PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

CONTO - MANEIRA DE AMAR


                     Carlos Drummond de Andrade

 

     O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

        Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.

        O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

        Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.

        “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

Carlos Drummond de Andrade, A cor de cada um. Ed. Record, 1997 (fragmento)

 

 

PARTE I

https://www.aulaparana.pr.gov.br/lingua_portuguesa_6ano

 

 

1. O girassol ao dizer, no final, “estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”, tenta

(A) mostrar-se arrependido pelas suas ações.

(B) mostra-se indiferente à saída do jardineiro.

(C) conscientizar-se do mal que causou.

(DX) justificar-se pelo seu modo de agir.

 

2. “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho”. A leitura deste trecho mostra que o empregado fora punido ou recompensado pelo patrão? Explique como isso aconteceu.

 

O empregado foi punido com a demissão por dar atenção às plantas.

 

TEORIA:

ELEMENTOS DA NARRATIVA

Personagens: quem vive a história;

Espaço: onde se passa história;

Tempo: quando se passa a história;

Narrador: quem conta a história (1ª ou 3ª pessoa);

Enredo: a história que é contada.

 

ESTRUTURA DO CONTO

Situação inicial: quando as personagens e o espaço são apresentados;

Conflito: o aparecimento de um fato que rompe com normalidade;

Desenvolvimento: apresenta ações para tentar solucionar o conflito;

Clímax: ponto mais alto do conflito;

Desfecho: resolução do conflito.

 

 

 

 

3. No primeiro parágrafo, no trecho “O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio” temos:

(AX) A situação inicial.

(B) O conflito.

(C) O clímax.

(D) O desfecho.

 

4. “O jardineiro conversava com as flores[...] O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.” O trecho sublinhado representa que parte da narrativa (situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax ou desfecho)? Justifique.

 

Conflito, pois apresenta uma situação que precisa ser resolvida entre as personagens.

 

5. Identifique as partes da narrativa nos trechos abaixo

( 1 ) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.”

( 2 ) “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma.”

1- Desenvolvimento

2- Clímax

3- Desfecho

 

6. Quem é o autor do texto?

_____________________________________________________________________________

 

7. Qual o gênero textual?

a) notícia

b) reportagem

c) conto

d) poema

 

8. Em que espaço se passa a história?

_____________________________________________________________________________

 

9. Qual o aspecto físico do jardineiro?

_____________________________________________________________________________

10. Retire do texto um fragmento que indique opinião do girassol a respeito do jardineiro.

____________________________________________________________________________

 

 

PARTE II

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/08/cronica-maneira-de-amar-carlos-drummond.html

 

01 – “...elas se habituaram ao diálogo”.

         Segundo o autor,

a)   as flores não gostavam de dialogar com o jardineiro.

b)   o jardineiro não dava atenção às flores.

c)   o jardineiro jamais dialogara com as flores.

d)   as flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.

e)   as flores não paravam para ouvir a conversa do jardineiro.

 

 02 – “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”

        O autor nos revela que

a)   o jardineiro não procurava conquistar o girassol.

b)    o girassol recebia maus tratos do jardineiro.

c)    o girassol demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.

d)    apesar de toda a sua indiferença, o girassol recebia, de vez em quando, atenção do jardineiro.

e)    mesmo sem obter bons resultados, o jardineiro procurava chamar a atenção do girassol.

 

03 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

         Que ideia o autor nos quis transmitir com este trecho?

a)   Todas as flores amam da mesma maneira.

b)   As flores amam aqueles que lhes dão carinho.

c)   O girassol demonstrou a sua maneira própria de amar.

d)   O girassol, de natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.

e)   O girassol expressava amor como qualquer outra flor.

 

04 – Sabe-se que o girassol é uma flor que se volta para o sol.

        Assinale a alternativa cuja ação não é característica dessa flor.

a)   “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”

b)   “... o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria”.

c)   “... o jardineiro deixou de regar o pé de girassol...”

d)   “...porque não tinha induzido o girassol a mudar de atitude”.

e)   “... estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”

 

05 – Qual das passagens abaixo melhor demonstra a atenção dada pelo jardineiro a todas as flores?

a)   “Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...”

b)   “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

c)   “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e renovar-lhe a terra.

d)   “... as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude”.

e)   “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.

 

06 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o texto:

(V) Os girassóis são orgulhosos.

(F)  O jardineiro conversava com todas as flores, menos com o girassol.

(V)  As flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.

(F)  Quando o jardineiro saiu, quem ficou mais triste foi o gerânio.

(V)  O girassol tinha sua própria maneira de demonstrar amor.

 

07 – Qual é a ideia central desse pequeno conto?

(   ) Como cuidar de um jardim.

(X) Cada um tem uma maneira de demonstrar o amor.

(   ) importância do diálogo.

 

08 – Apesar da atitude indiferente, o jardineiro continuou a cuidar do girassol? Retire do texto um trecho que justifique sua resposta.

      “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.”

 

09 – Por que o jardineiro entendia o comportamento do girassol?

      Porque era o jeito do girassol amar e o jardineiro sabia disso.

 

10 – O dono do jardim despediu o jardineiro. Por qual motivo?

      Porque achou que ele perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente, não fazendo coisa alguma.

 

11 – Na sua opinião, esse motivo foi justo? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

12 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”, qual ideia essa resposta do girassol transmite?

      Que todos temos nosso jeito de amor, pois somos diferentes uns dos outros.

 

13 – Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, expressa seus sentimentos de uma maneira diferente?

      Resposta pessoal do aluno

 

PARTE III

Responda:

01) O jardineiro continuou a cuidar do girassol, apesar de sua atitude indiferente e altiva. Na sua opinião, o que essa atitude nos ensina?

_____________________________________________________________________________

 

02) Com o tempo o girassol se tornou mais amável? Justifique sua resposta com uma passagem do próprio texto:

_____________________________________________________________________________

 

03) Por que o jardineiro entendia o comportamento agressivo do girassol? Se você fosse continuaria tratando bem dele também ou mudaria de atitude? Se sim, o que faria?

_____________________________________________________________________________

 

04) Qual é a sua opinião sobre a atitude do dono do jardim, ao despedir o jardineiro? Concorda que ele ficava mesmo à toa?

_____________________________________________________________________________

 

05) Transcreva do texto uma única palavra que comprove que, com sensibilidade e atenção, há quem perceba que, ao contrário do seu patrão, o jardineiro trabalhava muito:

_____________________________________________________________________________

 

06) Justifique o título do texto, aproveitando para sugerir um outro:

_____________________________________________________________________________

 

07) Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, evita expressar seus sentimentos por puro orgulho? Esclareça sua resposta:

_____________________________________________________________________________

 

08) Você concorda que existem várias maneiras de amar e que todas elas são eficazes? Comente:

_____________________________________________________________________________

 

09) Escreva um bilhete para o jardineiro, pedindo para que ele volte a exercer as suas funções. O remetente pode ser uma das flores, o patrão ou até mesmo o girassol. Você escolhe! Seja lá quem for, capriche! Arrase!

_____________________________________________________________________________

 

10) Que mensagem o texto lhe transmitiu?

_____________________________________________________________________________

 

PARTE IV

 

1. Ao atribuir sentidos ao texto, percebe-se que o jardineiro, em relação às flores:

a) cumpria friamente sua função de regá-las e de renovar a terra. 

b) conversava com elas como forma de disfarçar sua preguiça.

c) cumpria sua função com pouco interesse.

d) tratava-as como se fossem humanas.

 

2. O sentimento que o jardineiro nutria pelas flores:

a) era correspondido pelo girassol, à maneira dele.

b) não era correspondido pelas flores.

c) era correspondido pelo girassol, da mesma forma.

d) não era correspondido pelo girassol.

 

3. A expressão em destaque em “Chegar a voltar-se contra a luz.”, no texto, representa comportamento:

 

I - Diverso da natureza dos girassóis.

II - Próprio de qualquer girassol.

III - Próprio daquele girassol.

IV - Próprio de qualquer flor.

 

Marque a opção cujos itens estejam adequados: 

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) III e IV.

 

4. O constrangimento causado pelo girassol:

a) provocava no jardineiro uma reação negativa.

b) fazia com que o jardineiro cuidasse da planta com má vontade.

c) era algo que provocava muita discussão entre as flores.

d) não provocava no jardineiro uma reação negativa.


5. De acordo com o texto, nota-se que o dono do jardim:

a) descobriu que o jardineiro não fazia coisa alguma.

b) não compreendia a relação que havia entre o jardineiro e as flores.

c) percebeu que o empregado maltratava as plantas.

d) não respeitava qualquer direito trabalhista do jardineiro.

 

6. As flores do jardim, após a demissão do jardineiro:

a) não se arrependeram de sua atitude omissa.

b) ficaram arrependidas, assim como o girassol.

c) sabiam que nada poderiam ter feito em relação à atitude do girassol.

d) arrependeram-se por terem sido omissas. 

 

7. A expressão “não ir muito com a cara”, utilizada no texto, encontra sentido semelhante na frase:

 

I - Não gosto muito dele, não!

II - O aspecto daquele alimento não é desagradável. 

III - Trata-se de pessoa por quem não tenho muita simpatia.

IV - Eu não o achava feio.

 

São coerentes as afirmações:

a) I e III.

b) II e IV.

c) I e II.

d) III e IV.

 

8. O comportamento do girassol causava uma situação bastante embaraçosa. Podemos identificar outra situação embaraçosa nas seguintes hipóteses:

 

I - Após apresentação, o ator recebeu com alegria os aplausos de uma plateia entusiasmada.

II - Ao começar o seu discurso, o Presidente foi vaiado em pleno auditório.

III - Durante a festa, os convidados se divertiram bastante.

IV - Durante a entrega do “Oscar”, protetores dos animais jogaram tinta no casaco de pele daquela famosa atriz.

 

a) I e II.

b) II e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

 

09. Marque a alternativa em que a palavra em destaque possui a função morfológica de nomear algo ou alguém, sendo, portanto, classificada em substantivo:

 

a) “O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo.”

b) “O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito...”

c) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra...”

d) “E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2018/05/portugues-9-ano-interpretacao-com.html

 

PARTE V

 

1- Em qual ambiente se passa a história do conto e em qual época?

____________________________________________

2- Quem participa da história?

____________________________________________

3- O narrador participa da história, ou apenas conta o que aconteceu?

____________________________________________

 

4- Faça um resumo oral do que aconteceu na complicação do conto.

____________________________________________

5- Podemos considerar que o momento em que o jardineiro é demitido forma-se o clímax do conto? Por quê?

________________________________________________________________________________________

6- Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que sentimento se percebe entre as flores, no desfecho que o narrador dá à história?

____________________________________________

7- Por que o jardineiro não tinha sucesso com o girassol?

____________________________________________

8- Por que o JARDINEIRO foi demitido?

____________________________________________

9- Qual é a função das aspas utilizadas no último parágrafo?

______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário