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domingo, 14 de setembro de 2025

SIMULADO IFF 2025

 

ALUNO:________________________________________________________________________13/08/2025

TEXTO I GÊNERO CHARGE – FINALIDADE CRITICAR - D1

 









QUESTÃO 1

 

A charge abaixo apresenta uma crítica em relação a

 

A) a inversão do papel do homem na sociedade atual.

B) a mulher que tem de trabalhar fora para se manter.

C) os homens que se mostram dispostos a ajudarem em casa.

D) a mulher que exerce um papel submisso ao homem.

E) a submissão da mulher influenciada pela televisão.

 

TEXTO II – GÊNERO NOTÍCIA – FINALIDADE: INFORMAR - D2

Bombeiros capturam cobra coral achada dentro de casa em Ipameri

Segundo a corporação, serpente tem cerca de um metro de comprimento e estava nas proximidades de uma mesa.

    Por Paula Resende, G1-GO. 

         Bombeiros capturaram uma cobra coral dentro de uma casa no Setor Central de ipameri, região sudeste de Goiás. A serpente tem cerca de um metro de comprimento e estava perto de uma mesa.

    De acordo com o sargento Rafael Antônio da Silva, os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8). Como há crianças na casa, eles ligaram de imediato para a corporação.

    “Pegamos a cobra com a pinça, colocamos no tambor e transportamos até uma reserva, onde a soltamos”, contou o sargento.

    Silva afirmou que a cobra não atacou os moradores e também não apresentava ferimentos.

Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noti cia/bombeiros-encontram-cobracoral- dentro-de-casa-em-ipameri.ghtml>. Acesso em: 11 jun. 2018.

QUESTÃO 2

Qual trecho apresenta a principal informação do texto?

 

A) “Silva afirmou que a cobra não atacou os moradores e também não apresentava ferimentos.”.

B) “Bombeiros capturaram uma cobra coral dentro de uma casa no Setor Central de Ipameri, região sudeste de Goiás.”

C) “De acordo com o sargento Rafael Antônio da Silva, os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8).”

D) “‘Pegamos a cobra com a pinça, colocamos no tambor e transportamos até uma reserva, onde a soltamos’, contou o sargento.”

E) “os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8)”

 

TEXTO III – GÊNERO CRÔNICA – FINALIDADE - REFLETIR SOBRE UM ASSUNTO DO COTIDIANO - D3

 

Uma idade à flor da pele (Marina Colasanti)

 

    Uma rosa estremece na nuca. Um dragão ondeia escamas sobre o peito. Um desenho tribal se fecha ao redor do bíceps. A pele jovem é um grande display.

    À flor da pele, com suas tatuagens, seus dizeres pintados, seus piercings, os adolescentes tentam nos dizer quem são. E nós, que os queremos tanto, nos debruçamos sobre essa linguagem cifrada, sobre seus gestos e seus silêncios, buscando entender.

    Nunca houve tantos adolescentes no mundo. Segundo o último relatório do Fundo das Populações das Nações Unidas, que fixa as fronteiras da adolescência entre dez e 19 anos, são 1,2 bilhão. Nunca foram tão pobres. Mais de um terço deles vive com menos de dois dólares por dia. Nunca foram tão semelhantes. E nunca se diferenciaram tanto.

    Os jovens já não estão metidos no mesmo saco.

    A adolescência foi a sua revolução francesa. Deposto o poder adulto, podem exercer sua individualidade. E individualidade, agora, é também escolher a tribo de sua eleição. Que algumas tribos sejam idênticas, consumindo idênticos produtos e produzindo idêntica linguagem [...], não constitui problema, pelo contrário acrescenta dimensão universal à independência.

    “Uma idade à flor da pele”. Fragatas para terras distantes.

Rio de Janeiro: Record, 2004. P. 79 Disponível em: Cereja, Willliam Roberto. Português linguagens, 9º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães– 9 ed. reform. p. 64 – São Paulo: Saraiva, 2015. [Adaptado].

 

QUESTÃO III

De acordo com o texto, o que foi deposto?

A) O poder adulto.

B) As tribos urbanas.

C) A revolução francesa.

D) A individualidade do adolescente.

E) O preconceito conta tatuagem

 

TEXTO IV – GÊNERO POEMA – FINALIDADE EXPRESSÃO SENTIMENTOS – D4.

 

Teresa (Manuel Bandeira)

 

    A primeira vez que vi Teresa.

    Achei que ela tinha pernas estúpidas.

    Achei também que a cara parecia uma perna.

   

    Quando vi Teresa de novo.

    Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo.

    Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse.

   

    Da terceira vez não vi mais nada.

    Os céus se misturaram com a terra.

    E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuel bandeira01.html/>. Acesso em: 27 abr. 2016.

QUESTÃO 4

Infere-se pela leitura da última estrofe do poema que o eu lírico em relação à Teresa desenvolveu um sentimento de

A) etarismo

B) repúdio.

C) desilusão.

D) compaixão.

E) amor.

 

 

TEXTO V – GÊNERO MEMÓRIA LIETERÁRIAS – FINALIDADE  REGISTRAR E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS PESSOAIS – D5

 

Meus tempos de criança

    Pulávamos os muros e ganhávamos os quintais das casas vizinhas, enormes e cheias de fruteiras e de toda a sorte de animais, gatos, cachorros, galinhas, patos, marrecos e outros mais. Chupando mangas, gostosas mangas, mangas-espada, mangas-rosa e manguitos, esses quase sempre os mais saborosos, dividíamos os times e organizávamos as peladas de fundo de quintal que exigiam grande malabarismo de nossa parte, com as frondosas árvores para driblar e grandes irregularidades no terreno para contornar.

    Usávamos “bolas de meia”, preparadas por nós mesmos com papel de jornal compactado e colocado dentro de uma meia de mulher, mas já começávamos a usar bolas de borrachas e as “bolas-de-pito”, que eram bolas de couro, com pito para fora e que tínhamos o cuidado de envergar para dentro, para evitar arranhaduras.

PARÁISO, Rostand. Antes que o tempo apague. 2. ed. Recife: Editora Comunicarte, 1996 (adaptado).

 

QUESTÃO 5

Nos trechos abaixo, qual expressão expressa uma opinião?

A) “Pulávamos os muros e ganhávamos os quintais das casas vizinhas [...].”

B) “[...] mangas-rosa e manguitos, esses quase sempre os mais saborosos [...].”

C) “[...] dividíamos os times e organizávamos as peladas de fundo de quintal [...].”

D) “Usávamos ‘bolas de meia’, preparadas por nós mesmos com papel de jornal [...].”

E) “tínhamos o cuidado de envergar para dentro, para evitar arranhaduras.”

 

TEXTO VI – GÊNERO CRÔNICA -– FINALIDADE - REFLETIR SOBRE UM ASSUNTO DO COTIDIANO – D6

 

 

Galinha ao molho pardo (Fernando Sabino)

    Ao chegar da escola, dei com a novidade: uma galinha no quintal.

    O quintal de nossa casa era grande, mas não tinha galinheiro, como quase toda casa de Belo Horizonte naquele tempo. Tinha era uma porção de árvores: um pé de manga sapatinho, outro de manga coração-de-boi, um pé de gabiroba, um pé de goiaba branca, outro de goiaba vermelha, um pé de abacate e até um pé de fruta-de-conde. [...]

    Pois no fundo do quintal que eu vi a galinha, toda folgada, ciscando na caixa de areia. Havia sido comprada por minha mãe para o almoço de domingo: Dr. Junqueira ia almoçar em casa e ela resolveu fazer Galinha ao molho pardo.

    Eu já tinha visto a Alzira matar galinha, uma coisa terrível. Agarrava a coitada pelo pescoço, agachava, apertava o corpo dela entre os joelhos, torcia com a mão esquerda a cabecinha assim para um lado, e com a direita, zapt! Passava o facão afiado, abrindo um talho no gogó. O sangue esguichava longe. Ela aparava logo o esguicho com uma bacia, deixando que escorresse ali dentro até acabar. E a bichinha ainda viva, estrebuchando nas mãos da malvada.

    Como se fosse a coisa mais natural deste mundo, a Alzira me contou o que ia acontecer com a nova galinha.

    Revoltado, resolvi salvá-la. [...]

SABINO, Fernando. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 1992.

QUESTÃO 6

No trecho, “Ao chegar da escola, dei com a novidade: uma galinha no quintal.”, a expressão “dei com a novidade” é um exemplo de linguagem

A) formal

B) técnica.

C) jurídica.

D) informal.

E) culta

 

 

 

ALUNO:________________________________________________________________________18/08/2025

TEXTO I -TIRINHA – FINALIDADE – DIVERTIR, CRITICAR, REFLETIR...

 




QUESTÃO 1 -  D7

Qual das palavras sublinhadas apresenta o sentido empregado para a palavra “suspenda” no texto?

A) Quero completo, mas acrescente o pepino.

B) Quero completo, mas substitua o pepino.

C) Quero completo, mas retire o pepino.

D) Quero completo, mas levante o pepino

E) Quero completo, mas macere o pepino.

 

TEXTO II  – FRAGMENTO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA.

    Pico da Neblina, Monte Pascoal, Dedo de Deus, Pico das Agulhas Negras... São muitos os nomes das montanhas. Estas que citamos são apenas uma amostra das mais famosas que estão espalhadas pelo Brasil.

    Os nomes dados aos elementos da paisagem tinham função semelhante à de um mapa: serviam para indicar rotas de caça, de água, de tipos de alimentos ou mesmo de abrigos referentes aos lugares por onde precisariam tornar a passar.

FARIA, Antonio Paulo. Ciência Hoje. 2 ed, n. 180, p. 07, jul. 2007. Fragmento.

 

QUESTÃO 2 – D8

Na primeira linha, as reticências (...) foram usadas para

A) citar uma montanha que é a mais famosa de todas.

B) destacar algumas montanhas que o autor prefere.

C) indicar que há outras montanhas além daquelas citadas.

D) iniciar uma explicação ao leitor sobre as montanhas.

E) indicar uma explicação complementar ao texto.

 

TEXTO III - BRUMADINHO: CRIME OU ACIDENTE AMBIENTAL?

          Conversamos com a técnica de Paisagismo, Wanderlucia Silva Rodrigues, sobre esse assunto. A professora é Engenheira Agrônoma, Mestre em Fitotecnia, na linha de pesquisa em floricultura e plantas ornamentais, com ênfase em substratos alternativos.

Como funciona uma barragem de rejeitos?

          Usam-se vários compostos químicos para extrair os minérios nas mineradoras, e esses restos são colocados em um local: na barragem. [...] Antigamente, não existiam barragens de rejeitos, eles extraíam os minérios e jogavam diretamente no rio, então esse sistema é ecológico, mesmo hoje não sendo o suficiente por conta da irresponsabilidade dos envolvidos.

Quais os impactos ambientais causados por essa tragédia?

          São vários. Vários porque ali existiam muitos ecossistemas e, para um ecossistema se manter, tem que haver equilíbrio [...]. A princípio, morreram centenas de pessoas, mas também animais, vegetação, microfauna (bactérias, protozoários etc.), então foi uma catástrofe incalculável. Vai repercutir na contaminação do solo, água e de seres que possivelmente iriam habitar ali.

 

QUESTÃO 3 – D9

A qual dos gêneros abaixo pertence o texto III?

A) Reportagem ____________________________________________________

B) Biografia       _______________________________________________________

C) Entrevista _______________________________________________________

D) Notícia      __________________________________________________________

E) Crônica  _________________________________________________________

QUESTÃO 4 – D10

Qual o propósito comunicativo, ou seja, qual a finalidade do texto III?

A) informar o público sobre um determinado assunto, opinião ou acontecimento.

B) apresentar fatos particulares da vida de uma pessoa importante.

C) informar a sociedade sobre fatos reais, importantes e recentes,

D) informar e aprofundar um tema de interesse público

E) retratar questões comuns do cotidiano, de modo, leve e crítico.

 

TEXTO IV

Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis

 

    O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.

    Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.

    Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.

 

 

TEXTO V – ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – FINALIDADE – PERSUADIR O PUBLICO A AÇÃO. D12

Eu sou

Biodegradável, compostável

Produzido através de produção limpa

Livre de emissão

E matéria prima de fonte renovável

Sou feito de

Mandioca

Substituo o plástico por isopor

 

 

QUESTÃO 5

Esses dois textos têm em comum o fato de

A) defenderem a substituição do plástico.

B) divulgarem um copo feito de mandioca.

C) incentivarem o uso de produtos biodegradáveis.

D) mostrarem o benefício da reciclagem do lixo.

E) apresentam apenas as vantagens dos biodegradáveis

 

 

 

TEXTO VI – Facebook

 

          Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos. Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia. É o caso da maior rede social do mundo, o Facebook.

           Segundo o seu criador Mark Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.

          Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site.

          De qualquer forma, e intrigas à parte, inovação e agilidade transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner.

(Paulo Roberto Moraes, Urbanização e Metropolização, São Paulo, 2011)

 

QUESTÃO 6 - D13

As vozes presentes no texto VI só NÃO incluem a voz:

A) do autor do texto;

B) do criador do Facebook;

C) de pessoas não nominalizadas;

D) do brasileiro Eduardo Savarin;

E) do Banco Goldman Sachs

 

TEXTO VII - De quem é a culpa pelo aquecimento global? (Camila Camilo)

    Para os pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Terra está ficando mais quente e as chances da culpa ser do homem são grandes. Mais precisamente de dois terços ou mais, segundo relatório lançado em 2011. Isso porque a emissão excessiva de gases (como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) pelas indústrias intensifica um fenômeno natural, o efeito estufa. Graças a ele o calor dos raios solares é retido na atmosfera terrestre e a temperatura é mantida a níveis que permitem a existência de vida. O problema é quando estes gases ocorrem em excesso e retêm mais calor do que o necessário, causando o que se convencionou chamar de aquecimento global.

    Porém, esta não é uma ideia unânime. Há especialistas que acreditam que a temperatura de fato está subindo, mas não é possível precisar se as causas estão na ação humana, ou se esta mudança faz parte de um processo natural vivido pela Terra. A geógrafa Daniela de Souza Onça, por exemplo, defendeu em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) que o aquecimento global não existe. Para ela, o clima está em permanente transformação e suas alterações não podem ser atribuídas exclusivamente às variações das concentrações dos gases na atmosfera. [...]

 

QUESTÃO 7 – D14

As opiniões dos pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da geógrafa Daniela de Souza Onça sobre o aquecimento global são

A) divergentes.

B) excludentes.

C) semelhantes.

D) complementares.

E) análogas

 

ALUNO:__________________________________TURMA: 901 DATA:01/09/2025

PROFESSOR DIORGES - SIMULADO IFF/CAP

 

 

 

QUESTÃO 1 - D15: ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE IMAGENS (...) E O CORPO DO TEXTO.

 








O QUE A VIDA DIGITAL ESTÁ FAZENDO COM NOSSOS FILHOS

          Veja no infográfico a seguir o que pode acontecer a crianças e adolescentes que passam muito tempo online em jogos ou redes sociais. A atenção de todos os pais e responsáveis deve ser redobrada.

 

 

 

1) De acordo com as informações escritas e as imagens, podemos afirmar que

a) adolescentes e crianças que utilizam continuamente a internet são mais atentos que seus responsáveis.

b) o uso prolongado de jogos online ou redes sociais pode prejudicar a saúde de crianças e adolescentes.

c) os pais e responsáveis devem utilizar os jogos online e as redes sociais com atenção redobrada.

d) as pesquisas nas redes sociais são recomendadas para melhorar a saúde de crianças e adolescentes.

 

 

 

 

 

 

 

QUESTÃO 2 – D18: Reconhecer formas de apropriação textual como paródias, paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre e justificar seu uso.

 

1. A apropriação textual pode ser realizada de diversas formas: paráfrases, discurso direto, discurso indireto, citações, entre outros. Marque a alternativa que NÃO justifica corretamente a forma de apropriação citada e exemplificada:

A) No trecho “quando uma pessoa exclama ‘Estou tão feliz!’” marca-se, com as aspas, a identificação do discurso de outrem.

B) No trecho “Para Sócrates, essa ideia teve rumo novo, ele postulou que não havia relação da felicidade com somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo”, é utilizado o discurso direto para trazer credibilidade ao texto.

C) A autora lança mão do discurso da filha, de forma indireta, no fragmento: “informou-me que possuía As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato."

D) A citação do discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala do entrevistado, tem como exemplo: “A opinião é do pianista James Rhodes, ‘Não somos destinados a ser felizes o tempo inteiro’".

 

 

QUESTÃO 3 – D19: Reconhecer o uso da metalinguagem.

A metalinguagem ocorre quando um tipo de linguagem (verbal, não verbal) fala ou explica a própria linguagem. Usar palavras para falar das palavras, usar uma imagem retratando uma imagem, usar uma tirinha falando sobre a tirinha são exemplos de metalinguagem. Marque a alternativa em que não ocorre METALINGUAGEM.

A)








B)






 

C)

Desencanto ( Poema de MANUEL BANDEIRA)

Eu faço versos como quem chora

De desalento. . . de desencanto. . .

Fecha o meu livro, se por agora

Não tens motivo nenhum de pranto.

 

D)

Eu Sou Terrível (Música de Roberto Carlos)

Eu sou terrível e é bom parar

Que desse jeito me provocar

Você não sabe de onde eu venho

O que eu sou e o que tenho

Eu sou terrível, vou lhe dizer

 

 

Prova Falsa (Stanislaw Ponte Preta)

    Quem teve a ideia foi o padrinho da caçula — ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.

    — Mas o cachorro era um chato — desabafou.

    Desses cachorrinhos de raça, cheio de nhém-nhém-nhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim, um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.

    — Vivia de rabo abanando para todo mundo, mas, quando eu entrava em casa, vinha logo com aquele latido fininho e antipático de cachorro de francesa.

    Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o ministro ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.

    — Quando eu reclamava, dizendo que o cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".

    Num rápido balanço poderia assinalar: o cachorro comeu oito meias suas, roeu a manga de um paletó de casimira inglesa, rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava vendo a hora em que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma espinafração da mulher.

    — Você é um desalmado — disse ela, uma vez.

    Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia. Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.

    — Aí mandaram o cachorro embora? — perguntei.

    — Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova residência.

    — Ué..., mas você não o detestava? Como é que arranjou essa sopa pra ele?

    — Problema da consciência — explicou: — O pipi não era dele.

    E suspirou cheio de remorso.

Disponível em: http://ww.releituras.com/spontepreta_ Prova.asp>. Acesso em: 22 maio 2017.

 

QUESTÃO 4 - Estabelecer relações entre as partes de um texto.

No trecho “(...) eu é que implicava com o ‘pobrezinho’”., a palavra “pobrezinho” refere-se ao

A) ministro.

B) padrinho.

C) cachorro.

D) dono da casa.

 

QUESTÃO 5 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 

O que deu origem a história foi

A) o padrinho do caçula ter trazido um cachorro de presente.

B) a família se apaixonar pelo cachorro.

C) o cachorro ser um chato.

D) O cachorro ser um puxa-saco.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 6 - Estabelecer relações de causa e consequência.

 

O trecho do texto que indica uma consequência é:

A) Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício.

B) Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho.

C) Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário.

D) E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.

 

 

 

Apenas Mais Uma de Amor (Música de Lulu Santos)

 

Eu gosto tanto de você

Que até prefiro esconder

Deixo assim ficar subentendido

Como uma ideia que existe na cabeça

E não tem a menor obrigação de acontecer

 

QUESTÃO 7 - Identificar relações lógico-discursivas (conjunções).

Neste fragmento “Eu gosto tanto de você, Que até prefiro esconder” há uma relação de

A) conclusão

B) consequência

C) oposição

D) alternância

 

 

 

QUESTÃO 8 - Reconhecer as regras de acentuação, ortografia e pontuação. 23

 





Na tirinha acima a palavra “acidentalmente” está entre aspas para indicar

A) uma palavra de origem estrangeira

B) o emprego de discurso direto

C) uma palavra usada de forma irônica

D) uma gíria usada entre patroas e empregadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO:__________________________________TURMA: 901 DATA:08/09/2025

PROFESSOR DIORGES - SIMULADO IFF/CAP

 

 

GÊNERO CARTA DE AGRADECIMENTO / FINALIDADE: EXPRESSAR GRATIDÃO.

 

Goiânia, 10 de outubro de 2025.

Prezada Marta Guimarães,

    Venho por meio desta agradecer os brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes que são assistidas pela nossa ONG “Criança feliz”. Nós trabalhamos muito para ajudar essas crianças.

    Conforme pode ver nas fotos anexas, as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.

    Espero poder contar com essa parceria outras vezes, pois será muito importante para as crianças.

    A atitude da senhora foi extremamente grandiosa e proporcionou a alegria dessas crianças que tem tão pouco no seu cotidiano.

    Muito obrigado!

   Atenciosamente, Márcio Reis.

 

QUESTÃO 1. RELAÇÕES DE SENTIDO.

 

No trecho “(...) as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.”, a palavra “muito” da ideia de

A) modo. _______________________________________________________________

B) tempo. _______________________________________________________________

C) negação. _____________________________________________________________

D) intensidade. ___________________________________________________________

E) dúvida. _______________________________________________________________

 


GÊNERO POEMA -   FINALIDADE: EXPRESSAR OU PROVOCAR SENTIMENTOS.


 

Retrato [Cecília Meireles]

 

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio tão amargo.

 

Eu não tinha estas mãos tão sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

– Em que espelho ficou retida

a minha face?

 


QUESTÃO 2 - ESTRUTURA FORMAL DE POEMAS.

Assinale a alternativa ERRADA

A) O poema Retrato possui três estrofes. ____________________________________________

B) O poema Retrato possui doze versos. ____________________________________________

C) O eu lírico do poema é uma pessoa idosa. _________________________________________

D) O eu lírico do poema é uma pessoa doente. _______________________________________

E) No poema Retrato a palavra magro rima com amargo. _______________________________

A diferença entre um poema e uma canção é que o poema é feito para ser lido e a canção é feita para ser cantada. O que não impede que um poema seja transformado em canção.

Diferença básica entre canção e música é que pode ser apenas instrumental enquanto a canção precisa ter letra (palavras).

 

 

 

GÊNERO ANEDOTA (PIADA) FINALIDADE PROVOCAR HUMOR (RISOS).

 

MÃE, SÓ TEM UMA!

          A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma". 
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para mim ir buscar Coca-Cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma Coca-Cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!"

 

 

QUESTÃO 3 – ALTERAÇÃO DE SENTIDO PROVOCADO PELA AUSÊNCIA OU PRESENÇÃ DE SINAIS GRÁFICOS.

 

3. Marque a alternativa INCORRETA.

A) “Mãe, só tem uma!” é uma frase interjetiva que expressa que só há uma Coca-Cola.

B) “Mãe só tem uma.” Sem o emprego da vírgula expressa a importância das mães.

C) A professora se equivocou ao usar vírgula para separar a palavra mãe.

D) O uso de caixa alta em "MÃE, SÓ TEM UMA!" indica ênfase como um grito.

E) A ausência de virgula em “No dia seguinte, cada aluno leu sua redação.” Altera o sentido da frase.

 

GÊNERO HORÓSCOPO – FINALIDADE: ACONSELHAR.

PEIXES (HORÓSCOPO)

20/2 a 20/3 - regente: Netuno.

          Você pode se sentir mais agitado. Não se esforce muito para descobrir como relaxar. Faça o que tiver que fazer sem se exigir muito. Contorne os atritos na relação a dois causados por diferenças de ponto de vista.

          A semana: Vênus na sua casa de amizade e "ajudas" traz um período de facilidade e bem-estar. A vida afetiva tende a melhorar com mais companheirismo e respeito mútuo. Se está se sentindo sozinho, aumente a esperança de encontrar sua turma.

 

QUESTÃO 4 – EFEITO DE SENTIDO CATEGORIAS GRAMATICAIS: VERBO, SUBSTANTIVO, ADJETIVO...

O uso das formas verbais "faça", "contorne", "aumente" expressa

A) recomendação.

B) surpresa.

C) súplica.

D) questionamento.

E) instrução

 

 

 

 

 

 

 

 

GÊNERO TIRINHA – FINALIDADE DIVERTIR, ENTRETER...

 

 

 

QUESTÃO 5 – FIGURAS DE LINGUAGEM.

A figura de linguagem usada na tirinha através dos recursos verbais é

A) metáfora ______________________________________________________________

B) comparação ___________________________________________________________

C) eufemismo ____________________________________________________________

D) metonímia ____________________________________________________________

E) antítese ______________________________________________________________

 

 

GÊNERO TIRINHA – FINALIDADE DIVERTIR, ENTRETER...

 

QUESTÃO 6 -IDENTIFICAR IRONIA/HUMOR

 

A presença da ironia no texto é construída a partir de recursos verbais e não verbais.  Qual recurso abaixo nos permite identificar a ironia?

A) Expressão de atenção dos netos ao que a avó está dizendo

B) Reunião dos netos coma a avó em um sofá grande

C) Expressão de tristeza da avó como mãos cruzadas e traços do rosto.

D) Onomatopeias: reprodução do som de teclar TIC!, TIC!, TIC!

E) Emprego do diminutivo “netinhos” indicando carinho

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leite

           Vocês, que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)  Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite – leite em pacote, imagina, Tereza! – na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

          Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: ‘Líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais’. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...). O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.

           Esse aqui, examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.

           Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!

FERNANDES, Millôr. O Estado de São Paulo. 22/08/1999.

 

QUESTÃO 8

Ao criar a palavra “embromatologia” (l.10), o autor pretendeu ser

A) conciso. ______________________________________________________________

B) cordial. ______________________________________________________________

C) formal. _______________________________________________________________

D) irônico. _______________________________________________________________

E) sério. ________________________________________________________________

 

 

 

 

GÊNERO CHARGE – FINALIDADE CRITÍCAR UM COMPORTAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

 

          A interação verbal entre os sujeitos é possível por meio das palavras e pode ser realizada por meio da fala e/ou da escrita. Dependendo da situação comunicativa, os usuários das línguas podem eleger qualquer um dos diferentes níveis de linguagem para interagir verbalmente com os outros isso significa que existem linguagens diferentes para ocasiões distintas, ou seja, em toda situação comunicativa, os falantes elegem o nível de linguagem mais adequado para que tanto o emissor quanto o receptor das mensagens possam compreender e ser compreendidos.

 

 

 

QUESTÃO 9

Com relação ao nível de linguagem empregado na charge, é possível afirmar que

a) a linguagem coloquial, observada nos vocábulos "cade" e "Ta", compromete a leitura da charge e, dessa forma, impede que o leitor compreenda seu conteúdo e sentido.

b) as palavras "cade e "Ta" revelam uma característica exclusiva do dialeto nordestino língua portuguesa brasileira.

c) a linguagem empregada na charge é padrão, embora haja poucas palavras, como "cade e "Tá", que são utilizadas na linguagem coloquial.

d) a linguagem empregada na charge é padrão O que ocorre é que as palavras "cade" e "Tå" eram assim escritas antigamente.

e) a linguagem da charge é coloquial, já que é construída a partir da reprodução fiel da fala de algum nativo da língua portuguesa, como se pode observar nos vocábulos "cade", "Ta" e na oração "Ninguém da minha família toma vacina”.

 

 

 

 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

          Nas sociedades complexas e letradas, a realidade linguística se compõe de dois grandes polos: (1) a variação linguística, isto é, a língua em seu estado permanente de transformação, seja em virtude da origem geográfica do falante, seja condicionada por seu status socioeconômico ou grau de escolarização, seja ainda pela mudança que ocorre ao longo do tempo – variação histórica e (2) a norma padrão, produto cultural, modelo artificial de língua criado para servir de padrão para os comportamentos linguísticos considerados adequados e corretos.

 

QUESTÃO 10

Dos fragmentos abaixo, todos retirados do livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, assinale aquele que ilustra a variação linguística representativa do status socioeconômico pobre e de baixo grau de escolaridade.

a) Quando vejo meus filhos comendo arroz e feijão, o alimento que não está ao alcance do favelado, fico sorrindo atoa. Como se eu estivesse assistindo um espetáculo deslumbrante.

b) Lavei as roupas e o barracão. Agora vou ler e escrever. Vejo os jovens jogando bola. E eles correm pelo campo demonstrando energia.

c) Penso: se eles tomassem leite puro e comessem carne […]

d) Passei uma noite horrível. Sonhei que eu residia numa casa residível, tinha banheiro, cozinha, copa e até quarto de criada. Eu ia festejar o aniversário de minha filha Vera Eunice.

e) “[…] os visinhos de alvenaria olha os favelados com repugnancia. Percebo seus olhares de ódio porque eles não quer a favela aqui. Que a favela deturpou o bairro. Que tem nojo da pobresa.

SIMULADO CAED 9 ANO 2025 CICLO 3 PARTE II

 

ALINO: _______________________________________________TURMA:901 DATA: 15/09/2025

REVISÃO PARA PROVA DE PORTUGUÊS PARTE II

 

REPORTAGEM – FINALIDADE / INFORMAR

O livro brasileiro mencionado no dorama ‘Hometown Cha Cha Cha’

          Descubra qual é o livro brasileiro mencionado no dorama "Hometown Cha Cha Cha" que faz sucesso entre os sul-coreanos

          Sabia que há uma referência ao Brasil em “Hometown Cha Cha Cha? Acontece que, mais que um bom romance para ver no tempo livre, o dorama de 2021 ganhou um novo significado para os fãs brasileiros ao inserir logo no começo da trama um aceno para o país representado pela bandeira verde e amarela por meio de uma menção literária.

          Para entender, é válido lembrar que a relação entre Brasil e Coreia já ultrapassa as barreiras geográficas há anos devido ao fenômeno conhecido como Hallyu, a Onda Coreana, a qual foi capaz de fazer a cultura do país do leste asiático cruzar oceanos e conquistar cada vez mais fãs brasileiros, os quais hoje são consumidores assíduos dos doramas e do k-pop, por exemplo.

          Mas, calma! De certa forma, o apreço é mútuo, afinal, não é difícil ver idols de k-pop ouvindo e fazendo covers de canções brasileiras — sendo esse um dos elos mais fortes entre os países, já que tornou possível até que as duas línguas se fundissem em parcerias musicais como o recente “Mexe”, single de Pabllo Vittar e NMIXX.

          Dessa forma, em “Hometown Cha Cha Cha” há também uma evidência fictícia de mais uma conexão entre as nações, já que, além das músicas, os nascidos na Coreia do Sul são apreciadores da literatura nacional, tendo uma obra brasileira de mais de cinco décadas conquistado o coração das crianças sul-coreanas há anos.

Como assim?

          Acontece que, no drama, disponível para streaming na Netflix, a história se desenvolve quando a dentista Yoon Hye Jin (Shin Min Ah) decide abandonar a vida na cidade e se mudar para um vilarejo litorâneo para abrir sua própria clínica, sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.

          Com a ajuda de moradores locais, como a do faz tudo Hong Du Sik (Kim Seon-ho), ela começa a receber seus primeiros pacientes — dentre eles uma criança que, enquanto responde perguntas para quebrar o gelo e tornar o atendimento leve, admite que seu livro favorito é “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.

Como ‘Meu Pé de Laranja Lima’ ganhou leitores na Coreia?

          Romance juvenil da literatura brasileira, o livro caiu no gosto dos pequenos sul-coreanos, já que, publicado em 1968 e traduzido para 52 línguas, o livro faz parte da grade de leitura obrigatória das escolas coreanas para as crianças da 5ª série do Ensino Fundamental.

          Mais que isso, o título foi transformado em manhwa, como são chamadas as histórias em

quadrinhos sul-coreanas, e publicado pelas editoras CheongNyeonSa  e Dongnyok Publishers), em 2003 e 2011, respectivamente, como explica o Centro Cultural Coreano, popularizando ainda mais a história no país.

 

14) No fragmento “sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.” A palavra em destaque significa

A) retificar _____________________________________________________

B) ratificar ______________________________________________________

C) impulsionar __________________________________________________

D) apensionar _________________________________________________

 

15) de acordo com esse texto, na Coreia do Sul o livro brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima” foi transformado em:

A) tirinha __________________________________________________

B) charge _________________________________________________

C) cartum ________________________________________________

D) HQ __________________________________________________

 

Nem tudo está perdido: 5 dicas para ajudar seu filho no segundo semestre

          Para os pais e estudantes que acham que o ano está perdido, a mensagem é clara: nunca é tarde para recomeçar - André Nicolau, colaboração para a CNN

          Com o início do segundo semestre letivo, muitos pais se perguntam se ainda dá tempo de recuperar o desempenho escolar dos filhos. Para Gabrielle Batemarqui, professora e trainee pedagógica do Grupo Salta Educação, a resposta é sim, e o segredo está em planejamento, acompanhamento e parceria entre escola, aluno e família. Segundo a especialista, os motivos que levam ao baixo desempenho são variados, envolvendo questões pedagógicas, emocionais e familiares.

          Entre os desafios, destacam-se a falta de interesse, dificuldades de foco — muitas vezes associadas ao uso excessivo de celulares — e problemas emocionais, como ansiedade e baixa autoestima. Mas e agora, no segundo semestre, como virar esse jogo?

Confira cinco dicas para ajudar seu filho a se recuperar e terminar o ano com bons resultados:

  • Busque apoio na escola

          Conversar com os professores e coordenadores é o primeiro passo para  traçar um plano individualizado de recuperação. As escolas do Grupo Salta, por exemplo, oferecem monitorias e reforço escolar como apoio personalizado a partir da necessidade captada nesses encontros. “As monitorias ajudam o aluno a tirar dúvidas no seu ritmo e promovem uma aprendizagem mais ativa e colaborativa”.

  • Estabeleça uma nova rotina de estudos

          Criar uma rotina estruturada, com horários definidos e ambiente sem distrações, é fundamental. “A matéria precisa ser revisada no mesmo dia em que foi ensinada, enquanto ainda está fresca na memória do aluno”, orienta Gabrielle. Também é importante equilibrar estudo e lazer, para manter a motivação e o bem-estar.

  • Fortaleça o diálogo entre escola e família

          Manter um canal de comunicação constante com a escola permite identificar e corrigir dificuldades rapidamente. “Esse diálogo cria um ambiente de apoio e engajamento que beneficia todo o processo de aprendizagem”.

  • Trabalhe a motivação e a resiliência

          Lidar com a frustração de notas baixas é um desafio, mas também uma oportunidade de aprendizado. “É nos erros que o cérebro aprende melhor. Ao entender que o fracasso faz parte do processo, o aluno desenvolve resiliência e cresce com a experiência”.

  • Celebre as pequenas conquistas

          Cada avanço deve ser valorizado. Melhorou a nota? Entendeu um conteúdo que antes era difícil? Comemore. “Essas pequenas vitórias aumentam a autoconfiança e incentivam o aluno a seguir em frente”.

 

16) Entende-se desse texto que

A) o ano está perdido para os alunos que estão com notas baixas

B) são vários os motivos do baixo desempenho escolar

C) a desigualdade social é uma causa do baixo rendimento escolar

D) o preconceito é um causador do baixo aproveitamento escolar.

 

17) Qual é o assunto do texto?

A)  a rotina de estudos dos alunos das escolas públicas

B) o diálogo entre escola e família e pais e filhos

C) o desempenho escolar no segundo semestre

D) o desempenho emocional de alguns alunos

 

18) Esse texto é

A) uma entrevista ____________________________________________

B) uma reportagem ___________________________________________

C) um editorial ______________________________________________

D) uma crônica ____________________________________________

 

O MAGO DA "VERDADE".

          Luís era um sujeito gordo, mas muito gordo mesmo. A sua obesidade era quase doentia. Ele vivia triste pois quanto mais fazia regime menos resultado era visto. Num belo dia, um mago apareceu e disse para ele:

          - Nossa Luís como você está bem cara! Emagreceu demais, está com o shape impecável.

          Desde então, apesar de não ter reduzido um mísero miligrama no seu peso corpóreo, Luís

passou a se sentir em plena forma. E, até de vez em quando, fazia uma piadinha maldosa com outras pessoas que estavam acima do peso.

 

19) Nesse texto a história começa quando

A) Luís era gordo

B) Luís vivia triste

C) um mago apareceu

D) Luís passo a sentir-se em plena forma

 

Leia o texto abaixo

 

 

 

20) Esse texto foi escrito para

A) dar informação sobre um produto

B) ensinar a fazer um produto em casa

C) reclamar de um produto com defeito

D) orientar a como usar um produto

 

Celular: a maquininha de Deus e do Diabo

          A partir do ano letivo de 2025, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão proibidos de usar aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio e os intervalos entre as aulas. A medida é válida para instituições de ensino públicas e privadas, conforme determina a Lei nº 15.100, recém-aprovada em 13/01/25, definindo que tal uso só será permitido mediante orientação do professor ou outro profissional da educação, com escopo didático e pedagógico. A direção de cada escola tem autonomia para definir se o aparelho eletrônico permanece na mochila do estudante ou fica guardado em um local específico.  (...)

          O banimento nacional e padronizado é uma medida acertada, pois, acima de tudo, promove o tão necessário empoderamento do professor, que passa a ter autoridade para decidir em quais momentos de uma aula o celular pode ser usado. Ademais, o uso de smartphones se tornou abusivo, seja pelas espiadelas dos alunos durante as aulas (o que provoca distrações), seja pela troca de mensagens com críticas a certas atitudes do professor, zoação ou paqueras com colegas, seja pelas chamadas (sonoras) em plena aula, o que causa um frisson em todo o ambiente. Além disso, tem-se agora no celular amplo acesso às ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que, se mal utilizadas, podem comprometer o processo de aprendizagem ao disponibilizar, em segundos e sem esforço, respostas a qualquer pergunta ou atividade proposta em sala de aula.  Evidentemente esta proibição não exclui a necessidade de apropriação de uma boa educação digital durante as aulas.

          A maioria dos professores manifesta que, atualmente, o maior problema em ministrar aulas não é a indisciplina, mas o desinteresse e a desmotivação dos alunos, em geral distraídos pelo uso do celular (é a denominada ausência presencial). Porém, também é verdade que o professor não mais deve ser um expositor de conteúdos, mas se transfigurar em mediador, mentor, motivador, ainda mais num contexto em que as perspectivas da IA são avassaladoras, tanto para o bem quanto potencialmente para o mal, impactando significativamente a Educação e todo o nosso modus vivendi et operandi. E justificadamente nós, educadores, estamos perplexos, como que diante do despertar de um gigante desconhecido. (...)

 

21. Qual é a ideia defendida pelo autor desse texto ___________________

A)  o uso do celular está proibido em escolas pública e privadas

B)  o uso só será permitido com a orientação do professor

C)  as escolas definirão o local onde o celular ficará guardado

D)  o banimento do celular é uma medida acertada

 

22) Nesse texto a palavra mediador significa _______________________

A) influenciador _________________________________________

B) intermediário _________________________________________

C) monetário __________________________________________

D) negociador _________________________________________

 

23. No segundo parágrafo o autor do texto utiliza como argumento

A)  acontecimento histórico _______________________________________

B) argumento de autoridade _______________________________________

C) dados estatísticos ___________________________________________

D) relato pessoal _______________________________________________

 

 

Na Barbearia do Cansaço (Marco Antônio Dutra)

O Sr. Bernardino chegou à barbearia, deu um “boa noite” e ficou quietinho no seu lugar preferido.

Todos estranharam.

O Sr. Dolores logo quis saber o motivo:

— Por que tanto silêncio, Sr. Bernardino?

— Hoje deu pra cansar, amigo Dolores. Acabei de mochar 36 touros e depois ainda castrei 68 leitoas.

Arrumei o telhado do galinheiro e tive que tirar o leite sozinho...

O bom Dico falou baixinho no ouvido do Oswaldo Borracheiro:

— Vê se consegue uma foto do Sr. Bernardino pra mim.

Oswaldo, meio espantado, quis saber o motivo:

— Foto? Pra quê?

— Vou colocar dentro da talha de água e servir pro pessoal lá da fazenda. Vou ter super funcionários!

— E vai mesmo! — respondeu o Oswaldo, rindo.

 

24) nesse texto o narrador

A) conta situações cotidianas que ouviu de outra pessoa ___________________

B) narra acontecimentos sem se envolver com a história _________________

C) participa dos fatos como personagem secundário _____________________

D) relembra fatos que aconteceram em sua infância ____________________


 

 

 

Setembro Caramelo; jogadores entram com cães em campo para incentivar adoção

          Não é só futebol é Setembro Caramelo. Jogadores do Coritiba entraram em campo com 11 cachorros caramelo para incentivar a adoção de bichinhos no Brasil

          Antes do jogo, os atletas desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas A ação é uma iniciativa do clube em parceria com a ONG, que promove a adoção responsável de animais.

          “Aqueles que adotarem um dos cachorrinhos que estiveram em campo vão receber um kit exclusivo Coritiba da empresa Lucky Pet, com guia, coleira e bandana, além de um voucher de banho oferecido pela Doc G Barigui”, explicou o time nas redes sociais.

           A boa ação foi nesta sexta, 11, antes da partida contra o Goiás, os jogadores desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas.

          Além dos cachorrinhos, o time titular usava camisas com um patch exclusivo da campanha, fixado na parte frontal da barra.

          Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause, com lances a partir de R$ 600. Toda a renda arrecadada será destinada à causa animal.

Todos estão para adoção

          Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas, também em homenagem à campanha.

“Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje. Pra celebrar o Setembro Caramelo, 11 caramelinhos entraram em campo hoje. E todos eles estão pra adoção, tá? É só falar com a @sos4patas.pr pra saber mais”, diz o Coritiba nas redes.

A SOS 4 Patas também celebrou o momento: “Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto e dos nossos resgatados. Durante o Setembro Caramelo, no jogo do Coritiba, 11 cães entraram em campo ao lado dos jogadores — todos aguardando a chance de encontrar um lar cheio de amor.”

 

 

25) Nesse texto, no trecho “A ação é uma iniciativa do clube” o termo destacado refere-se

A) ao Setembro  caramelo

B) aos atletas desfilarem ao lado dos cães

C) à adoção responsável

D) aos que adotarem um cachorrinho

 

26)  Em qual trecho há uma marca de opinião ____________________________

A) Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje.

B) Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto...

C) Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas...

D) Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause...

terça-feira, 9 de setembro de 2025

SIMULADO 9 ANO CICLO 3 CAED 2025 3 PARTE I

 

ALUNO: _____________________________________________TURMA 901 DATA 10/09/2025

 

REVISÃO PARA A PROVA DE PORTUGUÊS PARTE I

 

 

CRÔNICA – PAI É PAI, MÃE É MÃE

 

            Domingo de manhã, o patriarca da família estava tranquilamente na sala lendo o jornal. Era um domingo muito bonito e ensolarado e a casa estava feliz e muito agitada.

            Entre uma notícia aqui, uma reportagem ali, as folhas do periódico frequentemente se agitavam porque sempre passava alguém correndo... O pessoal realmente estava muito animado.

            - Mãe, você viu a minha blusa branca? Já secou as minhas meias? Perguntou a menina do meio.

            - Manhê! Olha aqui o Daniel. Ele não me deixa jogar o vídeo game. Reclamou um dos garotos menores.

            - Ô mãe! Deu pra senhora pegar aquele meu documento? A senhora vai fazer batata frita hoje? Perguntou o garoto mais velho.

            Ele começou a pensar:

            Puxa vida! Ser pai é algo meio ingrato. A gente faz de tudo para agradar os filhos, mas parece que a gente é invisível. Parece até que, para os filhos, a gente nem existe. Eles só têm olhos para a mãe. Isso de certa forma é uma coisa muito chata. Enquanto o pai ainda pensava sobre esses complexos assuntos familiares a menina mais velha o chamou:

             - Pai?

            Imediatamente ele pensou:

            Seu exagerado! Onde já se viu! Depois de velho deu pra ficar aí todo cheio de sensibilidades e achando que ninguém gosta de você... Que ninguém precisa mais de você... Era só o que faltava! Desse jeito vou acabar virando um velho rabugento e que só sabe reclamar...

            - Pai!...Paiêêêê!...Acorda pai!...Tô falando com você. Disse novamente a menina.

            - Oi, filha? Você me chamou? Perguntou todo feliz o genitor, que, agora, por causa do inesperado chamado da moça, já não estava assim tão triste.

            - Pai!...Você sabe onde está a mãe? Perguntou a simpática garota.

 

 

 

 

01) No penúltimo parágrafo dessa crônica, no trecho “...que, agora, por causa do inesperado chamado da moça...” a palavra destacada refere-se

A) à moça

B) ao genitor

C) ao chamado

D) à filha

 

 

02) Nesse texto, o narrador

A) conhece os pensamentos dos personagens sem participar da história.

B) participa da história como personagem protagonista, ou seja, principal.

C) participa da história como personagem antagonista, ou seja, opositor.

D) relata os acontecimentos sem conhecer os sentimentos dos personagens.

 

 

 

 

 

 

REDAÇÃO - Os trabalhos de casa praticados por crianças.

 

        Atualmente existem muitos pais que exigem que seus filhos façam pequenos trabalhos domésticos. Eles defendem que é importante para o aprendizado e formação do caráter. Mas essas atividades deveriam ser proibidas, pois as crianças ficam sem tempo para o desenvolvimento escolar e físico.

        Em primeiro lugar porque os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo. Isso faz com que as crianças tirem notas baixas e até reprovem.

        Em segundo lugar, as atividades domésticas retiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades físicas como futebol e natação.

        Por todas estas razões, os pais não deveriam exigir que seus filhos ajudassem em casa. A infância é um momento de desenvolvimento de habilidades físicas e mentais. Gastar tempo com trabalhos irá impedir que a criança progrida nessas áreas que são mais importantes.

 REDAÇÃO DE ALUNO.

 

03) Entende-se desse texto que

A) os pais devem atribuir tarefas domésticas para as crianças

B) a progressão nas áreas social e emotiva ocorrem após a adolescência

C) as capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem na infância

D) para evitar o trabalho infantil as crianças deveriam passar o dia todo na escola.

 

 









4) A finalidade desse texto é

A) informar um fato ou acontecimento atual _________________________________

B) refletir sobre situações do cotidiano ____________________________________

C) narrar um acontecimento ficcional ______________________________________

D) defender um ponto de vista com argumentos ______________________________

 

 

Leia o texto abaixo

 

5) Esse texto é

A) rótulo

B) anúncio

C) propaganda

D) bula

 

 

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO - VIVER MAIS E MELHOR

 

Viver mais e melhor

        A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas. Celulares, computadores de mão, notebooks, aviões e mais uma infinidade de avanços que surgem a cada dia tornam a nossa existência muito mais prática e confortável.

        O problema é que não se pode ter tudo. Temos o celular, e perdemos por causa dele boa parte da nossa privacidade; colocamos nossa vida inteira nos nossos computadores de mão, e enlouquecemos quando eles quebram ou são roubados; andamos para lá e para cá com nossos moderníssimos notebooks, e com isso, trabalhamos mais do que nunca e abreviamos nossos momentos de lazer [...].

       Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas, assim como nos deu muito mais tempo. Hoje resolvemos todos os problemas de trabalho dentro das nossas casas, sem precisarmos ir ao escritório. Basta ligar o celular, abrir o notebook e pronto, tudo resolvido. Mas será que vale a pena transformarmos nossas casas em escritórios? Será que é esse o objetivo de toda essa tecnologia? Para que ganhamos mais tempo? Para gastá-lo com mais trabalho?

       A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor. Se soubermos usá-la a nosso favor, ela só contribuirá para a nossa qualidade de vida. O que não podemos é tornarmo-nos escravos dela. Vamos nos dar ao luxo de desligar os celulares nos finais de semana, de engavetarmos notebooks e computadores de mão fora do expediente de trabalho [...].

       A tecnologia é nossa amiga e parceira. Sabendo usá-la, viveremos muitos anos, o suficiente para ver outros avanços tecnológicos que nem sequer imaginamos e que tornarão a nossa vida cada vez mais longa.

PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008

 

 

6) Nesse texto, um trecho que apresenta um contra-argumento (argumento contrário à ideia defendida) a respeito da ideia de que “A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas.”

A) “A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor.”

B) “A tecnologia é nossa amiga e parceira.”

C) “O problema é que não se pode ter tudo.”

D) “Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas...”

 

7. No primeiro parágrafo desse texto, a palavra “presente” significa

A) relegado

B) frequente

C) lembrado

D) ausente

ARTIGO DE OPINIÃO FRAGMENTO - MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO CORPO

 

     Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.

    Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.

    Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.

   

 

 

 

8) No terceiro parágrafo desse texto, para desenvolver seus argumentos, o autor utiliza como estratégia um

A) dado estatístico __________________________________________________

B) exemplo do cotidiano _______________________________________________

C) fato histórico ______________________________________________________

D) argumento de autoridade _____________________________________________

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

Campinas, 24 de setembro de 2024

Prezada Joana,

          Como sabe, sempre tivemos uma boa relação de convivência, afinal, gostamos dos mesmos jogos de videogames, das mesmas séries e dos mesmos filmes. Além desses interesses em comum, sempre fomos cordiais um com o outro e nos ajudamos em diversos momentos. Por essa razão, espero que nossa excelente relação não seja afetada pelo assunto que gostaria de discutir por meio dessa carta.

          Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho. Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento. Creio que o novo integrante de sua família não esteja acostumado com a vida em apartamento e se sinta em um espaço limitado. Por esse motivo, todos os dias, após às 23 horas, o bichano vai até a sacada, exatamente no ponto que abaixo da janela do meu quarto, e começa a lamentar. A tristeza do gatinho não costuma durar muito. São apenas três ou quatro minutos de “miaus” chorosos. Cerca de duas horas depois, seu filho de quatro patas costuma voltar ao mesmo lugar de antes e, novamente, choraminga seus lamentos. E isso se repete até o sol dar caras. Aos primeiros raios de sol, o gatinho percebe que é hora de tirar a soneca da manhã e preparar-se para choradeira da noite seguinte.

         O grande problema nisso tudo é que, como tenho o sono leve, faz um mês que não consigo dormir uma noite completa de sono. Situação chata essa, não é mesmo? Antes de escrever-lhe essa carta de reclamação, eu já havia pedido ao nosso síndico que conversasse com você. Sabe aquelas quatro multas de condomínio que você pagou e as ameaças de despejarem seus filhos peludos? Sim, foram por isso. Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.     Assim, peço a você diretamente que resolva a situação. Você poderia mantê-lo dentro de casa durante o período da noite.

          O que acha? Creio que assim, o som dos miados do gatinho cessará. Caso o chororô continue, creio que na próxima noite, vou me juntar ao seu gatinho e chorar minhas angústias por não conseguir ter nem uma noite de sono na minha própria casa. Já disse a você que tenho uma voz bem potente?

Desde já peço sua compreensão e agradeço a atenção.

Abraços,

Seu querido vizinho

 

9) Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho.

B) Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento.

C) Situação chata essa, não é mesmo?

D) Assim, peço a você diretamente que resolva a situação.

 

 

10) Nesse texto, no trecho “Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.” A palavra destacada indica

A) causa

B) conclusão

C) oposição

D)  tempo

 

 

 

GERAÇÃO DO CELULAR Inaê Soares da Silva

 

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.

       As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

 

 

11) Qual a ideia defendida pelo autor do texto?

A) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros”

B) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador”

C) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos”

D) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”

 

 

12) Entende-se desse texto que:

A) o uso do celular tem prejudicado as relações sociais.

B) o uso do celular tem melhorado as relações sociais.

C) as pessoas utilizam o celular para pagar contas.

D) aumentou o número de roubo de celulares.

 

 

13. Qual o assunto desse texto?

A) mundo real.

B) uso do celular por crianças.

C) vício no celular.

D) uso do celular por adultos.