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quinta-feira, 27 de março de 2025

CONJUNÇÃO CONECTIVO OPERADOR IFF

 ALUNO;_______________________________________TURMA________DATA______

No trecho “Se baixarmos um pouco a idade, veremos que 7% das crianças entre 0 e 3 anos

já possuem seu próprio celular”, Texto I, a conjunção “SE” apresenta o valor semântico de

a) consequência.

b) proporção.

c) concessão.

d) condição.

e) causa.

 

2. 2024

No trecho “Contudo, o contingente com 15 anos de idade ou mais que os frequentava era de apenas 2,2% [...]”, Texto I, a palavra destacada pode ser substituída, sem perda de sentido, pela conjunção

a) “embora”.

b) “segundo”.

c) “portanto”.

d) “enquanto”.

e) “entretanto”

 

3. 2024

Em “Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios”, Texto II, a articulação entre as orações ocorre por meio da           ( obs. Há um erro, pois está articulando termos e não orações)

a) correlação dos verbos.

b) coordenação de ideias.

c) oposição de pensamentos.

d) quebra da ordem sintática.

e) subordinação de conjunções.

 

4. 2024

Considerando a função dos conectivos na construção da mensagem em um texto, assinale o

fragmento do Texto I cuja palavra ou expressão destacada introduz uma finalidade:

a) “Para falar sobre o tema, conversamos com especialistas em tecnologia e inovação [...]”.

b) “No entanto, para aproveitar todo o potencial da IA, os jovens precisam estar preparados

c) “Além disso, é importante saber coletar e analisar dados para tomar decisões informadas

e criar soluções eficientes [...]”.

d) “E as aplicações da IA no dia a dia dos jovens já são diversas.”

e) “Em resumo, a IA é uma tecnologia que promete transformar o futuro dos jovens [...]”

 

5. 2024

O termo assinalado no fragmento “Caso seja levado em conta que os pardos têm

ascendência negra, pode-se afirmar que mais da metade da população é negra ou

descendente de negros.” (Texto I, 1º parágrafo) tem a mesma função que o conectivo

a) embora.

b) também.

c) assim.

d) como.

e) se

 

6. 2023

No trecho “O Brasil produz todo o arroz que consome [...] Todavia, apenas 20% da casca é

utilizada [...]”, o termo em negrito introduz um novo período e exerce a função de operador

discursivo, podendo ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) já que.

b) por fim.

c) com isso.

d) no entanto.

e) ou melhor.

 

 

7. 2022

Releia o fragmento a seguir, o qual faz parte do quinto parágrafo do Texto I: “Pessoas que fugiram de seus países em guerra relatam que as forças de segurança gregas bateram  nelas quando tentaram atravessar a fronteira [...]”. Nele, a palavra destacada introduz uma  oração que traz ao período uma noção de

a) causa. 

b) condição.

c) explicação.

d) temporalidade. 

e) consequência.

 

 

 

 

8. 2022

Os conectores são utilizados para estabelecer conexão entre as informações apresentadas em um texto, propiciando coesão e progressão textual. Considerando esse propósito, assinale a opção em que a função do conector destacado está CORRETAMENTE classificada:

a) “[...] então foi ao parlamento sueco com sua mochila e alguns lanches e começou uma

“greve de escola pelo clima [...]”. (causa)

b) “[...] ela tem faltado às aulas na maioria das sextas-feiras para realizar seus protestos

regulares”. (finalidade)

c) “Eu tentei fazer com que as pessoas se juntassem a mim, mas ninguém estava

realmente interessado [...]”. (adição)

d) “[...] Greta demonstra pouco interesse em se conformar com os limites quando se trata

do aquecimento global”. (condição)

e) “Indicamos Greta Thunberg porque, se não fizermos nada para deter, a mudança

climática será a causa de guerras [...]”. (consequência)

 

9. 2020

As conjunções têm papel essencial na elaboração e transcrição do pensamento para a forma gráfica, contribuindo para a coesão e a progressão textual. Seguindo esse princípio, o texto Frio na barriga traz, entre outros, este enunciado: “Entretanto, pequenos que são calados demais evitam atividades em grupo, falam baixo e são temerosos podem estar sofrendo.” Nesse trecho, sem nenhum prejuízo sintático ou semântico, a conjunção destacada pode ser substituída por

a) portanto.

b) mas também.

c) contudo.

d) logo.

e) à medida que.

 

10. 2019

No fragmento — No entanto, o sucesso das ações de imunização – que teve como resultado a eliminação da poliomielite, do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita – têm causado em parte da população e – até mesmo em alguns profissionais de saúde – a falsa sensação de que não há mais necessidade de se vacinar. “, assinale a alternativa que DIFERE do efeito de sentido pretendido pelo uso da locução conjuntiva destacada:

 

a) As coberturas vacinais ainda são heterogêneas no Brasil, desse modo podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas.

b) Nem todos ouviram os boatos a respeito da imunização de doenças, não obstante eles crescem e tornam-se um risco à população.

c) Mensagens falsas compartilhadas nas redes sociais são denunciadas, em todo caso persiste a crença de que não há mais necessidade de se vacinar.

d) Campanhas para vacinação são intensificadas, mesmo assim esse assunto tem preocupado o Ministério da Saúde.

e) O alerta para o risco de reintrodução da poliomielite e do sarampo no Brasil tem sido dado pelas autoridades, ainda assim o número de imunizações tem caído em relação aos anos anteriores.

 

 

 

CONJUNÇÃO COORDENADA

ADITIVAS

1. ADIÇÃO

SOMA

ACRÉSCIMO

e, nem não só...mas também

não só...como também

 

ADVERSATIVAS

2. OPOSIÇÃO

CONTRASTE

mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto

não obstante , equivalem as concessivas.prof.

 

ALTERNATIVAS

3.ALTERNÃNCIA

ou...ou, ora...ora, já...já

quer...quer, seja...seja, talvez...talvez

CONCLUSIVAS

4.CONCLUSÃO

logo , então, pois, portanto, por isso, por conseguinte, assim, verbo,pois,Duas vírgulas, depois do verbo

EXPLICATIVAS

5. EXPLICAÇÃO

Que, porque, porquanto, pois verbo Uma vírgula, antes do verbo

 

CONJUNÇÃO SUBORDINADA

ADVERBIAL AL

 

CAUSAIS

1. CAUSA

Que

Porque

Porquanto

Pois,

Vistoque, dado, como,

CONDICIONAIS

2. CONDIÇÃO

Se, caso, salvo, mediante, sem

 

PROPORCIONAIS

3. PROPORÇÃO

A proporção que, a medida que

 

TEMPORAIS

4. TEMPO

Quando, enquanto, apenas, mal

FINAIS

FIM

5. FINALIDADE

Que

Para que

para

 

 









GABARITO:

1D

2E

3B

5E

6D

7D

8B

9C

10A

quarta-feira, 26 de março de 2025

ATIVIDADE DE REDAÇÃO: INTERVALO BÍBLICO

 ATIVIDADE PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO FUNDAMENTA II E CANDIDATOS A FAZER O EXAME DO ENCCEJA FII. 

ALUNO:__________________________________________TURMA; ________DATA:____________________

Intervalo bíblico: prática de oração se dissemina pelas escolas e gera debate porhttps://radiosampaio.com.br/intervalo-biblico-pratica-de-oracao-se-dissemina-pelas-escolas-e-gera-debate/

          Nos últimos meses, vídeos de alunos evangélicos reunidos para ler a Bíblia e cantar louvores nas escolas têm viralizado na internet. Conhecido como "intervalo bíblico" ou "devocional", o movimento tem se espalhado por colégios públicos e privados em diversos estados, impulsionado por estudantes que veem na prática uma forma de expressar sua fé no ambiente escolar.

          O que começou como uma iniciativa espontânea passou a ganhar nova dimensão com a presença de pastores e influenciadores religiosos nos colégios públicos. Nas redes sociais, esses influenciadores compartilham vídeos de alunos chorando, cantando e recebendo orações, o que, segundo especialistas, pode configurar a prática de um culto religioso dentro das instituições de ensino.

          O debate sobre a laicidade do Estado e os limites da liberdade religiosa nas escolas foi intensificado. Advogados explicam que alunos podem exercer sua fé, desde que não interfiram nas atividades pedagógicas, tenham autorização da gestão escolar e respeitem os demais estudantes. No entanto, a entrada de líderes religiosos nas escolas públicas pode ser inconstitucional, caso não esteja inserida na grade curricular do ensino religioso previsto por lei. A Constituição brasileira, em seu artigo 19, veda a promoção ou favorecimento de cultos religiosos por órgãos públicos.

          Casos como o de Felipe Arantes, de 15 anos, que participa de um devocional em uma escola de Recife, ilustram a dinâmica dos encontros. Ele relata que as reuniões são autorizadas pelos gestores e ocorrem duas vezes por semana nos intervalos. Para Nayane Ramos, de 18 anos, que frequentou um intervalo bíblico em Natal, a prática é importante para a conexão espiritual, mas deveria permitir a participação de estudantes de outras religiões, caso desejem.

A antropóloga Denise Pimenta, da Universidade de São Paulo, ressalta que esse fenômeno não é novo, mas ganhou força com o crescimento da população evangélica e a disseminação de conteúdo religioso na internet. Para ela, é necessário analisar se o movimento ocorre de forma orgânica ou se é impulsionado por grupos religiosos com interesses políticos.

          Diante do crescimento dos intervalos bíblicos, o debate sobre o tema  permanece: como garantir a liberdade religiosa dos alunos sem ferir o princípio da laicidade nas escolas públicas?

1. Escreva outro título para a notícia.

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2. INTRODUÇÃO: Escreva três linhas explicando a prática da oração nas escolas, uma linha  com seu posicionamento a favor ou contra e duas com dois argumentos  para defender seu posicionamento.

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Rascunho

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3. Desenvolva o primeiro argumento (escreva com mais palavras).

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Rascunho

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4. desenvolva o segundo argumento (escreva com mais palavras).

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Rascunho

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5.Conclusão: Resuma o que você disse nos três parágrafos anteriores em quatro linhas.

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Rascunho

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segunda-feira, 24 de março de 2025

REDAÇÃO ALUNO 9º ANO INTERFERÊNCIA DAS TELAS

 REDAÇÃO DE ALUNO, 30 LINHAS, 158 PALAVRAS , CAED 

TEMA: A interferência das telas no sono e no aprendizado de crianças e adolescentes.

TÍTULO: Quando as telas se tornam um problema

          É sabido que as telas interferem no sono e na aprendizagem das crianças e adolescentes. Cada vez mais se percebe o alto número de notas baixas e falta de foco, é preciso um trabalho conjunto de pais e educadores para melhorar essa situação.

           Antes de mais nada, os pais precisam criar regras para o uso do celular. Dizer aos filhos quanto tempo eles podem utilizar os aparelhos e incentivar atividades que não envolvam telas assim haverá diminuição no uso ocasionando um sono saudável.

           Além disso, os professores podem reforçar o trabalho dos pais explicando em sala como o uso excessivo de telas pode ocasionar problemas de saúde ligados à atenção, a visão e saúde mental dessa forma os alunos se conscientizarão.

          Portanto, só a união de família e escola poderá resolver os problemas causados pelo uso de telas em crianças e adolescentes. Somente o trabalho em conjunto trará bons resultados.

 

quinta-feira, 20 de março de 2025

CAED 7 ANO ATIVIDADE 02

 

Leia TODO o texto abaixo.

Por que é necessário preservar as árvores? (difícil)

          No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, que foi criado com o objetivo principal da conscientização na preservação das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos seres humanos. [...]

          Existem diversas espécies arbóreas que são fundamentais para os seres humanos e para a vida no planeta. São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese, resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a biodiversidade. Além disso, muitas espécies fornecem flores e frutos para alimentação, produção de remédios, entre outros usos.

          Como cidadãos, podemos contribuir para a conservação e proteção das árvores com ações em nossa própria casa, procurando os órgãos de meio ambiente para saber qual espécie melhor se adapta na minha região, o local correto para o plantio, quais os cuidados necessários. Afinal, plantar uma árvore é essencial, mas requer responsabilidades e cuidados no plantio com a escolha de espécies nativas e seus manejos.

          Além dessas ações, outras mais são importantes, como a separação de resíduos sólidos, redução no consumo de água e energia e evitar o consumismo, principalmente de itens em que a árvore pode ser materiaprima. Enfim, devemos nos conscientizar e buscar alternativas cada vez mais sustentáveis, compreendendo que somos parte dessa natureza.

 

01) (P00074136) Qual é a ideia defendida pela autora desse texto?

A) O dia 21 de setembro precisa ser comemorado todos os anos.

B) O plantio de árvores favorece o combate ao consumismo.

XC) Os cidadãos devem realizar ações para proteger o meio ambiente.

D) Os seres vivos precisam contribuir para a produção de oxigênio.

 

 

Leia o texto.

As árvores da rua Piauí (fácil)

          É bonito ver as árvores da rua Piauí. Na medida que as araucárias hoje quase não existem mais na cidade de São Paulo, onde eram nativas e abundantes a ponto de darem o nome ao bairro de Pinheiros, encontrar um pinheiro solitário no jardim do prédio logo depois da praça Vilaboim é como achar um tesouro, ainda que sabendo que a árvore não é nativa, mas que foi plantada por alguém com bom gosto e que também gosta de árvores.

          Para não falar nas figueiras, logo na divisa do lugar onde a rua muda de nome, passando a se chamar Rio de Janeiro. Aliás, por uma questão de precisão na plotagem, as figueiras já estão na Rio de Janeiro, o que não tira o encanto da rua Piauí, nem diminui a importância de suas árvores, algumas quase que únicas no pedaço.

          Mas a rua Piauí tem mais uma característica. Ao longo do seu percurso, ela tem duas praças. Uma grande, a ponto de atualmente se chamar parque, e outra pequena, menos que um quarteirão normal.

          A praça Buenos Aires é uma joia encravada na cidade, mesmo agora se chamando parque, do que ela não tem nada. E a praça Vilaboim é uma graça, em seu triângulo arborizado [...].

 

02) (P00074154) Qual é o trecho desse texto que apresenta uma opinião?

XA) “É bonito ver as árvores da rua Piauí.”. (1º parágrafo)

B) “... um pinheiro solitário no jardim do prédio...”. (1º parágrafo)

C) “... na divisa do lugar onde a rua muda de nome,...”. (2º parágrafo)

D) “Ao longo do seu percurso, ela tem duas praças.”. (3º parágrafo)

Leia o texto abaixo.

Bonito é um dos 10 destinos mais procurados no Brasil [...] (fácil)

          Bonito é um dos 10 destinos preferidos pelos brasileiros na hora de escolher um local para visitar, apontou [...] pesquisa inédita [...]. Ao todo, foram entrevistados 2.209 brasileiros, que montaram o ranking dos favoritos.

          Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 6% preferiram passar as férias de verão no CentroOeste. Ainda conforme a pesquisa, 27% dos entrevistados procuram lugares ligados à natureza e ao ecoturismo, como a cidade das águas cristalinas.

          Em 2023, o município registrou o maior fluxo de turistas dos últimos oito anos, ao todo foram

313.316 visitantes nos mais de 40 atrativos da cidade.

          O público é recorde desde 2015, quando o levantamento passou a ser feito mensalmente.

          Os destinos mais procurados foram os balneários1, com 49.203 turistas, e a flutuação, 16.704.

Apenas no mês de dezembro, a rede hoteleira teve taxa de ocupação de 63%, maior que a média anual, de 60%.

          Entre os turistas que amam Bonito, alguns artistas também colocaram a cidade paradisíaca na lista dos locais preferidos para viajar.

 

03) (P00074168) O assunto desse texto é

A) a época do ano escolhida por turistas para fazer passeios pelo Brasil.

XB) a cidade que está entre as mais procuradas pelos brasileiros durante as férias.

C) as águas cristalinas de uma cidade considerada paradisíaca.

D) as viagens de artistas famosos para as regiões litorâneas.

 

Leia o texto abaixo.

Receita de  Sorvete

                    INGREDIENTES:

          PARA A BASE:

          • 2 latas de leite condensado

          • 600ml de creme de leite fresco bem gelado

          • 2 colheres de chá de essência de baunilha

          MODO DE PREPARO DA BASE: Sorvete

          Bata o leite condensado no liquidificador por 3 minutos. Em seguida, o leite condensado vai mudar a textura e não vai mais escorrer.(...).

 

04) (P00057481) O objetivo desse texto é :

XA) ensinar um procedimento.

B) fazer um convite.

C) noticiar um acontecimento.

D) vender um produto.

 

Leia o texto abaixo.

Resenha: Na natureza selvagem – O filme (fácil)

          O filme conta a história do jovem Christopher McCandless, interpretado magnificamente pelo ator Emile Hirsch [...].      

          Durante o enredo, ele conhece e se aventura por diversos lugares que têm a presença da natureza, onde também cria alguns vínculos, ainda que temporários, com pessoas “diferentes” como ele e, em uma dessas viagens, toma a decisão de ir para o Alaska. [...]

          Decidido, [...] passa a estudar e a se alimentar de flores e frutos, [...] desenvolve alguns instrumentos precários, estuda sobre o ambiente em que pretende viver [...].

          Saindo pelo mundo e com a ajuda de um caminhoneiro, finalmente chega a seu destino: a mata pura e selvagem. [...] segue adiante em sua proposta, onde caminha mais de 30 quilômetros até encontrar o que descreve como “ônibus mágico”, deixado por alguns viajantes como ele.

          [...] aprende a lidar com o ambiente à sua volta e busca ainda mais sua verdadeira essência [...].

 

05) (P00074160) No quinto parágrafo desse texto, entendese que o personagem principal do filme

A) conversou com várias pessoas.

B) criou um truque de mágica.

C) plantou árvores frutíferas.

XD) viajou por um longo caminho.

 

 

 

Leia o texto abaixo.

De olho nas árvores ( fácil)

      A questão da manutenção de árvores em áreas urbanas merece detida atenção. Se por um lado é importante ter cada vez mais áreas verdes compondo a paisagem urbana, no que Goiânia se destaca nacionalmente, por outro é fundamental a manutenção preventiva destas áreas. Só assim é possível minimizarmos os casos de acidentes causados pela queda de árvores.

      Reportagem nessa edição dá um contorno numérico ao problema.

    Numa sequência de dois dias chuvosos, mais de 90 árvores caíram na capital, segundo levantamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Trata-se de um risco também presente na estiagem, visto que, de janeiro a agosto, foram 464 árvores podadas ou retiradas. A Prefeitura trabalha na readequação de algumas árvores, providência que não pode ser negligenciada.

    É preciso investir na manutenção preventiva constante. Um tratamento adequado reduz drasticamente o número de árvores condenadas. Em grande parte das vezes, isso ocorre porque as árvores não recebem os cuidados necessários, são plantadas de forma incorreta ou em locais indevidos.

       É hora, pois, de reforçar essa vigilância.

 

06. O autor desse texto apresenta um posicionamento no trecho.

A) a queda de árvores em áreas urbanas é possível de ser minimizada.

B) o risco de queda de árvores está presente na estiagem.

XC) a manutenção preventiva das áreas verdes é fundamental.

D) o número de árvores condenadas pode ser reduzido.

 

 

Leia o texto

 

Um dia de paz (médio)

          Cena 1 (Déa está brincando com fadas na floresta. Do outro lado da cena, é a casa da menina. Som de pássaros e água).

          Zen: Vamos, Déa, está quase na hora de você acordar!

          Déa: Mas, já, Zen? Estou tão bem aqui! Gosto tanto de brincar com vocês, que pena!

          Azul: Mas amanhã, quando você adormecer, você vem de novo!

          Déa: Venho sim, Azul. Mas vamos rodar só mais um pouquinho, eu sinto uma paz quando estou aqui na floresta!

          Rosa: Toda a natureza é feita de paz, Déa! No mundo dos sonhos e no mundo real. Basta procurar a paz que você encontra!

          Zen: Agora é hora de ir! (Apaga foco na floresta e acende o foco na casa de Déa. A mãe está chamando a menina)

          Cena 2

          Mãe: Oh, Déa, vamos acordar, menina! Olha a hora, vai perder a escola, filha! Ah, quanta bagunça, parece que passou um furacão aqui! Meu Deus, Déa, você colocou o tênis para lavar?

          Déa: Bom dia, mãe! (dá um beijo)

          Mãe: O dia tem que ser bom mesmo, hoje vai ser uma correria só! Vamos, menina, já estou atrasada e o trânsito deve estar uma loucura!

         

07) (P00074148) Essa história começa quando

A) Azul fala para Déa voltar no dia seguinte.

B) Déa avisa a sua mãe sobre o aniversário na escola.

C) Déa dá um beijo em sua mãe ao acordar.

XD) Zen diz para Déa que está na hora de acordar.

 

Leia o texto abaixo. (médio)

 

          Principais regras dos passeios às piscinas naturais e orla na zona de produção

          Nas piscinas naturais, cuidado com a sua conduta:

          Não jogue âncora nos corais;

          Não são permitidos o comércio e o consumo de alimentos e bebidas;

          Não é permitido fundear e desembarcar em local não autorizado;

          Não são permitidos eventos recreativos, como festas e similares.

          Organizando seu trabalho nos passeios de orla:

          Você pode fazer mais de um passeio por dia;

          A capacidade máxima de passageiros é a que está no documento da embarcação, o TIE

(Título de Inscrição da Embarcação), mas não se esqueça, não pode fazer parada, banho ou mergulho nos recifes.

          Informe ao visitante e dê o exemplo. Em qualquer ambiente, não é permitido:

          Alimentar peixes e outros animais;

          Não é permitido, tocar, alimentar, perseguir ou interferir no deslocamento de peixesbois ou qualquer outro animal.

 

08) (P00074138) Esse texto é

A) um artigo de opinião.

XB) um regulamento.

C) uma regra de jogo.

D) uma reportagem

 

Os Esportes de Alegria

          Era uma vez, em uma pequena cidade chamada Alegria, um grupo de crianças muito animadas e cheias de energia. Elas adoravam brincar ao ar livre e se divertir juntas, porém ainda não conheciam a importância dos esportes em suas vidas.

          Um dia, um professor chamado Pedro chegou à cidade. Ele era um exatleta e sabia o quão importante os esportes eram para o desenvolvimento das crianças. Ele decidiu compartilhar seu conhecimento e paixão pelos esportes com as crianças de Alegria.

          Pedro organizou uma reunião no parque da cidade, onde falou sobre os benefícios dos esportes. Ele explicou que os esportes ajudavam as crianças a se manterem saudáveis, a desenvolverem habilidades motoras, a aprenderem a trabalhar em equipe e a adquirirem disciplina e determinação. As crianças ficaram muito empolgadas com a ideia de praticar esportes e logo se inscreveram em diferentes atividades esportivas. Alguns se juntaram a times de futebol, outros se envolveram em corridas e alguns começaram a praticar natação.

          À medida que as crianças começaram a praticar esportes regularmente, elas perceberam uma mudança em suas vidas. Elas se tornaram mais fortes e saudáveis, ganharam mais confiança em si mesmas e fizeram novos amigos.

          Além disso, elas aprenderam a importância do trabalho em equipe. Quando jogavam futebol, por exemplo, elas descobriram que precisavam se comunicar e cooperar para alcançar a vitória.

          Isso ajudou a fortalecer seus laços e ensinoulhes o valor da amizade e da solidariedade. [..

 

09) Nesse texto, no trecho “e ensinou-lhes...” (último parágrafo) o pronome destacado refere-se a

A) amizade

B) vidas

C) laços

XD) crianças

 

 

10) (P00074360) Nesse texto, no trecho “... porém ainda não conheciam a importância dos esportes...”

(1º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de

A) adição.

XB) oposição.

C) conclusão.

D) explicação.

FABULA AS DUAS CACHORRAS

 

As Duas Cachorras

          Moravam no mesmo bairro. Uma era boa e caridosa; outra, má e ingrata. A boa, como fosse diligente, tinha a casa bem arranjadinha; a má, como fosse preguiçosa, vivia ao léu, sem eira nem beira.

          Certa vez a má, em véspera de dar cria, foi pedir agasalho á boa.

          — Fico aqui num cantinho até que meus filhotes possam sair comigo. É por eles que peço...

          A boa cedeu-lhe a casa inteira, generosamente.

          Nasceu a ninhada, e os cachorrinhos já estavam de olhos abertos quando a dona da casa voltou.

          — Podes entregar-me a casa agora?

          A má pôs-se a choramingar.

          — Ainda não, generosa amiga. Como posso viver na rua com filhinhos tão novos? Conceda-me um novo prazo.

          A boa concedeu mais quinze dias, ao termo dos quais voltou.

          — Vai sair agora?

          — Paciência, minha velha, preciso de mais um mês.

          A boa concedeu mais quinze dias, e ao terminar o ultimo prazo voltou; mas desta vez a intrusa, rodeada dos filhos já crescidos, robustos e de dentes arreganhados, recebeu-a com insolência:

          — Quer a casa? Pois venha toma-la, se é capaz..

          Para os maus, pau!

 

https://pt.wikisource.org/wiki/Fabulas_(9%C2%AA_edi%C3%A7%C3%A3o)/40

 

1. Quais as qualidades da cachorra dona da casa?

___________________________________________________________________

 

2. Quais as características da cachorra que não tinha casa?

___________________________________________________________________

 

3. Como podemos fazer para saber se uma pessoa merece ser ajudada?

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4. Uma das mensagens presentes no texto é que:

a) Devemos ajudar uma mulher se ela estiver grávida.

b) Devemos ajudar todas as pessoas.

c) Nem todas as pessoas merecem ser ajudadas.

d) As pessoas más merecem ser ajudadas.

 

5. Correlacione às colunas.

(1) diligente                   (   ) grosseria                     

(2) pedir agasalho         (   ) cuidadoso

(3) insolência                 (   ) abrigo

 

quinta-feira, 13 de março de 2025

REDAÇÃO – UNIÃO HOMOAFETIVA

 REDAÇÃO – UNIÃO HOMOAFETIVA   

Fonte da redação: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/2241

 União homossexual, amém!     Nota: 9,5

          O reconhecimento da união homoafetiva representa para a sociedade brasileira um avanço em relação à liberdade de escolha, igualdade de direitos e a segurança de uma situação civil estável e amparada pela legislação.

          Anteriormente a regularização do casamento homoafetivo, os indivíduos homossexuais não tinha os seus direitos de pensão e separação legal de bens assegurados, assim como os casais heterossexuais sempre tiveram. O preconceito ainda é existente na sociedade, diante disso, marchas contra o reconhecimento da união homoafetiva surgiram e evidenciaram a mentalidade retrógrada de muitos indivíduos.

          Além disso, os dogmas religiosos não devem ser utilizados na tomada de decisões civis. E nem se tornarem um eufemismo para justificar o preconceito existente nos pensamentos contrários ao casamento homossexual. O reconhecimento da união homoafetiva não influenciará futuras gerações a se tornarem homossexuais, apenas diminuirá o preconceito presente na sociedade atual e futura. Pois as pessoas com o passar do tempo julgarão normal a união entre indivíduos do mesmo sexo.

          Dessa forma, O reconhecimento da união homoafetiva é a melhor maneira para as pessoas se acostumarem com a escolha dos outros indivíduos e diminuírem o preconceito. É lamentável em pleno século XXI, diante de problemas, como a fome e a miséria, os homossexuais serem vitimas de preconceito e terem que lutar pelo reconhecimento dos seus direitos. Mas já que alguma parte da população não se adaptou ao ver novas formas de constituição de família, essa mudança deve ser feita de maneira gradativa, a fim de poupar o desgaste psicológico e emocional dos homossexuais.

 

1. Qual o título?

União homossexual, amém!    

2. Qual o assunto?

Homossexualidade

3. Qual o tema?

União homoafetiva.

4. Qual a tese?

O reconhecimento da união homoafetiva representa para a sociedade brasileira um avanço(...).

5. Qual o argumento usado no segundo parágrafo?

Os indivíduos homossexuais não tinha os seus direitos de pensão e separação legal de bens assegurados.

6. Quais os argumentos usados no terceiro parágrafo?

Dogmas religiosos não devem ser utilizados na tomada de decisões civis.

O reconhecimento da união homoafetiva não influenciará futuras gerações a se tornarem homossexuais

 

7. Qual a conclusão apresentada? (A conclusão ficou muito vaga, o autor deveria ter explicado melhor o que são ações midiáticas e governamentais.)

O reconhecimento da união homoafetiva é a melhor maneira para as pessoas se acostumarem com a escolha dos outros indivíduos e diminuírem o preconceito

 

9. Quais conectivos foram empregados para iniciar o segundo e terceiro parágrafos?

Anteriormente, além disso.

10. Qual conectivo foi usado para iniciar a conclusão?

Dessa forma.

 

10. Qual dos conectivos abaixo não substituem o conectivo conclusivo DESSA FORMA?

 

(   ) dessa maneira     (  x ) contudo     (   ) assim sendo   (   ) nesse sentido   (   ) desse modo

11. Escreva cinco linhas sobre a união homoafetiva e coloque seu posicionamento a favor ou contra. (obs: Use em média três linhas para apresentar o tema e duas para se posicionar.

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12.  Escreva três linhas argumentando a favor a união homoafetiva.

 

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_____________________________________________________________________________

 

13. Escreva três linhas argumentando contra a união homoafetiva.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

 

 

14. Escreva uma nova conclusão para a redação acima em que esteja presente os três tópicos abaixo. Escreva com outras palavras (paráfrase). Utilize de três a cinco linhas.

·       O reconhecimento da união homoafetiva representa para a sociedade brasileira um avanço

·       Os indivíduos homossexuais não tinha os seus direitos de pensão e separação legal de bens assegurados

·       O reconhecimento da união homoafetiva não influenciará futuras gerações a se tornarem homossexuais

 

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OBS:  A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). A presença de grifos é porque a finalidade da atividade e que o aluno acerte as respostas para internalizar a estrtura básica da redação para esse nível escolar. Dúvidas ou sugestões postem no comentários.



segunda-feira, 10 de março de 2025

REDAÇÃO - PROIBIÇÃO DO USO DO CELULAR - COM GABARITO - Proibir é a solução?

 OBS:  A finalidade dessas atividades é fornecer vários exemplos de redações para que o aluno entenda a estrutura básica. O público alvo são alunos dos anos finais do ensino Fundamental (6º,7º,8º,9º anos). A presença de grifos é porque a finalidade da atividade e que o aluno acerte as respostas para internalizar a estrtura básica da redação para esse nível escolar. Dúvidas ou sugestões postem no comentários.

Fonte do texto: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/corrige-aqui/23024

Proibir o uso dos celulares nas escolas é a solução? 960 pontos

 

         1 Em janeiro de 2025 foi sancionada a lei que proíbe o uso dos celulares em escolas públicas e privadas. Entretanto, apenas banir não é a solução para problemas como a falta de interesse escolar e o mau uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Para resolver essas problemáticas, é necessário proporcionar educação digital além de criar um currículo escolar atrativo com base na realidadetecnológica dos estudantes.

       2   Em primeiro lugar, é necessário destacar o papel da escola no desenvolvimento de bons hábitos, inclusive em relação ao uso da tecnologia. Com base nisso, é visível a importância da implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying. Portanto, a resposta não é simplesmente banir os celulares das escolas, e sim ensinar os estudantes a utilizá-los corretamentedessa forma enfrentando a dificuldade diretamente.

       3  Ademais, o desinteresse escolar também é causado pela discrepância entre os assuntos estudados e a realidade dos alunos. Assim, a exclusão de um aparelho das escolas, tão presente no cotidiano dos jovens, poderia aumentar esse abismo. Conforme o método pedagógico do filósofo Paulo Freire, é crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos estudantes, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado e aumentando o interesse pelos estudos. Dito isto, as escolas devem utilizar os celulares como um recurso lúdico e ferramenta de busca para chamar a atenção dos alunos, ao invés de apenas excluí-los da vida escolar.

        4  Em síntese, as escolas precisam educar os estudantes para a nova realidade tecnológica, além de apenas proibirem o uso dos celulares. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtivapor meio de aulas especiais dentro da grade curricular. Assim, os estudantes irão ter uma educação condizente com sua realidade tecnológica, gerando interesse e bom uso dos aparelhos. 

 

 

1. Responda com uma palavra: qual o assunto do texto?

___________________________

 

2. Responda com uma frase: qual o tema do texto?

______________________________________________________________________________

 

3. Qual a tese? (Primeiro parágrafo)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual argumento foi usado para defender a ideia de “proporcionar educação digital’ no segundo parágrafo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Qual argumento foi usado para defender a ideia de um “criar um currículo escolar atrativo” no terceiro parágrafo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Qual a conclusão apresentada no último parágrafo sobre a ideia de “proporcionar educação digital”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

7. Ao proporcionar a educação digital o que acabará despertando nos alunos? Responda com uma palavra presente no último parágrafo.

 

8. Quais conectivos foram empregados para iniciar o segundo e o terceiro parágrafo?

________________________________________________________________

 

9. Qual conectivo foi usado para iniciar a conclusão?

______________________________________

 

10. Qual dos conectivos abaixo NÃO substitui o conectivo EM SÍNTESE?

(   ) ENFIM    (   ) PORTANTO     (   ) DESSA FORMA   (   ) DESSE MODO    (   ) PORÉM

 

 

11.  Escreva três linhas argumentando sobre como “proporcionar educação digital nas escolas”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

 

12. Escreva três linhas argumentando sobre “a importância de criar um currículo escolar atrativo”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

GABARITO:

1. Celular.

2. Proibição do uso dos celulares nas escolas.

3. É necessário criar um currículo escolar e proporcionar educação digital.

4. Implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying..

5. É crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia a dia dos estudantes

6. O Ministério da educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva.

7. Interesse.

8. Em primeiro lugar e ademais.

9. Em síntese.

10. Porém.

11. Resposta pessoal.

12. Resposta pessoal