OBS: A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). A presença de grifos é porque a finalidade da atividade e que o aluno acerte as respostas para internalizar a estrtura básica da redação para esse nível escolar. Dúvidas ou sugestões postem no comentários.
Fonte do texto: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23024
Proibir o
uso dos celulares nas escolas é a solução? 960 pontos
Em janeiro de 2025 foi sancionada a
lei que proíbe o uso dos celulares em escolas públicas e privadas. Entretanto,
apenas banir não é a solução para problemas como a falta de interesse escolar e
o mau uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Para resolver essas
problemáticas, é necessário criar um currículo escolar atrativo com base na
realidade tecnológica dos
estudantes, além de proporcionar
educação digital.
Em primeiro lugar, é necessário destacar o papel da escola no
desenvolvimento de bons hábitos, inclusive em relação ao uso da tecnologia. Com
base nisso, é visível a importância da implantação de um programa de educação
digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying. Portanto,
a resposta não é simplesmente banir os celulares das escolas, e sim ensinar os estudantes a utilizá-los
corretamente, dessa forma enfrentando a dificuldade diretamente.
Ademais, o desinteresse escolar também
é causado pela discrepância entre os assuntos estudados e a realidade dos alunos.
Assim, a exclusão de um aparelho das escolas, tão presente no cotidiano dos
jovens, poderia aumentar esse abismo. Conforme o método pedagógico do filósofo
Paulo Freire, é crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos
estudantes, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado e aumentando o
interesse pelos estudos. Dito isto, as escolas
devem utilizar os celulares como um recurso lúdico e ferramenta de busca para
chamar a atenção dos alunos, ao invés de apenas excluí-los da vida
escolar.
Em síntese, as escolas precisam
educar os estudantes para a nova realidade tecnológica, além de apenas
proibirem o uso dos celulares. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar um programa de educação digital
que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva,
por meio de aulas especiais dentro da grade curricular. Assim, os
estudantes irão ter uma educação condizente com sua realidade tecnológica,
gerando interesse e bom uso dos aparelhos.
1. Responda com uma
palavra: qual o assunto do texto?
___________________________
2. Responda com uma
frase: qual o tema do texto?
______________________________________________________________________________
3. Qual a tese?
(Primeiro parágrafo)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Qual o argumento
usado para defender a ideia de “proporcionar
educação digital’?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual o argumento
usado para defender a ideia de um “criar
um currículo escolar atrativo” ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Qual a conclusão
apresentada no último parágrafo sobre a ideia de “proporcionar educação
digital”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
7. Ao proporcionar a educação digital
o que acabará despertando nos alunos? Responda com uma palavra presente no último
parágrafo.
8. Quais conectivos
foram empregados para iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?
________________________________________________________________
9. Qual conectivo
foi usado para iniciar a conclusão?
______________________________________
10. Qual dos
conectivos abaixo NÃO substitui o conectivo EM SÍNTESE?
( ) ENFIM
( ) PORTANTO (
) DESSA FORMA ( ) DESSE MODO ( )
PORÉM
11. Escreva três linhas argumentando sobre como “proporcionar educação digital nas
escolas”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12.
Escreva três linhas argumentando sobre “a
importância de criar um currículo escolar atrativo”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO:
1. Celular.
2. Proibição do uso dos celulares nas
escolas.
3. É necessário criar um currículo
escolar e proporcionar educação digital.
4. Ensinar os estudantes a utilizar o
celular corretamente.
5. As escolas devem utilizar os
celulares como um recurso lúdico.
6. O Ministério da educação deve criar
um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de
forma segura e produtiva.
7. Interesse.
8. Em primeiro lugar e ademais.
9. Em síntese.
10. Porém.
11. Resposta pessoal.
12. Resposta pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário