PáginasDESCRITOR

terça-feira, 10 de novembro de 2020

MITO THOR

 

MITO THOR

 


 

       Thor (filho de Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.

      Thor era corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e, embora a inteligência não fosse um de seus maiores dons, estava sempre disposto a ajudar seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do caos: Jörmungand.

      Desde pequeno Thor destacou-se por seu grande tamanho e força (era o mais forte entre os homens e desuses), por isso sua mãe, incapaz de controlá-lo, o enviava pra longe de sua casa, e confiava seus cuidados a Vingnir (o alado) e a Hlora (calor). Estes pais adotivos, que também eram considerados a personificação dos relâmpagos difusos, rapidamente conseguiram controlá-lo e o criaram tão sabiamente que os deuses guardaram uma doce lembrança de seus amáveis serviços.

      Thor viajava num carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida.

      Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grimnismál, que afirma ser tal palácio o maior de todos, possuía 540 quartos.

https://www.infoescola.com/mitologia/thor/

VOCÊ SABE? 
01- O que é mitologia? 
( )sim ( )não 

02- Conhece algum filme que apresenta mitologia ? 
( )sim ( )não 

03- Quem foi Thor? 
( )sim ( )não
 
04- Qual o significado da palavra mito? 
( )sim ( )não 

05- Qual o significado da palavra mitologia? 
( )sim ( )não 

06- Para que serve um mito? 
( )sim ( )não 
 
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_hist_pdp_elenita_dambrovski.pdf
 
1. A crença religiosa, que hoje é conhecida como mitologia nórdica, fazia parte da prática de qual povo europeu?
a) Tupí
 
b) Vikings
 
c) Neandertal
 
d) Árabe
  
2. Os nórdicos acreditavam na existência de uma série de seres míticos que habitavam os diferentes mundos existentes. Quais dos seres míticos a seguir não faziam parte da mitologia nórdica:
 
a) Gigantes
 
b) Serpente
 
c) Deuses
 
d) Anjos
 
9º ano
 
“Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade. A resposta mitológica para a origem da chuva era o agitamento do martelo de Thor. Quando chovia, as sementes brotavam e a plantação crescia na lavoura.” (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 35-36.)
 
3. O mito de Thor, comentado no texto acima, era uma história nórdica utilizada para
 
a) explicar a origem de um fenômeno natural: a chuva.
 
b) buscar uma explicação sobre a chuva com base na razão.
 
c) explicar as diferenças sociais existentes na sociedade viking.
 
d) questionar a origem dos deuses e sua relação com a sociedade.
 
e) ensinar o jeito certo das pessoas se comportarem quando chovia
 
 
4. É correto afirmar que o mito:
 
a) é quase sempre uma narrativa fantasiosa que traz elementos da realidade, uma lição moral para aprendermos a lidar melhor com os desafios da vida.
 
b) é uma história em que ficção e realidade se misturam apenas para revelar o lado ruim e negativo da vida e seus desafios.
 
c) é uma história infantil recheada de aventuras e batalhas que não possuem ligação com a vida real.
 
d) contém sempre seres divinos que nos explicam que a verdade é apenas uma ilusão, e, por isso, é sempre perda de tempo irmos atrás dela pela capacidade que temos de questionar.
 
e) é o mesmo que narrativa histórica dos fatos que estudamos na disciplina de História.
 
http://upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/7_168_438

Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade. 

(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 1 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 405.) 

O fragmento de texto acima ilustra uma narrativa:

a) mitológica. 

b) filosófica. 

c) científica. 

d) racional. 

e) reflexiva.

http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_441_2019_Simulado%20Objetivo_S3_6ano_1Tri_GABARITADA.pdf






Nenhum comentário:

Postar um comentário