PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

NARRAÇÃO 7º ANO - TEXTO NARRATIVO - PARTE II

 

1. Qual das alternativas abaixo explica o que é um texto narrativo?

a) é aquele que conta uma história.

b) é aquele que defende uma ideia através de argumentos

c) é aquele que explica como realizar um procedimento

d) é aquele que descreve uma paisagem, acontecimento, etc.

Leia o texto 1 da personagem Caco.

Disponível em:< https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/era-uma-vez/ > acesso em 22/02/2021

 

2. Na tirinha acima há várias VOZES (falas) a voz do narrador, a voz da personagem CACO, a voz da TV. Escreva a quem pertence cada voz.

a) “Era uma vez...”____________________

b) “Sai daí, filho!!!”______________________

c) “O gigante acordou!!!”____________________

 

3. O texto 1 faz referência a qual conto de fadas:

a) Cinderela

b) João e Maria

c) João e o Pé de Feijão

d) O Gato de Botas.

 

4. O humor presente na tirinha reside no fato da personagem achar que:

a) O gigante que acordou é o gigante da história.

b) O gigante que acordou é o Brasil.

c) O filho subiu no pé de feijão.

d) O filho perdeu o celular.

 

Observe abaixo o texto 2 e 3..

 Texto 2

 

Texto 3

Colocando no lugar

1. A filha entra no escritório do pai, com o marido, e pergunta:

2. — Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio, que acaba de falecer?

3. E o pai responde:

4. — Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

https://www.segs.com.br/mais/piadas/146387-piada-colocando-no-lugar

 

5. No texto 3 podemos perceber as vozes do narrador e as vozes das personagens pai e filha. Escreva a quem pertence cada voz.

1__________________

2__________________

3__________________

4__________________

 

6. Para iniciar a fala das personagens que pontuação foi utilizada?

___________________

 

7. Os elementos da narrativa são: personagem (Quem pratica a ação), espaço, (O lugar onde ocorrem as ações), narrador (quem conta a história), tempo (Duração da história ou quando acontece) e enredo( sucessão de acontecimentos). Qual dos elementos abaixo não pode ser percebido no texto 2?

a) personagem

b) espaço

c) enredo

d) narrador

 

Teoria -Tipos de discurso:

Discurso direto e discurso indireto são formas de inserir as falas e pensamentos das personagens no texto narrativo.

        Discurso direto

Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.

É uma forma de dar vida própria às personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo.

Exemplos:

a) O aluno afirmou:

— Preciso estudar muito para a prova.

 

b) Paula perguntou a sua mãe:

— O almoço está pronto?

 

Discurso indireto

      O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ele utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens.

Exemplos:

a) O aluno afirmou que precisava estudar muito para a prova.

b) Paula perguntou a sua mãe se o almoço estava pronto.

 

Exemplos de pontuação usada no discurso direto:

 

1. Com travessão na linha seguinte:

E o pai responde:

— Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

 

2. Com travessão na mesma linha:

E o pai responde — Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

 

3. Com aspas na mesma linha:

E o pai responde “Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.”

 

Pontuação usada no discurso indireto:

No discurso indireto os travessões, dois pontos e aspas são substituidos pelas palavras QUE ou SE.

Adaptado de:<https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=128

Leia o texto 4

 BBB21: ‘Não tô nem aí’, diz Conká sobre julgamento do público

 

      Karol Conká está convicta que será a eliminada da semana. Emparedada pela líder Sarah, a rapper enfrenta Arthur e Gilberto para permanecer na casa do Big Brother Brasil. Em conversa com Gil e Lumena, Karol disse que não está preocupada com os ‘haters’ fora da casa e que não se importa com o julgamento.

     “Eu não tô nem aí. Espero que todo mundo tenha falado mal de mim pelas minhas costas, porque eu já vivo isso, entendeu? E é normal as pessoas falarem mal da gente, [isso] não quer dizer, necessariamente, quer dizer que a gente é uma merd* de pessoa”, desabafou.

      Lumena concordou com a fala da amiga, dizendo que conversar sobre outras pessoas dentro do jogo é comum, devido à falta de atividades no dia-a-dia. “Ainda mais aqui, né gente? Aqui é um fala-fala se não tem nada pra fazer.”

https://istoe.com.br/bbb21-nao-to-nem-ai-diz-conka-sobre-julgamento-do-publico/

 

8. Classifique os discursos abaixo em discurso direto ou discurso indireto

a) Karol disse que não está preocupada com os ‘haters’_____________

b) ‘Não tô nem aí’, diz Conká sobre julgamento do público

c) Lumena concordou com a fala da amiga, dizendo que conversar sobre outras pessoas dentro do jogo é comum

d) “Ainda mais aqui, né gente? Aqui é um fala-fala se não tem nada pra fazer.”

 

9. Desafio: A partir da imagem abaixo crie uma história. Para contar o que aconteceu nos quatro primeiros quadrinhos utilize o discurso direto e nos últimos cinco utilize o discurso indireto. Você pode dar nome às personagens, dizer onde acontece a história e utilizar palavras que indiquem tempo como: certa vez, um dia desses, etc.

Na tabela abaixo há alguns verbos que você pode usar nos diálogos:

Disse                   

Falou

Comentou

Afirmou

Declarou

Insistiu

 

Explicou                       

Esclareceu

Mencionou

Avisou

Comunicou

Argumentou

 

Perguntou                

Questionou

Indagou

Respondeu

Exclamou

Gritou

 

Bronqueou          

Resmungou

Pediu

Solicitou

Propôs

Complementou

 




http://professordiorges.blogspot.com/2017/02/hq-producao-de-texto.html

HABILIDADES BNCC

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos - tirinhas, charges, memes, gifs etc. - o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero,(...).

EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas),referências explícitas ou implícitas (...).

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor(...).

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação(...).


6 comentários: