PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 10 de março de 2025

REDAÇÃO - PROIBIÇÃO DO USO DO CELULAR - COM GABARITO - Proibir é a solução?

 OBS:  A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). A presença de grifos é porque a finalidade da atividade e que o aluno acerte as respostas para internalizar a estrtura básica da redação para esse nível escolar. Dúvidas ou sugestões postem no comentários.

Fonte do texto: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23024

Proibir o uso dos celulares nas escolas é a solução? 960 pontos


          Em janeiro de 2025 foi sancionada a lei que proíbe o uso dos celulares em escolas públicas e privadas. Entretanto, apenas banir não é a solução para problemas como a falta de interesse escolar e o mau uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Para resolver essas problemáticas, é necessário criar um currículo escolar atrativo com base na realidade tecnológica dos estudantes, além de proporcionar educação digital.

          Em primeiro lugar, é necessário destacar o papel da escola no desenvolvimento de bons hábitos, inclusive em relação ao uso da tecnologia. Com base nisso, é visível a importância da implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying. Portanto, a resposta não é simplesmente banir os celulares das escolas, e sim ensinar os estudantes a utilizá-los corretamente, dessa forma enfrentando a dificuldade diretamente.

         Ademais, o desinteresse escolar também é causado pela discrepância entre os assuntos estudados e a realidade dos alunos. Assim, a exclusão de um aparelho das escolas, tão presente no cotidiano dos jovens, poderia aumentar esse abismo. Conforme o método pedagógico do filósofo Paulo Freire, é crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos estudantes, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado e aumentando o interesse pelos estudos. Dito isto, as escolas devem utilizar os celulares como um recurso lúdico e ferramenta de busca para chamar a atenção dos alunos, ao invés de apenas excluí-los da vida escolar.

          Em síntese, as escolas precisam educar os estudantes para a nova realidade tecnológica, além de apenas proibirem o uso dos celulares. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva, por meio de aulas especiais dentro da grade curricular. Assim, os estudantes irão ter uma educação condizente com sua realidade tecnológica, gerando interesse e bom uso dos aparelhos. 

 

 

1. Responda com uma palavra: qual o assunto do texto?

___________________________

 

2. Responda com uma frase: qual o tema do texto?

______________________________________________________________________________

 

3. Qual a tese? (Primeiro parágrafo)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual o argumento usado para defender a ideia de “proporcionar educação digital’?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Qual o argumento usado para defender a ideia de um “criar um currículo escolar atrativo” ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Qual a conclusão apresentada no último parágrafo sobre a ideia deproporcionar educação digital”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

7. Ao proporcionar a educação digital o que acabará despertando nos alunos? Responda com uma palavra presente no último parágrafo.

 

8. Quais conectivos foram empregados para iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?

________________________________________________________________

 

9. Qual conectivo foi usado para iniciar a conclusão?

______________________________________

 

10. Qual dos conectivos abaixo NÃO substitui o conectivo EM SÍNTESE?

(   ) ENFIM    (   ) PORTANTO     (   ) DESSA FORMA   (   ) DESSE MODO    (   ) PORÉM

 

 

11.  Escreva três linhas argumentando sobre como “proporcionar educação digital nas escolas”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Escreva três linhas argumentando sobre “a importância de criar um currículo escolar atrativo”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

GABARITO:

1. Celular.

2. Proibição do uso dos celulares nas escolas.

3. É necessário criar um currículo escolar e proporcionar educação digital.

4. Ensinar os estudantes a utilizar o celular corretamente.

5. As escolas devem utilizar os celulares como um recurso lúdico.

6. O Ministério da educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva.

7. Interesse.

8. Em primeiro lugar e ademais.

9. Em síntese.

10. Porém.

11. Resposta pessoal.

12. Resposta pessoal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário