ALUNO:________________________________________________________________________13/08/2025
TEXTO I GÊNERO CHARGE – FINALIDADE CRITICAR - D1
QUESTÃO 1
A
charge abaixo apresenta uma crítica em relação a
A)
a inversão do papel do homem na sociedade atual.
B)
a mulher que tem de trabalhar fora para se manter.
C)
os homens que se mostram dispostos a ajudarem em casa.
D)
a mulher que exerce um papel submisso ao homem.
E)
a submissão da mulher influenciada pela televisão.
TEXTO
II – GÊNERO NOTÍCIA – FINALIDADE: INFORMAR - D2
Bombeiros
capturam cobra coral achada dentro de casa em Ipameri
Segundo
a corporação, serpente tem cerca de um metro de comprimento e estava nas
proximidades de uma mesa.
Por Paula Resende, G1-GO.
Bombeiros
capturaram uma cobra coral dentro de uma casa no Setor Central de ipameri,
região sudeste de Goiás. A serpente tem cerca de um metro de comprimento e
estava perto de uma mesa.
De acordo com o sargento Rafael Antônio da
Silva, os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8).
Como há crianças na casa, eles ligaram de imediato para a corporação.
“Pegamos a cobra com a pinça, colocamos no
tambor e transportamos até uma reserva, onde a soltamos”, contou o sargento.
Silva afirmou que a cobra não atacou os
moradores e também não apresentava ferimentos.
Disponível em:
https://g1.globo.com/go/goias/noti cia/bombeiros-encontram-cobracoral-
dentro-de-casa-em-ipameri.ghtml>. Acesso em: 11 jun. 2018.
QUESTÃO
2
Qual
trecho apresenta a principal informação do texto?
A)
“Silva afirmou que a cobra não atacou os moradores e também não apresentava
ferimentos.”.
B)
“Bombeiros capturaram uma cobra coral dentro de uma casa no Setor Central de Ipameri,
região sudeste de Goiás.”
C)
“De acordo com o sargento Rafael Antônio da Silva, os moradores avistaram a
cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8).”
D)
“‘Pegamos a cobra com a pinça, colocamos no tambor e transportamos até uma
reserva, onde a soltamos’, contou o sargento.”
E)
“os moradores avistaram a cobra, por volta das 19h30 de sexta-feira (8)”
TEXTO
III – GÊNERO CRÔNICA – FINALIDADE - REFLETIR SOBRE UM ASSUNTO DO COTIDIANO - D3
Uma
idade à flor da pele (Marina Colasanti)
Uma rosa estremece na nuca. Um dragão
ondeia escamas sobre o peito. Um desenho tribal se fecha ao redor do bíceps. A
pele jovem é um grande display.
À flor da pele, com suas tatuagens, seus
dizeres pintados, seus piercings, os adolescentes tentam nos dizer quem são. E
nós, que os queremos tanto, nos debruçamos sobre essa linguagem cifrada, sobre
seus gestos e seus silêncios, buscando entender.
Nunca houve tantos adolescentes no mundo.
Segundo o último relatório do Fundo das Populações das Nações Unidas, que fixa
as fronteiras da adolescência entre dez e 19 anos, são 1,2 bilhão. Nunca foram
tão pobres. Mais de um terço deles vive com menos de dois dólares por dia.
Nunca foram tão semelhantes. E nunca se diferenciaram tanto.
Os jovens já não estão metidos no mesmo
saco.
A adolescência foi a sua revolução
francesa. Deposto o poder adulto, podem exercer sua individualidade. E
individualidade, agora, é também escolher a tribo de sua eleição. Que algumas
tribos sejam idênticas, consumindo idênticos produtos e produzindo idêntica
linguagem [...], não constitui problema, pelo contrário acrescenta dimensão
universal à independência.
“Uma idade à flor da pele”. Fragatas para
terras distantes.
Rio de Janeiro: Record, 2004. P. 79
Disponível em: Cereja, Willliam Roberto. Português linguagens, 9º ano / William
Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães– 9 ed. reform. p. 64 – São Paulo:
Saraiva, 2015. [Adaptado].
QUESTÃO
III
De
acordo com o texto, o que foi deposto?
A)
O poder adulto.
B)
As tribos urbanas.
C)
A revolução francesa.
D)
A individualidade do adolescente.
E)
O preconceito conta tatuagem
TEXTO
IV – GÊNERO POEMA – FINALIDADE EXPRESSÃO SENTIMENTOS – D4.
Teresa
(Manuel Bandeira)
A primeira vez que vi Teresa.
Achei que ela tinha pernas estúpidas.
Achei também que a cara parecia uma perna.
Quando vi Teresa de novo.
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo.
Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse.
Da terceira vez não vi mais nada.
Os céus se misturaram com a terra.
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.
Disponível em:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuel bandeira01.html/>. Acesso em: 27
abr. 2016.
QUESTÃO
4
Infere-se
pela leitura da última estrofe do poema que o eu lírico em relação à Teresa
desenvolveu um sentimento de
A)
etarismo
B)
repúdio.
C)
desilusão.
D)
compaixão.
E)
amor.
TEXTO
V – GÊNERO MEMÓRIA LIETERÁRIAS – FINALIDADE
REGISTRAR E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS PESSOAIS – D5
Meus
tempos de criança
Pulávamos os muros e ganhávamos os quintais
das casas vizinhas, enormes e cheias de fruteiras e de toda a sorte de animais,
gatos, cachorros, galinhas, patos, marrecos e outros mais. Chupando mangas,
gostosas mangas, mangas-espada, mangas-rosa e manguitos, esses quase sempre os
mais saborosos, dividíamos os times e organizávamos as peladas de fundo de
quintal que exigiam grande malabarismo de nossa parte, com as frondosas árvores
para driblar e grandes irregularidades no terreno para contornar.
Usávamos “bolas de meia”, preparadas por
nós mesmos com papel de jornal compactado e colocado dentro de uma meia de
mulher, mas já começávamos a usar bolas de borrachas e as “bolas-de-pito”, que
eram bolas de couro, com pito para fora e que tínhamos o cuidado de envergar
para dentro, para evitar arranhaduras.
PARÁISO, Rostand. Antes que o tempo
apague. 2. ed. Recife: Editora Comunicarte, 1996 (adaptado).
QUESTÃO 5
Nos trechos abaixo, qual expressão expressa uma
opinião?
A) “Pulávamos os muros e ganhávamos os quintais
das casas vizinhas [...].”
B) “[...] mangas-rosa e manguitos, esses quase
sempre os mais saborosos [...].”
C) “[...] dividíamos os times e organizávamos
as peladas de fundo de quintal [...].”
D) “Usávamos ‘bolas de meia’, preparadas por
nós mesmos com papel de jornal [...].”
E) “tínhamos o cuidado de envergar para dentro,
para evitar arranhaduras.”
TEXTO
VI – GÊNERO CRÔNICA -– FINALIDADE - REFLETIR SOBRE UM ASSUNTO DO COTIDIANO – D6
Galinha ao molho pardo (Fernando Sabino)
Ao chegar da escola, dei com a novidade:
uma galinha no quintal.
O quintal de nossa casa era grande, mas não
tinha galinheiro, como quase toda casa de Belo Horizonte naquele tempo. Tinha
era uma porção de árvores: um pé de manga sapatinho, outro de manga
coração-de-boi, um pé de gabiroba, um pé de goiaba branca, outro de goiaba
vermelha, um pé de abacate e até um pé de fruta-de-conde. [...]
Pois no fundo do quintal que eu vi a
galinha, toda folgada, ciscando na caixa de areia. Havia sido comprada por
minha mãe para o almoço de domingo: Dr. Junqueira ia almoçar em casa e ela
resolveu fazer Galinha ao molho pardo.
Eu já tinha visto a Alzira matar galinha,
uma coisa terrível. Agarrava a coitada pelo pescoço, agachava, apertava o corpo
dela entre os joelhos, torcia com a mão esquerda a cabecinha assim para um
lado, e com a direita, zapt! Passava o facão afiado, abrindo um talho no gogó.
O sangue esguichava longe. Ela aparava logo o esguicho com uma bacia, deixando
que escorresse ali dentro até acabar. E a bichinha ainda viva, estrebuchando
nas mãos da malvada.
Como se fosse a coisa mais natural deste
mundo, a Alzira me contou o que ia acontecer com a nova galinha.
Revoltado, resolvi salvá-la. [...]
SABINO, Fernando. O menino no espelho.
Rio de Janeiro: Record, 1992.
QUESTÃO 6
No trecho, “Ao chegar da escola, dei com a
novidade: uma galinha no quintal.”, a expressão “dei com a novidade” é um
exemplo de linguagem
A) formal
B) técnica.
C) jurídica.
D) informal.
E) culta
ALUNO:________________________________________________________________________18/08/2025
TEXTO I -TIRINHA –
FINALIDADE – DIVERTIR, CRITICAR, REFLETIR...
QUESTÃO 1 - D7
Qual das palavras
sublinhadas apresenta o sentido empregado para a palavra “suspenda” no texto?
A) Quero completo, mas
acrescente o pepino.
B) Quero completo, mas
substitua o pepino.
C) Quero completo, mas
retire o pepino.
D) Quero completo, mas
levante o pepino
E) Quero completo, mas
macere o pepino.
TEXTO II – FRAGMENTO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA.
Pico da Neblina,
Monte Pascoal, Dedo de Deus, Pico das Agulhas Negras... São muitos os nomes das
montanhas. Estas que citamos são apenas uma amostra das mais famosas que estão
espalhadas pelo Brasil.
Os nomes dados aos
elementos da paisagem tinham função semelhante à de um mapa: serviam para
indicar rotas de caça, de água, de tipos de alimentos ou mesmo de abrigos
referentes aos lugares por onde precisariam tornar a passar.
FARIA,
Antonio Paulo. Ciência Hoje. 2 ed, n. 180, p. 07, jul. 2007. Fragmento.
QUESTÃO 2 – D8
Na primeira linha, as
reticências (...) foram usadas para
A) citar uma montanha
que é a mais famosa de todas.
B) destacar algumas
montanhas que o autor prefere.
C) indicar que há
outras montanhas além daquelas citadas.
D) iniciar uma
explicação ao leitor sobre as montanhas.
E) indicar uma
explicação complementar ao texto.
TEXTO III - BRUMADINHO:
CRIME OU ACIDENTE AMBIENTAL?
Conversamos com a técnica de
Paisagismo, Wanderlucia Silva Rodrigues, sobre esse assunto. A professora é
Engenheira Agrônoma, Mestre em Fitotecnia, na linha de pesquisa em floricultura
e plantas ornamentais, com ênfase em substratos alternativos.
Como funciona uma
barragem de rejeitos?
Usam-se vários compostos químicos
para extrair os minérios nas mineradoras, e esses restos são colocados em um
local: na barragem. [...] Antigamente, não existiam barragens de rejeitos, eles
extraíam os minérios e jogavam diretamente no rio, então esse sistema é
ecológico, mesmo hoje não sendo o suficiente por conta da irresponsabilidade dos
envolvidos.
Quais os impactos
ambientais causados por essa tragédia?
São vários. Vários porque ali
existiam muitos ecossistemas e, para um ecossistema se manter, tem que haver
equilíbrio [...]. A princípio, morreram centenas de pessoas, mas também
animais, vegetação, microfauna (bactérias, protozoários etc.), então foi uma catástrofe
incalculável. Vai repercutir na contaminação do solo, água e de seres que possivelmente
iriam habitar ali.
QUESTÃO 3 – D9
A qual dos gêneros
abaixo pertence o texto III?
A) Reportagem
____________________________________________________
B) Biografia
_______________________________________________________
C) Entrevista
_______________________________________________________
D) Notícia
__________________________________________________________
E) Crônica
_________________________________________________________
QUESTÃO 4 – D10
Qual o propósito
comunicativo, ou seja, qual a finalidade do texto III?
A) informar o público
sobre um determinado assunto, opinião ou acontecimento.
B) apresentar fatos
particulares da vida de uma pessoa importante.
C) informar a sociedade
sobre fatos reais, importantes e recentes,
D) informar e
aprofundar um tema de interesse público
E) retratar questões comuns
do cotidiano, de modo, leve e crítico.
TEXTO IV
Vantagens e
desvantagens dos biodegradáveis
O maior benefício
destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos
biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por
um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os
produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem
eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja,
quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.
Apesar das
desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais
sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes
biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o
gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia,
impactando menos o meio ambiente.
Os produtos
biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem
contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que
utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o
consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o
“lixo que não é lixo” para reciclagem.
TEXTO V – ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO – FINALIDADE – PERSUADIR O PUBLICO A AÇÃO. D12
Biodegradável,
compostável
Produzido através de
produção limpa
Livre de emissão
E matéria prima de
fonte renovável
Sou feito de
Mandioca
Substituo o plástico
por isopor
QUESTÃO 5
Esses dois textos têm
em comum o fato de
A) defenderem a
substituição do plástico.
B) divulgarem um copo
feito de mandioca.
C) incentivarem o uso
de produtos biodegradáveis.
D) mostrarem o
benefício da reciclagem do lixo.
E) apresentam apenas as
vantagens dos biodegradáveis
TEXTO VI – Facebook
Vimos que o Vale do Silício é um
tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos
investimentos. Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita
tecnologia. É o caso da maior rede social do mundo, o Facebook.
Segundo o seu criador Mark
Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus
amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que
gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark
elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do
que se tornaria essa famosa rede social.
Mas há quem diga que a história
inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark
teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia,
para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos
importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de
mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o
co-fundador do site.
De qualquer forma, e intrigas à
parte, inovação e agilidade transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em
uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários,
faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco
Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner.
(Paulo
Roberto Moraes, Urbanização e Metropolização, São Paulo, 2011)
QUESTÃO 6 - D13
As vozes presentes no
texto VI só NÃO incluem a voz:
A) do autor do texto;
B) do criador do
Facebook;
C) de pessoas não
nominalizadas;
D) do brasileiro
Eduardo Savarin;
E) do Banco Goldman
Sachs
TEXTO VII - De quem é a
culpa pelo aquecimento global? (Camila Camilo)
Para os
pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Terra está ficando mais
quente e as chances da culpa ser do homem são grandes. Mais precisamente de
dois terços ou mais, segundo relatório lançado em 2011. Isso porque a emissão
excessiva de gases (como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) pelas
indústrias intensifica um fenômeno natural, o efeito estufa. Graças a ele o
calor dos raios solares é retido na atmosfera terrestre e a temperatura é
mantida a níveis que permitem a existência de vida. O problema é quando estes
gases ocorrem em excesso e retêm mais calor do que o necessário, causando o que
se convencionou chamar de aquecimento global.
Porém, esta não é
uma ideia unânime. Há especialistas que acreditam que a temperatura de fato
está subindo, mas não é possível precisar se as causas estão na ação humana, ou
se esta mudança faz parte de um processo natural vivido pela Terra. A geógrafa
Daniela de Souza Onça, por exemplo, defendeu em sua tese de doutorado na
Universidade de São Paulo (USP) que o aquecimento global não existe. Para ela,
o clima está em permanente transformação e suas alterações não podem ser
atribuídas exclusivamente às variações das concentrações dos gases na
atmosfera. [...]
QUESTÃO 7 – D14
As opiniões dos
pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e
da geógrafa Daniela de Souza Onça sobre o aquecimento global são
A) divergentes.
B) excludentes.
C) semelhantes.
D) complementares.
E) análogas
ALUNO:__________________________________TURMA:
901 DATA:01/09/2025
PROFESSOR DIORGES -
SIMULADO IFF/CAP
QUESTÃO 1 - D15: ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE
IMAGENS (...) E O CORPO DO TEXTO.
O QUE A VIDA DIGITAL
ESTÁ FAZENDO COM NOSSOS FILHOS
Veja no infográfico a seguir o que pode acontecer a crianças e
adolescentes que passam muito tempo online em jogos ou redes sociais. A atenção
de todos os pais e responsáveis deve ser redobrada.
1) De acordo com as informações escritas e as
imagens, podemos afirmar que
a) adolescentes e crianças que utilizam
continuamente a internet são mais atentos que seus responsáveis.
b) o uso prolongado de jogos online ou redes
sociais pode prejudicar a saúde de crianças e adolescentes.
c) os pais e responsáveis devem utilizar os
jogos online e as redes sociais com atenção redobrada.
d) as pesquisas nas redes sociais são
recomendadas para melhorar a saúde de crianças e adolescentes.
QUESTÃO 2 – D18: Reconhecer formas de
apropriação textual como paródias, paráfrases, citações, discurso direto,
indireto ou indireto livre e justificar seu uso.
1. A apropriação textual pode ser realizada de
diversas formas: paráfrases, discurso direto, discurso indireto, citações,
entre outros. Marque a alternativa que NÃO justifica corretamente
a forma de apropriação citada e exemplificada:
A) No trecho “quando uma pessoa exclama
‘Estou tão feliz!’” marca-se, com as aspas, a identificação do discurso de
outrem.
B) No trecho “Para Sócrates, essa ideia teve
rumo novo, ele postulou que não havia relação da felicidade com somente
satisfação dos desejos e necessidades do corpo”, é utilizado o discurso
direto para trazer credibilidade ao texto.
C) A autora lança mão do discurso da filha, de
forma indireta, no fragmento: “informou-me que possuía As Reinações de
Narizinho, de Monteiro Lobato."
D) A citação do discurso alheio, de forma
direta, reproduzindo literalmente a fala do entrevistado, tem como exemplo: “A
opinião é do pianista James Rhodes, ‘Não somos destinados a ser felizes o
tempo inteiro’".
QUESTÃO 3 – D19: Reconhecer o uso da
metalinguagem.
A metalinguagem ocorre quando um tipo de
linguagem (verbal, não verbal) fala ou explica a própria linguagem. Usar
palavras para falar das palavras, usar uma imagem retratando uma imagem, usar
uma tirinha falando sobre a tirinha são exemplos de metalinguagem. Marque a
alternativa em que não ocorre METALINGUAGEM.
A)
B)
C)
Desencanto ( Poema de MANUEL BANDEIRA)
Eu faço versos como quem chora
De desalento. . . de desencanto. . .
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
D)
Eu Sou Terrível (Música de Roberto Carlos)
Eu sou terrível e é bom parar
Que desse jeito me provocar
Você não sabe de onde eu venho
O que eu sou e o que tenho
Eu sou terrível, vou lhe dizer
Prova Falsa (Stanislaw Ponte Preta)
Quem teve a ideia foi o padrinho da caçula
— ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a
família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de
se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de
educação.
— Mas o cachorro era um chato — desabafou.
Desses cachorrinhos de raça, cheio de
nhém-nhém-nhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados,
enfim, um chato de galocha. E, como se isto não
bastasse, implicava com o dono da casa.
— Vivia de rabo abanando para todo mundo,
mas, quando eu entrava em casa, vinha logo com aquele latido fininho e
antipático de cachorro de francesa.
Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava
certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o
ministro ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor
ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas
quando a patroa estava perto abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.
— Quando eu reclamava, dizendo que o
cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve
cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".
Num rápido balanço poderia assinalar: o
cachorro comeu oito meias suas, roeu a manga de um paletó de casimira inglesa,
rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para
locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava
vendo a hora em que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou
mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma
espinafração da mulher.
— Você é um desalmado — disse ela, uma vez.
Venceu a guerra fria com o cachorro graças
à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia.
Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete
da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos
brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido
novo de sua mulher.
— Aí mandaram o cachorro embora? —
perguntei.
— Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de
presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova
residência.
— Ué..., mas você não o detestava? Como é
que arranjou essa sopa pra ele?
— Problema da consciência — explicou: — O
pipi não era dele.
E suspirou cheio de remorso.
Disponível em:
http://ww.releituras.com/spontepreta_ Prova.asp>. Acesso em: 22 maio 2017.
QUESTÃO 4 - Estabelecer relações entre as
partes de um texto.
No trecho “(...) eu é que implicava com o
‘pobrezinho’”., a palavra “pobrezinho” refere-se ao
A) ministro.
B) padrinho.
C) cachorro.
D) dono da casa.
QUESTÃO 5 - Identificar o conflito gerador
do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
O
que deu origem a história foi
A)
o padrinho do caçula ter trazido um cachorro de presente.
B)
a família se apaixonar pelo cachorro.
C)
o cachorro ser um chato.
D)
O cachorro ser um puxa-saco.
QUESTÃO
6 - Estabelecer relações de causa e consequência.
O
trecho do texto que indica uma consequência é:
A)
Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício.
B)
Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se
apaixonou pelo bicho.
C)
Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do
adversário.
D)
E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.
Apenas
Mais Uma de Amor (Música de Lulu Santos)
Eu
gosto tanto de você
Que
até prefiro esconder
Deixo
assim ficar subentendido
Como
uma ideia que existe na cabeça
E
não tem a menor obrigação de acontecer
QUESTÃO
7 - Identificar relações lógico-discursivas (conjunções).
Neste
fragmento “Eu gosto tanto de você, Que até prefiro esconder” há
uma relação de
A)
conclusão
B)
consequência
C)
oposição
D)
alternância
QUESTÃO
8 - Reconhecer as regras de acentuação, ortografia e pontuação. 23
Na
tirinha acima a palavra “acidentalmente” está entre aspas para indicar
A)
uma palavra de origem estrangeira
B)
o emprego de discurso direto
C)
uma palavra usada de forma irônica
D)
uma gíria usada entre patroas e empregadas.
ALUNO:__________________________________TURMA:
901 DATA:08/09/2025
PROFESSOR DIORGES - SIMULADO IFF/CAP
GÊNERO CARTA DE AGRADECIMENTO / FINALIDADE:
EXPRESSAR GRATIDÃO.
Goiânia, 10 de outubro de 2025.
Prezada Marta Guimarães,
Venho por meio desta agradecer os
brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes que
são assistidas pela nossa ONG “Criança feliz”. Nós trabalhamos muito para
ajudar essas crianças.
Conforme pode ver nas fotos anexas, as
crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.
Espero poder contar com essa parceria
outras vezes, pois será muito importante para as crianças.
A atitude da senhora foi extremamente
grandiosa e proporcionou a alegria dessas crianças que tem tão pouco no seu
cotidiano.
Muito obrigado!
Atenciosamente, Márcio Reis.
QUESTÃO
1. RELAÇÕES DE SENTIDO.
No
trecho “(...) as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa
dos brinquedos.”, a palavra “muito” da ideia de
A)
modo. _______________________________________________________________
B)
tempo. _______________________________________________________________
C)
negação. _____________________________________________________________
D)
intensidade. ___________________________________________________________
E)
dúvida. _______________________________________________________________
GÊNERO POEMA -
FINALIDADE: EXPRESSAR OU PROVOCAR SENTIMENTOS.
Retrato
[Cecília Meireles]
Eu
não tinha este rosto de hoje,
assim
calmo, assim triste, assim magro,
nem
estes olhos tão vazios,
nem
o lábio tão amargo.
Eu
não tinha estas mãos tão sem força,
Tão
paradas e frias e mortas;
Eu
não tinha este coração
Que
nem se mostra.
Eu
não dei por esta mudança,
Tão
simples, tão certa, tão fácil:
–
Em que espelho ficou retida
a
minha face?
QUESTÃO
2 - ESTRUTURA FORMAL DE POEMAS.
Assinale
a alternativa ERRADA
A)
O poema Retrato possui três estrofes.
____________________________________________
B)
O poema Retrato possui doze versos.
____________________________________________
C)
O eu lírico do poema é uma pessoa idosa.
_________________________________________
D)
O eu lírico do poema é uma pessoa doente.
_______________________________________
E)
No poema Retrato a palavra magro rima com amargo.
_______________________________
|
A
diferença entre um poema e uma canção é que o poema é feito para ser lido e a
canção é feita para ser cantada. O que não impede que um poema seja
transformado em canção. Diferença
básica entre canção e música é que pode ser apenas instrumental enquanto
a canção precisa ter letra (palavras). |
GÊNERO
ANEDOTA (PIADA) FINALIDADE PROVOCAR HUMOR (RISOS).
MÃE, SÓ TEM UMA!
A professora passou uma lição
de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma".
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as
mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de
nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando
com sede e minha mãe pediu para mim ir buscar Coca-Cola na cozinha. Eu abri a
geladeira e vi que só tinha uma Coca-Cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!"
QUESTÃO 3 – ALTERAÇÃO DE SENTIDO PROVOCADO PELA
AUSÊNCIA OU PRESENÇÃ DE SINAIS GRÁFICOS.
3.
Marque a alternativa INCORRETA.
A)
“Mãe, só tem uma!” é uma frase interjetiva que expressa que só há uma
Coca-Cola.
B)
“Mãe só tem uma.” Sem o emprego da vírgula expressa a importância das mães.
C)
A professora se equivocou ao usar vírgula para separar a palavra mãe.
D)
O uso de caixa alta em "MÃE, SÓ TEM UMA!" indica ênfase como um
grito.
E)
A ausência de virgula em “No dia seguinte, cada aluno leu sua redação.” Altera
o sentido da frase.
GÊNERO
HORÓSCOPO – FINALIDADE: ACONSELHAR.
PEIXES (HORÓSCOPO)
20/2 a 20/3 - regente: Netuno.
Você pode se sentir mais agitado. Não se esforce muito para descobrir
como relaxar. Faça o que tiver que fazer sem se exigir muito. Contorne os
atritos na relação a dois causados por diferenças de ponto de vista.
A semana: Vênus na sua casa de amizade e "ajudas" traz um
período de facilidade e bem-estar. A vida afetiva tende a melhorar com mais
companheirismo e respeito mútuo. Se está se sentindo sozinho, aumente a
esperança de encontrar sua turma.
QUESTÃO 4 – EFEITO DE SENTIDO CATEGORIAS
GRAMATICAIS: VERBO, SUBSTANTIVO, ADJETIVO...
O uso das formas verbais "faça",
"contorne", "aumente" expressa
A) recomendação.
B) surpresa.
C) súplica.
D) questionamento.
E) instrução
GÊNERO TIRINHA – FINALIDADE DIVERTIR,
ENTRETER...
QUESTÃO 5 – FIGURAS DE LINGUAGEM.
A figura de linguagem usada na tirinha através
dos recursos verbais é
A) metáfora
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B) comparação
___________________________________________________________
C) eufemismo
____________________________________________________________
D) metonímia
____________________________________________________________
E) antítese
______________________________________________________________
GÊNERO
TIRINHA – FINALIDADE DIVERTIR, ENTRETER...
QUESTÃO
6 -IDENTIFICAR IRONIA/HUMOR
A
presença da ironia no texto é construída a partir de recursos verbais e não
verbais. Qual recurso abaixo nos permite
identificar a ironia?
A)
Expressão de atenção dos netos ao que a avó está dizendo
B)
Reunião dos netos coma a avó em um sofá grande
C)
Expressão de tristeza da avó como mãos cruzadas e traços do rosto.
D)
Onomatopeias: reprodução do som de teclar TIC!, TIC!, TIC!
E)
Emprego do diminutivo “netinhos” indicando carinho
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Leite
Vocês, que têm mais de 15 anos, se
lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)
Mas vocês não se lembram de nada, pô!
Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque
agora mesmo peguei um pacote de leite – leite em pacote, imagina, Tereza! – na
porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado, ou pasteurizado, sei lá,
tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.
Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa:
‘Líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais’. Um alimento
pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5000 anos. É o único
alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer
outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...). O leite é só leite. Ou
toma ou bota fora.
Esse aqui, examinando bem, é só
pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem,
sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.
Depois o pessoal ainda acha
estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam
como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!
FERNANDES, Millôr. O Estado de São Paulo.
22/08/1999.
QUESTÃO 8
Ao criar a palavra “embromatologia” (l.10), o
autor pretendeu ser
A) conciso.
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B) cordial.
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C) formal.
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D) irônico.
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E) sério.
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GÊNERO CHARGE – FINALIDADE CRITÍCAR UM
COMPORTAMENTO
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA.
A interação verbal entre os sujeitos é possível por meio das palavras e
pode ser realizada por meio da fala e/ou da escrita. Dependendo da situação
comunicativa, os usuários das línguas podem eleger qualquer um dos diferentes
níveis de linguagem para interagir verbalmente com os outros isso significa que
existem linguagens diferentes para ocasiões distintas, ou seja, em toda
situação comunicativa, os falantes elegem o nível de linguagem mais adequado
para que tanto o emissor quanto o receptor das mensagens possam compreender e
ser compreendidos.
QUESTÃO 9
Com relação ao nível de linguagem empregado na charge,
é possível afirmar que
a) a linguagem coloquial, observada nos
vocábulos "cade" e "Ta", compromete a leitura da charge e,
dessa forma, impede que o leitor compreenda seu conteúdo e sentido.
b) as palavras "cade e "Ta"
revelam uma característica exclusiva do dialeto nordestino língua portuguesa
brasileira.
c) a linguagem empregada na charge é padrão,
embora haja poucas palavras, como "cade e "Tá", que são
utilizadas na linguagem coloquial.
d) a linguagem empregada na charge é padrão O
que ocorre é que as palavras "cade" e "Tå" eram assim
escritas antigamente.
e) a linguagem da charge é coloquial, já que é
construída a partir da reprodução fiel da fala de algum nativo da língua
portuguesa, como se pode observar nos vocábulos "cade",
"Ta" e na oração "Ninguém da minha família toma vacina”.
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA
Nas sociedades complexas e letradas, a realidade linguística se compõe
de dois grandes polos: (1) a variação linguística, isto é, a língua em
seu estado permanente de transformação, seja em virtude da origem geográfica
do falante, seja condicionada por seu status socioeconômico ou grau
de escolarização, seja ainda pela mudança que ocorre ao longo do tempo – variação
histórica e (2) a norma padrão, produto cultural, modelo artificial de
língua criado para servir de padrão para os comportamentos linguísticos
considerados adequados e corretos.
QUESTÃO 10
Dos fragmentos abaixo, todos retirados do livro
Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, assinale aquele que ilustra a
variação linguística representativa do status socioeconômico pobre e de baixo
grau de escolaridade.
a) Quando vejo meus filhos comendo arroz e
feijão, o alimento que não está ao alcance do favelado, fico sorrindo atoa.
Como se eu estivesse assistindo um espetáculo deslumbrante.
b) Lavei as roupas e o barracão. Agora vou ler
e escrever. Vejo os jovens jogando bola. E eles correm pelo campo demonstrando
energia.
c) Penso: se eles tomassem leite puro e
comessem carne […]
d) Passei uma noite horrível. Sonhei que eu
residia numa casa residível, tinha banheiro, cozinha, copa e até quarto de
criada. Eu ia festejar o aniversário de minha filha Vera Eunice.
e) “[…] os visinhos de alvenaria olha os
favelados com repugnancia. Percebo seus olhares de ódio porque eles não quer a
favela aqui. Que a favela deturpou o bairro. Que tem nojo da pobresa.
