PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

A HISTÓRIA DOS CARANGUEJOS - 6º ANO

fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/contos-sobre-a-inveja/

A história dos caranguejos

        Havia um pescador vendendo caranguejos perto da praia. Ele tinha dois baldes nos quais mantinha os animais. No entanto, um dos baldes estava tampado, enquanto o outro não.

       Ninguém reparou nesse detalhe, até que uma mulher se aproximou para ver a mercadoria e ficou curiosa com a diferença. Ela pensou que, talvez, os animais tivessem qualidades diferentes. Então, perguntou ao pescador o motivo da diferença.

       O vendedor apontou para o balde que estava com tampa e disse: “Esses são caranguejos japoneses”. Apontando para o outro balde, acrescentou: “E esses são caranguejos nacionais”. A mulher ainda tinha dúvidas. O que a procedência dos animais tinha a ver com o fato de um balde estar tampado e o outro não?

       O pescador notou a confusão e se dispôs a explicar: “Os caranguejos japoneses escapam com facilidade. Quando um deles tenta sair, os demais formam uma corrente e o ajudam, até que ele consegue fugir. Por isso, é necessário colocar uma tampa no balde. No caso dos caranguejos nacionais, quando veem que um está tentando escapar, o seguram para que não consiga”.

      

       A moral do conto: Alguém invejoso prefere não conseguir nada, para que os demais também não consigam.

 

RESPONDA:

 

1. Qual o título do conto?

______________________________________________________________________

 

2. Onde acontece a história?

______________________________________________________________________

 

3. Os “caranguejos nacionais” representam que tipo de pessoas?

______________________________________________________________________

 

4. Os “caranguejos japoneses” representam que tipo de pessoas?

______________________________________________________________________

 

5. Retire do texto uma frase dita pelo vendedor.

______________________________________________________________________

 

6. Retire do texto uma frase dita pelo narrador.

______________________________________________________________________

 

7. Então, perguntou ao pescador o motivo da diferença. O narrador reproduziu a fala da mulher sem utilizar aspas ou travessões. Como ele poderia reproduzir a fala da mulher utilizando aspas ou travessões?

______________________________________________________________________

 

8. Qual dos adjetivos abaixo se refere à mulher?

a) nacionais                 b) tampado               c) diferentes          d) curiosa

 

9. Qual das palavras abaixo possui o mesmo significado de PROCEDÊNCIA?

a) descendência     b) origem      c) destino         d) causa

 

10. A palavra PROCEDÊNCIA possui acento. Sobre as palavras INOCENCIA, CIENCIA, AGENCIA, GERENCIA podemos afirmar que devem ser acentuadas:

a) todas         b) nenhuma        c) só CIENCIA      d) só GERENCIA.

 

sábado, 28 de janeiro de 2023

O JUMENTO - CONTO - 6ºe7º anos.

 

O JUMENTO - De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. Adaptação: Maurício Araújo

Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.

         Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

        Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

       O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de bater no animal, falava muitos palavrões com o desprovido bicho. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

        __Você quer comprar este jumento?

        __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

        __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

        Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

        Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

          __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.

          __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

       O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.

         E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

 

De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. Adaptação: Maurício Araújo

 

1. Há uma opinião em:

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.

c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

 

2. Segundo o texto, o jumento

a) era bem tratado na fazenda.

b) dormia dentro de casa.

c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês

 

3. O jumento foi vendido porque

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor

 

 

 

 

 

 

4. Volte ao texto e grife o trecho “... e eu fico com suas dez moedas...”. A palavra destaca se refere:

a) ao fazendeiro.

b) ao camponês.

c) ao jumento.

d) ao amigo do fazendeiro.

 

 

5. GRIFE um adjetivo EM CADA fragmento abaixo.

a) “Esse animal era muito sabido”

b) “dormia no relento da noite fria.”

c) “foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:”

d) “Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado”

e) “o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas”

 

 

6. Troque os adjetivos abaixo por locuções. Conforme o exemplo.

Exemplo: Flor campestre - Flor do campo__________________

a) Aves noturnas ______________________________________

b) Mês junino _________________________________________

c) Peixes maritimos ___________________________________

d) Carne bovina _______________________________________

e) Amor maternal ______________________________________

 

PARTE II https://www.tudosaladeaula.com/2018/04/provaatividade-de-interpretacao-de.html

 

1ª) O gênero do texto é

a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.

c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

 

2ª) O acontecimento central do texto é

a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.

b) a fazenda distante da cidade.

c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.

d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

 

 

 

3ª) Segundo o texto, o jumento

a) era bem tratado na fazenda.

b) dormia dentro de casa.

c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês.

 

4ª) O jumento foi vendido porque

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

 

5ª) Há uma opinião em

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.

c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

 

6ª) A finalidade do texto é

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c) entreter o leitor com uma história ficcional.

d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

 

7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é

a) “__Tá bom, você leva o jumento...”.

b) “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.

c) “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.

d) “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.

 

 

 

8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere

a) ao fazendeiro.

b) ao camponês.

c) ao jumento.

d) ao amigo do fazendeiro.

 

9ª) No fragmento: “Esse animal era muito sabido...”, a palavra destacada estabelece ideia de

a) tempo.

b) modo.

c) intensidade.

d) lugar.

 

10ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com intuito de

a) provocar humor.

b) tornar a admiração da personagem mais expressiva.

c) advertir o leitor durante a leitura do texto.

d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento.

 

11ª) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de

a) importante.

b) assustador.

c) atemorizante.

d) grandioso.

 

12ª) No final do texto, percebe-se que

a) o jumento continuava se alimentando da mesma comida que ganhava do fazendeiro.

b) o fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu antigo animal ficou famoso.

c) o jumento se alimentava melhor na casa do camponês.

d) o fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida.

GABARITO

1B / 2C / 3D / 4B / 5C / 6C / 7A / 8A / 9C / 10B / 11D / 12C

O CABOCLO O PADRE E O ESTUDANTE - CONTO. 6ºe 7º anos

 

O CABOCLO O PADRE E O ESTUDANTE – Luís Câmara cascudo

 

          Um estudante e um padre vêm de muito longe pelas estradas do sertão, discutindo sobre os mais variados assuntos tendo um caboclo como bagageiro.   Ao cair da tarde e depois de muito andar,veem ao longe, uma casinha onde poderiam descansar e recarregar as energias para continuar a caminhada do dia seguinte.

         Ao chegar à casa, uma mulher muito simples lhes oferece uma rede para cada um repousar, uma jarra com água e um pequeno e único queijo de cabra. Não sabendo como dividir o queijo, mesmo porque daria um minúsculo pedaço para cada um, o padre sugere que todos durmam e o queijo será daquele que tiver o sonho mais bonito durante a noite, pensando enganar a todos com seus discursos oratórios.

        Como eles não têm outra opção, aceitam a proposta e dormem. O caboclo, ao ouviros roncos dos companheiros, levanta-se durante a noite, vai até o queijo e come-o por inteiro.

        No dia seguinte, todos se sentam à mesa para contar os sonhos que tiveram.

        O padre diz ter sonhado com a escada de Jacó e descreveu-se nela brilhantemente. Por ela subia triunfantemente para o céu. O estudante então, narra que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia. O caboclo então sorri e diz:

        —Eu sonhei que via Seu padre subindo a escada e Seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava: “Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo”. Então vosmincês respondiam de longe, do céu:“Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos oqueijo”. O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, me levantei, enquanto vosmincês dormiam, e comio queijo...

 

 1. Atribua adjetivos para as personagens de acordo comsuas ações:

Caboclo:_______________________________________________________________________

Padre: _________________________________________________________________________

Estudante: _____________________________________________________________________

Dona da casa: __________________________________________________________________

 

2. De acordo com o texto, é possível afirmar que as três personagens principais eram amigas? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Havia entre as personagens diferença social e cultural? Justifique sua resposta com elementos do texto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. De acordo com a estrutura do texto identifique: a) a situação inicial:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) o conflito:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) o clímax:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) o desfecho:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Retire do texto um exemplo de discurso direto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.Transcreva do texto um trecho onde há predominância do discurso indireto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Compare a atitude das três personagens principais. Em sua opinião, o caboclo foi o mais desonesto de todos? Justifique sua resposta com argumentos convincentes.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8.Observe que nas falas docaboclo há erros de concordância, no uso de pronomes detratamento e de ortografia. Identifique cada erro no trecho transcrito e reescreva-o corrigindo de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

“Pois eu sonhei que via o seu padre subindo a escada e o seu doutor lá na porta do céu, esperando. E eu cá embaixo... Então comeceia gritar: seu doutor, seu padre, o queijo! Ocêis esqueceu do queijo... Então ocêis dizia para mim: “Come o queijo, caboclo, come o queijo! Nóis já tá no céu, não precisamo mais de queijo nenhum! Pode ficar come le!” E o sonho foi tão forte, tão real que eu pensei que era verdade! Me alevantei de noite e, enquanto ocêis dormia, comio queijo..."

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CONTOS

 ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CONTOS

·         Dados da obra.

1. Título

2. Ano de publicação.

3. Autor

4. Dados do autor 

·         Elementos da narrativa. (PENTE –Personagens, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço.)

1. Personagens

a) Protagonista/antagonista/secundários, identifique características físicas e psicológicas.

b) Outras características: jeito de falar (variação linguística, linguagem formal...), idade, profissão,

2. Enredo

a) Faça um resumo com pelo menos quatro linhas sobre a história. 

b) Estrutura da narrativa – quatro tópicos abaixo que na maioria das vezes estarão ligados ao personagem principal.

Ø  Situação inicial – Como começa a história - tudo normal.

Ø  Conflito – Problema que vai mudar normalidade.

Ø  Clímax – O ponto de maior tensão nesse problema surgido.

Ø  Desfecho – Solução do problema que havia mudado a situação inicial.

3. Narrador

a) Quem é o narrador?

b) Ele narra em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, justifique.

c) Ao introduzir as falas das personagens o narrador utiliza o discurso direto ou indireto – justifique.

d) O narrador conversa com o leitor?

e) Há presença de ironia.

4. Tempo (pode ser cronológico, psicológico ou histórico.

a) Quando ocorre a história? (contexto histórico)

b) Quais características da época? (contexto histórico)

c) Quanto tempo duraram os eventos narrados? (tempo cronológico). 

5. Espaço

a) Onde acontece a história.

b) Características do meio que podem influenciar no comportamento das personagens.

·         Outras perguntas importantes.

1. Localize um fragmento que seja apenas descritivo.

2. Localize um fragmento que seja apenas narrativo.

3. Identifique uma opinião.

5. Localize um fato.

6. Quem é o publico alvo.

7. Qual o assunto?