1. Qual das
alternativas abaixo explica o que é um texto narrativo?
a) é aquele
que conta uma história.
b) é aquele
que defende uma ideia através de argumentos
c) é aquele
que explica como realizar um procedimento
d) é aquele que descreve uma paisagem, acontecimento, etc.
Leia o texto 1
da personagem Caco.
2. Na tirinha
acima há várias VOZES (falas) a voz do narrador, a voz da personagem CACO, a
voz da TV. Escreva a quem pertence cada voz.
a) “Era uma
vez...”____________________
b) “Sai daí,
filho!!!”______________________
c) “O gigante
acordou!!!”____________________
3. O texto 1
faz referência a qual conto de fadas:
a) Cinderela
b) João e
Maria
c) João e o
Pé de Feijão
d) O Gato de
Botas.
4. O humor presente na tirinha reside
no fato da personagem achar que:
a) O gigante que acordou é o gigante
da história.
b) O gigante que acordou é o Brasil.
c) O filho subiu no pé de feijão.
d) O filho perdeu o celular.
Observe
abaixo o texto 2 e 3..
Texto 3
Colocando no lugar
1. A filha
entra no escritório do pai, com o marido, e pergunta:
2. — Papai,
por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio, que acaba de falecer?
3. E o pai responde:
4. — Conversa
com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.
https://www.segs.com.br/mais/piadas/146387-piada-colocando-no-lugar
5. No texto 3
podemos perceber as vozes do narrador e as vozes das personagens pai e filha.
Escreva a quem pertence cada voz.
1__________________
2__________________
3__________________
4__________________
6. Para
iniciar a fala das personagens que pontuação foi utilizada?
___________________
7. Os elementos da narrativa são: personagem
(Quem pratica a ação), espaço, (O lugar onde ocorrem as ações), narrador (quem
conta a história), tempo (Duração da história ou quando acontece) e enredo(
sucessão de acontecimentos). Qual dos elementos abaixo não pode ser percebido
no texto 2?
a) personagem
b) espaço
c) enredo
d) narrador
Teoria -Tipos
de discurso:
Discurso
direto e discurso indireto são
formas de inserir as falas e
pensamentos das personagens no texto
narrativo. Discurso direto Este é o mais comum e
natural entre os tipos de discurso. Consiste
na transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar
vida própria às personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e
mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas
ou travessão de diálogo. Exemplos: a) O aluno afirmou: — Preciso estudar muito para a prova. b) Paula perguntou a
sua mãe: — O almoço está pronto? Discurso
indireto O discurso indireto é caracterizado
pela intervenção do narrador no discurso, ele utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos
personagens. Exemplos: a) O aluno afirmou que precisava estudar muito
para a prova. b) Paula perguntou a
sua mãe se o almoço estava
pronto. Exemplos
de pontuação usada no discurso direto: 1. Com travessão na linha seguinte: E o pai responde: — Conversa
com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem. 2. Com travessão na mesma linha: E o pai responde —
Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem. 3. Com aspas na mesma linha: E o pai responde “Conversa
com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.” Pontuação
usada no discurso indireto: No discurso indireto
os travessões, dois pontos e aspas são substituidos pelas palavras QUE ou SE. |
Adaptado de:<https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=128
Leia o texto
4
Karol Conká está convicta que será a
eliminada da semana. Emparedada pela líder Sarah, a rapper enfrenta Arthur e
Gilberto para permanecer na casa do Big Brother Brasil. Em conversa com Gil e
Lumena, Karol disse que não está preocupada com os ‘haters’ fora da casa e que
não se importa com o julgamento.
“Eu não tô nem aí. Espero que todo mundo
tenha falado mal de mim pelas minhas costas, porque eu já vivo isso, entendeu?
E é normal as pessoas falarem mal da gente, [isso] não quer dizer,
necessariamente, quer dizer que a gente é uma merd* de pessoa”, desabafou.
Lumena concordou com a fala da amiga,
dizendo que conversar sobre outras pessoas dentro do jogo é comum, devido à
falta de atividades no dia-a-dia. “Ainda mais aqui, né gente? Aqui é um
fala-fala se não tem nada pra fazer.”
https://istoe.com.br/bbb21-nao-to-nem-ai-diz-conka-sobre-julgamento-do-publico/
8.
Classifique os discursos abaixo em discurso direto ou discurso indireto
a) Karol
disse que não está preocupada com os ‘haters’_____________
b) ‘Não tô
nem aí’, diz Conká sobre julgamento do público
c) Lumena
concordou com a fala da amiga, dizendo que conversar sobre outras pessoas
dentro do jogo é comum
d) “Ainda
mais aqui, né gente? Aqui é um fala-fala se não tem nada pra fazer.”
9. Desafio: A
partir da imagem abaixo crie uma história. Para contar o que aconteceu nos quatro primeiros quadrinhos utilize o discurso direto e nos últimos cinco utilize o discurso indireto.
Você pode dar nome às personagens, dizer onde acontece a história e utilizar
palavras que indiquem tempo como: certa vez, um dia desses, etc.
Na tabela abaixo há alguns verbos que você pode usar nos
diálogos:
Disse Falou Comentou Afirmou Declarou Insistiu
|
Explicou Esclareceu Mencionou Avisou Comunicou Argumentou
|
Perguntou Questionou Indagou Respondeu Exclamou Gritou
|
Bronqueou Resmungou Pediu Solicitou Propôs Complementou
|
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos
- tirinhas, charges, memes, gifs etc. - o efeito de humor, ironia e/ou crítica
pelo uso de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos
iconográficos, de pontuação etc.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero,(...).
EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas),referências explícitas ou implícitas (...).
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor(...).
(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação(...).
PARABÉNS , PROFESSOR!!! ATIVIDADE MARAVILHOSA!
ResponderExcluirPARABÉNS, PROFESSOR! EXCELENTE ATIVIDADE! OBRIGADA!!!
ResponderExcluirParabéns,professor! Esta atividade é i muito boa!
ResponderExcluirOnde estão as respostas, gabarito???
ResponderExcluircade o gabarito
ResponderExcluirMuito boas as atividades! Dinâmicas e criativas.
ResponderExcluir