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domingo, 9 de março de 2025

CAED 7º ano ATIVIDADES

 ASSUNTOS: ideia principal, conjunção ( relação de ), assunto, objetivo do texto, opinião, inferência ( entende-se) posicionamento ( opinião do autor), anáfora ( a palavra refere-se  a), gênero ( esse texto é) Situação inicial ( a história começa começa).

Dicas:

Leia o título, a resposta às vezes está no título.

Use marca texto, destaque a informação que está procurando.

Leia a pergunta primeiro.

ALUNO:___________________________________________TURMA______DATA_____

 

Leia o texto abaixo.

 

A importância da família na adolescência

          A adolescência é uma das fases mais intensas da vida e a importância da família é essencial para superar os obstáculos. Uma estrutura familiar funcional é essencial para passar por este período da vida da melhor forma possível e garantir que os jovens terão acesso a uma qualidade de vida tanto física quanto emocional.

          Algumas das maiores transformações pelas quais as pessoas passam pela vida ocorrem nesta fase. Por isso, é importante contar com o apoio da família na adolescência, visto que a personalidade dos indivíduos é formada e existe a busca pelo grupo social ao qual eles pertencem.

          Os familiares têm uma grande importância nesse processo de formação da personalidade e busca pelo seu espaço. Assim, eles poderão atuar como guias nesse processo desafiador, mantendo o equilíbrio e fornecendo apoio aos jovens.

          Dessa forma, não existem receitas prontas e nem formas de agir específicas para enfrentar este momento. Cada adolescente pode agir de uma forma e resta acompanhar o processo dando o suporte necessário.

          Mas entender alguns conceitos que podem facilitar essa fase intensa pode ajudar muito os adolescentes nessa transição da infância para esse novo cenário das suas vidas. Por isso, é necessário entender a importância da família na adolescência. [...]

 

01) (P00059416) Qual é a ideia defendida nesse texto?

A) O equilíbrio alimentar é fundamental para os familiares.

B) Os adolescentes precisam estudar sobre grupos sociais.

C) O apoio da família é essencial durante a adolescência.

D) Os familiares devem fazer cursos para lidar com os jovens.

 

 

Leia o texto abaixo.

 

Crônica de Alegação

          “Não ganhei o primeiro lugar, mas ganhei confiança! ” Essa foi uma das declarações que li nos stories de uma amiga que acabara de participar de um concurso, mas que não tirou o primeiro lugar. Essa frase me tocou tão profundamente que resolvi escrever sobre ela. Para mim, a guria  mencionada, sem dúvidas, foi a melhor, não por ser minha conhecida, é claro, mas sim, pelo seu discurso sensacional.

          Talvez eu tenha esse pensamento [...] por ter acompanhado a evolução que ela teve na oratória e por poder perceber com mais facilidade o quanto ela se superou no seu trabalho. Sempre foi perceptível o dom de se expressar que ela possui, mas dessa vez ela arrebentou a boca do balão. Ela havia sido a última a discursar – por ordem de sorteio – por essa razão o nosso nervosismo triplicou.

          Havia muitas pessoas no auditório, mas, mesmo assim, ela não se sentiu intimidada, subiu no palco e realizou o seu show deslumbrantemente. Ela defendia a sua tese de uma maneira tão leve e empoderada que conseguia roubar todo o foco do público para si. Foi estupendo! O tema de seu discurso foi Liderança e ela, de forma simples e objetiva, explicouo perfeitamente bem.

          Apesar de ter se saído brilhantemente bem, ela não ficou como primeira colocada. [...] Às vezes, os resultados não nos agradam muito no início, mas tudo tem um propósito e, se ela não foi a primeira colocada, é porque vencer naquele momento não estava vinculado a ser a melhor entre as participantes, mas sim em ser melhor para si mesma.

          O objetivo desses concursos não é ganhar para ostentar a colocação, e sim se portar à frente de desafios e vencer no seu íntimo. Aposto que hoje essa menina se vê de uma maneira completamente diferente, ela aprendeu a confiar nela mesma.

 

02) (P00059424) Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A) “... mas que não tirou o primeiro lugar.”. (1º parágrafo)

B) “... a guria mencionada, sem dúvidas, foi a melhor,...”. (1º parágrafo)

C) “Ela havia sido a última a discursar...”. (2º parágrafo)

D) “O objetivo desses concursos não é ganhar...”. (5º parágrafo)

 

 

 

Leia o texto abaixo.

Adolescência feliz pode significar bem-estar na vida adulta

          Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Cambridge e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Saúde Vitalícia e Envelhecimento, ambas do Reino Unido, ter tido uma adolescência feliz pode ser um grande preditor de altos níveis de bem-estar na vida adulta.

          Os cientistas tiveram acesso a dados de 2.776 pessoas e contaram com a avaliação dos professores sobre seus comportamentos quando tinham entre 13 e 15 anos. [...] No grupo dos participantes que gostou da sua adolescência apareceram resultados como: maior satisfação no trabalho, maior contato com a família e amigos e maior participação em eventos sociais e de lazer.

Vocabulário:  preditor: que serve para prever.

 

03) (P00059414) O assunto desse texto é

A) a associação entre as pesquisas sobre envelhecimento e a presença da ciência.

B) a conexão entre o contato social em vários níveis e as relações na vida adulta.

C) a ligação entre o estudo sobre a velhice humana e os níveis de bem-estar.

D) a relação entre a felicidade na adolescência e o bem-estar na vida adulta.

 

 

Leia o texto abaixo.

DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE

          Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

          Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

          I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

          II - opinião e expressão;

          IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

          V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

          VI - participar da vida política, na forma da lei;

          VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. [...]

 

04) (P00059423) O objetivo desse texto é

A) divulgar eventos.

B) ensinar procedimentos.

C) garantir direitos.

D) relatar fatos.

 

Leia o texto abaixo.

Profissão: Escritor

          – Ei, pessoal! Aquela é a escritora de que o Sabino gosta? Ele sempre fala dos livros que ela escreve.

          – É ela sim, Luísa! Vamos lá conversar com ela?

          Você sempre gostou de escrever?

          Minha mãe sempre leu histórias para mim. E foi daí que surgiu a vontade de escrever minhas próprias histórias. Enquanto eu crescia, meu gosto pelas histórias foi aumentando.

          Como surgem as ideias para escrever um livro?

          As ideias aparecem de várias formas. Às vezes, estou caminhando, deitada para dormir ou até comendo. Quando tenho uma ideia, anoto no meu caderninho ou gravo no celular; assim, eu não me esqueço.

          Qual é a sensação de ver seu livro sendo vendido?

          É muito bom ver as pessoas comprando e lendo as histórias que eu escrevi. Eu fico muito feliz e sempre pergunto se estão gostando, peço sugestões, dicas.

          O que fazer para ser um bom escritor?

          Além de ser um bom aluno e se dedicar aos estudos, um bom escritor deve gostar de ler. Gaste tempo lendo bons livros, e isso ajudará você a escrever boas histórias também.

 

05) (P00061204) Entende-se desse texto que a escritora

A) ajudava a filha com as tarefas escolares.

B) acredita que foi influenciada por sua mãe.

C) deu ideias sobre temas de livros para Luísa.

D) escreveu um livro junto com Sabino.

 

Leia o texto abaixo.

Um velho adolescente

 

          Descobri recentemente, mais precisamente no sábado passado, que sou um velho adolescente. Isso porque me peguei grudado a tarde toda num livro da Thalita Rebouças. A visão da escritora me fez voar, imaginar situações, me perder em dilemas, num passeio raso d’água nos olhos, encarar alguns medos eternos, até sentir novamente as transformações. [...]

          No livro, logo me identifiquei com a personagem, [...] um tanto desleixada [...]. Outras semelhanças apareceram durante a narrativa: a menina ouve música para sentir vontade de chorar. Fiz isso recentemente, sem motivos aparentes, lágrima libertária, não de agonia, envolta numa música antiga e besta, de um cantor que eu desprezava quando adolescente [...].

          Trago ainda guardado alguns costumes de quando adolescente; usar roupa velha e rasgada em casa e desligar o mundo, ler, ouvir música, assistir a séries de TV; visitar fotos antigas e me espantar: nossa, quando foi isso? [...] Creio, com sinceridade, envelheci bem [...]. Hoje me acho bonito, mesmo [...] com essa barba rala que não tem nada a ver com rebeldia, é coisa de vaidade mesmo.

          Se existe algo bastante mudado é a minha capacidade atual de me amar, de olhar para o espelho e afirmar: cara, você está lindo!

 

06) (P00059412) O autor desse texto apresenta um posicionamento no trecho:

A) “Descobri recentemente, mais precisamente no sábado passado, que sou um velho adolescente.” (1º parágrafo)

B) “... me peguei grudado a tarde toda num livro da Thalita Rebouças.”. (1º parágrafo)

C) “Outras semelhanças apareceram durante a narrativa:...”. (2º parágrafo)

D) “... usar roupa velha e rasgada em casa e desligar o mundo, ler, ouvir música, assistir a séries de TV,...”. (3º parágrafo)

 

 

 

Leia o texto abaixo.

O mistério do tesouro escondido

 

          Era uma tarde ensolarada de verão quando um grupo de amigos – Tom, Pedro, Ana e Sofia – encontrou um velho baú enferrujado enquanto explorava a floresta perto de suas casas. Quando abriram o baú, encontraram um mapa misterioso, que indicava a localização de um tesouro escondido.

          Os quatro amigos ficaram animados e decidiram seguir o mapa para encontrar o tesouro. Eles seguiram as pistas pelo caminho, passando por árvores altas e rios profundos. O mapa era difícil de seguir [...], mas não desistiram. Eles se encorajaram e trabalharam juntos para encontrar o próximo sinal.

          No caminho, eles encontraram muitos obstáculos, como um rio rápido que precisavam atravessar e uma caverna escura que precisavam explorar. Mas, com trabalho em equipe e coragem, eles superaram cada desafio.

          Finalmente, [...] chegaram ao local onde o tesouro estava escondido. Foi preciso cavar um pouco até encontrarem um baú de madeira cheio de moedas de ouro e pedras preciosas brilhantes.

          Os quatro amigos estavam tão animados que começaram a pular e gritar de alegria. Eles dividiram o tesouro entre si e decidiram [...] ajudar [...] sua comunidade.

 

07) (P00061238) Essa história começa quando os amigos

A) decidem usar o tesouro para ajudar a comunidade.

B) encontram um velho baú enferrujado.

C) seguem o mapa para encontrar o tesouro.

D) trabalharam juntos para encontrar o próximo sinal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o texto abaixo.

“Messi do Xadrez” de 10 anos: “Ninguém nunca teve os resultados de Fausti na sua

idade”, diz professor dele

          O pequeno Faustino Oro, da Argentina, conhecido como o “Messi do xadrez”, tem impressionado a web com as suas habilidades no esporte. Com apenas 10 anos de idade, ele já derrotou o número 1 do mundo, o norueguês Magnus Carlsen, [...] e é o atual campeão mundial de Xadrez Rápido e Blitz. “Faustino se destacou muito rapidamente, ele aprendeu a jogar xadrez aos 6 anos de idade com seu pai [...] em 2020 e aumentou sua pontuação constantemente, chamando atenção pelo seu nível considerando a sua idade”, diz Leandro Daniel Perdomo, 30, um de seus professores, de Buenos Aires, Argentina [...].

          Ao repararem o dom do filho, os pais de Fausti, como é carinhosamente apelidado, logo foram atrás de uma equipe de treinadores, que hoje é composta por quatro profissionais. Seu primeiro professor foi Jorge Rosito, que deu a primeira aula ao menino em setembro de 2020. “Eu comecei com Fausti em abril de 2022, tanto de forma presencial como online. Ele tinha 8 anos e 6 meses de idade”, lembra Leandro, que é Mestre Internacional de Xadrez e responsável pelas partidas de treinamento e desenvolvimento de cálculo do menino. [...]

 

08) (P00061241) Esse texto é

A) um conto.

B) um manual.

C) uma anedota.

D) uma notícia.

 

Leia o texto abaixo.

Elefantes chamam companheiros pelo nome, confirma pesquisa com IA1

          Cientistas descobriram que elefantes chamam companheiros pelo nome, algo parecido como nós humanos fazemos. [...]

          Com a ajuda de IA, o grupo confirmou que os chamados dos animais têm um componente semelhante a um nome que identifica o destinatário. Depois, os cientistas reproduziram as chamadas gravadas e os elefantes, de forma incrível, “respondiam” aos chamados, gritando de volta ou se aproximando do orador.

          A habilidade, que é rara entre os animais não humanos, foi descoberta por pesquisadores da Colorado State University (CSU), dos Estados Unidos. Eles acompanharam elefantes no Quênia para fazer a pesquisa. [...]

          Segundo Michael Pardo, autor principal do estudo, “golfinhos e papagaios chamam uns aos outros pelo ‘nome’, imitando a assinatura do destinatário”.

          Mas diferentemente deles, os elefantes têm um método bem mais especial.

          “Os nossos dados sugerem que os elefantes não dependem da imitação dos chamados do receptor para se dirigirem uns aos outros, o que é mais semelhante à forma como os nomes humanos funcionam”. [...]

 

09) (P00074167) Nesse texto, no trecho “... o grupo confirmou...” (2º parágrafo), a palavra destacada referese a

A) cientistas.

B) elefantes.

C) golfinhos.

D) humanos.

 

10) (P00074360) No trecho “...Mas diferentemente deles, os elefantes têm um método bem mais especial....”

(5º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A) adição.

B) conclusão.

C) explicação.

D) oposição.

 

GABARITO

1C, 2B, 3D, 4C, 5B, 6A, 7B, 8D, 9A, 10D

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