OBS: A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). A presença de grifos é porque a finalidade da atividade e que o aluno acerte as respostas para internalizar a estrtura básica da redação para esse nível escolar. Dúvidas ou sugestões postem no comentários.
Fonte do texto: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23024
Proibir o uso dos celulares nas escolas é a solução? 960 pontos
1 Em janeiro de 2025 foi sancionada a lei que proíbe o uso dos celulares em escolas públicas e privadas. Entretanto, apenas banir não é a solução para problemas como a falta de interesse escolar e o mau uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Para resolver essas problemáticas, é necessário proporcionar educação digital além de criar um currículo escolar atrativo com base na realidadetecnológica dos estudantes.
2 Em primeiro lugar, é necessário destacar o papel da escola no desenvolvimento de bons hábitos, inclusive em relação ao uso da tecnologia. Com base nisso, é visível a importância da implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying. Portanto, a resposta não é simplesmente banir os celulares das escolas, e sim ensinar os estudantes a utilizá-los corretamente, dessa forma enfrentando a dificuldade diretamente.
3 Ademais, o desinteresse escolar também é causado pela discrepância entre os assuntos estudados e a realidade dos alunos. Assim, a exclusão de um aparelho das escolas, tão presente no cotidiano dos jovens, poderia aumentar esse abismo. Conforme o método pedagógico do filósofo Paulo Freire, é crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos estudantes, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado e aumentando o interesse pelos estudos. Dito isto, as escolas devem utilizar os celulares como um recurso lúdico e ferramenta de busca para chamar a atenção dos alunos, ao invés de apenas excluí-los da vida escolar.
4 Em síntese, as escolas precisam educar os estudantes para a nova realidade tecnológica, além de apenas proibirem o uso dos celulares. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva, por meio de aulas especiais dentro da grade curricular. Assim, os estudantes irão ter uma educação condizente com sua realidade tecnológica, gerando interesse e bom uso dos aparelhos.
1. Responda com uma palavra: qual o assunto do texto?
___________________________
2. Responda com uma frase: qual o tema do texto?
______________________________________________________________________________
3. Qual a tese? (Primeiro parágrafo)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Qual argumento foi usado para defender a ideia de “proporcionar educação digital’ no segundo parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual argumento foi usado para defender a ideia de um “criar um currículo escolar atrativo” no terceiro parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Qual a conclusão apresentada no último parágrafo sobre a ideia de “proporcionar educação digital”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
7. Ao proporcionar a educação digital o que acabará despertando nos alunos? Responda com uma palavra presente no último parágrafo.
8. Quais conectivos foram empregados para iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?
________________________________________________________________
9. Qual conectivo foi usado para iniciar a conclusão?
______________________________________
10. Qual dos conectivos abaixo NÃO substitui o conectivo EM SÍNTESE?
( ) ENFIM ( ) PORTANTO ( ) DESSA FORMA ( ) DESSE MODO ( ) PORÉM
11. Escreva três linhas argumentando sobre como “proporcionar educação digital nas escolas”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
12. Escreva três linhas argumentando sobre “a importância de criar um currículo escolar atrativo”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
GABARITO:
1. Celular.
2. Proibição do uso dos celulares nas escolas.
3. É necessário criar um currículo escolar e proporcionar educação digital.
4. Implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying..
5. É crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos estudantes
6. O Ministério da educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva.
7. Interesse.
8. Em primeiro lugar e ademais.
9. Em síntese.
10. Porém.
11. Resposta pessoal.
12. Resposta pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário