, estendido no chão.

       De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.

     Foi assim que os macacos passaram a viver em cima das árvores. Só descem quando o gato-do-mato não está por perto.

BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar.

SP: Editora do Brasil, 2001.

1- Qual era a causa do gato-do-mato não conseguir dormir?

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2- “O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos.”  A quem se refere a expressão em destaque?

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3-“Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:” Que parte do trecho apresentado expressa a opinião do narrador sobre a lesma?

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4- Qual foi o plano que o gato-do-mato arquitetou para se vingar do macaco?

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5- “De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.”

Que palavra introduz o fato de que o plano do gato-do-mato não deu certo, ou seja, aconteceu o contrário do que ele queria?

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6- Relacione os momentos da narrativa, enumerados de 1 a 5, aos fatos acontecidos na fábula:

 

Momentos da narrativa

1 - Situação inicial (Ou apresentação)

Geralmente, o início do texto de base narrativa, em que podem ser apresentados os elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens), situando o leitor.

 

Complicação

2 – Conflito gerador

Momento em que surge um fato novo que muda o rumo da história, iniciando o conflito.

3 - Clímax

Momento culminante, de maior tensão dentro da história.

4 - Desfecho

Conclusão da história, normalmente apresentando a solução do conflito.

 

Fatos acontecidos

(   ) 14.º e 15.º parágrafos.

(   ) 13.º parágrafo.

(   ) 1.º ao 3.º parágrafo.

(   ) 4.º ao 12.º parágrafo.

 

7- As fábulas podem ter um narrador personagem ou um narrador observador.

RELEMBRANDO... Narrador- personagem: Participa da história. Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em primeira pessoa.

Narrador- observador: Não participa da história. Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em terceira pessoa.

Que tipo de narrador apresenta esta fábula? Copie do texto um trecho que comprove sua resposta:

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8. “- Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã todos devem ir ao meu enterro.”

Copie do 13.º parágrafo a palavra que o narrador empregou para evitar a repetição da palavra destacada:

MITO THOR

 

MITO THOR

 


 

       Thor (filho de Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.

      Thor era corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e, embora a inteligência não fosse um de seus maiores dons, estava sempre disposto a ajudar seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do caos: Jörmungand.

      Desde pequeno Thor destacou-se por seu grande tamanho e força (era o mais forte entre os homens e desuses), por isso sua mãe, incapaz de controlá-lo, o enviava pra longe de sua casa, e confiava seus cuidados a Vingnir (o alado) e a Hlora (calor). Estes pais adotivos, que também eram considerados a personificação dos relâmpagos difusos, rapidamente conseguiram controlá-lo e o criaram tão sabiamente que os deuses guardaram uma doce lembrança de seus amáveis serviços.

      Thor viajava num carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida.

      Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grimnismál, que afirma ser tal palácio o maior de todos, possuía 540 quartos.

https://www.infoescola.com/mitologia/thor/

VOCÊ SABE? 
01- O que é mitologia? 
( )sim ( )não 

02- Conhece algum filme que apresenta mitologia ? 
( )sim ( )não 

03- Quem foi Thor? 
( )sim ( )não
 
04- Qual o significado da palavra mito? 
( )sim ( )não 

05- Qual o significado da palavra mitologia? 
( )sim ( )não 

06- Para que serve um mito? 
( )sim ( )não 
 
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_hist_pdp_elenita_dambrovski.pdf
 
1. A crença religiosa, que hoje é conhecida como mitologia nórdica, fazia parte da prática de qual povo europeu?
a) Tupí
 
b) Vikings
 
c) Neandertal
 
d) Árabe
  
2. Os nórdicos acreditavam na existência de uma série de seres míticos que habitavam os diferentes mundos existentes. Quais dos seres míticos a seguir não faziam parte da mitologia nórdica:
 
a) Gigantes
 
b) Serpente
 
c) Deuses
 
d) Anjos
 
9º ano
 
“Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade. A resposta mitológica para a origem da chuva era o agitamento do martelo de Thor. Quando chovia, as sementes brotavam e a plantação crescia na lavoura.” (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 35-36.)
 
3. O mito de Thor, comentado no texto acima, era uma história nórdica utilizada para
 
a) explicar a origem de um fenômeno natural: a chuva.
 
b) buscar uma explicação sobre a chuva com base na razão.
 
c) explicar as diferenças sociais existentes na sociedade viking.
 
d) questionar a origem dos deuses e sua relação com a sociedade.
 
e) ensinar o jeito certo das pessoas se comportarem quando chovia
 
 
4. É correto afirmar que o mito:
 
a) é quase sempre uma narrativa fantasiosa que traz elementos da realidade, uma lição moral para aprendermos a lidar melhor com os desafios da vida.
 
b) é uma história em que ficção e realidade se misturam apenas para revelar o lado ruim e negativo da vida e seus desafios.
 
c) é uma história infantil recheada de aventuras e batalhas que não possuem ligação com a vida real.
 
d) contém sempre seres divinos que nos explicam que a verdade é apenas uma ilusão, e, por isso, é sempre perda de tempo irmos atrás dela pela capacidade que temos de questionar.
 
e) é o mesmo que narrativa histórica dos fatos que estudamos na disciplina de História.
 
http://upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/7_168_438

Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade. 

(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 1 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 405.) 

O fragmento de texto acima ilustra uma narrativa:

a) mitológica. 

b) filosófica. 

c) científica. 

d) racional. 

e) reflexiva.

http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_441_2019_Simulado%20Objetivo_S3_6ano_1Tri_GABARITADA.pdf