Carlos Drummond de Andrade
O jardineiro
conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs
contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O
girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque
os girassóis são orgulhosos de natureza.
Em vão o
jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se
contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante
embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o
jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida
ocasião.
O dono do
jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros,
aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a
carteira de trabalho.
Depois que o
jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham
induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol,
que não se conformava com a ausência do homem.
“Você o
tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque
agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e
gostava”.
Carlos Drummond de Andrade, A
cor de cada um. Ed. Record, 1997 (fragmento)
PARTE I
https://www.aulaparana.pr.gov.br/lingua_portuguesa_6ano
1. O girassol ao dizer, no final, “estou triste porque agora
não posso tratá-lo mal. É minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”,
tenta
(A) mostrar-se arrependido pelas suas ações.
(B) mostra-se indiferente à saída do jardineiro.
(C) conscientizar-se do mal que causou.
(DX) justificar-se pelo seu modo de agir.
2. “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito
tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E
mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho”. A leitura deste
trecho mostra que o empregado fora punido ou recompensado pelo patrão? Explique
como isso aconteceu.
O empregado foi punido com a demissão por dar atenção às
plantas.
TEORIA:
ELEMENTOS DA
NARRATIVA
Personagens: quem vive a história;
Espaço: onde se passa história;
Tempo: quando se passa a história;
Narrador: quem conta a história (1ª ou 3ª pessoa);
Enredo: a história que é contada.
ESTRUTURA DO CONTO
Situação inicial: quando as personagens e o espaço são
apresentados;
Conflito: o aparecimento de um fato que rompe com
normalidade;
Desenvolvimento: apresenta ações para tentar solucionar o
conflito;
Clímax: ponto mais alto do conflito;
Desfecho: resolução do conflito.
3. No primeiro parágrafo, no trecho “O jardineiro conversava
com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas
a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio” temos:
(AX) A situação inicial.
(B) O conflito.
(C) O clímax.
(D) O desfecho.
4. “O jardineiro conversava com as flores[...] O girassol
não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os
girassóis são orgulhosos de natureza.” O trecho sublinhado representa que parte
da narrativa (situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax ou desfecho)?
Justifique.
Conflito, pois apresenta uma situação que precisa ser
resolvida entre as personagens.
5. Identifique as partes da narrativa nos trechos abaixo
( 1 ) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de
girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.”
( 2 ) “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito
tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma.”
1- Desenvolvimento
2- Clímax
3- Desfecho
6. Quem é o autor do texto?
_____________________________________________________________________________
7. Qual o gênero textual?
a) notícia
b) reportagem
c) conto
d) poema
8. Em que espaço se passa a história?
_____________________________________________________________________________
9. Qual o aspecto físico do jardineiro?
_____________________________________________________________________________
10. Retire do texto um fragmento que indique opinião do
girassol a respeito do jardineiro.
____________________________________________________________________________
PARTE II
https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica-maneira-de-amar-carlos-drummond.html
01 – “...elas se habituaram ao diálogo”.
Segundo o
autor,
a) as flores não
gostavam de dialogar com o jardineiro.
b) o jardineiro não
dava atenção às flores.
c) o jardineiro
jamais dialogara com as flores.
d) as flores se
acostumaram com o diálogo do jardineiro.
e) as flores não
paravam para ouvir a conversa do jardineiro.
02 – “Em vão o
jardineiro tentava captar-lhe as graças...”
O autor nos
revela que
a) o jardineiro não
procurava conquistar o girassol.
b) o girassol
recebia maus tratos do jardineiro.
c) o girassol
demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.
d) apesar de toda a
sua indiferença, o girassol recebia, de vez em quando, atenção do jardineiro.
e) mesmo sem obter
bons resultados, o jardineiro procurava chamar a atenção do girassol.
03 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e
gostava”.
Que ideia o
autor nos quis transmitir com este trecho?
a) Todas as flores
amam da mesma maneira.
b) As flores amam
aqueles que lhes dão carinho.
c) O girassol
demonstrou a sua maneira própria de amar.
d) O girassol, de
natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.
e) O girassol
expressava amor como qualquer outra flor.
04 – Sabe-se que o girassol é uma flor que se volta para o
sol.
Assinale a
alternativa cuja ação não é característica dessa flor.
a) “Em vão o
jardineiro tentava captar-lhe as graças...”
b) “... o girassol
chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria”.
c) “... o jardineiro
deixou de regar o pé de girassol...”
d) “...porque não
tinha induzido o girassol a mudar de atitude”.
e) “... estou triste
porque agora não posso tratá-lo mal.”
05 – Qual das passagens abaixo melhor demonstra a atenção
dada pelo jardineiro a todas as flores?
a) “Em vão o
jardineiro tentava captar-lhes as graças...”
b) “É a minha
maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
c) “Nunca,
entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e renovar-lhe a
terra.
d) “... as flores
ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar
de atitude”.
e) “Passava manhãs
contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.
06 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o
texto:
(V) Os girassóis são orgulhosos.
(F) O jardineiro
conversava com todas as flores, menos com o girassol.
(V) As flores se
acostumaram com o diálogo do jardineiro.
(F) Quando o jardineiro
saiu, quem ficou mais triste foi o gerânio.
(V) O girassol tinha
sua própria maneira de demonstrar amor.
07 – Qual é a ideia central desse pequeno conto?
( ) Como cuidar de
um jardim.
(X) Cada um tem uma maneira de demonstrar o amor.
( ) importância do
diálogo.
08 – Apesar da atitude indiferente, o jardineiro continuou a
cuidar do girassol? Retire do texto um trecho que justifique sua resposta.
“Nunca,
entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a
terra, na devida ocasião.”
09 – Por que o jardineiro entendia o comportamento do
girassol?
Porque era o
jeito do girassol amar e o jardineiro sabia disso.
10 – O dono do jardim despediu o jardineiro. Por qual
motivo?
Porque achou que
ele perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente, não fazendo
coisa alguma.
11 – Na sua opinião, esse motivo foi justo? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
12 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e
gostava.”, qual ideia essa resposta do girassol transmite?
Que todos temos
nosso jeito de amor, pois somos diferentes uns dos outros.
13 – Você conhece alguma pessoa que, como o girassol,
expressa seus sentimentos de uma maneira diferente?
Resposta pessoal
do aluno
PARTE III
Responda:
01) O jardineiro continuou a cuidar do girassol, apesar de
sua atitude indiferente e altiva. Na sua opinião, o que essa atitude nos
ensina?
_____________________________________________________________________________
02) Com o tempo o girassol se tornou mais amável? Justifique
sua resposta com uma passagem do próprio texto:
_____________________________________________________________________________
03) Por que o jardineiro entendia o comportamento agressivo
do girassol? Se você fosse continuaria tratando bem dele também ou mudaria de
atitude? Se sim, o que faria?
_____________________________________________________________________________
04) Qual é a sua opinião sobre a atitude do dono do jardim,
ao despedir o jardineiro? Concorda que ele ficava mesmo à toa?
_____________________________________________________________________________
05) Transcreva do texto uma única palavra que comprove que,
com sensibilidade e atenção, há quem perceba que, ao contrário do seu patrão, o
jardineiro trabalhava muito:
_____________________________________________________________________________
06) Justifique o título do texto, aproveitando para sugerir
um outro:
_____________________________________________________________________________
07) Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, evita
expressar seus sentimentos por puro orgulho? Esclareça sua resposta:
_____________________________________________________________________________
08) Você concorda que existem várias maneiras de amar e que
todas elas são eficazes? Comente:
_____________________________________________________________________________
09) Escreva um bilhete para o jardineiro, pedindo para que
ele volte a exercer as suas funções. O remetente pode ser uma das flores, o
patrão ou até mesmo o girassol. Você escolhe! Seja lá quem for, capriche!
Arrase!
_____________________________________________________________________________
10) Que mensagem o texto lhe transmitiu?
_____________________________________________________________________________
PARTE IV
1. Ao atribuir sentidos ao texto, percebe-se que o
jardineiro, em relação às flores:
a) cumpria friamente sua função de regá-las e de
renovar a terra.
b) conversava com elas como forma de disfarçar
sua preguiça.
c) cumpria sua função com pouco interesse.
d) tratava-as como se fossem humanas.
2. O sentimento que o jardineiro nutria pelas flores:
a) era correspondido pelo girassol, à maneira
dele.
b) não era correspondido pelas flores.
c) era correspondido pelo girassol, da mesma
forma.
d) não era correspondido pelo girassol.
3. A expressão em destaque em “Chegar a voltar-se contra
a luz.”, no texto, representa comportamento:
I - Diverso da natureza dos girassóis.
II - Próprio de qualquer girassol.
III - Próprio daquele girassol.
IV - Próprio de qualquer flor.
Marque a opção cujos itens estejam adequados:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) III e IV.
4. O constrangimento causado pelo girassol:
a) provocava no jardineiro uma reação negativa.
b) fazia com que o jardineiro cuidasse da planta
com má vontade.
c) era algo que provocava muita discussão entre
as flores.
d) não provocava no jardineiro uma reação
negativa.
a) descobriu que o jardineiro não fazia coisa
alguma.
b) não compreendia a relação que havia entre o
jardineiro e as flores.
c) percebeu que o empregado maltratava as
plantas.
d) não respeitava qualquer direito trabalhista
do jardineiro.
6. As flores do jardim, após a demissão do jardineiro:
a) não se arrependeram de sua atitude omissa.
b) ficaram arrependidas, assim como o girassol.
c) sabiam que nada poderiam ter feito em relação
à atitude do girassol.
d) arrependeram-se por terem sido omissas.
7. A expressão “não ir muito com a cara”, utilizada no
texto, encontra sentido semelhante na frase:
I - Não gosto muito dele, não!
II - O aspecto daquele alimento não é
desagradável.
III - Trata-se de pessoa por quem não tenho
muita simpatia.
IV - Eu não o achava feio.
São coerentes as afirmações:
a) I e III.
b) II e IV.
c) I e II.
d) III e IV.
8. O comportamento do girassol causava uma situação
bastante embaraçosa. Podemos identificar outra situação embaraçosa nas
seguintes hipóteses:
I - Após apresentação, o ator recebeu com
alegria os aplausos de uma plateia entusiasmada.
II - Ao começar o seu discurso, o Presidente foi
vaiado em pleno auditório.
III - Durante a festa, os convidados se
divertiram bastante.
IV - Durante a entrega do “Oscar”, protetores
dos animais jogaram tinta no casaco de pele daquela famosa atriz.
a) I e II.
b) II e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
09. Marque a alternativa em que a palavra em destaque
possui a função morfológica de nomear algo ou alguém, sendo, portanto,
classificada em substantivo:
a) “O jardineiro conversava com as flores
e elas se habituaram ao diálogo.”
b) “O girassol não ia muito com sua cara, ou
porque não fosse homem bonito...”
c) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou
de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra...”
d) “E mandou-o embora, depois de assinar a
carteira de trabalho.
https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2018/05/portugues-9-ano-interpretacao-com.html
PARTE V
1- Em qual ambiente se passa a história do conto e em qual
época?
____________________________________________
2- Quem participa da história?
____________________________________________
3- O narrador participa da história, ou apenas conta o que
aconteceu?
____________________________________________
4- Faça um resumo oral do que aconteceu na complicação do
conto.
____________________________________________
5- Podemos considerar que o momento em que o jardineiro é
demitido forma-se o clímax do conto? Por quê?
________________________________________________________________________________________
6- Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que
sentimento se percebe entre as flores, no desfecho que o narrador dá à
história?
____________________________________________
7- Por que o jardineiro não tinha sucesso com o girassol?
____________________________________________
8- Por que o JARDINEIRO foi demitido?
____________________________________________
9- Qual é a função das aspas utilizadas no último parágrafo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário