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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

NARRAÇÃO 7º ANO - TEXTO NARRATIVO - PARTE II

 

1. Qual das alternativas abaixo explica o que é um texto narrativo?

a) é aquele que conta uma história.

b) é aquele que defende uma ideia através de argumentos

c) é aquele que explica como realizar um procedimento

d) é aquele que descreve uma paisagem, acontecimento, etc.

Leia o texto 1 da personagem Caco.

Disponível em:< https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/era-uma-vez/ > acesso em 22/02/2021

 

2. Na tirinha acima há várias VOZES (falas) a voz do narrador, a voz da personagem CACO, a voz da TV. Escreva a quem pertence cada voz.

a) “Era uma vez...”____________________

b) “Sai daí, filho!!!”______________________

c) “O gigante acordou!!!”____________________

 

3. O texto 1 faz referência a qual conto de fadas:

a) Cinderela

b) João e Maria

c) João e o Pé de Feijão

d) O Gato de Botas.

 

4. O humor presente na tirinha reside no fato da personagem achar que:

a) O gigante que acordou é o gigante da história.

b) O gigante que acordou é o Brasil.

c) O filho subiu no pé de feijão.

d) O filho perdeu o celular.

 

Observe abaixo o texto 2 e 3..

 Texto 2

 

Texto 3

Colocando no lugar

1. A filha entra no escritório do pai, com o marido, e pergunta:

2. — Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio, que acaba de falecer?

3. E o pai responde:

4. — Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

https://www.segs.com.br/mais/piadas/146387-piada-colocando-no-lugar

 

5. No texto 3 podemos perceber as vozes do narrador e as vozes das personagens pai e filha. Escreva a quem pertence cada voz.

1__________________

2__________________

3__________________

4__________________

 

6. Para iniciar a fala das personagens que pontuação foi utilizada?

___________________

 

7. Os elementos da narrativa são: personagem (Quem pratica a ação), espaço, (O lugar onde ocorrem as ações), narrador (quem conta a história), tempo (Duração da história ou quando acontece) e enredo( sucessão de acontecimentos). Qual dos elementos abaixo não pode ser percebido no texto 2?

a) personagem

b) espaço

c) enredo

d) narrador

 

Teoria -Tipos de discurso:

Discurso direto e discurso indireto são formas de inserir as falas e pensamentos das personagens no texto narrativo.

        Discurso direto

Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.

É uma forma de dar vida própria às personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo.

Exemplos:

a) O aluno afirmou:

— Preciso estudar muito para a prova.

 

b) Paula perguntou a sua mãe:

— O almoço está pronto?

 

Discurso indireto

      O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ele utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens.

Exemplos:

a) O aluno afirmou que precisava estudar muito para a prova.

b) Paula perguntou a sua mãe se o almoço estava pronto.

 

Exemplos de pontuação usada no discurso direto:

 

1. Com travessão na linha seguinte:

E o pai responde:

— Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

 

2. Com travessão na mesma linha:

E o pai responde — Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

 

3. Com aspas na mesma linha:

E o pai responde “Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.”

 

Pontuação usada no discurso indireto:

No discurso indireto os travessões, dois pontos e aspas são substituidos pelas palavras QUE ou SE.

Adaptado de:<https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=128

Leia o texto 4

 BBB21: ‘Não tô nem aí’, diz Conká sobre julgamento do público

 

      Karol Conká está convicta que será a eliminada da semana. Emparedada pela líder Sarah, a rapper enfrenta Arthur e Gilberto para permanecer na casa do Big Brother Brasil. Em conversa com Gil e Lumena, Karol disse que não está preocupada com os ‘haters’ fora da casa e que não se importa com o julgamento.

     “Eu não tô nem aí. Espero que todo mundo tenha falado mal de mim pelas minhas costas, porque eu já vivo isso, entendeu? E é normal as pessoas falarem mal da gente, [isso] não quer dizer, necessariamente, quer dizer que a gente é uma merd* de pessoa”, desabafou.

      Lumena concordou com a fala da amiga, dizendo que conversar sobre outras pessoas dentro do jogo é comum, devido à falta de atividades no dia-a-dia. “Ainda mais aqui, né gente? Aqui é um fala-fala se não tem nada pra fazer.”

https://istoe.com.br/bbb21-nao-to-nem-ai-diz-conka-sobre-julgamento-do-publico/

 

8. Classifique os discursos abaixo em discurso direto ou discurso indireto

a) Karol disse que não está preocupada com os ‘haters’_____________

b) ‘Não tô nem aí’, diz Conká sobre julgamento do público

c) Lumena concordou com a fala da amiga, dizendo que conversar sobre outras pessoas dentro do jogo é comum

d) “Ainda mais aqui, né gente? Aqui é um fala-fala se não tem nada pra fazer.”

 

9. Desafio: A partir da imagem abaixo crie uma história. Para contar o que aconteceu nos quatro primeiros quadrinhos utilize o discurso direto e nos últimos cinco utilize o discurso indireto. Você pode dar nome às personagens, dizer onde acontece a história e utilizar palavras que indiquem tempo como: certa vez, um dia desses, etc.

Na tabela abaixo há alguns verbos que você pode usar nos diálogos:

Disse                   

Falou

Comentou

Afirmou

Declarou

Insistiu

 

Explicou                       

Esclareceu

Mencionou

Avisou

Comunicou

Argumentou

 

Perguntou                

Questionou

Indagou

Respondeu

Exclamou

Gritou

 

Bronqueou          

Resmungou

Pediu

Solicitou

Propôs

Complementou

 




http://professordiorges.blogspot.com/2017/02/hq-producao-de-texto.html

HABILIDADES BNCC

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos - tirinhas, charges, memes, gifs etc. - o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero,(...).

EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas),referências explícitas ou implícitas (...).

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor(...).

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação(...).


sábado, 13 de fevereiro de 2021

NARRAÇÃO 7º ANO - TEXTO NARRATIVO - PARTE I

 

O Meu Guri (Chico Buarque)

 


Quando, seu moço, nasceu meu rebento

Não era o momento dele rebentar

Já foi nascendo com cara de fome

E eu não tinha nem nome pra lhe dar

Como fui levando, não sei lhe explicar

Fui assim, levando, ele a me levar

E na sua meninice

Ele um dia me disse que chegava

 

Olha aí!

Ai, o meu guri, olha aí!

Olha aí!

É o meu guri e ele chega

 

Chega suado e veloz do batente

Traz sempre um presente pra me encabular

Tanta corrente de ouro, seu moço

Que haja pescoço pra enfiar

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

Chave, caderneta, terço e patuá

Um lenço e uma penca de documentos

Pra finalmente eu me identificar, olha aí!

 

(REFRÃO)

 

Chega no morro com carregamento

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assalto está um horror

Eu consolo ele, ele me consola

Boto ele no colo pra ele me ninar

De repente, acordo, olho pro lado

E o danado já foi trabalhar, olha aí!

 

(REFRÃO)

 

Chega estampado, manchete, retrato

Com venda nos olhos, legenda e as iniciais

Eu não entendo essa gente, seu moço

Fazendo alvoroço demais

O guri no mato, acho que tá rindo

Acho que tá lindo de papo pro ar

Desde o começo, eu não disse, seu moço

Ele disse que chegava lá

1. Os verbos grifados na primeira estrofe do texto estão no tempo;

a) presente

b) pretérito

c) futuro

d) presente e pretérito

 2) Quem é a personagem que  fala nessa música, que conta a sua história para nós?

a) uma mulher

b) um homem

c) o autor do texto

d) a autora do texto

 3. A partir do texto é possível afirmar EXCETO que a mãe do menino:

a) morava em um morro

b) não estudou

c) não possuía os documentos

d) era evangélica

4. Qual o significado da palavra “rebento” na primeira linha do texto:

a) momento especial

b) atividade lucrativa

c) filho

d) casamento

5. “Quando, seu moço, nasceu meu rebento” A expressão “seu moço” geralmente é usada por:

a) pessoas ricas

b) pessoas humildes

c) pessoas abastadas

d) pessoas milionárias

6. “Já foi nascendo com cara de fome / E eu não tinha nem nome pra lhe dar” esses versos nos permite inferir que:

a) a gravidez foi planejada.

b) a gravidez foi inesperada

c) a mãe esqueceu-se de escolher o um nome para o filho

d) o pai quis esperar o filho nascer para escolher o nome

7. “Como fui levando, não sei lhe explicar/ Fui assim, levando, ele a me levar” De acordo com esse fragmento a maior força para criar a criança veio:

a) do amor da mãe pela criança

b) da ajuda dos vizinhos

c) do apoio  do pai

d) da ajuda dos avós

8. “Ele um dia me disse que chegava lá” A expressão chegar láNÃO INDICA:

a) vencer

b) estar em evidência

c) estar em destaque

d) ausentar-se

9. Traz sempre um presente pra me encabular / Tanta corrente de ouro, seu moço / Que haja pescoço pra enfiar / Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro / Chave, caderneta, terço e patuá” A leitura desses versos nos faz suspeitar que o menino:

a) trabalhava em uma empresa que pagava bem

b) praticava atividades criminosas

c) trabalhava com a venda de objetos como corretes de ouro e bolsas

d) trabalhava de camelô

10. “Rezo até ele chegar cá no alto / Essa onda de assalto está um horror” Podemos dizer que a respeito das atividades do filho a mãe é:

a) inocente

b) conivente

c) cúmplice

d) receptadora

11. “Com venda nos olhos, legenda e as iniciais” Esse verso nos permite dizer que o menino:

a) era maior de idade

b) era desconhecido

c) era menor de idade

d) tinha como apelido as iniciais do nome

12. “O guri no mato, acho que tá rindo / Acho que tá lindo de papo pro ar” Esses versos mostram que o menino:

a) foi encontrado morto

b) está feliz

c) está satisfeito

d) está dormindo

13. “Ele disse que chegava lá” o sonho do menino era estar em evidência, aparecer nos jornais. Você acha que ele realizou o seu sonho?

14. Essa música narra a vida de um menino do seu nascimento até sua morte. Essa história é um absurdo ou algo que costuma acontecer?

TEORIA

NARRAÇÃO

Narração ou texto narrativo é o relato feito por alguém de algo, de uma sequência de acontecimentos. Essa sucessão de acontecimentos é chamada de enredo (1), e considera um período de tempo (2) e de  espaço (3) (quando e onde acontece).

Quem assume o papel de narrar, contar ou relatar algo é chamado de Narrador (4). O narrador relata os acontecimentos vividos pelas personagens (5).

https://www.todamateria.com.br/narracao/#:~:text=Narra%C3%A7%C3%A3o%20ou%20texto%20narrativo%20%C3%A9,algo%20%C3%A9%20chamado%20de%20narrador.

 

TEXTO 2

15. A alternativa que NÃO apresenta uma parte do enredo (1) é:

a) o menino está dormindo

b) sua mãe o acorda para ele ir à escola

c) ele encontra uns amigos, fica na praia até à tarde, chega à casa a noite.

d) a professora o expulsa de sala

16. Qual foi o tempo (2) de duração dessa história?

a) um dia

b) dois dias

c) um ano

d) dez anos

17. A única alternativa que NÃO apresenta um espaço (3) onde ocorreu a história é:

a) casa do menino

b) escola

c) praia

d) rua

18.  Qual das alternativa NÃO apresenta uma personagem (5) da história?

a) o menino

b) a mãe

c) o pai

d) os amigos

 Observe abaixo um resumo dos elementos da narrativa.


19. Qual dos elementos da narração NÃO está presente no texto 2?

a) personagem

b) tempo

c) espaço

d) narrador

20. Todas alternativas apresentam uma personagem praticando uma ação, exceto:

a) O menino dormia.

b) Estava sol.

c) Os amigos o convidaram para ir a praia.

d) Sua mãe estava nervosa.

21. A aparência do menino no 3º quadrinho está diferente no 6º quadrinho.  Qual das alternativas NÃO apresenta uma diferença visual?

a) falta da mochila

b) roupa diferente

c) garrafa na mão

d) arrependido

22. No 4º quadrinho apesar de não haver palavras, é possível afirmar que os amigos:

a) chamam o menino para ir à escola

b) chamam o menino para beber

c) chamem o menino para ir à praia

d) chamam o menino par a ir a um rio.

23. No 5º quadrinho há sinais que indicam que o menino

a) bebeu e fumou

b) bebeu e namorou

b) nadou

c) namorou

24. Observe com atenção os balões do 6º quadrinho. O que a mãe diz em cada um deles?

25.  Você será o narrador do texto 2. Conte a história utilizando os verbos no pretérito.

GABARITO

01. B

02. A

03. D

04. C

05. B

06. B

07. A

08. D

09. B

10. A

11. C

12. A

13. Resposta pessoal.

14. Resposta pessoal.

15. D

16. A

17. B

18. C

19. D

20. B

21. D

22. C

23. A

24. Onde está sua mochila? / Você quer virar um mendigo?

25. Sugestão de resposta:

        Certa vez um menino estava dormindo enquanto o sol brilhava na janela. Sua mãe o acordou para ir à escola. Ele se arrumou e saiu sem demonstrar nenhuma animação. No caminho para a escola encontrou alguns amigos que o convidaram para ir à praia. Ele foi com eles e passou o dia na praia. Bebeu fumou e chegou em casa quando já era noite. Sua mãe brigou com ele, pois chegou com uma roupa diferente e sem sua mochila da escola. Ela disse que se ele não estudasse iria virar um mendigo.


HABILIDADES:

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero(...).

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários (...).

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense (...)

(EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.letras.mus.br/chico-buarque/66513/

https://www.youtube.com/watch?v=WqI5NcrPTdw

https://www.todamateria.com.br/narracao/#:~:text=Narra%C3%A7%C3%A3o%20ou%20texto%20narrativo%20%C3%A9,algo%20%C3%A9%20chamado%20de%20narrador

http://tiburcio-illustrator.blogspot.com/2011/08/imagens-em-sequencia-para-powerpoint.html

https://www.todoestudo.com.br/literatura/elementos-da-narrativa


domingo, 7 de fevereiro de 2021

VACINA INTERPRETAÇÃO CHARGE 8º ANO

 















Adaptado de: https://blogdoaftm.com.br/charge-movimento-contra-vacinas/


1. A charge acima aborda a vacinação como:

a) uma decisão dispensável das famílias

b) uma prática opcional e sem nenhuma importância

c) uma medida fundamental de combate a doenças

d) uma atitude que deve ser repensada e combatida

 

2. Na charge, a resposta do personagem sobre os membros de sua família:

a) contradiz a ideia de que vacinas são bobagens

b) reforça a crença dele de que vacinas são desnecessárias

c) convence o outro personagem de que as vacinas são prejudiciais

d) aborda uma questão totalmente indiferente à da fala inicial do personagem

 

3. A palavra é característica da linguagem coloquial, usada no dia a dia, em conversas com amigos. De acordo com o contexto e usando a linguagem culta, ensinada nas escolas, ela seria escrita da seguinte forma:

a) estava

b) estão

c) está

d) estamos

GABARITO:

1-C

2-A

3-C


VACINA INTERPRETAÇÃO 7º ANO

 

 

Conheça a história das vacinas

       Você sabe como surgiu a vacina? Já ouviu falar em Edward Jenner? Foi ele que descobriu a vacina contra a varíola. No século XVIII a varíola era uma doença que matava muitas pessoas, uma verdadeira praga, impedindo muitas crianças que eram acometidas por ela de chegarem à fase adulta da vida.

      Edward Jenner observou que as vacas possuíam nas tetas feridas semelhantes às que a varíola provocava em humanos, sendo uma versão mais leve da doença, que ele chamou de varíola bovina. As moças que eram responsáveis por ordenhar as vacas, não raro se infectavam pela varíola bovina, mas de forma mais leve, e se tornavam imunes ao vírus humano.   

       Assim, Jenner recolheu um líquido que saía das feridas das vacas, provocou arranhões no braço de um garoto, filho de seu jardineiro, e aplicou nesses arranhões o líquido. O menino teve algumas lesões leves e um pouco de febre, mas se recuperou rapidamente. Então o cientista decidiu e ir mais além, e recolheu o líquido da ferida de um humano infectado com a varíola, para novamente expor o garoto ao material. Algumas semanas depois, o menino teve contato com o vírus da doença, e passou por ela imune. Foi então descoberto o processo de imunização – o termo vacina seria adotado posteriormente, derivado de vacca no latim.

 

Disponívelem:https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/atividades_pedagogica_distancia/2;Fundamental/07;EMEF%20Ivan%20Engler%20de%20Almeida/07;7%C2%BA%20Ano/SEMANA%2019-20%20%20-%2031-08%20ª%2012-09.pdf

 

1) Palavras derivadas são aquelas que se originam a partir outras palavras. Exemplo: bondoso (de bom), jardineiro (de jardim). Todas palavras abaixo são derivadas da palavra vaca, exceto:

a) vacina

b) vaqueiro

c) vaquejada

d) leite

 

2. As moças que ordenhavam as vacas ficaram imunes ao vírus por que:

a) haviam sido infectadas com a varíola humana.

b) haviam sido infectadas com a varíola bovina.

c) bebiam bastante leite

d) usavam máscaras e álcool gel.

 

3. Marque a alternativa que representa a ordem em que as informações abaixo aparecem no texto.

1. recolheu o líquido da ferida de um humano,

2. observou que as vacas possuíam nas tetas feridas semelhantes às que a varíola provocava em humanos

3. recolheu um líquido que saía das feridas das vacas,

a) 1,2,3

b) 3,2,1

c) 2,3,1

d) 2,1,3

 

GABARITO:

1D

2B

3C

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

GRÁFICO: GOSTOS MUSICAIS 7º ANO

 
Observe o gráfico a seguir:

 

Em 2016, o Spotify - um serviço de transmissão digital que dá acesso a músicas, vídeos e podcasts - disponibilizou ao público os dados das 200 músicas mais tocadas em diferentes países naquele ano. O Nexo jornal organizou esses dados em vários gráficos como o ilustrado acima.

 
1. Responda às questões sobre o gráfico.        1
a) Que tipo de informação é apresentada por ele?
b) Que título você poderia dar ao gráfico?
 
2. Você conhece todos os estilos musicais citados? De quais mais gosta? Compartilhe com seus (suas) colegas o nome de alguns artistas que representam os estilos musicais com os quais você mais se identifica.
 
3. De acordo com as informações do gráfico, qual é o gênero musical mais ouvido no mundo? Coincide com o seu estilo preferido ou seu estilo não aparece no gráfico?
 
4. Você acredita que esse gráfico traria os mesmos gêneros se representasse os gostos musicais somente dos brasileiros? Explique.
 
       
ATIVIDADE 1
     Agora, examine outro gráfico com os dados do levantamento realizado em 2016 pelo Spotify e organizado pelo Nexo Jornal e discuta com a turma.
 
 
a) Quais são os gêneros musicais mais populares no Brasil, de acordo com o gráfico?
 
b) Você acredita que os dados desse gráfico representam os gos­tos e as preferências musicais que circulam na turma? Explique.
 
c) Na sua opinião, o que vocês podem fazer para o levantamento dessa informação? Como ela poderia ser divulgada?
 
d) Você acredita que é importante saber dos gostos musicais de seus colegas? Por quê?
 
e) Você vê algum problema em gostar de uma música, um estilo ou uma banda que não sejam apreciados pela turma, nem tão populares? Explique.
 
f) O que você faz para conhecer novos estilos, músicas e/ou ban­das? Você acha isso importante? Por quê?
 
 GABARITO:
1 a. Os ritmos musicais que mais circulam no mundo.
1 b. Sugestão: Os ritmos musicais que mais circulam no mundo.
2. Resposta pessoal.
3. Eletrônico e o hip-hop (continuação: resposta pessoal).
4. Resposta pessoal.
 
Atividade 1
a) Sertanejo e o eletrônico.
b) Resposta pessoal.
c) resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.
e) Resposta pessoal
f) Resposta pessoal
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018. PAG.14-16.
 


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

UMA FÁBULA SOBRE A CORRUPÇÃO 8º e 9º ANO

 

 

Uma fábula sobre a corrupção: a galinha só bota ao seu jeito: (Glauco Cortez).

https://cartacampinas.com.br/2017/04/uma-fabula-sobre-a-corrupcao-a-galinha-so-bota-ao-seu-jeito/

  

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

       Antônio, que estudou na França gastronomia, montou seu restaurante em um bairro tranquilo de Curitiba.
       No começo não foi nada fácil. Uma coisa são os sonhos, outra é a batalha diária do trabalho.
       As coisas começaram a mudar quando ele contratou o Pereira, como era chamado por todos. José Pereira começou como garçom e foi subindo de posto até que no segundo ano do restaurante ele já estava como gerente geral. Organizava todas as coisas, das compras à limpeza.
       Pereira não tinha muito espírito para brincadeiras. Fazia as coisas e pronto. Apenas fazia. Parecia não ter um espírito ou sentimentos. Apenas cumpria as funções de manhã à noite. Com o tempo, Antônio, o dono do restaurante, foi deixando tudo na mão de Pereira. E o restaurante ia de bem para melhor.
       Depois de um ano, Antônio já não aparecia mais no restaurante. Apenas checava a contabilidade, os gastos e as entradas. Como tinha conhecimento, sabia como estava indo bem. Durante duas décadas, isso mesmo, duas décadas, ele praticamente viajou pelo mundo, comprou imóveis e estudou os filhos com o dinheiro vindo do restaurante. Gostava de ficar na beira da piscina de sua casa tomando uma cerveja e jogando conversa fora.  Praticamente não aparecia mais no restaurante. Exceto quando levava parentes e amigos para comer.
       Quem tomava conta de tudo era o Pereira. Cuidava das compras e da qualidade dos produtos, fazia os cozinheiros relembrarem as receitas de tempos em tempos para manter a qualidade. Ao final da noite, fechava o estabelecimento e seguia para sua casa.
       Nessas duas décadas, com o comando total do restaurante, Pereira garantia certas liberdades. Comprava dez produtos de limpeza e levava um para ele.  Parte das gorjetas dos garçons também embolsava, mas sempre redistribuía parte a todos os funcionários. Precisa desse apoio político. Na compra dos alimentos, sempre pegava um ou outro filão. Às vezes, se precisava de um dinheiro pegava direto do caixa do restaurante. Em praticamente tudo tinha uma porcentagem de corrupção, isso durante duas décadas. Pereira sempre dava um jeito de roubar um pouquinho. Para ele, não era corrupção, mas uma forma de compensar sua dedicação. Os produtos venciam e Pereira pedia para algum funcionário jogar fora, era uma senha para ele levar para casa e aproveitar o produto. Nenhum produto era servido com prazo de validade vencido.
       O Antônio, tipo bonachão, até poderia perceber algo aqui ou lá, mas fingia que estava tudo bem. Afinal, todos os dias sua conta ficava mais gorda. Tudo depositado pelo Pereira. Mas Antônio ficou mal de saúde não pode acompanhar nem de longe o restaurante.
       Foi aí que Serginho, o filho do Antônio, resolveu cuidar do patrimônio da família. Começou a trabalhar no caixa do restaurante e ajudar Pereira na administração. Logo percebeu o desfalque de uma coisa aqui outra lá. Não teve dúvidas, mandou Pereira embora. Sumariamente.  Os funcionários, que sabiam das levadas do Pereira, ficaram atônitos, mas depois gostaram. Acharam que Serginho fez a coisa certa. “Como pode ficar aqui roubando?”. Todo mundo ficou animado.
       A notícia foi espalhada para os clientes que perguntavam sobre o gerente que ficou 20 anos no restaurante. “Foi mandado embora, corrupção”, diziam os funcionários. Todos os clientes, sem exceção, concordaram com a decisão de Serginho. Era unânime. Quem é a favor da corrupção? Só se for muito canalha, diziam.
       Serginho também aumentou os preços dos pratos e o restaurante passou a dar mais dinheiro por alguns meses. Sucesso. Reduziu também a qualidade de alguns produtos porque estavam muito caros, aumentando ainda mais a lucratividade. As comidas vencidas passaram a ser aproveitadas. Não dava para ter esse prejuízo. A lucratividade do restaurante estourou. A família ficou impressionada com os avanços e a quantidade de dinheiro que saía do restaurante. E Serginho praticava a sua própria corrupção contra a corrupção do Pereira. Aliás, Pereira ficou conhecido como o grande corrupto, o ladrão, o bandido.
       Mas o tempo é um inimigo da pressa e da astúcia. Após alguns meses, as mesas começaram a ficar vazias. Alguns clientes achavam caro, outros passaram mal e nunca mais voltaram e outros simplesmente diziam que a comida não era a mesma. Quando mais decrescia o movimento, mais Serginho exigia e reordenava a conta para aumentar a lucratividade. Em menos de um ano, o restaurante estava operando no vermelho.
       Os funcionários tiveram as gorjetas cortadas, depois foram demitidos alguns e assim o restaurante foi entrando em decadência até fechar as portas. Sim, todos os funcionários foram demitidos. O prédio foi colocado à venda. E a família perdeu a galinha de ovos de outro.
Moral da história: a galinha só bota ao seu jeito.
 
1. Levante hipóteses: Por que mesmo tendo estudado gastronomia na França, Antônio só teve sucesso com a ajuda de Pereira?
.........................................................................................................................
 
2. Qual é o assunto dessa fábula?
...............................................................................................................................
 
3. Quais atos de corrupção foram praticados por Pereira?
...............................................................................................................................
 
4. Quais os atos de corrupção praticados por Serginho?
..............................................................................................................................
 
5. Os roubos praticados por pereira são chamados de corrupção. Por que o autor utiliza a palavra corrupção?
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6. “a galinha só bota ao seu jeito” De acordo com o penúltimo parágrafo, qual o significado da expressão destacada?
 
 
A ESTRUTURA DA FÁBULA
       Vamos compreender a estrutura da Fábula:
1. Situação inicial – Neste momento o narrador irá apresentar as personagens, destacando no exato momento em que ocorrem os fatos.
2. Tempo e Espaço - a indicação de tempo e espaço, serão estritamente o necessário para situar os animais. Como por exemplo, indicação de um córrego, onde o cordeiro está bebendo água (lobo e o cordeiro); a de uma árvore, em que um corvo está empoleirado (O corvo e a raposa).
3. Ação – Uma das personagens dá início a ação, geralmente questionando a outra; ou solicitando ajuda; fazendo uma provocação; desdenhando o oponente, entre outras possiblidades.
4. Reação – A outra personagem responde ao questionamento, concordando ou não com o que foi solicitado. Então nesse dialogo, as personagens dizem uma coisa querendo na verdade dizer outra, são astutas ou impõem o seu poder através da força bruta ou do medo.
5. Situação Final – É a representação do resultado que gera consequências de acordo com a ação ou reação das personagens. Na verdade, é o momento em que o narrador enfatiza o ensinamento, confirmando a verdade proposta pela fábula. A lição de vida que a Fábula pretende transmitir.
6. Moral – Agora de acordo com o ensinamento destacado na Fábula, a lição é finalizada por um proverbio conhecido ou não.
 
(MENEGASSI, Renilson José. Formação de professores, UEM, 2005)