CONTO AFRICANO _ POR QUE A ZEBRA É TODA LISTRADA
Os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham a pelagem da mesma cor.
Naquela época, todos os animais eram amigos e viviam em paz. Não havia nenhum rei, rainha ou outro tipo qualquer de líder para dar ordem a ninguém.
Um dia os bichos reuniram-se e decidiram que estava na hora de eles escolherem um chefe. Mas isto causou uma confusão danada, pois cada um tinha uma opinião diferente para dar. Houve tantas propostas que as discussões acabaram rolando durante dias e noites sem parar.
_Tem que ser o mais pesado _ bramiu o elefante, exibindo o corpanzil.
_ O melhor caçador _ exigiu o leão, sacudindo a juba.
_ O mais veloz _ argumentou o leopardo, que parecia ter asas nas patas.
Então, a lebre teve uma ideia genial:
_ Eu proponho que todos que tenham chifres escolham o seu líder. Os que tenham o corpo coberto de pelos, escamas ou penas também. No final realizaremos uma festa para escolher o rei da floresta.
A zebra e o burro achavam que poderiam ganhar a disputa. Os dois combinaram que iriam ajudar-se um ao outro, para ficarem o mais bonito possível. O problema é que a zebra queria se embelezar primeiro, e o burro também. Então, resolveram pedir conselho à lebre, que era muito conhecida por sua esperteza em solucionar qualquer tipo de disputa.
_ Como a zebra é a mais velha, ela é que deve ser enfeitada primeiro _ disse a orelhuda.
O burro,imediatamente, começou a trabalhar. Ele pintou a zebra com listras brancas e negras, bem devagar e com cuidado, até a ponta dos cascos. Foi tão cuidadoso que só conseguiu terminar a tarefa pouco antes de o concurso começar.
Assim que se viu pintada, a zebra correu para se juntar aos outros animais, esquecendo de ajudar seu irmão. O burro tentou pintar-se sozinho, mas acabou se borrando todo.
É por isso que hoje em dia ele tem essa cor sem graça, toda amarelada.
A zebra não ganhou o concurso, pois o vencedor foi o leão, mas passou a ser admirada pela beleza de suas cores. O burro, magoado, deixou a floresta e foi trabalhar em um vilarejo.
ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA- histórias africanas para contar e recontar.
1. Identifique as personagens do conto.
__________________________________________________________
2. Entre esses personagens, quais são os principais?
_______________________________________________________
3. Como a zebra e o burro são caracterizados no começo da história?
_____________________________________________________________________
4. Qual foi o motivo para os animais se reunirem?
_____________________________________________________________________
5. Quem se manifestou em relação à escolha do chefe dos animais e quais argumentos foram usados?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Os argumentos apresentados pelos animais revelam que;
a) ninguém estava interessado em assumir a responsabilidade de chefiar os animais.
b) o leão e o leopardo tinham maiores chances na disputa devido ás suas habilidades.
c) o elefante era o mais indicado ao cargo, devido ao seu tamanho imponente.
d) cada um argumentou em benefício próprio, destacando sua principais características.
7. A zebra e o burro recorreram à lebre para saber quem iria se embelezar porque ela:
a) entendia de beleza.
b) era considerada esperta.
c) tinha proposto a disputa.
d) era o animal mais velho da floresta.
8. A frase “os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham a pelagem da mesma cor” indica que a história foi:
a) contada por alguém que a presenciou.
b) publicada em um livro e lida na escola.
c) passada de uma geração a outra oralmente.
d) criada em uma época em que os animais falavam.
9. onde se passa a história? Que parte do texto confirma isso?
__________________________________________________________________________________________________
10. O que o uso da expressão “ naquela época” revela sobre o tempo em que essa história se passa?
____________________________________________________________________
11. Analise as expressões indicadas a seguir e responda ao que se pede: ASSIM, ENTÃO, UM DIA, É POR ISSO.
a) identifique a expressão que está associada a noção de tempo.
_____________________
b) É possível, por meio dessa expressão, saber exatamente quando a história se passa? Explique.
__________________________________________________________________
12. Como viviam os animais no inicio da história?
_____________________________________________________________
13. Essa situação é alterada ao longo da narrativa? Por quê?
__________________________________________________________________
14. O que a lebre sugere para tentar resolver a confusão?
______________________________________________________________
15. O que a zebra e o burro decidem fazer para vencer a disputa.
____________________________________________________________
16. A estratégia dos dois dá certa? Quem vence a disputa?
___________________________________________________________
17. na sua opinião, a situação inicial, de paz e amizade entre os animais, é restabelecida após a escolha do rei da floresta?
______________________________________________________________
18. Como era de esperar, o leão vence a disputa e torna-se o “rei da selva”. Será que o leão merece esse título? Pesquise isso e depois escreva um parágrafo explicando se o leão tem esse título por mérito ou por acaso.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19. Numere as informações, considerando a sequência em que os fatos ocorrem.
( ) A zebra e o burro decidem concorrer ao título e combinam de se ajudarem.
( ) O leão é escolhido o rei da floresta.
( ) Os animais decidem que deveriam ter um chefe.
( ) o burro, decepcionado, decide ir trabalhar em um vilarejo.
( ) A lebre apresenta uma proposta para a escolha do rei.
( ) O burro pinta a zebra, mas ela vai embora e não o ajuda como havia prometido.
20. Leia o trecho a seguir e responda; Se você estivesse no lugar do burro, como reagiria a atitude da zebra?
ASSIM QUE SE VIU PINTADA, A ZEBRA CORREU PARA SE JUNTAR AOS OUTROS ANIMAIS, ESQUECENDO-SE DE AJUDAR SEU IRMÃO. O BURRO TENTOU PINTAR-SE SOZINHO, MAS ACABOU SE BORRANDO TODO.
_________________________________________________________________
21. Alguns contos servem para transmitir ensinamentos ou fazer advertências. Que lição pode ser extraída desse conto?
________________________________________________________________
22. A principal finalidade desse conto é:
a) divertir e entreter os leitores.
b) esclarecer a escolha do rei da floresta.
c) criticar o comportamento dos animais.
d) dar explicações reais sobre fatos naturais.
23. Entre as características listadas a seguir, quais podem ser observadas no conto?
a) gírias.
b) marcas de oralidade.
c) vocabulário simples.
d) diálogos em discurso direto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário