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domingo, 14 de setembro de 2025

SIMULADO CAED 9 ANO 2025 CICLO 3 PARTE II

 

ALINO: _______________________________________________TURMA:901 DATA: 15/09/2025

REVISÃO PARA PROVA DE PORTUGUÊS PARTE II

 

REPORTAGEM – FINALIDADE / INFORMAR

O livro brasileiro mencionado no dorama ‘Hometown Cha Cha Cha’

          Descubra qual é o livro brasileiro mencionado no dorama "Hometown Cha Cha Cha" que faz sucesso entre os sul-coreanos

          Sabia que há uma referência ao Brasil em “Hometown Cha Cha Cha? Acontece que, mais que um bom romance para ver no tempo livre, o dorama de 2021 ganhou um novo significado para os fãs brasileiros ao inserir logo no começo da trama um aceno para o país representado pela bandeira verde e amarela por meio de uma menção literária.

          Para entender, é válido lembrar que a relação entre Brasil e Coreia já ultrapassa as barreiras geográficas há anos devido ao fenômeno conhecido como Hallyu, a Onda Coreana, a qual foi capaz de fazer a cultura do país do leste asiático cruzar oceanos e conquistar cada vez mais fãs brasileiros, os quais hoje são consumidores assíduos dos doramas e do k-pop, por exemplo.

          Mas, calma! De certa forma, o apreço é mútuo, afinal, não é difícil ver idols de k-pop ouvindo e fazendo covers de canções brasileiras — sendo esse um dos elos mais fortes entre os países, já que tornou possível até que as duas línguas se fundissem em parcerias musicais como o recente “Mexe”, single de Pabllo Vittar e NMIXX.

          Dessa forma, em “Hometown Cha Cha Cha” há também uma evidência fictícia de mais uma conexão entre as nações, já que, além das músicas, os nascidos na Coreia do Sul são apreciadores da literatura nacional, tendo uma obra brasileira de mais de cinco décadas conquistado o coração das crianças sul-coreanas há anos.

Como assim?

          Acontece que, no drama, disponível para streaming na Netflix, a história se desenvolve quando a dentista Yoon Hye Jin (Shin Min Ah) decide abandonar a vida na cidade e se mudar para um vilarejo litorâneo para abrir sua própria clínica, sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.

          Com a ajuda de moradores locais, como a do faz tudo Hong Du Sik (Kim Seon-ho), ela começa a receber seus primeiros pacientes — dentre eles uma criança que, enquanto responde perguntas para quebrar o gelo e tornar o atendimento leve, admite que seu livro favorito é “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.

Como ‘Meu Pé de Laranja Lima’ ganhou leitores na Coreia?

          Romance juvenil da literatura brasileira, o livro caiu no gosto dos pequenos sul-coreanos, já que, publicado em 1968 e traduzido para 52 línguas, o livro faz parte da grade de leitura obrigatória das escolas coreanas para as crianças da 5ª série do Ensino Fundamental.

          Mais que isso, o título foi transformado em manhwa, como são chamadas as histórias em

quadrinhos sul-coreanas, e publicado pelas editoras CheongNyeonSa  e Dongnyok Publishers), em 2003 e 2011, respectivamente, como explica o Centro Cultural Coreano, popularizando ainda mais a história no país.

 

14) No fragmento “sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.” A palavra em destaque significa

A) retificar _____________________________________________________

B) ratificar ______________________________________________________

C) impulsionar __________________________________________________

D) apensionar _________________________________________________

 

15) de acordo com esse texto, na Coreia do Sul o livro brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima” foi transformado em:

A) tirinha __________________________________________________

B) charge _________________________________________________

C) cartum ________________________________________________

D) HQ __________________________________________________

 

Nem tudo está perdido: 5 dicas para ajudar seu filho no segundo semestre

          Para os pais e estudantes que acham que o ano está perdido, a mensagem é clara: nunca é tarde para recomeçar - André Nicolau, colaboração para a CNN

          Com o início do segundo semestre letivo, muitos pais se perguntam se ainda dá tempo de recuperar o desempenho escolar dos filhos. Para Gabrielle Batemarqui, professora e trainee pedagógica do Grupo Salta Educação, a resposta é sim, e o segredo está em planejamento, acompanhamento e parceria entre escola, aluno e família. Segundo a especialista, os motivos que levam ao baixo desempenho são variados, envolvendo questões pedagógicas, emocionais e familiares.

          Entre os desafios, destacam-se a falta de interesse, dificuldades de foco — muitas vezes associadas ao uso excessivo de celulares — e problemas emocionais, como ansiedade e baixa autoestima. Mas e agora, no segundo semestre, como virar esse jogo?

Confira cinco dicas para ajudar seu filho a se recuperar e terminar o ano com bons resultados:

  • Busque apoio na escola

          Conversar com os professores e coordenadores é o primeiro passo para  traçar um plano individualizado de recuperação. As escolas do Grupo Salta, por exemplo, oferecem monitorias e reforço escolar como apoio personalizado a partir da necessidade captada nesses encontros. “As monitorias ajudam o aluno a tirar dúvidas no seu ritmo e promovem uma aprendizagem mais ativa e colaborativa”.

  • Estabeleça uma nova rotina de estudos

          Criar uma rotina estruturada, com horários definidos e ambiente sem distrações, é fundamental. “A matéria precisa ser revisada no mesmo dia em que foi ensinada, enquanto ainda está fresca na memória do aluno”, orienta Gabrielle. Também é importante equilibrar estudo e lazer, para manter a motivação e o bem-estar.

  • Fortaleça o diálogo entre escola e família

          Manter um canal de comunicação constante com a escola permite identificar e corrigir dificuldades rapidamente. “Esse diálogo cria um ambiente de apoio e engajamento que beneficia todo o processo de aprendizagem”.

  • Trabalhe a motivação e a resiliência

          Lidar com a frustração de notas baixas é um desafio, mas também uma oportunidade de aprendizado. “É nos erros que o cérebro aprende melhor. Ao entender que o fracasso faz parte do processo, o aluno desenvolve resiliência e cresce com a experiência”.

  • Celebre as pequenas conquistas

          Cada avanço deve ser valorizado. Melhorou a nota? Entendeu um conteúdo que antes era difícil? Comemore. “Essas pequenas vitórias aumentam a autoconfiança e incentivam o aluno a seguir em frente”.

 

16) Entende-se desse texto que

A) o ano está perdido para os alunos que estão com notas baixas

B) são vários os motivos do baixo desempenho escolar

C) a desigualdade social é uma causa do baixo rendimento escolar

D) o preconceito é um causador do baixo aproveitamento escolar.

 

17) Qual é o assunto do texto?

A)  a rotina de estudos dos alunos das escolas públicas

B) o diálogo entre escola e família e pais e filhos

C) o desempenho escolar no segundo semestre

D) o desempenho emocional de alguns alunos

 

18) Esse texto é

A) uma entrevista ____________________________________________

B) uma reportagem ___________________________________________

C) um editorial ______________________________________________

D) uma crônica ____________________________________________

 

O MAGO DA "VERDADE".

          Luís era um sujeito gordo, mas muito gordo mesmo. A sua obesidade era quase doentia. Ele vivia triste pois quanto mais fazia regime menos resultado era visto. Num belo dia, um mago apareceu e disse para ele:

          - Nossa Luís como você está bem cara! Emagreceu demais, está com o shape impecável.

          Desde então, apesar de não ter reduzido um mísero miligrama no seu peso corpóreo, Luís

passou a se sentir em plena forma. E, até de vez em quando, fazia uma piadinha maldosa com outras pessoas que estavam acima do peso.

 

19) Nesse texto a história começa quando

A) Luís era gordo

B) Luís vivia triste

C) um mago apareceu

D) Luís passo a sentir-se em plena forma

 

Leia o texto abaixo

 

 

 

20) Esse texto foi escrito para

A) dar informação sobre um produto

B) ensinar a fazer um produto em casa

C) reclamar de um produto com defeito

D) orientar a como usar um produto

 

Celular: a maquininha de Deus e do Diabo

          A partir do ano letivo de 2025, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão proibidos de usar aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio e os intervalos entre as aulas. A medida é válida para instituições de ensino públicas e privadas, conforme determina a Lei nº 15.100, recém-aprovada em 13/01/25, definindo que tal uso só será permitido mediante orientação do professor ou outro profissional da educação, com escopo didático e pedagógico. A direção de cada escola tem autonomia para definir se o aparelho eletrônico permanece na mochila do estudante ou fica guardado em um local específico.  (...)

          O banimento nacional e padronizado é uma medida acertada, pois, acima de tudo, promove o tão necessário empoderamento do professor, que passa a ter autoridade para decidir em quais momentos de uma aula o celular pode ser usado. Ademais, o uso de smartphones se tornou abusivo, seja pelas espiadelas dos alunos durante as aulas (o que provoca distrações), seja pela troca de mensagens com críticas a certas atitudes do professor, zoação ou paqueras com colegas, seja pelas chamadas (sonoras) em plena aula, o que causa um frisson em todo o ambiente. Além disso, tem-se agora no celular amplo acesso às ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que, se mal utilizadas, podem comprometer o processo de aprendizagem ao disponibilizar, em segundos e sem esforço, respostas a qualquer pergunta ou atividade proposta em sala de aula.  Evidentemente esta proibição não exclui a necessidade de apropriação de uma boa educação digital durante as aulas.

          A maioria dos professores manifesta que, atualmente, o maior problema em ministrar aulas não é a indisciplina, mas o desinteresse e a desmotivação dos alunos, em geral distraídos pelo uso do celular (é a denominada ausência presencial). Porém, também é verdade que o professor não mais deve ser um expositor de conteúdos, mas se transfigurar em mediador, mentor, motivador, ainda mais num contexto em que as perspectivas da IA são avassaladoras, tanto para o bem quanto potencialmente para o mal, impactando significativamente a Educação e todo o nosso modus vivendi et operandi. E justificadamente nós, educadores, estamos perplexos, como que diante do despertar de um gigante desconhecido. (...)

 

21. Qual é a ideia defendida pelo autor desse texto ___________________

A)  o uso do celular está proibido em escolas pública e privadas

B)  o uso só será permitido com a orientação do professor

C)  as escolas definirão o local onde o celular ficará guardado

D)  o banimento do celular é uma medida acertada

 

22) Nesse texto a palavra mediador significa _______________________

A) influenciador _________________________________________

B) intermediário _________________________________________

C) monetário __________________________________________

D) negociador _________________________________________

 

23. No segundo parágrafo o autor do texto utiliza como argumento

A)  acontecimento histórico _______________________________________

B) argumento de autoridade _______________________________________

C) dados estatísticos ___________________________________________

D) relato pessoal _______________________________________________

 

 

Na Barbearia do Cansaço (Marco Antônio Dutra)

O Sr. Bernardino chegou à barbearia, deu um “boa noite” e ficou quietinho no seu lugar preferido.

Todos estranharam.

O Sr. Dolores logo quis saber o motivo:

— Por que tanto silêncio, Sr. Bernardino?

— Hoje deu pra cansar, amigo Dolores. Acabei de mochar 36 touros e depois ainda castrei 68 leitoas.

Arrumei o telhado do galinheiro e tive que tirar o leite sozinho...

O bom Dico falou baixinho no ouvido do Oswaldo Borracheiro:

— Vê se consegue uma foto do Sr. Bernardino pra mim.

Oswaldo, meio espantado, quis saber o motivo:

— Foto? Pra quê?

— Vou colocar dentro da talha de água e servir pro pessoal lá da fazenda. Vou ter super funcionários!

— E vai mesmo! — respondeu o Oswaldo, rindo.

 

24) nesse texto o narrador

A) conta situações cotidianas que ouviu de outra pessoa ___________________

B) narra acontecimentos sem se envolver com a história _________________

C) participa dos fatos como personagem secundário _____________________

D) relembra fatos que aconteceram em sua infância ____________________


 

 

 

Setembro Caramelo; jogadores entram com cães em campo para incentivar adoção

          Não é só futebol é Setembro Caramelo. Jogadores do Coritiba entraram em campo com 11 cachorros caramelo para incentivar a adoção de bichinhos no Brasil

          Antes do jogo, os atletas desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas A ação é uma iniciativa do clube em parceria com a ONG, que promove a adoção responsável de animais.

          “Aqueles que adotarem um dos cachorrinhos que estiveram em campo vão receber um kit exclusivo Coritiba da empresa Lucky Pet, com guia, coleira e bandana, além de um voucher de banho oferecido pela Doc G Barigui”, explicou o time nas redes sociais.

           A boa ação foi nesta sexta, 11, antes da partida contra o Goiás, os jogadores desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas.

          Além dos cachorrinhos, o time titular usava camisas com um patch exclusivo da campanha, fixado na parte frontal da barra.

          Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause, com lances a partir de R$ 600. Toda a renda arrecadada será destinada à causa animal.

Todos estão para adoção

          Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas, também em homenagem à campanha.

“Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje. Pra celebrar o Setembro Caramelo, 11 caramelinhos entraram em campo hoje. E todos eles estão pra adoção, tá? É só falar com a @sos4patas.pr pra saber mais”, diz o Coritiba nas redes.

A SOS 4 Patas também celebrou o momento: “Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto e dos nossos resgatados. Durante o Setembro Caramelo, no jogo do Coritiba, 11 cães entraram em campo ao lado dos jogadores — todos aguardando a chance de encontrar um lar cheio de amor.”

 

 

25) Nesse texto, no trecho “A ação é uma iniciativa do clube” o termo destacado refere-se

A) ao Setembro  caramelo

B) aos atletas desfilarem ao lado dos cães

C) à adoção responsável

D) aos que adotarem um cachorrinho

 

26)  Em qual trecho há uma marca de opinião ____________________________

A) Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje.

B) Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto...

C) Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas...

D) Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause...

terça-feira, 9 de setembro de 2025

SIMULADO 9 ANO CICLO 3 CAED 2025 3 PARTE I

 

ALUNO: _____________________________________________TURMA 901 DATA 10/09/2025

 

REVISÃO PARA A PROVA DE PORTUGUÊS PARTE I

 

 

CRÔNICA – PAI É PAI, MÃE É MÃE

 

            Domingo de manhã, o patriarca da família estava tranquilamente na sala lendo o jornal. Era um domingo muito bonito e ensolarado e a casa estava feliz e muito agitada.

            Entre uma notícia aqui, uma reportagem ali, as folhas do periódico frequentemente se agitavam porque sempre passava alguém correndo... O pessoal realmente estava muito animado.

            - Mãe, você viu a minha blusa branca? Já secou as minhas meias? Perguntou a menina do meio.

            - Manhê! Olha aqui o Daniel. Ele não me deixa jogar o vídeo game. Reclamou um dos garotos menores.

            - Ô mãe! Deu pra senhora pegar aquele meu documento? A senhora vai fazer batata frita hoje? Perguntou o garoto mais velho.

            Ele começou a pensar:

            Puxa vida! Ser pai é algo meio ingrato. A gente faz de tudo para agradar os filhos, mas parece que a gente é invisível. Parece até que, para os filhos, a gente nem existe. Eles só têm olhos para a mãe. Isso de certa forma é uma coisa muito chata. Enquanto o pai ainda pensava sobre esses complexos assuntos familiares a menina mais velha o chamou:

             - Pai?

            Imediatamente ele pensou:

            Seu exagerado! Onde já se viu! Depois de velho deu pra ficar aí todo cheio de sensibilidades e achando que ninguém gosta de você... Que ninguém precisa mais de você... Era só o que faltava! Desse jeito vou acabar virando um velho rabugento e que só sabe reclamar...

            - Pai!...Paiêêêê!...Acorda pai!...Tô falando com você. Disse novamente a menina.

            - Oi, filha? Você me chamou? Perguntou todo feliz o genitor, que, agora, por causa do inesperado chamado da moça, já não estava assim tão triste.

            - Pai!...Você sabe onde está a mãe? Perguntou a simpática garota.

 

 

 

 

01) No penúltimo parágrafo dessa crônica, no trecho “...que, agora, por causa do inesperado chamado da moça...” a palavra destacada refere-se

A) à moça

B) ao genitor

C) ao chamado

D) à filha

 

 

02) Nesse texto, o narrador

A) conhece os pensamentos dos personagens sem participar da história.

B) participa da história como personagem protagonista, ou seja, principal.

C) participa da história como personagem antagonista, ou seja, opositor.

D) relata os acontecimentos sem conhecer os sentimentos dos personagens.

 

 

 

 

 

 

REDAÇÃO - Os trabalhos de casa praticados por crianças.

 

        Atualmente existem muitos pais que exigem que seus filhos façam pequenos trabalhos domésticos. Eles defendem que é importante para o aprendizado e formação do caráter. Mas essas atividades deveriam ser proibidas, pois as crianças ficam sem tempo para o desenvolvimento escolar e físico.

        Em primeiro lugar porque os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo. Isso faz com que as crianças tirem notas baixas e até reprovem.

        Em segundo lugar, as atividades domésticas retiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades físicas como futebol e natação.

        Por todas estas razões, os pais não deveriam exigir que seus filhos ajudassem em casa. A infância é um momento de desenvolvimento de habilidades físicas e mentais. Gastar tempo com trabalhos irá impedir que a criança progrida nessas áreas que são mais importantes.

 REDAÇÃO DE ALUNO.

 

03) Entende-se desse texto que

A) os pais devem atribuir tarefas domésticas para as crianças

B) a progressão nas áreas social e emotiva ocorrem após a adolescência

C) as capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem na infância

D) para evitar o trabalho infantil as crianças deveriam passar o dia todo na escola.

 

 









4) A finalidade desse texto é

A) informar um fato ou acontecimento atual _________________________________

B) refletir sobre situações do cotidiano ____________________________________

C) narrar um acontecimento ficcional ______________________________________

D) defender um ponto de vista com argumentos ______________________________

 

 

Leia o texto abaixo

 

5) Esse texto é

A) rótulo

B) anúncio

C) propaganda

D) bula

 

 

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO - VIVER MAIS E MELHOR

 

Viver mais e melhor

        A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas. Celulares, computadores de mão, notebooks, aviões e mais uma infinidade de avanços que surgem a cada dia tornam a nossa existência muito mais prática e confortável.

        O problema é que não se pode ter tudo. Temos o celular, e perdemos por causa dele boa parte da nossa privacidade; colocamos nossa vida inteira nos nossos computadores de mão, e enlouquecemos quando eles quebram ou são roubados; andamos para lá e para cá com nossos moderníssimos notebooks, e com isso, trabalhamos mais do que nunca e abreviamos nossos momentos de lazer [...].

       Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas, assim como nos deu muito mais tempo. Hoje resolvemos todos os problemas de trabalho dentro das nossas casas, sem precisarmos ir ao escritório. Basta ligar o celular, abrir o notebook e pronto, tudo resolvido. Mas será que vale a pena transformarmos nossas casas em escritórios? Será que é esse o objetivo de toda essa tecnologia? Para que ganhamos mais tempo? Para gastá-lo com mais trabalho?

       A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor. Se soubermos usá-la a nosso favor, ela só contribuirá para a nossa qualidade de vida. O que não podemos é tornarmo-nos escravos dela. Vamos nos dar ao luxo de desligar os celulares nos finais de semana, de engavetarmos notebooks e computadores de mão fora do expediente de trabalho [...].

       A tecnologia é nossa amiga e parceira. Sabendo usá-la, viveremos muitos anos, o suficiente para ver outros avanços tecnológicos que nem sequer imaginamos e que tornarão a nossa vida cada vez mais longa.

PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008

 

 

6) Nesse texto, um trecho que apresenta um contra-argumento (argumento contrário à ideia defendida) a respeito da ideia de que “A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas.”

A) “A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor.”

B) “A tecnologia é nossa amiga e parceira.”

C) “O problema é que não se pode ter tudo.”

D) “Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas...”

 

7. No primeiro parágrafo desse texto, a palavra “presente” significa

A) relegado

B) frequente

C) lembrado

D) ausente

ARTIGO DE OPINIÃO FRAGMENTO - MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO CORPO

 

     Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.

    Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.

    Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.

   

 

 

 

8) No terceiro parágrafo desse texto, para desenvolver seus argumentos, o autor utiliza como estratégia um

A) dado estatístico __________________________________________________

B) exemplo do cotidiano _______________________________________________

C) fato histórico ______________________________________________________

D) argumento de autoridade _____________________________________________

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

Campinas, 24 de setembro de 2024

Prezada Joana,

          Como sabe, sempre tivemos uma boa relação de convivência, afinal, gostamos dos mesmos jogos de videogames, das mesmas séries e dos mesmos filmes. Além desses interesses em comum, sempre fomos cordiais um com o outro e nos ajudamos em diversos momentos. Por essa razão, espero que nossa excelente relação não seja afetada pelo assunto que gostaria de discutir por meio dessa carta.

          Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho. Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento. Creio que o novo integrante de sua família não esteja acostumado com a vida em apartamento e se sinta em um espaço limitado. Por esse motivo, todos os dias, após às 23 horas, o bichano vai até a sacada, exatamente no ponto que abaixo da janela do meu quarto, e começa a lamentar. A tristeza do gatinho não costuma durar muito. São apenas três ou quatro minutos de “miaus” chorosos. Cerca de duas horas depois, seu filho de quatro patas costuma voltar ao mesmo lugar de antes e, novamente, choraminga seus lamentos. E isso se repete até o sol dar caras. Aos primeiros raios de sol, o gatinho percebe que é hora de tirar a soneca da manhã e preparar-se para choradeira da noite seguinte.

         O grande problema nisso tudo é que, como tenho o sono leve, faz um mês que não consigo dormir uma noite completa de sono. Situação chata essa, não é mesmo? Antes de escrever-lhe essa carta de reclamação, eu já havia pedido ao nosso síndico que conversasse com você. Sabe aquelas quatro multas de condomínio que você pagou e as ameaças de despejarem seus filhos peludos? Sim, foram por isso. Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.     Assim, peço a você diretamente que resolva a situação. Você poderia mantê-lo dentro de casa durante o período da noite.

          O que acha? Creio que assim, o som dos miados do gatinho cessará. Caso o chororô continue, creio que na próxima noite, vou me juntar ao seu gatinho e chorar minhas angústias por não conseguir ter nem uma noite de sono na minha própria casa. Já disse a você que tenho uma voz bem potente?

Desde já peço sua compreensão e agradeço a atenção.

Abraços,

Seu querido vizinho

 

9) Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho.

B) Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento.

C) Situação chata essa, não é mesmo?

D) Assim, peço a você diretamente que resolva a situação.

 

 

10) Nesse texto, no trecho “Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.” A palavra destacada indica

A) causa

B) conclusão

C) oposição

D)  tempo

 

 

 

GERAÇÃO DO CELULAR Inaê Soares da Silva

 

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.

       As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

 

 

11) Qual a ideia defendida pelo autor do texto?

A) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros”

B) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador”

C) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos”

D) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”

 

 

12) Entende-se desse texto que:

A) o uso do celular tem prejudicado as relações sociais.

B) o uso do celular tem melhorado as relações sociais.

C) as pessoas utilizam o celular para pagar contas.

D) aumentou o número de roubo de celulares.

 

 

13. Qual o assunto desse texto?

A) mundo real.

B) uso do celular por crianças.

C) vício no celular.

D) uso do celular por adultos.

domingo, 31 de agosto de 2025

PRONOME RELATIVO AULA 1 PRONO QUE

 

ALUNO:_________________________________________TURMA 901 DATA 01/09/2025

 

PRONOMES RELATIVOS – PROFESSOR DIORGES

 INVARIÁVEIS

VARIÁVEIS

1. QUE

4. O QUAL, a qual, os quais, as quais,

2. QUEM

5. CUJO, cuja, cujos, cujas,

3. ONDE

6. QUANTO, quanta, quantos, quantas

 

PRONOME RELATIVO = PALAVRA QUE SUBSTITUI uma palavra escrita anteriormente.

 

1. Paulo consertou o ventilador. O ventilador estava quebrado. 

2. Paulo consertou o ventilador QUE estava quebrado.

(Em 1 temos dois períodos simples, ou duas orações.

 

(Em 2 temos um período composto, um período com mais de uma oração.  

 

Atividades:

1) Transforme os períodos simples em períodos compostos usando o pronome relativo QUE para substituir o termo sublinhado.

a) Gostei dessa revista. Essa revista fala sobre saúde.

______________________________________________________________________________

b) Vimos um filme. O filme mostra a corrupção.

______________________________________________________________________________

c) Recorte essa notícia. A notícia apresenta as regras.

______________________________________________________________________________

d) Não gostei do filme. Meus colegas elogiaram o filme.

______________________________________________________________________________

e) Fotografei a flor. Mariana me mostrou a flor.

______________________________________________________________________________

 

2) Sublinhe o termo a qual o pronome QUE se refere nos períodos abaixo.

a) Valéria gostou do presente que ganhou dos padrinhos.

b) Não mexa no bolo de chocolate que está na geladeira.

c) Chame as pessoas que estão no pátio.

d) Pegue os livros e os cadernos que estão no armário.

f) Eu conheço esse professor que entrou na sala.

h) Esse é o aluno que ganhou a bolsa escolar.

3) O QUE só será pronome relativo quando substituir um termo anterior (geralmente é possível trocá-lo por O QUAL / A QUAL / OS QUAIS / AS QUAIS. Se for possível trocar por ISSO, DISSO, NISSO... Será uma conjunção e não um pronome relativo. Assinale os períodos nos quais o QUE é pronome relativo.

a) Eu espero que você acerte a questão.

b) Encontrei a resposta que procurava.

c) Quero muito que este dia chegue logo!

d) Falei com as crianças que faltaram as provas.

e) Lembre-se de que você é meu irmão.

f) O tênis que comprei é falso!

h) Só quero que você me deixe em paz.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

CRÔNICA SESSÃO DE HIPNOTISMO 7 8 ANO

 

ALUNO:_________________________________________TURMA:_________________DATA:__________

PROF. DIORGES/PORTUGUÊS

COPIE NO SEU CADERNO A TEORIA SOBRE O GÊNERO CRÔNICA.

TEORIA

GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA:

1. O ASSUNTO: Trata de problemas do cotidiano; assuntos comuns, do dia a dia;

2. O TEMPO: Retrata um momento, ou seja, um período curto: horas...

3. AS PERSONAGENS: pessoas comuns, geralmente sem nome ou com nomes genéricos.

4. A LINGUAGEM: é comum fragmentos com linguagem informal/coloquial - gírias, palavras inventadas, gestos, palavras abreviadas, ...

5. A FINALIDADE: provocar uma reflexão sobre o tema abordado...

 

Leia o texto para responder às questões.

SESSÃO DE HIPNOTISMO  (Fernando Sabino)

 

  1.      A dona da casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silêncio com um dedo sobre os lábios e fez sinal para que entrássemos. Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados. Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez, uns muito sérios, outros contendo risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, já meio chateada, olhava o relógio de pulso que o hipnotizador segurava no ar.
  2.      “Você vai dormir… Suas pálpebras estão pesadas… Tudo vai desaparecendo” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando: “Feche os olhos.” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximássemos. “Levante o braço”. A moça levantou. “Agora você não pode abaixar o braço”. Voltou-se para nós: “Viram? Ela está dormindo. Não consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistência.” Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.
  3.      “Bem”, prosseguiu o homem, “às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece direitinho, mas ao contrário.” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem atenção: você queria parar de roer unha, não é? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer unha. Vai ter consciência de que é um hábito muito feio, desagradável. E pronto: quando eu contar até três, pode acordar.”
  4.      No que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lépida e satisfeita. “Você dormiu mesmo?” perguntamos, impressionados. “Como é que vocês queriam que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido?” Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer o homem dessa maneira.” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa só para me dizer que roer unha é muito desagradável. Essa não!” E afastou-se, roendo as unhas.

 

1. Qual o assunto abordado na crônica?

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2. Qual a duração aproximada da narrativa?

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3. Quem são as personagens da crônica?

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3a. Quais as características físicas e psicológicas das personagens?

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4. Retire da crônica um exemplo de linguagem coloquial/informal.

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5. O objetivo da crônica Sessão de Hipnotismo é provocar uma reflexão sobre quais temas?

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6. A crônica acima foi narrada em 1ª pessoa, o narrador é um personagem. Retire do texto um trecho que comprove essa afirmação.

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7. Qual o espaço da crônica " Sessão de hipnotismo", ou seja, onde acontece a história?

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8. No texto foram usadas aspas (“”) para indicar a fala das personagens. Escreva um fala do narrador e seus amigos

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9. “Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados.” Por que os amigos já entraram meio hipnotizados?

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10. “Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez” Por que o narrador utilizou a palavra vítimas nesse contexto?

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11. Todas as pessoas do local acreditavam no hipnotizador? Justifique com um fragmento do texto.

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12. Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira.”  Os amigos da menina acharam que ela deveria fingir que estava hipnotizada. Por quê?

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13. Relei o texto e destaque as palavras que possuem acento. Depois acentue as palavras que foram retiradas do texto:

LABIOS, SERIO, SILENCIO, RELOGIO, CONTRARIO, RESISTENCIA, CONCIENCIA DESAGRADAVEL, ENTRASSEMOS, APROXIMASSEMOS, VITIMAS, PALPEBRAS, LEPIDA, HABITO,  TRES, VOCE, ATE, PE, JÁ.

 

15. Nesse texto, no trecho “fez sinal para que entrássemos.” (1º parágrafo), a expressão em destaque indica:  (Faça anotações após responder à questão.)

A) comparação.   ______________________________________________________             

B) conclusão.      ______________________________________________________          

C) condição.    ________________________________________________________           

D) finalidade __________________________________________________________

 

16. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A) A dona da casa nos abriu a porta de mansinho

B) Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira

C) o hipnotizador tentava adormecer uma jovem

D) Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala

 

17. Na frase: “Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.” (parág. 2), a expressão sublinhada refere-se:

A) à moça que está sendo hipnotizada

B) a uma personagem de um conto infantil

C) à moça que abriu a porta

D) a uma moça que adormeceu esperando a vez de ser hipnotizada

 

18. Ao dizer: “… às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece tudo direitinho, mas ao contrário.” (parág. 3), o hipnotizador quer:

A) criticar a rebeldia da moça

B) brincar com as pessoas presentes

C) justificar a sua incompetência

D) desculpar a atitude da moça