PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 2 de julho de 2021

ADVÉRBIO EXERCÍCIOS 6º ANO

Leia a música abaixo sobre o advérbio ou se preferir assista ao vídeo clicando no link:

https://www.youtube.com/watch?v=oWifZlz79tA



ADVÉRBIO

Advérbio é a palavra invariável

Que modifica o verbo, um adjetivo ou um outro advérbio

Modificando o verbo fica assim:

O garoto vai cantar

O garoto vai cantar bem

Modificando o adjetivo fica assim:

A garota está feliz

A garota está bastante feliz

Modificando o advérbio fica assim:

Todos eles estão indo bem

Todos eles estão indo muito bem

O advérbio

Pode ser de lugar: aqui, alí, longe, perto

Pode ser de tempo: cedo, tarde, amanhã, depois

Pode ser de modo: assim, depressa, á toa, ao léu

Pode ser de negação: não, tão pouco, nunca, jamais

Pode ser de dúvida: talvez, provavelmente, porventura

Pode ser de afirmação: sim, certamente, com certeza

Pode ser de intensidade: muito, pouco, menos, mais, quanto, quase, tanto

1. “O garoto vai cantar bem” O advérbio destacado indica:

a) lugar

b) tempo

c) modo

d) dúvida

 

2. “A garota está bastante feliz” A palavra destacada é um adverbio de intensidade (indica aumento ou diminuição de algo). E está modificando um:

a) verbo

b) adjetivo

c) advérbio

d) substantivo

 

3. “Todos eles estão indo muito bem” As palavras em destaque são:

a) advérbios

b) verbos

c) adjetivos

d) substantivos

 

4. Pesquise na música os sete tipos de advérbios mais comuns. Escreva dois exemplos para cada um.

1_________________________________________________________________

2_________________________________________________________________

3_________________________________________________________________

4_________________________________________________________________

5_________________________________________________________________

6________________________________________________________________

7_________________________________________________________________

 

5. De acordo com a música, o que é um advérbio?

_____________________________________________________________________

6. Os advérbios podem ser formados por uma palavra apenas ou por mais de uma. Escreva os advérbios de modo com apenas uma palavra e com o final MENTE.

a) Fale com calma. Fale _____________________________

b) Ele saiu às pressas. Ele saiu__________________________

c) O homem viajava em silêncio. O homem viajava ___________________________

d) O aluno se portava de modo educado. O aluno se portava ______________________

Leia a fábula abaixo.

O sapo e o escorpião



https://i0.wp.com/www.pacocacomcebola.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Untitled-1-15.jpg?ssl=1

 

   Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.

      - Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o escorpião ao sapo.

     - De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, depois você me mata em vez de me agradecer.

      - Mas, se eu te picar com meu veneno - respondeu docemente o escorpião, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.

O sapo concordou.

Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
   - Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.

E o escorpião simplesmente respondeu:

 - Por que esta é minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.

 

(Heloisa Prieto. O livro dos medos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 25)

 

7.   “Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.” As expressões destacadas indicam:

a) tempo e dúvida

b) tempo e lugar

c) modo e lugar

d) modo e intensidade

 

8. “Você é a mais traiçoeira das criaturas.” A palavra destacada é um advérbio de intensidade. Marque a alternativa que NÃO apresenta advérbio de intensidade.

a) muito

b) pouco

c) menos

d) talvez

 

9. “respondeu docemente o escorpião” a expressão em destaque pode ser substituída por:

a) com tristeza

b) de maneira doce

c) com mentira

d) de modo rápido

 

10. Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião. O advérbio em destaque é um advérbio de tempo. Marque a alternativa em que todos advérbios são de tempo.

a) cedo, tarde, de repente

b) hoje, talvez, em breve,

c) amanhã, cedo, à direita

d) à tarde, à noite, de cor

 

11. A finalidade do texto O Sapo e o Escorpião.

a) provocar reflexão

b) dar uma informação

c) provocar humor

d) fazer uma crítica

 

12. A fábula O Sapo e o Escorpião aborda características e comportamentos humanos. Com quais palavras (adjetivos) você descreveria:

a) o escorpião.

________________________________________________________________________

b) o sapo

________________________________________________________________________

13. Escreva duas palavras que indiquem ações realizadas pelo sapo.

_______________________________________________________________________

14 Os substantivos são palavras usadas para dar nome a seres e objetos. Escreva dois substantivos presentes no texto.

________________________________________________________________________

GABARITO: ATIVIDADE 11- ADVÉRBIO PARTE II

1. C

2. B

3. A

 

4.

1. Lugar: aqui, ali.

2. Tempo: cedo, tarde.

3. Modo: assim, depressa.

4. Negação: não, tão pouco.

5. Dúvida: talvez, provavelmente.

6. Afirmação: sim, certamente.

7. Intensidade: muito, pouco.

 

5. Advérbio é a palavra invariável que modifica o verbo.

 

6.

a) calmamente

b) apressadamente

c) silenciosamente

d) educadamente

 

7. B

8. D

9. B

10. A

11. A

 

12.

a) traiçoeiro, perigoso.

b) Bobo, confiante 

 

13. Atravessar, afogar.

14. Rio, sapo

segunda-feira, 28 de junho de 2021

METONÍMIA EXERCÍCIOS PARTE II

 FIGURAS DE LINGUAGEM-METONÍMIA PARTE II- EXERCÍCIOS

Olá, nesta semana faremos mais exercícios sobre a figura de linguagem METONÍMIA. Bons estudos!

 1. O emprego da marca pelo produto é um tipo de metonímia bem comum no nosso dia a dia. Relacione as marcas aos produtos nas colunas abaixo.

a)

(1) Cotonetes

(2) Bombril

(3) Durex

(4) Danone

(5) Hellmanns

(    ) Fita adesiva

(    ) Hastes Flexíveis

(    ) Iogurte

(    ) Maionese

(    ) Esponja  de aço

b)

(1) Yakult

(2) Xerox            

(3) Band-aid

(4) Maizena

(5) Sucrilhos

(    ) Cópia

(    ) Amido de milho

(    ) Leite fermentado

(    ) flocos de milho

(    ) Curativos adesivos

c)

(1) Miojo

(2) Bis

(3) Listerine

(4) Gatorade

(5) Nutella

(    ) Creme de avelã

(    ) Bebida isotônica

(    ) Enxaguante bucal

(    ) Wafer

(    ) Macarrão instantâneo

2. Escreva um exemplo de metonímia do tipo a marca pelo produto sem copiar do exercício anterior.

......................................................................................................................................................

3. Em qual das alternativas NÃO há exemplo de metonímia o AUTOR pela OBRA.

a) Gosto de ler Monteiro Lobato

b) Meu pai só ouve Amado batista.

c) Tenho um Michelangelo em casa.

d) Comprei um Mcdonald's

4. Só NÃO há  metonímia como a PARTE pelo TODO em:

a) Ela FOI AO CABELEIREIRO.

b) Já completei VINTE PRIMAVERAS.

c) Onde FALTA O PÃO todos falam e ninguém tem razão.

d) A MÃO QUE balança o berço deveria governar o mundo.

 Leia o primeiro parágrafo de uma noticia abaixo.   

     Devido à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Macaé irá realizar a vacinação antirrábica esse ano de forma domiciliar. Os agentes de endemias da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) irão de casa em casa vacinar cães e gatos cadastrados para a vacinação.

http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/vacinacao-antirrabica-domiciliar-comeca-dia-29

5. No texto há uma metonímia que consiste no emprego da instituição pelas pessoas responsáveis. Marque a alternativa que indica quem realmente aplicará as vacinas.

a) Prefeitura de Macaé

b) Os donos de cães

c) Os donos de gatos

d) Os agentes de endemias

 Leia abaixo o trecho de uma notícia.

Escola Sandra Maria Araújo Franco volta às aulas em novo endereço

Os 400 alunos do 1º ao 5º ano da unidade vão iniciar o ano letivo em novo endereço, na Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros (antigo CAp).

http://www.macae.rj.gov.br/semed/leitura/noticia/escola-sandra-maria-araujo-franco-volta-as-aulas-em-novo-endereco

6. Na manchete acima (título da notícia) temos uma metonímia que consiste no emprego:

a) da parte pelo todo.

b) do autor pela obra

c) da instituição pelas pessoas

d) da causa pela consequência

7. Marque a alternativa em que NÃO HÁ metonímia.

a) O jornal Nacional elogiou o governador.

b) O jornal da Record está no local ao vivo.

c) A escola estará fechada na próxima semana.

d) A escola estará entregando os kits escolares em breve.

Leia a tirinha

8. Ao dizer “A cozinha é maravilhosa” Hagar se referiu a:

a) uma parte da casa

b) a comida

c) ao lugar

d) ao país

Leia a tirinha



http://www.colegiosalesiano.com.br/arquivos/site/revisao-2a-parcial-figuras-de-linguagem.pdf

9. Em “Meu pai tem oitocentas cabeças de gado” há uma metonímia que consiste em empregar:

a) a marca pelo produto

b) a parte pelo todo

c) o autor pela obra

d) a causa pela consequência

Leia a tirinha



http://trabalhodimasemauricio.blogspot.com/2012/11/polissemia-metafora-e-metonimia.html

10. A metonímia “coma todo esse prato” ocorre pelo:

a) emprego do continente pelo conteúdo

b) emprego do concreto pelo abstrato

c) emprego do singular pelo plural

d) emprego da consequência pela causa

 

Leia a tirinha.



https://business.facebook.com/mulher30/photos/a.165907283485493/3668590923217094/?type=3&theater

11. A causa da mulher na tirinha ter engordado foi:

a) a pandemia

b) a comida

c) o isolamento

d) o espelho

12. Instituições públicas são lugares ou organizações que funcionam para o uso público, por exemplo: uma escola, faculdade, tribunal, biblioteca, hospital, posto de saúde, secretarias, PM, Corpo de Bombeiros, etc.… Crie TRÊS metonímias utilizando uma INSTITUIÇÃO PÚBLICA PELAS PESSOAS (agentes ou responsáveis).

1..............................................................................................................................................................

2..............................................................................................................................................................

3..............................................................................................................................................................

EXERCÍCIOS

1.

a) 31452

b) 24153

c) 54321

 

2. Resposta pessoal – sugestão:

Fui ao mercado comprar Omo.

3. D

4. A

5. D

6. C

7. C

8. B

9. B

10. A

11. B

12. Resposta pessoal - sugestões:

O Corpo de Bombeiros apagou o incêndio.

O Posto de Saúde vacinou minha mãe.

O mercado despediu o funcionário grosseiro.


domingo, 27 de junho de 2021

TRANSITIVIDADE VERBAL: VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO. GABARITO

TRANSITIVIDADE VERBAL: VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO

      Olá, nesta atividade estudaremos um pouco sobre o PREDICADO. Já vimos na atividade anterior que uma oração pode ser dividida em DUAS partes: sujeito e predicado. Então vamos lá aprender um pouco mais sobre o predicado.

 Leia a tirinha abaixo.



http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-143/

 1. Grife os verbos das orações abaixo.

a) Deita!

b) Senta!

c) Dá a patinha!

d) Late!

 

2. No exercício anterior, em qual das alternativas o verbo precisou de (complemento) algumas palavras depois dele para completar o sentido da oração?

.....................

 TEORIA 1

       Os verbos que NÃO precisam de complemento (palavras para completar o sentido, a informação) são chamados de VERBOS INTRANSITIVOS.  Os verbos que precisam de complemento (palavras para completar o sentido) são chamados de VERBOS TRANSITIVOS.

 Leia a tirinha.



http://www.willtirando.com.br/anesia-238/

3. Marque a alternativa que apresenta VERBO TRANSITIVO.

a) O que aconteceu?

b) A dona Cacilda costureira morreu.

c) Eu gostava tanto dela.

 4. Construa orações utilizando os cinco VERBOS INTRANSITIVOS abaixo sem colocar outras palavras após o verbo:

SUJEITO

PREDICADO

ALGO OU ALGUÉM

VERBOS INTRANSITIVOS: 1-chegar,

2-trabalhar, 3-sofrer, 4-andar, 5- chorar.

Ex.: O ônibus

chegou.

1.

 

2.

 

3.

 

4.

 

5.

 

5. Observamos que os VERBOS INTRANSITIVOS não exigem comp..............................................

 6. Construa orações seguindo a estrutura abaixo utilizando os cinco verbos transitivos:

SUJEITO

PREDICADO

 

ALGO OU ALGUÉM

VERBOS TRANSITIVOS: 1.confiar, 2.gostar, 3.conversar, 4.concordar, 5.precisar.

COMPLEMENTO

(palavras que completam o sentido do verbo)

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

5.

 

 

7. Verbos transitivos são verbos que exigem comp.............................................................................

Leia a tirinha.



http://domussapientiae.tempsite.ws/rot/7ano/gram.pdf

8. Marque a alternativa que apresenta VERBO TRANSITIVO.

a) O outono chegou

b) o verão terminou.

c) Vai chegar o inverno.

d) Vi uma folha caindo.

 TEORIA 2

        A TRANSITIVIDADE VERBAL depende do contexto. Um verbo pode ser TRANSITIVO em um contexto e INTRANSITIVO em outro.

 Leia a tirinha.



Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16

 9. Marque a alternativa que apresenta VERBO TRANSITIVO.

a) Vira, remexe e agora pula!!

b) Abaixa, enrola, puxa, torce...

c) As pulgas adoram essa parte da aeróbica.

10. Classifique os verbos destacados em VERBOS TRANSITIVOS e VERBOS INTRANSITIVOS..

a) O atleta PULA o obstáculo.

...................................................................................................................

b) Quando quero me aquecer eu PULO.

...................................................................................................................

 c) A embarcação VIROU.

...................................................................................................................

 d) Uma forte onda VIROU a embarcação.

...................................................................................................................

 e) A temperatura ABAIXOU.

...................................................................................................................

 f) O comerciante ABAIXOU os preços.

...................................................................................................................

g) Não molhe o cabelo que ele ENROLA.

...................................................................................................................

h) O vendedor ENROLA os copos com papel

...................................................................................................................

i) Eu PRECISO de um trabalho.

..................................................................................................................

j) Tenho tudo que eu PRECISO.

..................................................................................................................

k) O sol já NASCEU.

...................................................................................................................

l) O sol ILUMINA a todos.

...................................................................................................................

 11. Divida as orações abaixo em duas partes: SUJEITO e PREDICADO.

a) As pulgas adoram essa parte.

Sujeito:.......................................

Predicado:..................................................

b) Pula!!

Sujeito:.......................................

Predicado:..................................................

 12. No exercício a) podemos ver o: 

S........................................................e P.............................................................

13. No exercício b) Só aparece o:

.......................................................................................

14. Conclusão: Há orações em que o S...........................não aparece.

GABARITO: ATIVIDADE 10- TRANSITIVIDADE VERBAL

1. Dá.

2. C

3. C

 

4. Resposta pessoal.

1. Maria chegou.

2. Leandro trabalha.

3. Júlia sofre.

4. O cachorro anda.

5. Eles choram.

 

5. Complementos.

 

6. Resposta pessoal.

1. Miguel confia em Maria.

2. Eu gosto de ir ao shopping

3. Todos conversam com o professor.

4. Eles concordaram com a nova regra.

5. Você precisa de desodorante.

 

7. Complementos.

8. D

9. C

10.

a) Verbo transitivo.

b) Verbo intransitivo.

c) Verbo intransitivo.

d) Verbo transitivo.

e) Verbo intransitivo.

f) Verbo transitivo.

g) Verbo intransitivo.

h) Verbo transitivo.

i) Verbo transitivo.

j) Verbo intransitivo.

k) Verbo intransitivo.

l) Verbo transitivo.

 

11.

a)

Sujeito: As pulgas.

Predicado: adoram essa parte.

b)

Sujeito: Não aparece.

Predicado: Pula!!

 

12. Sujeito e predicado.

13. Predicado.

14. Sujeito.