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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

CONTO - ESPELHO NO COFRE

 

Espelho no cofre

 

          De volta de uma longa peregrinação, um homem carregava sua compra mais preciosa adquirida na cidade grande: um espelho, objeto até então desconhecido para ele. Julgando reconhecer ali o rosto do pai, encantado, ele levou o espelho para sua casa. Guardou-o num cofre no primeiro andar, sem dizer nada a sua mulher. 

          E assim, de vez em quando, quando se sentia triste e solitário, abria o cofre para ficar contemplando “o rosto do pai”. Sua mulher observou que ele tinha um aspecto diferente, um ar engraçado, toda vez que o via descer do quarto de cima.

           Começou a espreitá-lo e descobriu que o marido abria o cofre e ficava longo tempo olhando para dentro dele. Depois que o marido saiu, um dia ela abriu o cofre, e nele, espantada, viu o rosto de uma mulher. Inflamada de ciúme, investiu contra o marido e deu-se então uma grave briga de família. O marido sustentava até o fim que era o seu pai quem estava escondido no cofre. Por sorte, passava pela casa deles uma monja

          Querendo esclarecer de vez a discussão, ela pediu que lhe mostrassem o cofre. Depois de alguns minutos no primeiro andar, a monja comentou ainda lá de cima: — Ora, vocês estão brigando em vão: no cofre não há homem nem mulher, mas tão somente uma monja como eu!

 

ESPELHO no cofre. In: Os cem melhores contos de humor da literatura universal. Seleção e tradução de Flávio Moreira da Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 29-30.

 

O texto O espelho no cofre é um conto. Nele, a ação pode situar-se em qualquer época, mesmo no futuro. No entanto, o espaço onde se passa a história costuma ser limitado. Pode existir mais de um cenário, mas a ação principal geralmente transcorre num lugar só.

 

No conto, é o conflito que organiza a ação. É em torno dele, geralmente estabelecido nos primeiros parágrafos, que a ação será desenvolvida e concluída.

 

1. Identifique no conto alguns elementos do enredo. Para cada um, escreva uma frase com suas palavras.

a) O conflito

A mulher, desconfiada do marido, abre o cofre e vê sua própria imagem no espelho.

 

b) O clímax

Ocorre uma grave briga em família.

 

c) A situação final

A monja vê no espelho sua própria imagem e tenta tranqüilizar o casal.

 

2 Onde está o humor do conto?

Espera-se que o aluno perceba que o humor está no fato de nenhum dos personagens conhecer um espelho.

 

3 Em que espaço a história acontece? Como você poderia caracterizá-lo?

Espera-se que o aluno responda que a história acontece numa casa de dois andares.

 

04. A história ocorre:

a) num espaço aberto

b) num espaço fechado

c) dentro do cofre

d) no texto não há elementos para responder a pergunta

 

05. Em que consiste o humor do conto?

a) No homem reconhecer, no espelho, o rosto do pai.

b) Na mulher ver, no espelho, o rosto de uma mulher.

c) Na monja reconhecer, no espelho, outra monja, como ela.

d) No fato de que nenhuma das personagens conhece ou sabe para que serve um espelho.

 

06. Indique o clímax do texto.

a) O marido sustenta que era seu pai quem estava no cofre.

b) A mulher abre o cofre e vê sua própria imagem refletida no espelho.

c) A monja vê sua imagem no espelho.

d) Ocorre uma briga entre marido e mulher.

 

07. O importante, no conto, é:

a) A briga entre marido e mulher, ou seja, o conflito.

b) A intervenção da monja, isto é, o desfecho.

c) A mulher ter visto sua imagem no espelho.

d) O homem ter dito à mulher que era seu pai quem estava no cofre.

 

08. No texto, a personagem principal:                                                                                                 

a) É o marido.                                                                                                                                        

b) É a monja.                                                                                                                                   

c) É a mulher.                                                                                                                                  

d) São homem, mulher e monja.

 

09. A palavra espreitar, no texto, tem como sinônimo:

a) Indagar.

b) Espremer.

c) Vigiar.

d) Olhar.

 

10. Em “Encantado, julgou reconhecer o rosto do pai”, percebe-se que:

a) O homem gostou de ter encontrado seu pai.

b) O homem havia comprado um espelho.

c) O homem parecia-se com o pai.

d) No espelho havia o retrato de seu pai.

 

CONTO - FARINÁCEO - 6 ANO

 Farináceo - ASSUNTO ACEITAÇÃO

Farináceo era um sujeito realmente diferente de todo mundo. Era muito magro, baixo, muito branco e sua idade ninguém sabia. Falava muito, mas falava calmamente. Olhava para um lado e para o outro, enquanto ai andando pela rua e as pessoas conversando com ele:

-- Ótimo dia seu Farináceo!

-- Ótimo dia não, o dia está excelente!

-- Ta gelado demais, o senhor não acha?

--Na verdade, está muito frio!

-- Tá tenebroso, acho que vai chover em excesso!

-- Está escuro, vai chover demais.

                Para tudo que diziam, o Farináceo fazia um comentário, usando palavras diferentes que significavam a mesma coisa.

-- Seu Farináceo, estou namorando com a Sara, ela é muito bonita.

-- Ela é linda!

-- Que isso seu Farináceo! Tá olhando pra Sara?

-- Estou apenas contemplando.

-- Não se engraça com ela não, que eu sou valente e mais novo que o senhor.

-- Mas eu também sou corajoso e ainda jovem.

                E assim o dia ia passando e o Farináceo sempre com aquela fala mansa e olhar distante. Nada o tirava do sério. Até que um dia, o Tião do bar, fez uma pergunta que fez Farináceo ficar mudo.

-- E aí seu Farináceo, porque te deram este nome tão feio?

                Quem estava perto ficou de boca aberta. Por que aquele homem tão falante ficou calado? Farináceo sabia que o significado do seu nome era: semelhante a farinha. Seu pai tinha escolhido esse nome porque ele nascera branco demais. Farináceo não gostava do seu nome e nem do seu significado. Ele saiu do bar do Tião calado e foi para sua casa. Ficou lá durante três dias.

Só saiu quando compreendeu que seu nome era feio, mas era seu, e que isso não era razão pra deixar a tristeza tomar conta. E na rua...

-- E aí seu Farináceo, quer um pedaço de bolo de fubá?

-- Não obrigado! Eu gosto mesmo é de bolo de farinha de trigo que é branquela como eu.

Fonte: http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/sinonimos-antonimos-e-homonimos/

01-              De acordo com esse texto, é correto afirmar que Farináceo:

 

a)                  Era dono de um bar.

b)                 Não gostava de seu nome.

c)                  Não era tão branco assim.

d)                 Tinha fala mansa e olhar agressivo.

 

 

02-              De acordo com esse texto, Farináceo:

 

a)                  Bateu em Tião do bar.

b)                 Preferia ser chamado de fubá.

c)                  Não saiu nunca mais de casa.

d)                 Se conformou com seu nome.

 

 

03-              No trecho: “Até que um dia o Tião do bar, fez uma pergunta que fez Farináceo ficar mudo.”. A expressão destacada significa que:

 

a)                  Farináceo nunca mais teve voz.

b)                 Farináceo não falou nunca mais.

c)                  Farináceo ficou sem resposta.

d)                 Nenhuma das respostas anteriores.

 

 

04-              No trecho: “Para tudo que diziam, Farináceo fazia um comentário usando palavras diferentes que significavam a mesma coisa”. A expressão destacada quer dizer que:

 

a)                  Farináceo usava antônimos.

b)                 Farináceo usava substantivos.

c)                  Farináceo usava adjetivos.

d)                 Farináceos usava sinônimos.

 

 

05-              No trecho: “Falava muito, mas falava calmamente”. A palavra destacada significa:

 

a)                  Agitadamente

b)                 Mansamente

c)                  Irritadamente

d)                 Constantemente

 

 

 

06-              Marque a opção em que todas as palavras possuem dígrafo:

 

a)                  Depressa, atleta, barulho

b)                 Quiabo, desenho, piscina

c)                  Aranha, treino, preço

d)                 Nascido, lágrima, príncipe

 

 

07-              Circule os dígrafos das palavras abaixo:

 

a)                  Compressa

b)                 Marreco

c)                  Chuvisco

d)                 Ilha

e)                 Quero

f)                   Rainha

g)                  Nascer

h)                 Guerra

i)                    Anta

j)                   Exceto

 

 

08- Conte o número de letras, fonemas e indique os dígrafos quando houver:

a) Casarão: _________________________________________________________

b) Certeza: _________________________________________________________

c) Exemplar: ________________________________________________________

d) Ouve: ___________________________________________________________

e) Houve: ___________________________________________________________

f) Descer: ___________________________________________________________

g) Homem: _________________________________________________________

h) Chamada: ________________________________________________________

i) Carroça: __________________________________________________________

j) Taxímetro: ________________________________________________________

 

09- Marque a opção em que a forma do substantivo feminino está errada:

 

a)                  leitão – leitoa, brigão – brigona

b)                 solteirão – solteirona, pavão – pavoa

c)                  órfão – órfã, comilão – comilona

d)                 patrão – patroa, valentão – valentoa

 

 

10- Passe as frases para o feminino:

a)                  O genro da minha mãe é um pintor famoso.

_________________________________________________________________________

b)                 O patrão pediu ao cozinheiro um prato especial para o padre.

___________________________________________________________________________

c)                  Na fazenda do meu avô tem pato, cavalo, bode e boi.

____________________________________________________________________________

d)                 O cirurgião foi eleito o melhor entre os homens.

______________________________________________________________________________

e)                 O cidadão busca defender seus direitos cada vez mais.

________________________________________________________________________________

 

11- Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:

a) cadáver – cadáveis        b) cadáver – cadávers          c) fuzil – fuzíveis                            d) mal – maus           e) atlas – os atlas

 

12- Dê o plural dos substantivos abaixo:

 

a)                  Capitão_______________________________

b)                 Órfão ________________________________

c)                  Vulcão _______________________________

d)                 Canil _________________________________

e)                 Carrossel ______________________________

f)                   Armazém ____________________________

g)                  Pomar _______________________________

h)                 Mês _________________________________

i)                    Sinal _________________________________

j)                   Gás __________________________________

CONTO - MANEIRA DE AMAR


                     Carlos Drummond de Andrade

 

     O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

        Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.

        O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

        Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.

        “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

Carlos Drummond de Andrade, A cor de cada um. Ed. Record, 1997 (fragmento)

 

 

PARTE I

https://www.aulaparana.pr.gov.br/lingua_portuguesa_6ano

 

 

1. O girassol ao dizer, no final, “estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”, tenta

(A) mostrar-se arrependido pelas suas ações.

(B) mostra-se indiferente à saída do jardineiro.

(C) conscientizar-se do mal que causou.

(DX) justificar-se pelo seu modo de agir.

 

2. “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho”. A leitura deste trecho mostra que o empregado fora punido ou recompensado pelo patrão? Explique como isso aconteceu.

 

O empregado foi punido com a demissão por dar atenção às plantas.

 

TEORIA:

ELEMENTOS DA NARRATIVA

Personagens: quem vive a história;

Espaço: onde se passa história;

Tempo: quando se passa a história;

Narrador: quem conta a história (1ª ou 3ª pessoa);

Enredo: a história que é contada.

 

ESTRUTURA DO CONTO

Situação inicial: quando as personagens e o espaço são apresentados;

Conflito: o aparecimento de um fato que rompe com normalidade;

Desenvolvimento: apresenta ações para tentar solucionar o conflito;

Clímax: ponto mais alto do conflito;

Desfecho: resolução do conflito.

 

 

 

 

3. No primeiro parágrafo, no trecho “O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio” temos:

(AX) A situação inicial.

(B) O conflito.

(C) O clímax.

(D) O desfecho.

 

4. “O jardineiro conversava com as flores[...] O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.” O trecho sublinhado representa que parte da narrativa (situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax ou desfecho)? Justifique.

 

Conflito, pois apresenta uma situação que precisa ser resolvida entre as personagens.

 

5. Identifique as partes da narrativa nos trechos abaixo

( 1 ) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.”

( 2 ) “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma.”

1- Desenvolvimento

2- Clímax

3- Desfecho

 

6. Quem é o autor do texto?

_____________________________________________________________________________

 

7. Qual o gênero textual?

a) notícia

b) reportagem

c) conto

d) poema

 

8. Em que espaço se passa a história?

_____________________________________________________________________________

 

9. Qual o aspecto físico do jardineiro?

_____________________________________________________________________________

10. Retire do texto um fragmento que indique opinião do girassol a respeito do jardineiro.

____________________________________________________________________________

 

 

PARTE II

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica-maneira-de-amar-carlos-drummond.html

 

01 – “...elas se habituaram ao diálogo”.

         Segundo o autor,

a)   as flores não gostavam de dialogar com o jardineiro.

b)   o jardineiro não dava atenção às flores.

c)   o jardineiro jamais dialogara com as flores.

d)   as flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.

e)   as flores não paravam para ouvir a conversa do jardineiro.

 

 02 – “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”

        O autor nos revela que

a)   o jardineiro não procurava conquistar o girassol.

b)    o girassol recebia maus tratos do jardineiro.

c)    o girassol demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.

d)    apesar de toda a sua indiferença, o girassol recebia, de vez em quando, atenção do jardineiro.

e)    mesmo sem obter bons resultados, o jardineiro procurava chamar a atenção do girassol.

 

03 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

         Que ideia o autor nos quis transmitir com este trecho?

a)   Todas as flores amam da mesma maneira.

b)   As flores amam aqueles que lhes dão carinho.

c)   O girassol demonstrou a sua maneira própria de amar.

d)   O girassol, de natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.

e)   O girassol expressava amor como qualquer outra flor.

 

04 – Sabe-se que o girassol é uma flor que se volta para o sol.

        Assinale a alternativa cuja ação não é característica dessa flor.

a)   “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”

b)   “... o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria”.

c)   “... o jardineiro deixou de regar o pé de girassol...”

d)   “...porque não tinha induzido o girassol a mudar de atitude”.

e)   “... estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”

 

05 – Qual das passagens abaixo melhor demonstra a atenção dada pelo jardineiro a todas as flores?

a)   “Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...”

b)   “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

c)   “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e renovar-lhe a terra.

d)   “... as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude”.

e)   “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.

 

06 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o texto:

(V) Os girassóis são orgulhosos.

(F)  O jardineiro conversava com todas as flores, menos com o girassol.

(V)  As flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.

(F)  Quando o jardineiro saiu, quem ficou mais triste foi o gerânio.

(V)  O girassol tinha sua própria maneira de demonstrar amor.

 

07 – Qual é a ideia central desse pequeno conto?

(   ) Como cuidar de um jardim.

(X) Cada um tem uma maneira de demonstrar o amor.

(   ) importância do diálogo.

 

08 – Apesar da atitude indiferente, o jardineiro continuou a cuidar do girassol? Retire do texto um trecho que justifique sua resposta.

      “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.”

 

09 – Por que o jardineiro entendia o comportamento do girassol?

      Porque era o jeito do girassol amar e o jardineiro sabia disso.

 

10 – O dono do jardim despediu o jardineiro. Por qual motivo?

      Porque achou que ele perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente, não fazendo coisa alguma.

 

11 – Na sua opinião, esse motivo foi justo? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

12 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”, qual ideia essa resposta do girassol transmite?

      Que todos temos nosso jeito de amor, pois somos diferentes uns dos outros.

 

13 – Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, expressa seus sentimentos de uma maneira diferente?

      Resposta pessoal do aluno

 

PARTE III

Responda:

01) O jardineiro continuou a cuidar do girassol, apesar de sua atitude indiferente e altiva. Na sua opinião, o que essa atitude nos ensina?

_____________________________________________________________________________

 

02) Com o tempo o girassol se tornou mais amável? Justifique sua resposta com uma passagem do próprio texto:

_____________________________________________________________________________

 

03) Por que o jardineiro entendia o comportamento agressivo do girassol? Se você fosse continuaria tratando bem dele também ou mudaria de atitude? Se sim, o que faria?

_____________________________________________________________________________

 

04) Qual é a sua opinião sobre a atitude do dono do jardim, ao despedir o jardineiro? Concorda que ele ficava mesmo à toa?

_____________________________________________________________________________

 

05) Transcreva do texto uma única palavra que comprove que, com sensibilidade e atenção, há quem perceba que, ao contrário do seu patrão, o jardineiro trabalhava muito:

_____________________________________________________________________________

 

06) Justifique o título do texto, aproveitando para sugerir um outro:

_____________________________________________________________________________

 

07) Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, evita expressar seus sentimentos por puro orgulho? Esclareça sua resposta:

_____________________________________________________________________________

 

08) Você concorda que existem várias maneiras de amar e que todas elas são eficazes? Comente:

_____________________________________________________________________________

 

09) Escreva um bilhete para o jardineiro, pedindo para que ele volte a exercer as suas funções. O remetente pode ser uma das flores, o patrão ou até mesmo o girassol. Você escolhe! Seja lá quem for, capriche! Arrase!

_____________________________________________________________________________

 

10) Que mensagem o texto lhe transmitiu?

_____________________________________________________________________________

 

PARTE IV

 

1. Ao atribuir sentidos ao texto, percebe-se que o jardineiro, em relação às flores:

a) cumpria friamente sua função de regá-las e de renovar a terra. 

b) conversava com elas como forma de disfarçar sua preguiça.

c) cumpria sua função com pouco interesse.

d) tratava-as como se fossem humanas.

 

2. O sentimento que o jardineiro nutria pelas flores:

a) era correspondido pelo girassol, à maneira dele.

b) não era correspondido pelas flores.

c) era correspondido pelo girassol, da mesma forma.

d) não era correspondido pelo girassol.

 

3. A expressão em destaque em “Chegar a voltar-se contra a luz.”, no texto, representa comportamento:

 

I - Diverso da natureza dos girassóis.

II - Próprio de qualquer girassol.

III - Próprio daquele girassol.

IV - Próprio de qualquer flor.

 

Marque a opção cujos itens estejam adequados: 

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) III e IV.

 

4. O constrangimento causado pelo girassol:

a) provocava no jardineiro uma reação negativa.

b) fazia com que o jardineiro cuidasse da planta com má vontade.

c) era algo que provocava muita discussão entre as flores.

d) não provocava no jardineiro uma reação negativa.


5. De acordo com o texto, nota-se que o dono do jardim:

a) descobriu que o jardineiro não fazia coisa alguma.

b) não compreendia a relação que havia entre o jardineiro e as flores.

c) percebeu que o empregado maltratava as plantas.

d) não respeitava qualquer direito trabalhista do jardineiro.

 

6. As flores do jardim, após a demissão do jardineiro:

a) não se arrependeram de sua atitude omissa.

b) ficaram arrependidas, assim como o girassol.

c) sabiam que nada poderiam ter feito em relação à atitude do girassol.

d) arrependeram-se por terem sido omissas. 

 

7. A expressão “não ir muito com a cara”, utilizada no texto, encontra sentido semelhante na frase:

 

I - Não gosto muito dele, não!

II - O aspecto daquele alimento não é desagradável. 

III - Trata-se de pessoa por quem não tenho muita simpatia.

IV - Eu não o achava feio.

 

São coerentes as afirmações:

a) I e III.

b) II e IV.

c) I e II.

d) III e IV.

 

8. O comportamento do girassol causava uma situação bastante embaraçosa. Podemos identificar outra situação embaraçosa nas seguintes hipóteses:

 

I - Após apresentação, o ator recebeu com alegria os aplausos de uma plateia entusiasmada.

II - Ao começar o seu discurso, o Presidente foi vaiado em pleno auditório.

III - Durante a festa, os convidados se divertiram bastante.

IV - Durante a entrega do “Oscar”, protetores dos animais jogaram tinta no casaco de pele daquela famosa atriz.

 

a) I e II.

b) II e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

 

09. Marque a alternativa em que a palavra em destaque possui a função morfológica de nomear algo ou alguém, sendo, portanto, classificada em substantivo:

 

a) “O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo.”

b) “O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito...”

c) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra...”

d) “E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2018/05/portugues-9-ano-interpretacao-com.html

 

PARTE V

 

1- Em qual ambiente se passa a história do conto e em qual época?

____________________________________________

2- Quem participa da história?

____________________________________________

3- O narrador participa da história, ou apenas conta o que aconteceu?

____________________________________________

 

4- Faça um resumo oral do que aconteceu na complicação do conto.

____________________________________________

5- Podemos considerar que o momento em que o jardineiro é demitido forma-se o clímax do conto? Por quê?

________________________________________________________________________________________

6- Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que sentimento se percebe entre as flores, no desfecho que o narrador dá à história?

____________________________________________

7- Por que o jardineiro não tinha sucesso com o girassol?

____________________________________________

8- Por que o JARDINEIRO foi demitido?

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9- Qual é a função das aspas utilizadas no último parágrafo?

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CONTO - O ALHO BENTO - 6 ANO

 

O ALHO BENTO - RELIGIÃO 

 

        Mané Frajola não tinha um centavo. Jurou que ia dar jeito na vida. E deu. Catou uma réstia de alho e saiu pro mundo, apregoando:

        -- Alho bento! Olha o alho bento!

        Parou uma velha.

        -- Alho bento? Serve pra que?

        -- Isso aqui tira quebranto, olho gordo, aza de 7 anos. É só mordê, comê metade e passá a outra metade em cima do coração!

        A velha levou um dentinho, a peso de ouro. Depois veio um velho. Repetiu a pergunta, ouviu a mesma resposta. Levou! De crédulo em crédulo, Mané Frajola vendeu a réstia toda, até o final da manhã. Estava com os cobres. Mas aí veio o Conde Drácula, chegado da Transilvânia e não gostou da história. Aquela cidade toda cheirava a alho. Resultado: Mané Frajola foi contratado como copeiro do Conde para ganhar dinheiro e parar de vender alho bento. Milagre só acontece quando a prosa do contador de causo padece!

                                                                          http://eptv.globo.com/caipira/

Entendendo o texto:

 

01 – O modo como falam indica que os personagens dessa história são pessoas que:

a) Vivem no campo.

b) Vivem em outro país.

c) Falam trocando letras.

d) Falam gírias de jovens.

e) Falam jargões.

 

02 – Quem é o personagem principal do texto?

      Mané Frajola.

 

03 – O que o Mané Frajola fez para dar jeito na vida dele?

      Catou uma réstia de alho e saiu pro mundo.

 

04 – O que ele fez com o alho?

      Ele oferecia as pessoas como sendo o alho bento, que fazia cura.

 

05 – Quem não gostou da história do alho bento?

      Foi o Conde Drácula, que tinha chegado da Transilvânia.

 

06 – Para que o Mané Frajola foi contratado?

      Ele foi contratado como copeiro, para ganhar dinheiro e parar de vender O Alho Bento.

 

07 – O que você entendeu na última frase do texto?

      Resposta pessoal do aluno.