REDAÇÃO - PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR NAS SALAS DE AULA nota 840
Adaptado de: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23023
OBS: A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). Dúvidas ou sugestões postem no comentários.
TÍTULO:_______________________________________________________________________
Ao se discorrer sobre a proibição do
uso de celular nas salas de aula, é relevante analisar alguns aspectos
relativos à referida questão. Nesse contexto, destacam-se tanto o risco de
distração quanto a saúde mental como fatores importantes à discussão.
Primeiramente,
entende-se que o uso do celular durante as aulas pode comprometer o foco dos
alunos, visto que as redes sociais, os jogos e as mensagens ou as ligações
competem com a atenção que deveria ser direcionada às aulas. Diante disso, é
necessário pensar sobre essa questão porque o uso inadequado pode contribui
para o “cyberbullying” e a exposição de conteúdos impróprios, os quais ampliam
os desafios vivido pela comunidade escolar. Logo, é crucial o engajamento tanto
da comunidade quanto do governo para atenuar essa triste prática. (Melhore a construção dessa discussão)
Além
disso,
outro fator significativo é a saúde mental, a qual pode ser prejudicada devido
ao uso excessivo do celular. Sobre isso, salienta-se que a depressão e a
ansiedade são transtornos que mais afetam os jovens, conforme dados divulgados
pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Esse fato ocorre porque a dependência
digital resulta no medo irracional de ficar sem o dispositivo eletrônico e em
problemas de interação social. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma
atenção maior a esse público.
Portanto, diante do mencionado,
destaca-se a fundamental atenção à proibição do uso de celular nas salas de
aula, pois a redução do foco ou uma saúde psíquica fragilizada contribuirá para
que o jovem tenha uma perda de aprendizagem.
Por fim, faz-se necessária ações midiáticas e governamentais para construir uma
consciência coletiva sobre esse impasse. (Não apresentou a proposta de intervenção
propriamente dita)
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2. Responda com uma
palavra: qual o assunto do texto?
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3. Responda com uma
frase: qual o tema do texto?
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4. Qual a tese? (Primeiro
parágrafo)
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5. Qual o primeiro
argumento?
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6. Qual o segundo
argumento?
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7. Qual a conclusão
apresentada? ( A conclusão ficou muito vaga, o autor deveria ter explicado
melhor o que são ações midiáticas e governamentais.)
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8. Quais conectivos foram empregados para
iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?
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9. Qual conectivo
foi usado para iniciar a conclusão?
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10. Qual dos
conectivos abaixo não substituem o conectivo PORTANTO?
( ) Conclui-se (
) Em síntese ( ) Logo
( ) Por isso ( )
mas
11. Escreva três linhas argumentando sobre “o
risco de distração” causado pelo uso do celular em sala de aula.
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12. Escreva
três linhas argumentando sobre “problemas de saúde mental” causado pelo uso do
celular.
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14. O que poderia
ser feito para evitar “o risco de distração” causado
pelo uso do celular em sala de aula. Responda com no mínimo duas linhas.
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15. Que
ações poderiam ser tomadas pelo governo para evitar “problemas de saúde mental”
causados pelo uso excessivo do celular? Responda com no mínimo duas linhas.
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Obs: Há redações
que pedem uma proposta de intervenção, ou seja, uma proposta de solução para o
problema, mas a maioria só pede uma conclusão.
PROPOSTA DA REDAÇÃO:
O uso de celulares em sala de aula tem gerado debates, os quais
são impulsionados por diagnósticos internacionais que apontam tanto benefícios
quanto riscos. Enquanto podem ser ferramentas úteis para aprendizado
interativo, há preocupações com distrações, queda no desempenho escolar e
impactos na saúde mental, como aumento da ansiedade e dependência tecnológica.
Diante disso, a proposta do Banco
de Redações do Brasil Escola do mês de janeiro é que você
desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: Proibição do uso de celular nas salas
de aula.
Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo
ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua,
mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo
para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto
dissertativo-argumentativo.
Além disso, você
deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e
exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na
conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do
texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.
Texto 1:
A restrição de celulares na escola não é uma
medida inédita no mundo. Além da França, entre os países que anunciaram a
proibição estão Espanha, Grécia, Suíça e México.
Nas escolas francesas, os estudantes até 15
anos não podem usar qualquer objeto conectado, como celulares, tablets e
relógios. A medida também vale até na hora do recreio. [...]
No Brasil, leis para restringir o celular já
foram adotadas em alguns estados. É o caso do Rio de Janeiro, que proibiu
dispositivos eletrônicos em escolas públicas municipais.
A decisão foi embasada em consulta pública
realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que teve a participação de
mais de 10 mil contribuições. Os resultados mostraram que 83% dos participantes
foram favoráveis à proibição, 11% parcialmente favoráveis e 6% contrários. [CNN Brasil]
Texto 2:
Com o propósito de proteger a saúde mental,
física e psíquica de crianças e adolescentes, o projeto proíbe o uso de
celulares durante as aulas, o recreio e os intervalos, com exceções para fins
pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também
é permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de
saúde dos estudantes.
Alessandro defendeu a proposta. De acordo com
ele, com pleno conhecimento dos impactos que o uso do celular tem na vida das
pessoas, mais ainda em adolescentes, a competição por atenção hoje é desumana.
— Em todos os lugares do mundo onde se
apresentou a medida de restrição de uso de aparelhos celulares, houve a
melhoria do desempenho escolar, da disciplina na escola e redução do bullying —
apontou.
O senador Astronauta
Marcos Pontes (PL-SP) ressaltou que a tecnologia celular, ou qualquer outro
tipo de tecnologia, primordialmente é criada para auxiliar e melhorar a
qualidade de vida. Contudo, lembrou, muitas vezes a tecnologia concorre com o
desenvolvimento humano.
— O uso do celular é bastante prejudicial
para a formação dos jovens, quando eles não se interagem, porque faz parte do
desenvolvimento de competências. Outra coisa é a tendência natural do ser
humano de sempre buscar a menor energia. Portanto, é muito mais fácil, em vez
de eu pensar algum resultado, eu olhar no celular, digitar aqui e procurar a
resposta — ponderou.
Para o senador, dentro da escola, existe sim a possibilidade de utilização didática de alguns aplicativos, coordenados pedagogicamente, para que sejam utilizados no momento correto, da forma correta. Isso, segundo ele, pode ajudar bastante os jovens. [Agência Senado] Leia o texto na íntegra https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/12/18/senado-aprova-restricao-do-uso-de-celulares-por-estudantes-em-escolas
Texto 3:
A pedagoga e coordenadora de educação básica
do Colégio Mackenzie em Brasília, Débora Camargos, afirma que o celular
favorece o dinamismo das aulas, o engajamento dos alunos e a agilidade nas
pesquisas, além de promover a interação direta entre professores e estudantes.
No entanto, ela ressalta que, apesar dos benefícios, o celular pode gerar
exclusão, uma vez que nem todos os alunos têm as mesmas condições de acesso à
internet.
[...]
Débora destaca que o uso excessivo do
aparelho traz sérios “prejuízos ao desenvolvimento social” e que a proibição do
celular pode oferecer alguns benefícios, “especialmente para o professor, que
não precisará gastar tempo e energia coibindo o uso indevido dos aparelhos que
não tenham cunho pedagógico”.
“No entanto, não acredito em proibição e sim
em orientação, educação que promove a consciência, a emancipação. Proibir o uso
em sala de aula não irá difundir a cultura e a compreensão de que a sociedade
contemporânea necessita”, explica a pedagoga. [Metrópoles]
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