ADVÉRBIO
Recordando: ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o
sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. O advérbio é
classificado de acordo com a circunstância que ele indica:
Classificação |
Advérbios |
Tempo |
Agora, amanhã, ontem, hoje, anteontem, antes, breve, cedo, depois, já,
logo, nunca, sempre, tarde... |
Lugar |
Aqui, ali, aí, acolá, abaixo, acima, adiante, atrás, cá, dentro, defronte,
fora, lá, longe, perto... |
Modo |
Depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, calmamente, levemente,
tranquilamente... |
Intensidade |
Bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tão... |
Negação |
Não, absolutamente... |
Dúvida |
Talvez, possivelmente, provavelmente... |
Afirmação |
Sim, certamente, realmente... |
EXERCÍCIOS:
1)
Reescreva as frases, acrescentando um dos advérbios de tempo da relação abaixo:
cedo – tarde – jamais – ontem – agora – nunca – amanhã |
a) Ela saiu de casa. _______________________________________________________________________
b) Todos devem chegar ao colégio.
__________________________________________________________
c) O homem se preocupou em conhecer a natureza.
_____________________________________________
d) Ninguém poderá ausentar-se da reunião.
____________________________________________________
e) Foram resolvidos vários problemas.
________________________________________________________
f) Alguns alunos voltaram às suas casas.
______________________________________________________
g) Sua conclusão será aceita.
_______________________________________________________________
2)
Substitua as expressões destacadas por um advérbio de modo:
a) Respondeu à pergunta com calma.
(................................................................................)
b) Faz tudo com tranquilidade.
(................................................................................)
c) Trabalha com alegria.
(................................................................................)
d) Entrou em casa em silêncio.
(................................................................................)
e) Conversa com todos com educação.
(................................................................................)
3)
Reescreva as frases retirando os advérbios:
a) Correu bastante, por isso chegou rapidamente ao colégio.
_______________________________________________________________________________________
b) Ele chegou muito cansado, mas já está disposto.
_______________________________________________________________________________________
c) Participamos alegremente da reunião.
_______________________________________________________________________________________
d) Marcela é uma aluna muito inteligente.
_______________________________________________________________________________________
4) Acrescente
às frases um dos advérbios de modo da relação abaixo:
bem – mal – devagar – depressa – ansiosamente – detalhadamente –
violentamente |
a) Carlos esperava a namorada ______________________________________.
b) Márcia joga muito ______________________________________ voleibol.
c) O guia explicou ______________________________________ o roteiro.
d) Ontem, ele não estava se sentindo
______________________________________.
e) Aqueles dois veículos colidiram
______________________________________.
f) Pedro andava ______________________________________ pelas ruas,
observando o movimento.
g) Joana andava ______________________________________ para poder chegar
cedo ao clube.
5) Amplie as frases, acrescentando advérbios de intensidade:
a) Para saber escrever, é preciso ler
______________________________________.
b) Antes de falar, procure pensar ______________________________________
c) Eu sei que você sente ______________________________________ a morte
da tartaruguinha.
d) Não sei ______________________________________ o que fazer.
e) Por causa do trânsito, eu ______________________________________
perdi o exame.
f) Às vezes, falamos ______________________________________ do que
sabemos.