PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

CRÔNICA - O COME E NÃO ENGORDA - ATIVIDADE

 

O come e não engorda


       Ninguém é mais admirado ou invejado do que o come e não engorda. Você o conhece. É o que come o dobro do que nós comemos e tem metade da circunferência e ainda se queixa:

       – Não adianta. Não consigo engordar.

       O come e não engorda é meu ídolo. Só não lhe peço autógrafo por inibição. Meu sonho é emagrecer e depois nunca mais engordar, por mais que tente. Quando eu diminuir, quero ser um come e não engorda.

       Não se deve confundir o come e não engorda com o enfastiado. Este pertence a outra espécie. Não é humano. Pode até ser melhor do que nós, um aperfeiçoamento, mas não é humano. Afinal, o que une a humanidade é o seu apetite comum. Não é por nada que partilhar da comida com o próximo tem sido um símbolo de concórdia desde as primeiras cavernas. Até hoje as conferências de paz se fazem em volta de uma mesa onde a comida, se não está presente, está implícita. Desconfie do enfastiado. Ele será um agente de outra galáxia ou um poço de perversões, ou as duas coisas. De qualquer maneira, mantenha-o longe das crianças. Quando encontrar alguém na frente de um prato cheio só emparelhando as ervilhas com a ponta da faca, notifique os órgãos de segurança. É um enfastiado e pode ser perigoso. Sempre achei que as pessoas que comem como um passarinho deviam ser caçadas a bodoque. O seu fastio, inclusive, é um escárnio aos que querem comer e não podem.

      Já o come e não engorda compartilha do nosso apetite, só não compartilha das conseguências. Ele repete a massa e não tem remorso. Pede mais chantily e sua voz não treme. Molha o pão no café com leite! E ainda se queixa:

       – Há 15 anos tenho o mesmo peso.

       O come e não engorda só parou de mamar no peito porque proibiram sua mãe de ficar junto no quartel. Quando o come e não engorda nasceu, uma estrela misteriosa apareceu no Guide Michelin de restaurantes para aquele ano. O come e não engorda caminha sobre a saucebernaise e não afunda. Multiplica os filés de paixe à meunière e os pães de queijo. Por onde o come e não engorda passa, as ovelhas se atiram para trás e pedem “me assa!”. O come e não engorda tem o segredo da Vida e da Morte e, suspeita-se, o telefone da Bruna Lombardi. E ainda se queixa:

        – Tenho que tomar quatro milk-shakes entre as refeições. Dieta.

        Dieta! E você ali, de olho arregalado.

VERISSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro:Objetiva, 2001. P. 21-22.

1. Retire do texto uma frase dita pelo “Come e não engorda”.

______________________________________________________________________________

2. A palavra AUTÓGRAFO é formada por AUTO (por si mesmo) e GRAFO (escrita) = ESCRITO POR SI MESMO. Assinale a alternativa em que a palavra destacada não será escrita com L pois não traz a ideia de “por si mesmo”.

A) a....tar    B) a....ternativa   C) a....tura   D) a....tomóvel.

3. Escreva uma opinião do cronista (autor o texto) sobre o ENFASTIADO, 4ºpar.

_____________________________________________________________________________

4. De acordo com o texto com que idade o COME E NÃO ENGORDA deixou de mamar?

_____________________________________________________________________________

 

5. “apareceu no Guide Michelin de restaurantes para aquele ano. O come e não engorda caminha sobre a saucebernaise e não afunda. Multiplica os filés de paixe à meunière” Observe as palavras grifadas. Esse texto foi escrito para alunos de 6º ano? Justifique.

______________________________________________________________________________

6. Qual palavra foi utilizada pelo cronista para de dirigir ao leitor?

_________________________________

 

 PARTE II

 

1)  Explique o significado da palavra ENFASTIADO de acordo com o texto:

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

 

2) Qual o significado da expressão COME E NÃO ENGORDA

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

3) O autor afirma que partilhar comida tem sido símbolo de concórdia desde o tempo das cavernas. O que ele quis dizer com isso?

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Retire do texto uma frase em que mostre que o autor utilizou HUMOR.

........................................................................................................................................................

 PARTE III

 1. Qual é a sua opinião sobre ao texto? Você gostou dele? Achou-o bem-humorado? Justifique sua resposta.

      ________________________________________________________________________

 

  2– Você é um come e não engorda? Sua visão sobre essas pessoas é parecida com a de Luís Fernando Veríssimo? Explique.

      _________________________________________________________________________

  3 – Escreva a seguir TRÊS palavras do texto que você não conhece procure-as no dicionário e anote seus significados.

____________________________________________________________________________

 

  4. O texto diz: “Não se deve confundir o come e não engorda com o enfastiado. Este pertence a outra espécie. Não é humano”. Explique, com suas palavras, as diferenças entre esses dois tipos descritos pelo autor.

      __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

     5– O autor afirma que partilhar a comida tem sido símbolo de concórdia desde o tempo das cavernas. O que ele quis dizer com isso?

      ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    6 – Relate uma situação que você tenha vivido em que partilhar a comida tenha sido símbolo de concórdia ou comunhão.

___________________________________________________________________________

 

 _____________________________________________

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

VOZES VERBAIS

 VOZES VERBAIS PARTE 1


Lembremos: 
Verbos são palavras que indicam: ação, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos:

 

Clara é estudante.                  Clara cortou o bolo.                        Choveu vários dias.

 

1. Retire de apenas uma das frases acima:

a) o sujeito ___________________________________

b) a ação __________________________________

c) o objeto que sofre a ação. __________________________

 

O sujeito pode praticar uma ação. O sujeito pode sofrer uma ação. A voz verbal indica se o sujeito pratica ou sofre a ação.

Quando o sujeito pratica uma ação temos VOZ ATIVA.

Quando o sujeito sofre uma ação temos VOZ PASSIVA.

Observe as orações:

a) Clara               cortou                  o bolo.

b) O bolo            foi cortado.

c) O bolo            foi cortado            por Clara.

 

2. Qual o sujeito das orações a,b e c?

a) __________________________________

b) __________________________________

c) __________________________________

 

3. Releia as orações a, b e c. Elas transmitem informações iguais ou diferentes sobre uma ação acontecida com o bolo?

_______________________________

 

Observe abaixo os exemplos a e b:

a) O prefeito Welbert visitou a escola.

b) A escola foi visitada pelo prefeito Welbert

 

4. As duas informações são iguais ou são diferentes?

________________________________

5. Em qual dos dois exemplos a expressão prefeito Welbert chamou mais a atenção, ficou mais destacada?

_______________________________

 

Observações:

1. A VOZ ATIVA e VOZ PASSIVA são estruturas diferentes para transmitir a mesma informação.

2.  O autor de um texto escolhe a estrutura que irá usar de acordo com o que ele quer destacar.

3. Na VOZ passiva podemos não escrever uma parte da informação:

O bolo            foi cortado.

O bolo            foi cortado            por Clara.

 

CONCLUSÃO:

VOZ ATIVA: O sujeito pratica a ação.    Clara derrubou Yanne.

                                                               Sujeito

VOZ PASSIVA: O sujeito sofre a ação. Yanne  foi derrubada  por Clara.

                                                               Sujeito

 

VOZ PASSIVA ANALÍTICA

        A voz ativa analítica pode ser transformada em voz passiva. E a voz passiva pode ser transformada em voz ativa analítica. Para issoprecisamos de uma oração com sujeito,verbo transitivo direto e um complemento (objeto direto).

VOZ ATIVA

MISAEL

sujeito

CORTOU

A MAÇÃ.

complemento

X

VOZ PASSIVA

ANALÍTICA

A MAÇA

sujeito

FOI CORTADA

POR MISAEL

agente da passiva

 

Transformação da voz ativa em voz passiva analitica:

1. O complemento vira sujeito.

2. Acrescenta o verbo SER sem no mesmo tempo verbal: É, FOI, ERA, SERÁ...

3. O verbo principal passa para a forma PARTICÍPIO (regular ADO/ADA ou irregular...)

4. Acrescenta a preposição PELO (etimologia-PER> POR> POR+O>PELO) ou POR.

 

FAÇA A TRANSFORMAÇÃO DA VOZ ATIVA EM VOZ PASSIVA ANALÍTICA.

1. Carlos quebrou a janela.

_______________________________________________________________________________________

2. Alyce comprou o bolo.

_______________________________________________________________________________________

3. O ladrão assaltou o William

_______________________________________________________________________________________

4. A sociedade corrompe o homem.

_______________________________________________________________________________________

5. Os pais educam os filhos

_______________________________________________________________________________________

6. Os caminhoneiros bloqueiam a estrada.

_______________________________________________________________________________________

7. A escola elegerá o diretor.

_______________________________________________________________________________________

8. O professor corrigrá as provas.

_______________________________________________________________________________________

9. Giovana fará o trabalho.

_______________________________________________________________________________________

10. João reformará a escola.

_______________________________________________________________________________________

 

FAÇA A TRANSFORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA PARA VOZ ATIVA.

1.  A casa foi invadida por ladrões.

______________________________________________________________________________________

2. A casa foi invadida

______________________________________________________________________________________

3. O incêndio já foi apagado pelos bombeiros.

______________________________________________________________________________________

4. O bolo já foi comprado.

______________________________________________________________________________________

 

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL 40 EXERCÍCIOS DE REVISÃO

 

1. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:

CAUSA, CONDIÇÃO, PROPORÇÃO, TEMPO, FINALIDADE.

Depois escreva uma conjunção do mesmo grupo ao lado.

1. Se o jogo for bom, animará a torcida.

..................................................................................................................................................

2. A menina chorou porque apanhou da mãe.

...................................................................................................................................................

3.Largaria meu emprego a fim de que houvesse mais tempo livre.

...................................................................................................................................................

4. Quanto mais se vive mais se aprende.

...................................................................................................................................................

5. Isto me ocorre sempre quando estou com raiva.

...................................................................................................................................................

6. Como estava chovendo, não saímos de casa.

..................................................................................................................................................

7. À proporção que o tempo passava, ela ia ficando mais bela.

................................................................................................................................................

8. Caso tivesse concluído o dever de casa, teria saído para brincar.

................................................................................................................................................

9. Desde que ele morreu ela vive tristemente.

................................................................................................................................................

10. Desde que se esforce, será aprovado.

.............................................................................................................................................

 

2. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:

COMPARAÇÃO, CONCESSÃO (algo contrário a), CONSEQUÊNCIA, CONFORMIDADE.

Depois escreva uma conjunção do mesmo grupo ao lado.

 

1. Ainda que você tente de tudo, nada vai me fazer mudar de ideia.

.......................................................................................................................................................

2. Os olhos dela eram tão lindos quanto o céu.

........................................................................................................................................................

3. Ele fala tão alto que não precisa do microfone.

.......................................................................................................................................................

4. Conforme o que o médico dizia, o câncer é uma modificação celular.

........................................................................................................................................................

5. Embora o teste tenha sido fácil, demorei bastante para terminar.

......................................................................................................................................................

6. Ela era muito arrogante de modo que não tinha amigos.

.......................................................................................................................................................

7. Ele dorme como um bebê.

......................................................................................................................................................

8. Segundo o que estava escrito na revista, o cantor casou-se com a atriz.

......................................................................................................................................................

9. Como combinamos ontem, eis os documentos.

.....................................................................................................................................................

10. Todos foram embora, apesar da festa não ter terminado.

............................................................................................................................................................

 

3. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:

CAUSA OU MOTIVO/ CONDIÇÃO/PROPORÇÃO/ TEMPO/FIM OU FINALIDADE

Depois escreva uma conjunção do mesmo grupo ao lado.

 

1. A fruta caiu do pé porque estava madura.

...................................................................................................................................................

2. Quanto mais você fuma, mais perto fica da morte.

.................................................................................................................................................

3. Uma vez que passe no teste,será admitido na instituição.

.................................................................................................................................................

4. Fico triste, sempre que vou você briga comigo.

.................................................................................................................................................

5. A admiração diminui ao passo que a grosseria aumenta.

...............................................................................................................................................

6. A menos que sejas educado, não farei  o pedido.

...............................................................................................................................................

7. Como estivesse chovendo, não saímos de casa.

................................................................................................................................................

8. O barulho aumenta à medida que as pessoas chegam.

..............................................................................................................................................

9. Queria ir para casa para que pudesse acabar meus deveres.

................................................................................................................................................

10.Desaprovou o comportamento do filho assim que soube do ocorrido.

..............................................................................................................................................

 

4. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:

COMPARAÇÃO/ CONCESSÃO(algo contrário a)/ CONSEQUÊNCIA/ CONFORMIDADE.

Depois escreva uma conjunção do mesmo grupo ao lado.

1. Você paga como puder.

.............................................................................................................................................

2. Chorou tanto que a família se surpreendeu.

...............................................................................................................................................

3. Mesmo que ele tenha razão, posicionar-me-ei contrário às suas ideias.

.................................................................................................................................................

4. A multidão gritava mais alto que o som feito pelas caixas de som.

...................................................................................................................................................

5. André é tão esforçado como o irmão.

...................................................................................................................................................

6. Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.

..................................................................................................................................................

7. Ele é de tamanha capacidade, que a todos encanta.

...............................................................................................................................................

8. Construímos nossa escola, segundo as especificações da prefeitura.

................................................................................................................................................

9. Comecei o dia tão bem que fui trabalhar contente.

.................................................................................................................................................

10. Ele não se mexia por mais que eu tentasse mexê-lo.

...............................................................................................................................................

 

 

TESTE COM CONSULTA:  - CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Na primeira coluna está o nome da conjunção e em negrito a relação de sentido

CLASSIFICAÇÃO

SIMPLES

LOCUÇÃO

 

CAUSAIS

CAUSA

Que

Porque

Porquanto

Pois,

Vistoque, dado, como,

 

Uma vez que, por causa de, devido a, em vista de, em virtude de, em face de, em razão de, já que, visto que, dado que, pois que.na medida em que .

CONDICIONAIS

CONDIÇÃO

Se, caso, salvo, mediante, sem

Contanto que, salvo se, exceto se, desde que, a não ser que, a menos que,

 

PROPORCIONAIS

PROPORÇÃO

 

 

À proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto maior, quanto melhor, quanto pior,

 

TEMPORAIS

TEMPO

Quando, enquanto, apenas, mal

Logo que, antes que, depois que, desde que, cada vez, todas as vezes que, sempre que, assim que, até que,

FINAIS

FIM

FINALIDADE

 

Que

 

Para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de maneira que,

 

COMPARATIVA

COMPARAÇÃO

 

 

Como, (igual) que,

 

 

Assim como, mais que, menos que, melhor, que pior que, tal qual, tal como, tanto como, tanto quanto, tão como, tão quanto,

 

CONCESSIVA

CONCESSÃO

Algo contrário a

 

Que, embora, conquanto,

 

Ainda que, mesmo que, apesar de que, posto que, por mais que, se bem que, nem que,

 

EQUIVALEM ÀS ADVERSATIVAS

 

CONSECUTIVA

CONSEQUÊNCIA

 

Senão, que (sem que)

 

Tanto que, tal que, tamanho que, tão que, de sorte que, de modo que, de maneira que, sem que

 

CONFORMATIVA

CONFORMIDADE

Como, conforme, segundo, consoante,

que( conforme)

 


quarta-feira, 26 de outubro de 2022

CONJUNÇÕES MÚSICAS

 

 Obs.: Fiz esa atividade com os alunos após passar as conjunções no quadro. Apliquei a atividade como teste de consulta. Usei 10 das 13. Mais para frente vou ver se completo mais 7 exemplos para completar 20.

Indique as relaçoes de sentido estabelecidas pelas conjunções subordinadas adverbiais: TEMPO, CAUSA, FIM, CONDIÇÃO, PROPORÇÃO, COMPARAÇÃO, CONDIÇÃO, CONCESSÃO E CONFORMIDADE.

 

Era Uma Vez (Kell Smith)

 

É que a gente quer crescer

E quando cresce, quer voltar do início

Porque um joelho ralado

Dói bem menos que um coração partido

 

1. Quando____________________________________________

2. Porque_____________________________________________

 

Construção (Chico Buarque)

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido

 

3. Como______________________________________________

 

 

Quanto Mais o Tempo Passa (João Viola)

 

Quanto mais o tempo passa

Mais eu gosto de você

Este seu jeito de me abraçar

Este seu jeito de olhar pra mim

Foi que fez com que eu gostasse logo de você

Tanto assim

 

4. Quanto mais ___________________________________________

 

Dias de Guerra (Valesca Mayssa)

Mas eu bem sei, a matéria-prima que eu te formei

Eu já sabia que teria dias que tudo isso ia pesar

E a pressão ia aumentar

Mas eu te dou uma notícia

Quanto maior é a guerra, maior a vitória será

 

5. Quanto maior ___________________________________________

 

Mesmo Que Seja Eu (Marina Lima)

Antes mal acompanhada do que só

Você precisa de um homem pra chamar de seu

Mesmo que esse homem seja eu

Um homem prá chamar de seu

 

6. Mesmo que ___________________________________________

 

 

Tá Vendo Aquela Lua (Exaltasamba)

Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu?

Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar

Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu

Deixa eu te dar um beijo, vou mostrar o tempo que perdeu

 

7. Se bem que _________________________________________

 

Nem Que Vorte o Cheque (Fiduma e Jeca)

Nem que vorte o cheque

Vamo rasgá o baile

Torá o pau de acordo

Dar cavalo de pau na cidade

 

8. Nem que __________________________________________

 

 

Apenas Mais Uma de Amor (Lulu Santos)

 

Eu gosto tanto de você

Que até prefiro esconder

Deixo assim, ficar

Subentendido

Como uma ideia que existe na cabeça

E não tem a menor obrigação de acontecer

 

9. Tanto que __________________________________________

 

Para Que Entre o Rei (Morada)

Para que entre o rei, Jesus, o rei da glória

Eu abro o meu coração, eu abro o meu coração

Para que entre o rei, Jesus, o rei da glória

Eu abro o meu coração, eu abro o meu coração

 

10. Para que _____________________________________________

 

Se for amor (João Gomes e Vitor Fernandes)

 

Ô, se aí existe amor, se for amor

Você vai esperar o meu coração curar

Ô, se aí existe amor, se for amor

Você vai esperar o meu coração curar

Pra te amar

 

11. Se_________________________________________________

 

Conforme o Tempo (Komossomos)

 

Conforme o tempo vai passando

Olhando o céu do meu viver

Tanto tempo esperando

Tanta falta de você

 

12 Conforme______________________________________________

 

 

Já Que Me Ensinou a Beber (Os Barões da Pisadinha)

 

Já que me ensinou a beber

Já que me ensinou a sofrer

Me ensina, por favor

Como é que faz pra te esquece

 

13 Já que________________________________________________

terça-feira, 25 de outubro de 2022

CRÔNICA - A PROVA ATIVIDADES 6º E 7º ANO

 

A PROVA

      A prova começou e eu não havia estudado. Olhei para a página e tudo parecia estranho.

      O professor me olhava desconfiado.

       Virei o rosto um pouco para trás e consegui ver a resposta que o Vitor marcou na primeira questão.

      Devia estar certo. O Vitor não era como eu. Nunca matava aula. Ele estudava. Fazia as atividades. Perguntava se estava certo para o professor. Todos os professores o elogiavam. Os bilhetes que seus pais recebiam eram diferentes dos meus.

     Que raiva!

     Será que o professor percebeu?

     Disfarcei um pouco e quando ele abaixou a cabeça para olhar uma prova que um aluno havia entregado consegui colar a resposta da segunda questão.

     Fiquei olhando para prova como se estivesse lendo. Não lia. Era a primeira aula e já estava com fome.

     Uma coordenadora chegou à porta querendo saber se um aluno estava presente.

     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!”

     Enquanto ele olhava aproveitei para dar mais uma olhadinha na prova do Vitor. Ele não queria que eu visse a resposta, mas se sentia intimidado.

     Respondi a três e a quatro, só faltava uma.

     Assim, nessa tensão, consegui realizar toda a prova. Cinco questões sobre substantivo e adjetivo. Acho que me saí bem. Só faltava o Vitor não ter estudado. Logo hoje!

    Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras. Ufa!

    Depois de uns minutos disse para a sala, em um tom calmo e paternal:

    Vocês podem não ter estudado, vocês podem não ter entendido a matéria.  Não há problema. Sempre temos outra chance de tirar uma nota melhor. Porém se vocês colam isso é muito sério. É um problema de caráter.

    Não sei se aquilo era comigo, mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero. Até a fome passou!

 fonte: Diorges ferranti - A Prova - arquivo pessoal.

1. Qual o assunto do texto:

a) valores morais, honestidade, integridade.

b) a realização de uma prova.

c) alunos que não estudam para prova.

d) professores muito rígidos.

 

2. Qual a finalidade do texto:

a) contar uma história.

b) refletir sobre um assunto.

c) defender um ponto de vista.

d) provocar humor.

 

3. O texto acima pertence ao gênero:

a) conto.

b) poema.

c) crônica.

d) tirinha.

 

 4.  “Que raiva!” De acordo com o contexto podemos dizer que o autor estava com raiva:

a) dele mesmo

b) do professor

c) de todos professores

d) do Vitor

 

5.     “Samuel número 26. Olha para mim, por favor!” As aspas nesse fragmento foram utilizadas para indicar:

a) a fala do professor.

b) a fala da coordenadora

c) a fala do narrador

d) a fala do Samuel.

 

6. “mas me deu uma sensação muito ruim, pior do que se tivesse tirado um zero.” Podemos inferir que a causa desse mal estar era:

a) fome.

b) arrependimento.

c) depressão.

d) dor de dente.

 

7. “O Vitor não era como eu.” De acordo com o texto podemos concluir que o narrador:

a) Era comportado como o Vitor.

b) Era bagunceiro igual o Vitor.

c) Era bagunceiro.

d) Era comportado.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de LINGUAGEM INFORMAL.

a) É um problema de caráter.

b) aproveitei para dar mais uma olhadinha

c) consegui realizar toda a prova

d) só faltava uma

 

9. Marque a alternativa que apresenta um palavra em SENTIDO CONOTATIVO/FIGURADO.

a) O Vitor não era como eu.

b) Nunca matava aula.

c) Ele estudava.

d) Fazia as atividades.

 

10. Qual das alternativas NÃO apresenta um SINÔNIMO para paternal.

a) amável

b) afetuoso

c) carinhoso

d) instável

 

11. “Quando entreguei a prova ao mestre, ele a olhou e guardou junto das outras.” O pronome pessoal ELE se refere a:

a) Vitor

b) Professor

c) Mestre

d) Narrador

 

12. Qual o foco narrativo? (O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa?) Justifique.

____________________________________________________________________________

13. Você gostou do texto? Que nota você daria de um a 10. Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. Quais assuntos você gostaria que fossem abordados nos textos lidos em sala?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Que tal você escrever um texto defendendo o que você acredita? Começe com uma frase.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________