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domingo, 9 de março de 2025

CAED 7º ano ATIVIDADES

 ASSUNTOS: ideia principal, conjunção ( relação de ), assunto, objetivo do texto, opinião, inferência ( entende-se) posicionamento ( opinião do autor), anáfora ( a palavra refere-se  a), gênero ( esse texto é) Situação inicial ( a história começa começa).

Dicas:

Leia o título, a resposta às vezes está no título.

Use marca texto, destaque a informação que está procurando.

Leia a pergunta primeiro.

ALUNO:___________________________________________TURMA______DATA_____

 

Leia o texto abaixo.

 

A importância da família na adolescência

          A adolescência é uma das fases mais intensas da vida e a importância da família é essencial para superar os obstáculos. Uma estrutura familiar funcional é essencial para passar por este período da vida da melhor forma possível e garantir que os jovens terão acesso a uma qualidade de vida tanto física quanto emocional.

          Algumas das maiores transformações pelas quais as pessoas passam pela vida ocorrem nesta fase. Por isso, é importante contar com o apoio da família na adolescência, visto que a personalidade dos indivíduos é formada e existe a busca pelo grupo social ao qual eles pertencem.

          Os familiares têm uma grande importância nesse processo de formação da personalidade e busca pelo seu espaço. Assim, eles poderão atuar como guias nesse processo desafiador, mantendo o equilíbrio e fornecendo apoio aos jovens.

          Dessa forma, não existem receitas prontas e nem formas de agir específicas para enfrentar este momento. Cada adolescente pode agir de uma forma e resta acompanhar o processo dando o suporte necessário.

          Mas entender alguns conceitos que podem facilitar essa fase intensa pode ajudar muito os adolescentes nessa transição da infância para esse novo cenário das suas vidas. Por isso, é necessário entender a importância da família na adolescência. [...]

 

01) (P00059416) Qual é a ideia defendida nesse texto?

A) O equilíbrio alimentar é fundamental para os familiares.

B) Os adolescentes precisam estudar sobre grupos sociais.

C) O apoio da família é essencial durante a adolescência.

D) Os familiares devem fazer cursos para lidar com os jovens.

 

 

Leia o texto abaixo.

 

Crônica de Alegação

          “Não ganhei o primeiro lugar, mas ganhei confiança! ” Essa foi uma das declarações que li nos stories de uma amiga que acabara de participar de um concurso, mas que não tirou o primeiro lugar. Essa frase me tocou tão profundamente que resolvi escrever sobre ela. Para mim, a guria  mencionada, sem dúvidas, foi a melhor, não por ser minha conhecida, é claro, mas sim, pelo seu discurso sensacional.

          Talvez eu tenha esse pensamento [...] por ter acompanhado a evolução que ela teve na oratória e por poder perceber com mais facilidade o quanto ela se superou no seu trabalho. Sempre foi perceptível o dom de se expressar que ela possui, mas dessa vez ela arrebentou a boca do balão. Ela havia sido a última a discursar – por ordem de sorteio – por essa razão o nosso nervosismo triplicou.

          Havia muitas pessoas no auditório, mas, mesmo assim, ela não se sentiu intimidada, subiu no palco e realizou o seu show deslumbrantemente. Ela defendia a sua tese de uma maneira tão leve e empoderada que conseguia roubar todo o foco do público para si. Foi estupendo! O tema de seu discurso foi Liderança e ela, de forma simples e objetiva, explicouo perfeitamente bem.

          Apesar de ter se saído brilhantemente bem, ela não ficou como primeira colocada. [...] Às vezes, os resultados não nos agradam muito no início, mas tudo tem um propósito e, se ela não foi a primeira colocada, é porque vencer naquele momento não estava vinculado a ser a melhor entre as participantes, mas sim em ser melhor para si mesma.

          O objetivo desses concursos não é ganhar para ostentar a colocação, e sim se portar à frente de desafios e vencer no seu íntimo. Aposto que hoje essa menina se vê de uma maneira completamente diferente, ela aprendeu a confiar nela mesma.

 

02) (P00059424) Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A) “... mas que não tirou o primeiro lugar.”. (1º parágrafo)

B) “... a guria mencionada, sem dúvidas, foi a melhor,...”. (1º parágrafo)

C) “Ela havia sido a última a discursar...”. (2º parágrafo)

D) “O objetivo desses concursos não é ganhar...”. (5º parágrafo)

 

 

 

Leia o texto abaixo.

Adolescência feliz pode significar bem-estar na vida adulta

          Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Cambridge e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Saúde Vitalícia e Envelhecimento, ambas do Reino Unido, ter tido uma adolescência feliz pode ser um grande preditor de altos níveis de bem-estar na vida adulta.

          Os cientistas tiveram acesso a dados de 2.776 pessoas e contaram com a avaliação dos professores sobre seus comportamentos quando tinham entre 13 e 15 anos. [...] No grupo dos participantes que gostou da sua adolescência apareceram resultados como: maior satisfação no trabalho, maior contato com a família e amigos e maior participação em eventos sociais e de lazer.

Vocabulário:  preditor: que serve para prever.

 

03) (P00059414) O assunto desse texto é

A) a associação entre as pesquisas sobre envelhecimento e a presença da ciência.

B) a conexão entre o contato social em vários níveis e as relações na vida adulta.

C) a ligação entre o estudo sobre a velhice humana e os níveis de bem-estar.

D) a relação entre a felicidade na adolescência e o bem-estar na vida adulta.

 

 

Leia o texto abaixo.

DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE

          Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

          Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

          I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

          II - opinião e expressão;

          IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

          V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

          VI - participar da vida política, na forma da lei;

          VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. [...]

 

04) (P00059423) O objetivo desse texto é

A) divulgar eventos.

B) ensinar procedimentos.

C) garantir direitos.

D) relatar fatos.

 

Leia o texto abaixo.

Profissão: Escritor

          – Ei, pessoal! Aquela é a escritora de que o Sabino gosta? Ele sempre fala dos livros que ela escreve.

          – É ela sim, Luísa! Vamos lá conversar com ela?

          Você sempre gostou de escrever?

          Minha mãe sempre leu histórias para mim. E foi daí que surgiu a vontade de escrever minhas próprias histórias. Enquanto eu crescia, meu gosto pelas histórias foi aumentando.

          Como surgem as ideias para escrever um livro?

          As ideias aparecem de várias formas. Às vezes, estou caminhando, deitada para dormir ou até comendo. Quando tenho uma ideia, anoto no meu caderninho ou gravo no celular; assim, eu não me esqueço.

          Qual é a sensação de ver seu livro sendo vendido?

          É muito bom ver as pessoas comprando e lendo as histórias que eu escrevi. Eu fico muito feliz e sempre pergunto se estão gostando, peço sugestões, dicas.

          O que fazer para ser um bom escritor?

          Além de ser um bom aluno e se dedicar aos estudos, um bom escritor deve gostar de ler. Gaste tempo lendo bons livros, e isso ajudará você a escrever boas histórias também.

 

05) (P00061204) Entende-se desse texto que a escritora

A) ajudava a filha com as tarefas escolares.

B) acredita que foi influenciada por sua mãe.

C) deu ideias sobre temas de livros para Luísa.

D) escreveu um livro junto com Sabino.

 

Leia o texto abaixo.

Um velho adolescente

 

          Descobri recentemente, mais precisamente no sábado passado, que sou um velho adolescente. Isso porque me peguei grudado a tarde toda num livro da Thalita Rebouças. A visão da escritora me fez voar, imaginar situações, me perder em dilemas, num passeio raso d’água nos olhos, encarar alguns medos eternos, até sentir novamente as transformações. [...]

          No livro, logo me identifiquei com a personagem, [...] um tanto desleixada [...]. Outras semelhanças apareceram durante a narrativa: a menina ouve música para sentir vontade de chorar. Fiz isso recentemente, sem motivos aparentes, lágrima libertária, não de agonia, envolta numa música antiga e besta, de um cantor que eu desprezava quando adolescente [...].

          Trago ainda guardado alguns costumes de quando adolescente; usar roupa velha e rasgada em casa e desligar o mundo, ler, ouvir música, assistir a séries de TV; visitar fotos antigas e me espantar: nossa, quando foi isso? [...] Creio, com sinceridade, envelheci bem [...]. Hoje me acho bonito, mesmo [...] com essa barba rala que não tem nada a ver com rebeldia, é coisa de vaidade mesmo.

          Se existe algo bastante mudado é a minha capacidade atual de me amar, de olhar para o espelho e afirmar: cara, você está lindo!

 

06) (P00059412) O autor desse texto apresenta um posicionamento no trecho:

A) “Descobri recentemente, mais precisamente no sábado passado, que sou um velho adolescente.” (1º parágrafo)

B) “... me peguei grudado a tarde toda num livro da Thalita Rebouças.”. (1º parágrafo)

C) “Outras semelhanças apareceram durante a narrativa:...”. (2º parágrafo)

D) “... usar roupa velha e rasgada em casa e desligar o mundo, ler, ouvir música, assistir a séries de TV,...”. (3º parágrafo)

 

 

 

Leia o texto abaixo.

O mistério do tesouro escondido

 

          Era uma tarde ensolarada de verão quando um grupo de amigos – Tom, Pedro, Ana e Sofia – encontrou um velho baú enferrujado enquanto explorava a floresta perto de suas casas. Quando abriram o baú, encontraram um mapa misterioso, que indicava a localização de um tesouro escondido.

          Os quatro amigos ficaram animados e decidiram seguir o mapa para encontrar o tesouro. Eles seguiram as pistas pelo caminho, passando por árvores altas e rios profundos. O mapa era difícil de seguir [...], mas não desistiram. Eles se encorajaram e trabalharam juntos para encontrar o próximo sinal.

          No caminho, eles encontraram muitos obstáculos, como um rio rápido que precisavam atravessar e uma caverna escura que precisavam explorar. Mas, com trabalho em equipe e coragem, eles superaram cada desafio.

          Finalmente, [...] chegaram ao local onde o tesouro estava escondido. Foi preciso cavar um pouco até encontrarem um baú de madeira cheio de moedas de ouro e pedras preciosas brilhantes.

          Os quatro amigos estavam tão animados que começaram a pular e gritar de alegria. Eles dividiram o tesouro entre si e decidiram [...] ajudar [...] sua comunidade.

 

07) (P00061238) Essa história começa quando os amigos

A) decidem usar o tesouro para ajudar a comunidade.

B) encontram um velho baú enferrujado.

C) seguem o mapa para encontrar o tesouro.

D) trabalharam juntos para encontrar o próximo sinal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o texto abaixo.

“Messi do Xadrez” de 10 anos: “Ninguém nunca teve os resultados de Fausti na sua

idade”, diz professor dele

          O pequeno Faustino Oro, da Argentina, conhecido como o “Messi do xadrez”, tem impressionado a web com as suas habilidades no esporte. Com apenas 10 anos de idade, ele já derrotou o número 1 do mundo, o norueguês Magnus Carlsen, [...] e é o atual campeão mundial de Xadrez Rápido e Blitz. “Faustino se destacou muito rapidamente, ele aprendeu a jogar xadrez aos 6 anos de idade com seu pai [...] em 2020 e aumentou sua pontuação constantemente, chamando atenção pelo seu nível considerando a sua idade”, diz Leandro Daniel Perdomo, 30, um de seus professores, de Buenos Aires, Argentina [...].

          Ao repararem o dom do filho, os pais de Fausti, como é carinhosamente apelidado, logo foram atrás de uma equipe de treinadores, que hoje é composta por quatro profissionais. Seu primeiro professor foi Jorge Rosito, que deu a primeira aula ao menino em setembro de 2020. “Eu comecei com Fausti em abril de 2022, tanto de forma presencial como online. Ele tinha 8 anos e 6 meses de idade”, lembra Leandro, que é Mestre Internacional de Xadrez e responsável pelas partidas de treinamento e desenvolvimento de cálculo do menino. [...]

 

08) (P00061241) Esse texto é

A) um conto.

B) um manual.

C) uma anedota.

D) uma notícia.

 

Leia o texto abaixo.

Elefantes chamam companheiros pelo nome, confirma pesquisa com IA1

          Cientistas descobriram que elefantes chamam companheiros pelo nome, algo parecido como nós humanos fazemos. [...]

          Com a ajuda de IA, o grupo confirmou que os chamados dos animais têm um componente semelhante a um nome que identifica o destinatário. Depois, os cientistas reproduziram as chamadas gravadas e os elefantes, de forma incrível, “respondiam” aos chamados, gritando de volta ou se aproximando do orador.

          A habilidade, que é rara entre os animais não humanos, foi descoberta por pesquisadores da Colorado State University (CSU), dos Estados Unidos. Eles acompanharam elefantes no Quênia para fazer a pesquisa. [...]

          Segundo Michael Pardo, autor principal do estudo, “golfinhos e papagaios chamam uns aos outros pelo ‘nome’, imitando a assinatura do destinatário”.

          Mas diferentemente deles, os elefantes têm um método bem mais especial.

          “Os nossos dados sugerem que os elefantes não dependem da imitação dos chamados do receptor para se dirigirem uns aos outros, o que é mais semelhante à forma como os nomes humanos funcionam”. [...]

 

09) (P00074167) Nesse texto, no trecho “... o grupo confirmou...” (2º parágrafo), a palavra destacada referese a

A) cientistas.

B) elefantes.

C) golfinhos.

D) humanos.

 

10) (P00074360) No trecho “...Mas diferentemente deles, os elefantes têm um método bem mais especial....”

(5º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A) adição.

B) conclusão.

C) explicação.

D) oposição.

 

GABARITO

1C, 2B, 3D, 4C, 5B, 6A, 7B, 8D, 9A, 10D

CONTO AFRICANO _ POR QUE A ZEBRA É TODA LISTRADA - 6º ano

 

CONTO AFRICANO _ POR QUE A ZEBRA É TODA LISTRADA

 

          Os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham a pelagem da mesma cor.

          Naquela época, todos os animais eram amigos e viviam em paz. Não havia nenhum rei, rainha ou outro tipo qualquer de líder para dar ordem a ninguém.

          Um dia os bichos reuniram-se e decidiram que estava na hora de eles escolherem um chefe. Mas isto causou uma confusão danada, pois cada um tinha uma opinião diferente para dar. Houve tantas propostas que as discussões acabaram rolando durante dias e noites sem parar.

          _Tem que ser o mais pesado _ bramiu o elefante, exibindo o corpanzil.

          _ O melhor caçador _ exigiu o leão, sacudindo a juba.

          _ O mais veloz _ argumentou o leopardo, que parecia ter asas nas patas.

          Então, a lebre teve uma ideia genial:

          _ Eu proponho que todos que tenham chifres escolham o seu líder. Os que tenham o corpo coberto de pelos, escamas ou penas também. No final realizaremos uma festa para escolher o rei da floresta.

          A zebra e o burro achavam que poderiam ganhar a disputa. Os dois combinaram que iriam ajudar-se um ao outro, para ficarem o mais bonito possível. O problema é que a zebra queria se embelezar primeiro, e o burro também. Então, resolveram pedir conselho à lebre, que era muito conhecida por sua esperteza em solucionar qualquer tipo de disputa.

          _ Como a zebra é a mais velha, ela é que deve ser enfeitada primeiro _ disse a orelhuda.

          O burro,imediatamente, começou a trabalhar. Ele pintou a zebra com listras brancas e negras, bem devagar e com cuidado, até a ponta dos cascos. Foi tão cuidadoso que só conseguiu terminar a tarefa pouco antes de o concurso começar.

          Assim que se viu pintada, a zebra correu para se juntar aos outros animais, esquecendo de ajudar seu irmão. O burro tentou pintar-se sozinho, mas acabou se borrando todo.

          É por isso que hoje em dia ele tem essa cor sem graça, toda amarelada.

          A zebra não ganhou o concurso, pois o vencedor foi o leão, mas passou a ser admirada pela beleza de suas cores. O burro, magoado, deixou a floresta e foi trabalhar em um vilarejo.

ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA- histórias africanas para contar e recontar.

 

 

1. Identifique as personagens do conto.

__________________________________________________________

2. Entre esses personagens, quais são os principais?

_______________________________________________________

3. Como a zebra e o burro são caracterizados no começo da história?

_____________________________________________________________________

4. Qual foi o motivo para os animais se reunirem?

_____________________________________________________________________

5. Quem se manifestou em relação à escolha do chefe dos animais e quais argumentos foram usados?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Os argumentos apresentados pelos animais revelam que;

a) ninguém estava interessado em assumir a responsabilidade de chefiar os animais.

b) o leão e o leopardo tinham maiores chances na disputa devido ás suas habilidades.

c) o elefante era o mais indicado ao cargo, devido ao seu tamanho imponente.

d) cada um argumentou em benefício próprio, destacando sua principais características.

 

7. A zebra e o burro recorreram à lebre para saber quem iria se embelezar porque ela:

a) entendia de beleza.

b) era considerada esperta.

c) tinha proposto a disputa.

d) era o animal mais velho da floresta.

 

8. A frase “os mais velhos contam que tudo aconteceu quando a zebra e o burro eram companheiros e tinham a pelagem da mesma cor” indica que a história foi:

a) contada por alguém que a presenciou.

b) publicada em um livro e lida na escola.

c) passada de uma geração a outra oralmente.

d) criada em uma época  em que os animais falavam.

 

9. onde se passa a história? Que parte do texto confirma isso?

__________________________________________________________________________________________________

 

10. O que o uso da expressão “ naquela época” revela sobre o tempo em que essa história se passa?

____________________________________________________________________

 

11. Analise as expressões indicadas a seguir e responda ao que se pede: ASSIM, ENTÃO, UM DIA, É POR ISSO.

a) identifique a expressão que está associada a noção de tempo.

_____________________

b) É possível, por meio dessa expressão, saber exatamente quando a  história se passa? Explique.

__________________________________________________________________

12. Como viviam os animais no inicio da história?

_____________________________________________________________

13. Essa situação é alterada ao longo da narrativa? Por quê?

__________________________________________________________________

14. O que a lebre sugere para tentar resolver a confusão?

______________________________________________________________

15. O que a zebra e o burro decidem fazer para vencer a disputa.

____________________________________________________________

16. A estratégia dos dois dá certa? Quem vence a disputa?

___________________________________________________________

17. na sua opinião, a situação inicial, de paz e amizade entre os animais, é restabelecida após a escolha do rei da floresta?

______________________________________________________________

18. Como era de esperar, o leão vence a disputa e torna-se o “rei da selva”. Será que o leão merece esse título? Pesquise isso e depois escreva um parágrafo explicando se o leão tem esse título por mérito ou por acaso.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19. Numere as informações, considerando a sequência em que os fatos ocorrem.

(   ) A zebra e o burro decidem concorrer ao título e combinam de se ajudarem.

(   ) O leão é escolhido o rei da floresta.

(   ) Os animais decidem que deveriam ter um chefe.

(   ) o burro, decepcionado, decide ir trabalhar em um vilarejo.

(   ) A lebre apresenta uma proposta para a escolha do rei.

(   ) O burro pinta a zebra, mas ela vai embora e não o ajuda como havia prometido.

 

20. Leia o trecho a seguir e responda; Se você estivesse no lugar do burro, como reagiria a atitude da zebra?

ASSIM QUE SE VIU PINTADA, A ZEBRA CORREU PARA SE JUNTAR AOS OUTROS ANIMAIS, ESQUECENDO-SE DE AJUDAR SEU IRMÃO. O BURRO TENTOU PINTAR-SE SOZINHO, MAS ACABOU SE BORRANDO TODO.

_________________________________________________________________

 

21. Alguns contos servem para transmitir ensinamentos ou fazer advertências. Que lição pode ser extraída desse conto?

________________________________________________________________

22. A principal finalidade desse conto é:

a) divertir e entreter os leitores.

b) esclarecer a escolha do rei da floresta.

c) criticar o comportamento dos animais.

d) dar explicações reais sobre fatos naturais.

 

23. Entre as características listadas a seguir, quais podem ser observadas no conto?

a) gírias.

b) marcas de oralidade.

c) vocabulário simples.

d) diálogos em discurso direto.

sábado, 8 de março de 2025

REDAÇÃO - PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR - INTERPRETAÇÃO

 REDAÇÃO - PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR NAS SALAS DE AULA nota 840

Adaptado de:  https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23023

OBS:  A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). Dúvidas ou sugestões postem no comentários. 

TÍTULO:_______________________________________________________________________

          Ao se discorrer sobre a proibição do uso de celular nas salas de aula, é relevante analisar alguns aspectos relativos à referida questão. Nesse contexto, destacam-se tanto o risco de distração quanto a saúde mental como fatores importantes à discussão.

          Primeiramente, entende-se que o uso do celular durante as aulas pode comprometer o foco dos alunos, visto que as redes sociais, os jogos e as mensagens ou as ligações competem com a atenção que deveria ser direcionada às aulas. Diante disso, é necessário pensar sobre essa questão porque o uso inadequado pode contribui para o “cyberbullying” e a exposição de conteúdos impróprios, os quais ampliam os desafios vivido pela comunidade escolar. Logo, é crucial o engajamento tanto da comunidade quanto do governo para atenuar essa triste prática. (Melhore a construção dessa discussão)

          Além disso, outro fator significativo é a saúde mental, a qual pode ser prejudicada devido ao uso excessivo do celular. Sobre isso, salienta-se que a depressão e a ansiedade são transtornos que mais afetam os jovens, conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Esse fato ocorre porque a dependência digital resulta no medo irracional de ficar sem o dispositivo eletrônico e em problemas de interação social. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma atenção maior a esse público. 

          Portanto, diante do mencionado, destaca-se a fundamental atenção à proibição do uso de celular nas salas de aula, pois a redução do foco ou uma saúde psíquica fragilizada contribuirá para que o jovem tenha uma perda de aprendizagem. Por fim, faz-se necessária ações midiáticas e governamentais para construir uma consciência coletiva sobre esse impasse. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

 1. Já que o autor da redação não colocou um título, escreva um título para a redação.

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2. Responda com uma palavra: qual o assunto do texto?

___________________________

3. Responda com uma frase: qual o tema do texto?

______________________________________________________________________________

4. Qual a tese? (Primeiro parágrafo)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Qual o primeiro argumento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Qual o segundo argumento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Qual a conclusão apresentada? ( A conclusão ficou muito vaga, o autor deveria ter explicado melhor o que são ações midiáticas e governamentais.)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 8. Quais conectivos foram empregados para iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?

________________________________________________________________

9. Qual conectivo foi usado para iniciar a conclusão?

______________________________________

10. Qual dos conectivos abaixo não substituem o conectivo PORTANTO?

(   ) Conclui-se     (   ) Em síntese     (   ) Logo   (   ) Por isso   (   ) mas

 

 

11.  Escreva três linhas argumentando sobre “o risco de distração” causado pelo uso do celular em sala de aula.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Escreva três linhas argumentando sobre “problemas de saúde mental” causado pelo uso do celular.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. O que poderia ser feito para evitar “o risco de distração” causado pelo uso do celular em sala de aula. Responda com no mínimo duas linhas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

15. Que ações poderiam ser tomadas pelo governo para evitar “problemas de saúde mental” causados pelo uso excessivo do celular? Responda com no mínimo duas linhas.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Obs: Há redações que pedem uma proposta de intervenção, ou seja, uma proposta de solução para o problema, mas a maioria só pede uma conclusão.


PROPOSTA DA REDAÇÃO:

O uso de celulares em sala de aula tem gerado debates, os quais são impulsionados por diagnósticos internacionais que apontam tanto benefícios quanto riscos. Enquanto podem ser ferramentas úteis para aprendizado interativo, há preocupações com distrações, queda no desempenho escolar e impactos na saúde mental, como aumento da ansiedade e dependência tecnológica. Diante disso, a proposta do Banco de Redações do Brasil Escola do mês de janeiro é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula.

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânealevantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Texto 1:

A restrição de celulares na escola não é uma medida inédita no mundo. Além da França, entre os países que anunciaram a proibição estão Espanha, Grécia, Suíça e México. 

Nas escolas francesas, os estudantes até 15 anos não podem usar qualquer objeto conectado, como celulares, tablets e relógios. A medida também vale até na hora do recreio. [...]

No Brasil, leis para restringir o celular já foram adotadas em alguns estados. É o caso do Rio de Janeiro, que proibiu dispositivos eletrônicos em escolas públicas municipais. 

A decisão foi embasada em consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que teve a participação de mais de 10 mil contribuições. Os resultados mostraram que 83% dos participantes foram favoráveis à proibição, 11% parcialmente favoráveis e 6% contrários. [CNN Brasil] 

Texto 2:

Com o propósito de proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, o projeto proíbe o uso de celulares durante as aulas, o recreio e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também é permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes.

Alessandro defendeu a proposta. De acordo com ele, com pleno conhecimento dos impactos que o uso do celular tem na vida das pessoas, mais ainda em adolescentes, a competição por atenção hoje é desumana.

— Em todos os lugares do mundo onde se apresentou a medida de restrição de uso de aparelhos celulares, houve a melhoria do desempenho escolar, da disciplina na escola e redução do bullying — apontou.

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) ressaltou que a tecnologia celular, ou qualquer outro tipo de tecnologia, primordialmente é criada para auxiliar e melhorar a qualidade de vida. Contudo, lembrou, muitas vezes a tecnologia concorre com o desenvolvimento humano.

— O uso do celular é bastante prejudicial para a formação dos jovens, quando eles não se interagem, porque faz parte do desenvolvimento de competências. Outra coisa é a tendência natural do ser humano de sempre buscar a menor energia. Portanto, é muito mais fácil, em vez de eu pensar algum resultado, eu olhar no celular, digitar aqui e procurar a resposta — ponderou.

Para o senador, dentro da escola, existe sim a possibilidade de utilização didática de alguns aplicativos, coordenados pedagogicamente, para que sejam utilizados no momento correto, da forma correta. Isso, segundo ele, pode ajudar bastante os jovens. [Agência Senado] Leia o texto na íntegra https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/12/18/senado-aprova-restricao-do-uso-de-celulares-por-estudantes-em-escolas

 

Texto 3:

A pedagoga e coordenadora de educação básica do Colégio Mackenzie em Brasília, Débora Camargos, afirma que o celular favorece o dinamismo das aulas, o engajamento dos alunos e a agilidade nas pesquisas, além de promover a interação direta entre professores e estudantes. No entanto, ela ressalta que, apesar dos benefícios, o celular pode gerar exclusão, uma vez que nem todos os alunos têm as mesmas condições de acesso à internet.

[...]

Débora destaca que o uso excessivo do aparelho traz sérios “prejuízos ao desenvolvimento social” e que a proibição do celular pode oferecer alguns benefícios, “especialmente para o professor, que não precisará gastar tempo e energia coibindo o uso indevido dos aparelhos que não tenham cunho pedagógico”.

“No entanto, não acredito em proibição e sim em orientação, educação que promove a consciência, a emancipação. Proibir o uso em sala de aula não irá difundir a cultura e a compreensão de que a sociedade contemporânea necessita”, explica a pedagoga. [Metrópoles]