Substantivo
1. Leia o trecho a seguir, extraído do texto "O
menino no espelho".
Levantava a perna, e ele levantava
também, ao mesmo tempo. Abria os braços, e ele fazia o mesmo. Coçava a orelha, e
ele também.
Mas o que mais me intrigava era a única
diferença entre nós dois. Sim, porque um dia descobri, com pasmo, que enquanto
eu levantava a perna esquerda, ele levantava a direita: enquanto eu coçava a
orelha direita, ele coçava a esquerda.
a) Que partes do corpo do menino
são citadas nesses parágrafos?
b) Essas palavras que você
encontrou dão nome a algo que existe no mundo real, por isso, podemos afirmar
que são substantivos. Releia o texto e localize outros substantivos que
nomeiam partes do corpo do menino.
c) Por que esses substantivos que
nomeiam partes do corpo do menino são importantes para a construção do sentido
do texto?
Substantivo é a
palavra que nomeia seres, lugares, sensações, sentimentos, objetos e ações,
entre outros elementos.
Substantivos comum e próprio
Os substantivos podem
ser classificados em comum ou próprio. Observe o quadro a seguir.
Substantivos comuns nomeiam
seres e outros elementos de um mesmo grupo de modo genérico, sem particularizar
ou especificar Exemplos. país, menino, saudade
Substantivos próprios nomeiam
um ser específico, destacando-o dentro de determinado grupo, e são sempre escritos
com letra inicial maiúscula. Exemplos Brasil,
Mana, Ceara.
1. Recorrendo a esses conceitos,
os substantivos que você localizou na atividade anterior podem ser classificados como comuns ou próprios?
Justifique sua resposta.
2. Quais substantivos próprios
que dão nome a pessoas são encontrados no texto?
3. Qual e a importância do uso
desses substantivos próprios nesse texto?
4. Que substantivo próprio
especifica a sociedade secreta da qual o menino participava?
Releia mais um trecho:
Um CALAFRIO me corre pela espinha,
arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo,
realmente existe! Não é IMAGINAÇÃO, pois ele ainda está sorrindo, e
sinto o contato de sua mão na minha, seus dedos aos poucos entrelaçarem os
meus.
As palavras em destaque nesse
trecho são substantivos? Por quê?
Substantivos concreto e
abstrato
Para você, as palavras em destaque no
trecho da atividade anterior são substantivos abstratos concretos? Leia:
Substantivo abstrato da nome a
qualidades, ações, sentimentos e sensações, ou seja, não possui existência própria, precisando de
outro ser para existir. Exemplos: abandono, amizade, confiança, alegria.
Substantivo concreto: indica seres
que não dependem de outros para existir, ou seja, possuem existência própria,
como objetos, pessoas, animais, vegetais, minerais etc. Exemplos menino,
espelho, mão.
1. De acordo com essa classificação, calafrio e imaginação são
substantivos concretos ou abstratos? Justifique sua resposta.
2. Localize, nas frases a seguir, retiradas do texto, mais dois
exemplos de substantivo abstrato.
a) Mais do que nunca me vem a sensação de que é alguém idêntico a mim que
está ali dentro do espelho, se divertindo em me imitar.
b) Ninguém poderia desconfiar de nossa existência dupla, pois com isso
se acabaria o encanto, significando o seu imediato regresso para todo o sempre ao
interior do espelho.
Processos de formação de substantivos
Em português, ha dois
processos muito comuns de formação de palavras: derivação e composição.
Derivação, como o nome já indica, de uma palavra já existente cria-se
outra (derivada), acrescentando-se alguns elementos no inicio ou no final dessa
palavra. Esses elementos são chamados afixos
Observe, por exemplo, a palavra destacada na frase a seguir, retirada
do texto “O menino no espelho”:
Ninguém poderia desconfiar de nossa existência dupla.
A palavra existência deriva do verbo existir: existir+ ência (afixo).
Composição: quando
uma palavra é composta por duas ou mais palavras Já existentes.
Veia alguns exemplos de palavras formadas por composição:
Couve-flor= couve+flor girassol=gira+sol
A derivação e a composição são processos
muito utilizados na língua portuguesa para a formação dos substantivos, que
podem ser classificados em simples ou compostos e primitivos ou derivados.
Substantivo simples e composto
Substantivo simples formado por
apenas uma palavra. Exemplos couve, chuva.
Substantivo composto: formado por
duas ou mais palavras Exemplos: couve-flor, guarda-chuva.
Substantivo primitivo e derivado
Substantivo primitivo, palavra
que da origem a outra(s). Exemplos: jardim, cavalo, jornal.
Substantivo derivado· formado a
partir de outra palavra. Ele deriva da palavra primitiva Exemplos jardineira ,
cavaleiro, Jornalista
Releia mais um trecho do texto
"O menino no espelho".
O escudo da escola, por exemplo, que
eu trazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no
direito.
a) Localize um exemplo de
substantivo derivado.
b) Esse substantivo e formado a
partir de qual palavra?
c) identifique, no trecho acima,
substantivos que podem originar outros. Relacione ao lado de cada um o
substantivo derivado correspondente.
Substantivo coletivo
O substantivo também pode ser
classificado como coletivo, quando transmite, mesmo estando no singular, a ideia
de agrupamento de seres e coisas da mesma espécie.
SUBSTANTIVO
COLETIVO
|
AGRUPAMENTO
DE
|
ENXAME
|
ABELHAS
|
CARDUME
|
PEIXES
|
ARQUIPÉLAGO
|
ILHAS
|
MOLHO
|
CHAVES
|
VARA
|
PORCOS
|
Aplicando conhecimentos
'você vai ler a seguir um novo
trecho do texto "O menino no espelho", posterior ao momento em que;
personagem Fernando combina com Odnanref (sua imagem refletida no espelho) que
este deveria substitui-lo sem que fossem vistos juntos.
Odnanref me revelava verdadeiras
maravilhas. Conhecia coisas do outro MUNDO. Me contou que existe VIDA em outros
PLANETAS, em milhões deles, com tudo igual à vida na TERRA, reprodução exata de
tudo que aqui acontece, as mesmas PESSOAS,
os mesmos países, os mesmos PROBLEMAS. Que no mundo dos espelhos, de onde ele
viera, era possível viajar para o passado, correr os séculos.
até o princípio dos tempos e a criação
do UNIVERSO Ou ir para o futuro, saber o que aconteceria de hoje até o final
dos tempos. E mais - ele dizia com a sua voz igualzinha à minha:
- Todo mundo tem na vida urna
oportunidade de ser dois. Nos momentos de CORAGEM, por exemplo, em que a pessoa
faz coisas que se julgava incapaz. Os atos de HEROÍSMO, nos instantes de perigo,
quando a gente é capaz de pular um muro ou subir numa árvore que normalmente
seria impossível de conseguir, quem você pensa que está fazendo tudo isso senão
o outro?
Aquela tinha sido a minha OPORTUNIDADE jamais
teria igual.
SABINO. Fernando O menino no espelho. 44. ed Rio de
Janeiro: Record. 2004.
1. Pela leitura desse trecho, e
passivei constatar que a combinação firmada entre o personagem Fernando e seu
reflexo (Odnanret) foi positiva ou negativa para ele? Explique.
2. Releia o trecho abaixo:
Os atos de heroísmo, nos
instantes de perigo, quando a gente é capaz de pular um muro ou subir numa árvore
que normalmente seria impossível de conseguir, quem você pensa que está fazendo
tudo isso senão o outro?
Em sua opinião, quem seria o
"outro" a que o personagem se refere nesse trecho?
3. Observe os significados que um
dicionário atribuiu ao substantivo HEROÍSMO?
heroísmo
1 qualidade ou caráter de quem é
herói ou do que é heroico
1.1 ideal do herói ou da heroína:
extremada grandeza de alma: magnanimidade. generosidade
1.2 comportamento exemplar
caracterizado por extrema coragem em face do perigo e por total dedicação a uma
causa pela qual se combate: arrojo. bravura, valentia.
sinônimos heroicidade: ver tb.
Sinonímia de coragem
antônimos ver antonímia de
coragem
Etimologia herói + -ismo: ver
hero(i}-
HOUAIS Corporativo
a) Como é formado o substantivo
heroísmo?
b) Leia as palavras a seguir,
enumeradas de 1 a 4, e relacione-as aos substantivos correspondentes, que
trazem a terminação -ismo. Se houver necessidade, consulte um dicionário.
1. Comportamento a)
montanhismo
2. Esporte b)
presidencialismo
3. Doença c) companheirismo
4. Sistema político d)
botulismo
c) A palavra heroísmo poderia
corresponder a algum dos substantivos enumerados de 1 a 4 na questão anterior?
Explique
4. Reproduza o quadro abaixo e
preencha-o com os substantivos destacados no texto da atividade 1, conforme a classificação
de cada um. Observe que o mesmo substantivo pode receber mais de uma
classificação.
PRIMITIVO
|
DERIVADO
|
ABSTRATO
|
CONCRETO
|