PáginasDESCRITOR

domingo, 13 de junho de 2021

ADVÉRBIO EXERCÍCIOS

 

ADVÉRBIO

 

Recordando: ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. O advérbio é classificado de acordo com a circunstância que ele indica:

 

Classificação

Advérbios

Tempo

Agora, amanhã, ontem, hoje, anteontem, antes, breve, cedo, depois, já, logo, nunca, sempre, tarde...

Lugar

Aqui, ali, aí, acolá, abaixo, acima, adiante, atrás, cá, dentro, defronte, fora, lá, longe, perto...

Modo

Depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, calmamente, levemente, tranquilamente...

Intensidade

Bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tão...

Negação

Não, absolutamente...

Dúvida

Talvez, possivelmente, provavelmente...

Afirmação

Sim, certamente, realmente...

 

EXERCÍCIOS:

1) Reescreva as frases, acrescentando um dos advérbios de tempo da relação abaixo:

 

cedo – tarde – jamais – ontem – agora – nunca – amanhã

 

a) Ela saiu de casa. _______________________________________________________________________

b) Todos devem chegar ao colégio. __________________________________________________________

c) O homem se preocupou em conhecer a natureza. _____________________________________________

d) Ninguém poderá ausentar-se da reunião. ____________________________________________________

e) Foram resolvidos vários problemas. ________________________________________________________

f) Alguns alunos voltaram às suas casas. ______________________________________________________

g) Sua conclusão será aceita. _______________________________________________________________

 

2) Substitua as expressões destacadas por um advérbio de modo:

a) Respondeu à pergunta com calma. (................................................................................)

b) Faz tudo com tranquilidade. (................................................................................)

c) Trabalha com alegria. (................................................................................)

d) Entrou em casa em silêncio. (................................................................................)

e) Conversa com todos com educação. (................................................................................)

 

3) Reescreva as frases retirando os advérbios:

a) Correu bastante, por isso chegou rapidamente ao colégio.

_______________________________________________________________________________________

b) Ele chegou muito cansado, mas já está disposto.

_______________________________________________________________________________________

c) Participamos alegremente da reunião.

_______________________________________________________________________________________

d) Marcela é uma aluna muito inteligente.

_______________________________________________________________________________________

4) Acrescente às frases um dos advérbios de modo da relação abaixo:

 

bem – mal – devagar – depressa – ansiosamente – detalhadamente – violentamente

 

a) Carlos esperava a namorada ______________________________________.

b) Márcia joga muito ______________________________________ voleibol.

c) O guia explicou ______________________________________ o roteiro.

d) Ontem, ele não estava se sentindo ______________________________________.

e) Aqueles dois veículos colidiram ______________________________________.

f) Pedro andava ______________________________________ pelas ruas, observando o movimento.

g) Joana andava ______________________________________ para poder chegar cedo ao clube.

 

5) Amplie as frases, acrescentando advérbios de intensidade:

a) Para saber escrever, é preciso ler ______________________________________.

b) Antes de falar, procure pensar ______________________________________

c) Eu sei que você sente ______________________________________ a morte da tartaruguinha.

d) Não sei ______________________________________ o que fazer.

e) Por causa do trânsito, eu ______________________________________ perdi o exame.

f) Às vezes, falamos ______________________________________ do que sabemos.

 

ADVÉRBIO TEORIA E EXERCÍCIOS

      ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. O advérbio é classificado de acordo com a circunstância que ele indica:

 

Circunstância de:

 

Exemplos:

 

Tempo

Agora, amanhã, ontem, hoje, anteontem, antes, breve, cedo, depois, já, logo, nunca, sempre, tarde...

 

Lugar

Aqui, ali, aí, acolá, abaixo, acima, adiante, atrás, cá, dentro, defronte, fora, lá, longe, perto...

 

Modo

Depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, calmamente, levemente, tranquilamente...

Intensidade

Bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tão...

Negação

Não, absolutamente...

Dúvida

Talvez, possivelmente, provavelmente...

Afirmação

Sim, certamente, realmente...

 

1) Circule os advérbios nas frases abaixo (Há frases que possui mais de um):

a) Parabéns, ontem você se comportou educadamente!

b) Os meus tios moram muito longe.

c) Não devemos fazer o mal.

d) Caminhamos devagar, mas alcançamos o ônibus.

e) Certamente ele já me esqueceu.

f) O cachorrinho estava ali.

 

2) Reescreva as frases, completando-as com advérbios. Se tiver dúvida, consulte o quadro acima.

a) Eduardo dorme ____________________ e acorda _____________________.

b) Você foi __________________ ao show ou irá _______________________?

c) A jovem falava ________________________ com o seu cachorrinho.

d) Letícia anda __________________ alegre ________________________.

e) Por que você ____________________ chora e ____________________ ri?

f) Pare com isso! Eu conheço __________________ suas trapalhadas.

 

 

 

 

3) Substitua as locuções adverbiais (duas ou mais palavras) pelos advérbios correspondentes:

Exemplo: Fale com calma   (calmamente)

a) Ela saiu com tristeza.  ( _____________________)

b) A menina respondeu com firmeza.  (_______________________)

c) Com certeza, Matheus estudou.  (_________________________)

 

4) Complete com bem ou mal advérbio (se refere a um verbo) ou bom ou mau adjetivo (qualidade de pessoas, seres, objetos):

a) Guilherme falou ________________ de você.

b) Ana passou _______________ à noite.

c) Lucas é um ________________ amigo.

d) Luiz é um __________________ filho.

 

5) Reescreva as frases substituindo os advérbios em destaque por locuções (duas palavras) adverbiais equivalentes. Siga o modelo:

 

Maria saiu novamente no domingo.

Maria saiu de novo no domingo.

 

a) Mariana e Ana Beatriz entraram apressadamente, sem avisar.

___________________________________________________________________

 

b) Paula e Laura leram o texto silenciosamente.

___________________________________________________________________

 

c) Certamente, eu encontrarei o Pedro e o Caio na festa.

___________________________________________________________________

 

d) Maria Eduarda e Ana Júlia  estudaram a lição detalhadamente.

___________________________________________________________________

 

e) A chuva começou repentinamente.

___________________________________________________________________

 

f) Leonardo saiu de casa calmamente.

___________________________________________________________________

 

6) Classifique os advérbios conforme o modelo. Se tiver dúvida, olhe no quadro do início das atividades.

 

Eles viajaram bastante pelo mundo.

bastante: advérbio de intensidade

 

a) O náufrago americano nunca recebeu mensagens de amor.

___________________________________________________________________

b) Vamos ver isto.

___________________________________________________________________

c) Não engoli coisa nenhuma.

___________________________________________________________________

d) Convoquei imediatamente a família.

___________________________________________________________________

e) Os pais de Elissar gostam muito de viajar.

___________________________________________________________________

f) A velhinha passava rapidamente pela fronteira

___________________________________________________________________

g) Os meninos hospedaram-se aqui.

___________________________________________________________________

h) Eu pouco liguei para o que ela disse.

___________________________________________________________________

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

7) Circule as locuções adverbiais (duas ou mais palavras que indicam circunstâncias como tempo, modo, lugar...) das frases abaixo:

a) Ana Luiza e Isabella, com certeza, fizeram a lista 21.

b) De vez em quando, os pais de Carlinhos festejavam o aniversário dele.

c) João Felipe e Omar sabiam de cor muitas canções.

d) Sr. Pedro, vire à direita!

e) Ficamos em silêncio.

f) Osvaldo e Rodrigo passearam no domingo.

g) Lívia chegou de repente.

ADVÉRBIO EXERCÍCIOS

 

ADVÉRBIO

1) Leia a tira.



(Mort Walker.Recruta Zero. Folha de S. Paulo, 09/06/2001)

Agora responda.

a) Na tira, que palavras indicam onde ele está?

....................................................................................................

b) Essa palavras dão ideia de:

( ) afirmação.

( ) dúvida.

( ) intensidade.

( ) lugar.

( ) tempo.

 

2) As palavras fora, dentro e debaixo referem-se ao:

( ) verbo diga.

( ) pronome ele.

( ) verbo está.

( ) verbo sei.

 

3) Passe para o plural.

Ele está fora.

....................................................................

Ele está dentro.

...................................................................

 

4. Passe para o feminino.

Ele está dentro.

....................................................................

Ele está debaixo.

...................................................................

 

5) O que você observou em relação às palavras destacadas no exercício 3 e 4?

..............................................................................................................

5) Faça o que se pede.

a) Complete com uma das palavras entre parênteses.

Fora, dentro e debaixo são palavras ...........................(variáveis — invariáveis)

b) Justifique sua escolha.

.................................................................................................................

6) Leia e observe os advérbios destacados.

A atriz falou pouco.

A atriz é bastante charmosa.

A atriz desempenhou muito bem seu papel.

 

a) As palavras pouco, bastante e muito são advérbios que indicam circunstâncias de:

( ) tempo

( ) negação

( ) modo

( ) intensidade

( ) lugar.

 

b) Agora faça uma flecha de cada advérbio destacado acima até a palavra a que ele se refere.

 

7) As perguntas abaixo são adivinhas. Tente respondê-las.

Por que a plantinha não foi atendida no hospital?

..............................................................................................

Quando o cachorro fica desconfiado?

..............................................................................................

Como fazer para um elefante ficar elegante?

............................................................................................

 

a) Todas as palavras acima são:

( ) declarativas. ( ) exclamativas. ( ) interrogativas. ( ) imperativas.

 

b) Agora faça a correspondência entre as palavras que indicam a pergunta e a circunstância que elas expressam.

(a) Por que...?    (  ) modo

(b) Como...?       (  ) tempo

(c) Quando...?    (  ) dúvida

 

 

 

8) Leia a tirinha abaixo:

 


(Scott Adams. Dilbert. Folha de S. Paulo, 19/11/1997)

 

Os termos “em casa” e “aqui” indicam que tipo de circunstância?

................................................................................................

9. Compare esse dois termos.

a) De quantas palavras é formada a expressão “em casa”?

........................................................................

b) E “aqui”?

.............................................

c) Portanto, complete:

aqui” é um ...................................de lugar;

“em casaé uma locução adverbial de ....................................................

 

10. Numere as colunas abaixo de acordo com a circunstância que o advérbio destacado indica.

(1) lugar

(2) tempo

(3) afirmação

(4) negação

(5) dúvida

(6) intensidade

(7) modo

 

( ) Possivelmente eu vá até aí

( ) Vera não foi ao zoológico.

( ) Estamos alojados longe do centro.

( ) Minha avó fala depressa.

( ) Certamente ganharei esta corrida.

( ) Ela está menos triste com o fato.

( ) Ontem Carina ganhou um vestido.

 

11. Leia:

Noite

Tão perto!

Tão Longe!

Por onde

é o deserto?

Às vezes,

responde,

de perto,

de longe.

Mas depois

se esconde.

Somos um

ou dois?

Às vezes,

nenhum.

E em seguida,

tanto!

(Cecília Meireles. Antologia poética. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1963)

Observe:

a) Retire os cinco advérbios do poema.

..........................................................................................................................

b) Retire as cinco locuções adverbiais.

.............................................................................................................................................................................................................................................................

12.  Cecília Meireles usa no texto advérbios e locuções adverbiais que sugerem ideias contrárias. Quais são?

..............................................................................................................................................................................................................................................................

13. Substitua cada advérbio destacado por uma  locução adverbial.

a) Ele virá para o show amanhã.

.................................................................................

b) Meus amigos chegaram ontem.

...................................................................................

c) O marceneiro serra cuidadosamente a madeira.

...................................................................................

 

14. Transforme as locuções adverbiais destacadas em advérbio, usando a terminação (sufixo) –mente.

a) Durante as reuniões, a secretária sempre agia com eficiência.

...........................................................................

b) Todas as semanas minha avó vai à feira e compra muitas frutas.

.............................................................................

c) O cachorro latia com raiva para o visitante, apesar de preso no canil.

...........................................................................

d) A mãe falava com a criança de modo tranquilo, para acalmá-la.

..........................................................................

e) Todos os dias, eu e meus amigos trocamos mensagens pela internet. ...............................................................................

f) A mãe saiu com cuidado do quarto para não acordar o bebê.

..............................................................................

g) Com certeza, Manoel testemunhará a favor de seu irmão.

............................................................................

sexta-feira, 11 de junho de 2021

SUBSTANTIVO 6º ANO PARTE 01

 ATIVIDADE 08 – SUBSTANTIVO

       As palavras que usamos para nos comunicar ou para escrever são divididas em 10 classes. Assim como dividimos os alunos em classes: F6-101, F9-101. Na primeira classe colocamos as palavras que servem para dar nome a coisas, objetos, seres, lugares, sentimentos, etc. O nome dela é substantivo. Exemplo: carro, camisa, menino, Pedro, pedra, flor, amor...

1. Escreva no quadro abaixo quatro exemplos de SUBSTANTIVOS, palavras usadas para dar nome.

1- SUBSTANTIVOS

2

3

4

5

6

7

8

9

10

................................................/........................................

.................................................../.......................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Observe o anuncio publicitário abaixo. 

2. Em qual das duas alternativas a palavra barata foi usada para dar nome a um ser:

a) É claro que existem empresas mais BARATAS.

b) Mas é isso que você quer, mais BARATAS?

Nossa língua possui milhares de substantivos. Cada um deles pode recebe quatro classificações.

 

 

 

SUBSTANTIVO

SIGNIFICADO

1

Próprio

ou

Comum

2

Concreto

ou

Abstrato

 

FORMAÇÃO

3

Primitivo

ou

Derivado

4

Simples

ou

Composto

   1. Substantivo próprio ou comum

Substantivos próprios

Dão nomes a pessoas, lugares, seres únicos. Por isso são escritos com letra maiúscula.

      Quando escrevemos: Vou comprar cebolinha no sacolão. Usamos letra minúscula para escrever cebolinha, pois SIGNIFICA um ser entre vários.

      Quando escrevemos: Vou comprar a nova revista do Cebolinha. Usamos a letra maiúscula para escrever Cebolinha, pois indica um ser único.

Substantivos comuns

  Dão nome aos seres em geral, sem especificar. Ex.: flor, cebola, amor...

 

2. Substantivo concreto ou abstrato

Substantivos concretos

       Dão nome a tudo que representa uma imagem, a tudo que não depende de outro ser para existir: casa, fantasma, sol.

Substantivos abstratos

       Dão nome a tudo que depende de outro ser para existir: amor, raiva, dança, aula.

 

3. Substantivo primitivo ou derivado

Substantivos primitivos

      São os substantivos que não derivam de outro: pedra, casa, couve...

Substantivos derivados

      São os substantivos derivados de outros: pedreiro, casamento, couve-flor

 

4. Substantivo simples ou composto

Substantivos simples

      Possuem apenas uma palavra ou radical: couve, rio, sol...

Substantivo composto

       Possuem mais de uma palavra ou radical: couve-flor, Rio das Ostras, girassol...

 

3. Observe no quadro abaixo as palavras que um professor utilizou ao fazer um ditado.

 Escreva-as na linha abaixo do quadro:

LINDA, CASA, DUAS, MARIA, AMÉLIA, AROEIRA, MAL, HAMBÚRGUER, BARATAS, SAIA, QUE, PARA,

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

4. Observe agora algumas frases que foram ditadas e reescreva-as:

a) JUDAS TRAIU JESUS.

...........................................................................................................................................................

b) ELE É UM JUDAS.

...........................................................................................................................................................

c) MINHA MELHOR AMIGA SE CHAMA MARIA..

...........................................................................................................................................................

d) COMPREI DUAS MARIA MOLES.

...........................................................................................................................................................

e) NÃO NASCI PARA AMÉLIA

...........................................................................................................................................................

f) AMELIA ERA MULHER DE VERDADE.

...........................................................................................................................................................

g) FUI PARA O PARA, PAREI.

...........................................................................................................................................................

Leia na tirinha abaixo e no quadro a classificação do substantivo amor;

 

 

 

AMOR

1

Próprio

ou

Comum

2

Concreto

ou

Abstrato

 

3

Primitivo

ou

Derivado

4

Simples

ou

Composto

5. Classifique os substantivos como Hamlet fez no terceiro quadrinho da tirinha.

a) Pedro:............................./....................................../...................................../..................................

b) sexta-feira: ........................../..................................../.................................../.................................

c) alegria: ........................../....................................../...................................../...................................

d) marinheiro: ........................./...................................../..................................../.................................

 

Leia o anúncio abaixo:


6. Qual das alternativas a palavra SAIA é um substantivo?

a) Use saia.

b) Saia de dia

c) Saia de noite

d) Saia de si.

 

7.  Forme três substantivos derivados a partir de cada substantivo abaixo:

a) mar: ......................................./.........................................../......................................

b) boi: ..................................../.............................................../........................................

c) chuva: .............................../............................................../..........................................

 

8. Escreva de qual substantivo os substantivos abaixo derivaram.

a) arborizar, arbusto, arvoredo ...........................................

b) desfolhar, afolhamento, folhoso: ...........................................

c) camponês, campina, campinho: ...........................................

 

9. Marque a alternativa que não apresenta substantivo composto.

a) Ana Clara

b) Rio das Ostras

c) Cabo Frio

d) Ana e Clara

GABARITO ( EM ALGUMAS QUESTÕES A RESPOSTA É PESSOAL)

1. RESPOSTA PESSOAL: MESA, BORRACHA, LÁPIS, CADERNO.

2. B

3. Linda, casa, Maria, Amélia, aroeira, mal, hambúrguer, baratas, saia, que, para.

4.

a) Eu moro no bairro Aroeira.

b) Plantei uma aroeira no quintal.

c) Judas traiu Jesus.

d) Ele é um judas.

e) Minha melhor amiga se chama Maria..

f) Comprei duas maria moles.

g) Eu não nasci para amélia.

h) A Amélia era mulher de verdade.

i) Fui para o Pará parei.

 

5.

a) próprio, concreto, primitivo, simples.

b) comum, abstrato, derivado, composto.

c) comum, abstrato, derivado, simples.

d) comum, concreto, derivado, simples.

 

6. A

7.

a) marinha, maremoto, maré

b) boiada, boiadeiro, boizinho

c) chuvisco, chuveiro, chuvarada

 

8.

a) árvore

b) folha

c) campo

 

9. D