Não tenho o gabarito, mas a correção está certa.
sábado, 30 de novembro de 2019
terça-feira, 26 de novembro de 2019
IBAM PROVA EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º VASSOURAS 2019
IBAM PROVA EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO
5º VASSOURAS 2019
Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental (1º ao 5º ano)
1C 2D 3C 4A 5C 6D 7D 8B 9A 10B
11C 12A 13D 14B 15C 16B 17C 18B 19A 20D
21D 22A 23B 24A 25C 26C 27C 28D 29B 30D
31B 32D 33A 34C 35B 36A 37D 38C 39C 40D
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
Primeiros asilos para
alienados do Brasil foram construídos em meados do século XIX no Rio de Janeiro
e em São Paulo
Era quase impossível andar pelas ruas
do Rio de Janeiro no início da década de 1830 sem se deparar com alienados
vagando por becos e vielas. Em geral, eram recolhidos às enfermarias da Santa
Casa de Misericórdia ou à cadeia pública, de onde não saíam senão mortos.
Encarcerados em cubículos fétidos e estreitos, muitos passavam os dias
acorrentados. Já os submetidos à tutela de instituições religiosas, não raro,
sofriam sanções físicas punitivas. O estado de abandono em que se encontravam
os doentes mentais chamou a atenção de alguns membros da Academia Imperial de
Medicina e da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que se engajaram em
campanhas pela criação de um estabelecimento para o tratamento dos alienados. O
argumento era de que a Santa Casa não estava organizada para promover a cura
desses indivíduos. O apelo foi atendido pelo Império com a construção do
Hospício de Alienados Pedro II, primeiro asilo brasileiro para essa categoria
de doentes. O tratamento de pacientes com problemas mentais por médicos
especializados, no entanto, só começaria nos primeiros anos do século XX.
O Hospício Pedro II, também chamado de
“Palácio dos Loucos”, abriu suas portas em dezembro de 1852. Funcionava em um
terreno próximo à baía de Botafogo, “em um bairro salubre, amplamente aberto
para o mar e dominado por montanhas arborizadas, localizado em uma distância
conveniente do rico subúrbio de Botafogo e do terminal das linhas de bondes que
atendem essa área”, descreveu o médico Philippe-Marius Rey, do Asilo de
Alienados de Saint-Anne, em Paris, França, em L’hospice Pedro II et les
aliénés au Brésil.
O hospital funcionava com base nas ideias
dos alienistas franceses Philippe Pinel (1745-1826) e Jean-Étienne Esquirol
(1772-1840), que recomendavam o isolamento, o controle e a vigilância para
afastar o indivíduo das causas de sua loucura. “A alienação era para os
psiquiatras da época a manifestação das afeições morais, sendo as paixões da
alma consideradas a causa da loucura. Desse modo, os excessos relativos ao amor
e à ordem social deveriam ser regulados pela razão”, explica o historiador
Ewerton Moura da Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(FM-USP).
O
Pedro II foi projetado para comportar até 140 pacientes, segundo levantamento
feito no Arquivo Nacional pelos historiadores Monique de Siqueira Gonçalves, do
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), e Flávio Coelho Edler, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao
analisar relatórios produzidos pela Santa Casa do Rio, constataram que a fama
do hospital se espalhou rapidamente pelo país. Era frequente o envio de
alienados em paquetes rumo ao Rio. Outro problema é que no início os policiais
desconheciam o papel que o hospício cumpria e o tipo de população que deveria
ser enviado para lá. Assim, eram recolhidos todos aqueles que, na visão das
autoridades da época, perturbassem a ordem da cidade, o que incluía epiléticos
e bêbados.
Com a conclusão das obras, em 1854, a
capacidade do hospício subiu para 300. A crescente demanda por vagas foi um
problema para a administração do hospital durante os seus anos de existência. A
situação alcançou o ápice em 1862. Em carta enviada ao provedor do hospício, o
médico Manoel José Barbosa se queixava que o estabelecimento já abrigava 400
pacientes e as remessas de alienados eram abusivas. Diante disso, pedia que a
administração fechasse o hospício para novos pacientes, reiterando a
necessidade de se criar um asilo exclusivo para inválidos, que ocupavam boa
parte das instalações.
O Pedro II manteve-se vinculado à Santa
Casa até 1890, quando passou à administração federal, sob a jurisdição do
Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Em 1903, a instituição começou a
ser dirigida pelo médico baiano Juliano Moreira (1873-1933), um dos primeiros a
divulgar, no Brasil, as ideias de Sigmund Freud (1856-1939), médico austríaco
criador da psicanálise. Durante os 27 anos em que esteve à frente da
instituição, Moreira construiu a psiquiatria como especialidade médica no país,
com ideias e práticas novas. Inspirado na Clínica de Munique, Alemanha,
dirigida por Emil Kraepelin (1856-1926), aboliu as camisas de força e retirou as
grades de ferro das janelas.
O antigo Pedro II encontrava-se em
ruínas em 1944, sem condições de oferecer tratamento adequado aos alienados,
que foram transferidos, entre março e setembro daquele ano, para a colônia de
Jacarepaguá. As instalações do antigo hospício foram doadas à Universidade do
Brasil (atual UFRJ), que restaurou o conjunto arquitetônico. Suas instalações
atualmente abrigam o Instituto de Psiquiatria da universidade.
Em São Paulo, o Hospício Provisório de
Alienados foi fundado em 1852, no mesmo ano de inauguração do Pedro II.
“Diferentemente dos outros hospícios do país, o de São Paulo não era
administrado pela Santa Casa, que se recusava a receber os loucos”, explica Ana
Oda. Segundo ela, coube ao presidente da província José Tomás Nabuco de Araújo
(1813-1878) arcar com os custos da assistência aos alienados e nomear uma
administração a cargo do alferes Tomé de Alvarenga.
O asilo funcionava em um prédio alugado
na rua São João, na região central da cidade. Como na maioria dos hospícios,
contava com um ou dois médicos. “A psiquiatria ainda estava se consolidando
como especialidade médica àquela época no Brasil, e a formação de especialistas
só se tornou mais frequente na virada do século XX”, esclarece a psiquiatra. No
início, o hospício paulista tinha nove internos. Depois de alguns anos, diante
das críticas em relação às condições precárias do prédio, determinou-se a
compra de uma nova edificação em uma chácara na ladeira da Tabatinguera, na
Várzea do Carmo, e a transferência dos alienados para o novo local. A
administração do hospício continuou a cargo de Tomé de Alvarenga, substituído
somente após sua morte, em 1868, por seu filho Frederico Antônio de Alvarenga.
Com a morte deste, em 1896, a direção do asilo passou para as mãos de Francisco
Franco da Rocha.
Formado pela Faculdade de Medicina do Rio
de Janeiro, Franco da Rocha (1864-1933) foi um dos primeiros a se especializar
em psiquiatria no Brasil, ao lado de Juliano Moreira. Foi nomeado para o
hospício paulista em 1891 e protagonizou uma campanha para a construção de um
moderno asilo de alienados na cidade. A empreitada vinha na esteira de
recomendações apresentadas e discutidas durante o Congresso Internacional de
Alienistas de 1889 em Paris, França, acerca da criação de colônias agrícolas
anexas aos manicômios. A ideia, segundo o historiador Ewerton Moura da Silva,
era que o trabalho agrícola fosse aplicado como ação terapêutica, distraindo os
pacientes e melhorando seu comportamento.
A Colônia Agrícola de Alienados do Juquery
foi inaugurada em maio de 1898. Em 1928, eram pouco mais de 2 mil distribuídos
em cinco pavilhões femininos, quatro masculinos e um para crianças. Havia ainda
uma lista de espera de milhares de pessoas do estado aguardando uma vaga.
Muitos
internos eram imigrantes portugueses, segundo Silva. Autor do livro Do
sonho à loucura: Hospitais psiquiátricos e imigração portuguesa em São Paulo
(1929-1939), ele encontrou 483 registros de portugueses internados no
Juquery. O diagnóstico mais comum era esquizofrenia. Havia também indivíduos
internados por melancolia, provavelmente associada à saudade do país de origem,
segundo ele.
A situação começou a mudar nos anos
1980, com a redefinição das normas de tratamento psiquiátrico. Hoje, parte do
terreno do hospital colônia é ocupada pelo Parque Estadual do Juquery, na
cidade que ganhou o nome de Franco da Rocha. Em seis pavilhões moram 123
pacientes. A maioria dos 60 prédios está fechada e desocupada, com destino
ainda incerto.
Questão 1
Decidir na incerteza e agir na urgência. Relembrar caminhos
conhecidos e trilhar são maneiras de mostrar a ação do professor do século XXI.
Para isso é preciso é preciso ter uma certa capacidade para mobilizar diversos
recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. A essa capacidade damos
o nome de:
a) eficiência
b) know-how
c) competência
d) domínio
Questão 2
A pratica escolar tem atrás de si condicionantes
sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade, e
consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola,
aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas, etc. Fica claro
que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam e organizam o
conteúdo das matérias ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com o pressuposto teórico-metodológicos explicita ou implicitamente. Utilizando como
critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da
escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
a) críticas e progressistas
b) behavioristas e liberais
c) construtivistas e críticas
d) liberais e progressistas
Questão 3
A criança possui potencialidades que podem ser desenvolvidas
a partir do ensino sistemático. Há uma distância entre o nível de desenvolvimento
real, que se costuma determinar através da solução independentes de problemas
pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução
de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.
A descrição acima se refere ao conceito de:
a) área de resolução de problemas
b) nível de evolução real
c) zona de desenvolvimento proximal
d) espaço de resolução de dificuldades
Questão 4
Um educador que se preocupa com que sua pratica educacional
esteja voltada para a transformação não poderá agir inconsciente e
irrefletidamente. Cada etapa de sua ação deverá estar marcada por uma decisão
clara e explicita do que está fazendo e para onde possivelmente está
encaminhando os resultados de sua ação. Nesse contexto a avaliação deve ser:
a) uma atividade racionalmente definida, dentro de um
encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para a
participação democrática da vida social
b) uma ação mecânica que serve como instrumento de
classificação e diagnostico do rendimento de cada aluno, individualmente
c) uma atividade na qual a quantificação numérica se faz
necessária, visto que o caráter subjetivo da avaliação não mostra resultados
mensuráveis
d) um ato seletivo com um julgamento que define o grau de
aprendizagem do aluno e compara este grau com os dos demais alunos a fim de
mostrar o desempenho do professor
Questão 5
Vivemos atualmente um momento cada vez mais intenso de luta
pelos direitos dos grupos minoritários até então excluídos e marginalizados de
nossa sociedade. No que diz respeito a educação, esse movimento se traduz em
inclusão escolar, cujo objetivo principal é:
a) conceber uma escola absolutista, onde as necessidades dos
educandos sejam observadas e segregadas em espaços preparados didaticamente
para atender as diferentes demandas educativas.
b) matricular todos os alunos na classe regular e selecionar
aqueles que precisam de atendimento educacional especializado para serem
transferidos para classe especial
c) construir uma escola democrática na qual as necessidades
educacionais especificas de todos os alunos sem exceção, sejam atendidas e a
diversidade seja uma característica intrínseca e como tal, aceita, respeitada e
valorizada
d) receber todos os alunos, matriculando-os na classe
regular, e solicitar a família que faça as adaptações necessárias para a
permanência do aluno na escola
Questão 6
A Conferencia Mundial sobre necessidades Educacionais
Especiais: Acesso e Qualidade, promovida pelo governo da Espanha e pela
Organização das nações Unidas para a Educação, as Ciências e a Cultura (Unesco)
em junho de 1944, resultou na deflagração de um documento que apresenta o amis
importante marco mundial na difusão da filosofia de educação inclusiva. A
partir de então, ganham terreno as teorias e práticas inclusivas em muitos
países, inclusive no Brasil. Este documento se chama:
a) Lei Internacional de Inclusão
b) Convenção de Guatemala
c) Acordo Mundial de Educação para Todos
d) Declaração de Salamanca
Questão 7
As escolas inclusivas possuem um serviço desenvolvido por um
profissional especializado que, em parceria com o educador da turma, verifica
as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho
adequadas para cada estudante. O nome desse serviço é o constante na seguinte
alternativa:
a) serviço de acolhimento educativo
b) suporte assistencial do aluno com deficiência
c) apoio educativo individualizado
d) atendimento educacional especializado
Questão 8
O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em articulação com as
Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, O Censo Escolar de 2018 revela
avanços na educação especial
Tabela M11
- Número de matrículas da educação especial, segundo ano
|
Ano
|
|
|
ETAPA DE ENSINO
|
|
||
Total
|
Educ. inf.
|
Ens. fund.
|
Ens. méd.
|
Prof. con/sub
|
EJA
|
||
2014
2015
2016
|
886.815
930.683
971.372
|
61.374 64.048
69.784
|
652.473 57.754
3.251
682.667 65.757
3.306
709.805 75.059
2.899
|
111.963
|
|||
114.905
113.825
|
|||||||
|
2017
2018
|
1.066.446
1.181.276
|
79.749
91.394
|
768.360 94.274
3.548
837.993 116.287
5.313
|
120.515
|
||
Com base na tabela acima apresentada, podemos observar que:
a) na educação infantil em 2018 tivemos61.374 matriculas
b) o número de matriculas total em 2018 foi maior que
1.100.000
c) as matriculas totais de 2015 passaram de 1.100.000
d) o número de matriculas no ensino médio duplicou de 2017
para 2018
Questão 9
Ao realizar seu planejamento, a escola define qual o tipo de
formação vai oferecer e organiza as etapas do trabalho a ser realizado o que
servirá de eixo condutor aos professores de diferentes componentes
curriculares. O planejamento também é um momento de reflexão sobre a ação
pedagógica e de tomada de decisões sobre as estratégias que serão utilizadas e
as formas de avaliação que serão aplicadas no decorrer do processo de ensino. O
planejamento escolar deve ser estruturado através de três níveis são eles:
a) o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano
curricular e o plano de aula
b) o planejamento estratégico, o plano participativo e o
plano de aula
c) o plano de aula, o planejamento do professor e plano de
escola
d) o planejamento do professor, o planejamento estratégico e
o plano de aula
Questão 10
Hoje um aluno com 6 anos de idade cursa o primeiro ano do
Ensino Fundamental. Nessa idade o desenvolvimento cognitivo, motor, perceptivo
é bem evoluído. Segundo Piaget um aluno com 6 anos está num período de
desenvolvimento das estruturas cognitivas chamado de estágio:
a) sensório-motor
b) pré-operatório
c) operatório concreto
d) operatório formal
Questão 11
O significado que a
pratica pedagógica varia, isto é, consiste em algo que não pode ser definido
apenas concebido, mudando conforme os princípios em que estiver baseado a nossa
ideia. Na pratica pedagógica adjetivada pelo termo dialogical a construção do
conhecimento é vista como:
a) uma transferência de conhecimento do professor para o
aluno na direção de um conhecimento ideológico
b) uma culminância de uma aula ou seminário onde o professor
foca o aluo no conhecimento doutrinal e politico
c) um processo realizado entre professor e aluno na direção
de uma leitura crítica da realidade
d) um procedimento metodológico pessoal onde o aluno
compreende com o professor todas as suas ideologias filosóficas a respeito do
conteúdo trabalhado
Questão 12
Metodologia de trabalho que tem por objetivo integrar os
conteúdos, passar de uma concepção fragmentária para um concepção unitária do
conhecimento, superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o
estudo e a pesquisa a partir da
contribuição das diversas ciências; é ter o ensino-aprendizagem centrado numa
visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
A metodologia descrita acima é a:
a) interdisciplinar
b) contemporânea
c) construtivista
d) cientifica
Questão 13
O documento que define a identidade da escola e define
caminhos para ensinar com qualidade, que apresenta as aspirações da escola e os
meios para concretizá-las, que indica a direção a seguir não apenas para os
gestores e professores, mas também para os funcionário, alunos e família,
denomina-se;
a) Plano de Ensino ou Curricular
b) Planejamento Anual Cívico-Pedagógico
c) Regimento Escolar
d) Projeto Político-Pedagógicos
Questão 14
A educação especial tem por finalidade atender a demanda de
alunos com deficiência e é oferecida preferencialmente na rede regular de
ensino. Na legislação educacional brasileira, a educação especial é definida
como:
a) um nível
b) uma modalidade
c) uma etapa
d) uma fase
Questão 15
O governo brasileiro criou um conjunto de mediadas a serem
adotadas de forma gradual ao longo dos seus 10 anos de vigência. Tais ações
foram pensadas de forma colaborativa entre todas as entidades da federação(União,
Estados, Municípios e Distrito Federal) com o proposito de equalizar e
desenvolver o ensino especialmente em nível fundamental, mas, consequentemente
, expandindo-se para os ensinos profissionalizante e superior. Essas medidas
possuem metas. Estamos falando do seguinte documento:
a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
b) base Nacional Comum Curricular
c) plano Nacional de Educação
d) referencial Curricular da Educação básica
Questão 16
Um problema nas escolas que preocupa os pais, professores e
gestores é a pratica de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma
pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos ás vítimas. O
alvo costuma ser uma criança ou um jovem com baixa autoestima e retraído tanto
na escola quanto no lar e, por essas características, dificilmente consegue
reagir. Este problema é conhecido como:
a) threat
b) bullying
c) violence
d) mock
Questão 17
Nos últimos 25 anos, desde a Conferencia de Educação para
Todos, o cenário educacional tem sido foco de mudanças, espaço de lutas de
classe e principal ferramenta para ascensão econômica e social. Essa luta
atingiu a população com deficiência , que passou a ser considerada como um
grupo socialmente capaz de oferecer contribuições significativas, podendo vir a
se tornar, inclusive economicamente ativo. Um de suas maiores conquistas foi a
criação de uma Lei em 2015 que trata dos direitos fundamentais das pessoas com
deficiência. Essa lei se chama:
a) internacional da pessoa com deficiência
b) nacional de Acessibilidade
c) Brasileira de Inclusão
d) da Igualdade e da Não Discriminação da Pessoa com
Deficiência
Questão 18
A LDB 9394/96 é a mais importante lei brasileira que se
refere a educação. Esta lei foi criada para garantir o direito de toda
população à educação gratuita e de qualidade, bem como para valorizar os
profissionais da educação e estabelecer o dever da União, dos Estados e
municípios com a educação publica. Segundo a LDB9394/96 a educação brasileira é
dividida em dois níveis a educação básica e o ensino superior. A educação
básica por sua vez, está dividida em
a) creche, ensino fundamental anos iniciais e ensino
profissionalizante
b) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
c) pré-escola, ensino fundamental anos iniciais e ensino médio
d) ensino fundamental, ensino médio e ensino
profissionalizante
Questão 19
Uma das competências a serem desenvolvidas no decorre de
toda educação básica, de acordo com a BNCC, é a da responsabilidade e
cidadania. Atualmente, observamos falta dos princípios éticos , democráticos,
inclusivos , sustentáveis e solidários na sociedade e isso dificulta o
desenvolvimento dessa competência. Para mudar esse quadro, os professores devem
realizar atividades trabalhando esses princípios a fim de que o aluno possa:
a) tomar decisões democráticas com resoluções éticas e
inclusivas, proporcionando a solidariedade e a sustentabilidade
b) copiar textos sobre temas importantes do dia a dia para
que sua escrita fique compreensível
c) reforçar teoricamente os conteúdos das diferentes
disciplinas com conhecimentos e informações atualizadas
d) entender, através da leitura de texto, o saber acadêmico
acumulado culturalmente e historicamente
pela sociedade
Questão 20
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação politica,
cultural, social e pedagogicamente desencadeada em defesa do direito de todos
de estarem juntos , aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação.
A Política Nacional de Educação Especial de 2008 mudou a visão da educação
especial no nosso sistema de ensino. Essa política tem como objetivo o acesso,
a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades / superlotação nas escolas
regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas as
necessidades educacionais e garantindo:
a) turmas próprias para alunos com deficiência separadas das
turmas para alunos ditos normais
b) o estabelecimento de turmas de alunos com base no
desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem
c) o oferecimento de um rol de atividades voltadas,
prioritariamente, para a segregação social
d) a transversalidade da educação especial desde a educação
infantil até a educação superior.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Questão 21
O Estatuto da Criança
e do Adolescente - ECA assegura a
proteção integral a esses cidadãos. Faz parte desse documento legal:
a) o acesso à escola pública e gratuita próximo a sua
residência sem garantia de vagas aos irmãos no próprio estabelecimento
b) a restrição a participação em entidades estudantis e/ou
grêmios antes dos 16 anos de idade
c) o atendimento educacional especializado garantido para os
portadores de deficiência em ONGs, fora da rede de ensino
d) a obrigação da vacinação das crianças nos casos recomendados
pelas autoridades sanitárias
Questão 22
Os estabelecimentos de ensino deverão enviar ao Conselho
tutelar os casos dos alunos que apresentarem faltas injustificadas de acordo
com o seguinte critério
a) acima de 30% do percentual permitido na LDB
b) acima de 25% do total de horas letivas anuais
c) igual a 40% ou mais do total de horas previstas para o
ano letivo
d) igual ou acima de 60% do percentual permitido em lei
municipal
Questão 23
Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma afirmativa
correta sobre a base Nacional comum curricular - BNCC é:
a) trata-se de um documento que estabelece as aprendizagens
essenciais para a educação básica das escolas públicas
b) as dez competências gerais da educação básica visam a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva
c) na educação infantil, os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento foram organizadas por áreas do conhecimento
d) o ensino religioso e a educação especial foram ignorados
no documento por merecerem normatização especifica
Questão 24
De acordo com a lei 9394/96 é correta a seguinte
alternativa;
a) a educação básica obrigatória e gratuita se estende dos 4
aos 17 anos
b) quando o aluno se encontra internação para tratamento de
saúde o atendimento educacional ficará suspenso até que ocorra a liberação
médica para as atividades normais
c) aos docentes cabe zelar pela aprendizagem dos alunos e
assegurar o cumprimento dos dias letivos
d) a recuperação exclusivamente ao final do ano letivo é
obrigatória para os alunos que apresentarem baixo rendimentos nos bimestres
Questão 25
É uma das metas estabelecida no Plano Nacional de Educação -
PNE :
a) alfabetizar as crianças das zonas urbanas até o final do
2º ano do ensino fundamental
b) ofertar educação em tempo integral nas escolas publicas
para todas as crianças e jovens até o ano de 2024
c) formar, em nível de pós-graduação pelo menos 50% dos
professores que atuam na educação básica
d) universalizar para a população com deficiência e altas
habilidade o acesso a educação e o atendimento especializado, independente de
faixa etária, em escolas especiais
Questão 26
A Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da
Pessoa com Deficiência, assegura:
a) direito as instituições privadas de incluir nas
mensalidades dos alunos especiais uma taxa extra para cobrir gastos com as
tecnologias assistivas
b) sistema educacional inclusivo até o ensino médio e
posterior inserção no mercado de trabalho
c) educação bilíngue em Libras como primeira língua e na
modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua
d) oferta de profissionais de apoio escolar exclusivamente
para os alunos da educação infantil
Questão 27
De acordo com a lei 8069/1990 é correto o que se afirma na
seguinte afirmativa;
a) o direito à liberdade da criança e do adolescente inclui
a possibilidade de ir e vir sem nenhuma restrição
b) acriança e o adolescente têm o direito a ser educados e
cuidados sem o uso de castigo físico, exceto quando já estão cumprindo medidas
socioeducativas
c) é dever de todos velar pela dignidade da criança e do
adolescente pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano ou constrangedor
d) sob hipótese nenhuma os menores de 14 anos de idade
poderão trabalhar
Questão 28
Sobre o estudo da história e cultura afro-brasileira e
indígena podemos afirmar que:
a) é obrigatório apenas nos ensinos fundamental e médio da
rede púbica
b) os conteúdos referentes a história e a cultura
afro-brasileira e dos povos indígenas serão ministrados exclusivamente nas
disciplinas de artes, literatura e história
c) na educação infantil somente a história dos indígenas
brasileiros tem caráter obrigatório
d) todas as disciplinas do currículo escolar dos ensinos
fundamental e médio deverão ministrar conteúdos referentes a história e cultura
afro-brasileira e dos povos indígenas
Questão 29
A Base Nacional Comum curricular - BNCC trata os conteúdos
regionais da seguinte forma:
a) os conteúdos regionais foram ignorados, pois as
especificidades não são relevantes para um documento de âmbito nacional
b) o currículo em ação dos sistemas de ensino e instituições
escolares deve adequar as proposições da BNCC a realidade local
c) os currículos regionais ainda estão em construção devendo
o MEC em breve editar um suplemento da BNCC sobre a temática
d) os conteúdos regionais não foram incluídos na BNCC porque
a legislação especifica apresenta restrições em relação ao tema
Questão 30
Um dos direitos assegurados na lei 9394/96 aos educandos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades é:
a) terminalidade do ensino quando o aluno for reprovado mais
de duas vezes na mesma serie
b) atendimento especializado exclusivamente com professores
capacitados em cursos de nível superior
c) currículos, métodos, técnicas e recursos educacionais
exatamente iguais para todas as crianças de uma turma
d) educação especial para o trabalho, visando a efetiva
integração na vida em sociedade
Questão 31
A construção do
hospício de alienados Pedro II, primeiro asilo brasileiro, foi realizado
principalmente devido:
a) à solicitação das famílias dos doentes mentais
b) á preocupação de profissionais da saúde
c) Ao aumento da criminalidade urbana
d) ao temor de uma invasão de doentes
Questão 32
As ideias dos alienistas franceses Philippe Pinel e Jean-
Etienne Esquirol consistiam em:
a) tratamento com proximidade da família dos doentes mentais
b) pratica de integração social e busca da autonomia do
paciente
c) modelo de cuidado digno e humano com os doentes
d) confinamento dos indivíduos e uso de técnicas mais
arcaicas
Questão 33
O Pedro II foi projetado para comportar até 140 pacientes,
segundo levantamento feito no Arquivo Nacional pelos historiadores Monique de
Siqueira Gonçalves, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da
Universidade Federal Do Rio de janeiro ( UFRJ) e Flavio Coelho Edler da
Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Com base no trecho acima podemos afirmar que
esse hospício começou a receber muitos pacientes , especialmente porque:
a) aceitava qualquer individua recolhido pelas autoridades
sem triagem previa
b) tinha capacidade suficiente, à época< para receber
mais pacientes
c) havia uma comunicação oficial com outros estados para
enviar mais doentes
d) oferecia um excelente tratamento para os doentes mentais
Questão 34
"A empreitada
vinha na esteira de recomendações apresentadas e discutidas durante o Congresso
Internacional de Alienistas de 1889 em Paris,
França acerca da criação de colônias agrícolas anexas ao manicômio" A
respeito da colônia agrícola de alienados do Juqury è correto dizer que:
a) havia também indivíduos internados por saudade dos pais
b) passava por poucas mudanças para receber os pacientes
novos
c) possuía tratamento baseado na pratica da agricultura
d) existiam muitos internos que eram imigrantes japoneses
Questão 35
"Já os submetidos à
tutela de instituições religiosas não raro sofriam sanções físicas
punitivas" considerando o uso da crase, podemos afirmar que o acento grave
foi utilizado pelo mesmo motivo no seguinte período:
a) havia também indivíduos internados por melancolia,
provavelmente associada à saudade do país de origem, segundo ele.
b) durante os 27 anos que esteve à frente da instituição,
Moreira constituiu a psiquiatria como especialidade médica no pais
c) depois de alguns anos, diante das críticas em relação às
condições precárias do prédio
d) desse modo, os excessos relativos ao amor e à ordem
social deveriam ser regulados pela razão
Questão 36
"O hospício Pedro II, também chamado de Palácio do
Loucos, abriu suas portas em dezembro de 1852" No trecho destacado, as
virgulas são utilizadas para isolar um
a) aposto
b) vocativo
c) predicativo
d) adjunto adverbial
Questão 37
"O antigo Pedro
II encontrava-se em ruínas em 1944, sem condições de oferecer tratamento
adequado aos alienados que foram transferidos entre março e setembro daquele
ano para a colônia de Jacarepaguá. As instalações do antigo hospício
foram doadas a Universidade do Brasil (atualUFRJ) que restaurou o conjunto arquitetônico.
Suas instalações atualmente abrigam o Instituto de Psiquiatria da Universidade"
São palavras que seguem a mesma regra de acentuação gráfica respectivamente
das destacadas no trecho acima:
a) país - baía- indivíduos
b) cubículo- inválidos - impossível
c) construído - substituído - distância
d) austríaco - hospício - fétidos
Questão 38
"O tratamento de
pacientes com problemas mentais por médicos especializados, no entanto
só começaria nos primeiros anos do século XX." Nesse trecho o
conectivo, no entanto pode ser substituído, sem prejuízo de sentido,
por:
a) conforme
b) conquanto
c) entretanto
d) embora
Questão 39
"Diante disso,
pedia que a administração fechasse o hospício para novos pacientes."
A palavra destacada no trecho acima é:
a) um pronome relativo
b) uma conjunção causal
c) uma conjunção integrante
d) uma conjunção consecutiva
Questão 40
Observe a charge abaixo:
Esse gênero textual mostra uma crítica social porque:
a) expõe o tratamento digno dentro dos hospícios
b) apresenta técnicas mais avançadas no tratamento dos
pacientes
c) mostra a loucura dos doentes na fuga incansável do manicômio
d) demonstra o medo dos perigos existentes na sociedade
domingo, 24 de novembro de 2019
IBAM PROVA PROFESSOR DE 1º AO 5º RIO DAS OSTRAS 24/11/2019
Professor I – 30h
1D 2C 3B 4A 5B 6D 7C 8A 9C 10D
11A 12B 13A
14C 15D 16B
17D 18C 19A
20B
21A 22D 23C
24C 25D 26B
27A 28C 29B
30D
31B 32D 33C
34B 35D 36C
37A 38A 39B
40A
41B 42A 43D
44C 45B 46A
47D 48D 49C
50Asábado, 16 de novembro de 2019
IBAM PROVA E GABARITO FICAL DE TRIBUTO MAUA 2014
IBAM PROVA MAUA FISCAL DE TRIBUTOS 2014
Fiscal de Tributos I
1 B, 2 A, 3 A 4 D, 5 D, 6 C, 7 B, 8 D, 9 A, 10 D,
11 C, 12 A, 13 B, 14 B, 15 D, 16 B, 17 B, 18 D, 19 A, 20 A,
21 B, 22 B, 23 A, 24 D, 25 A, 26 C, 27 A, 28 C, 29 B, 30 B,
31 B, 32 D, 33 C, 34 D, 35 C, 36 A, 37 B, 38 A, 39 B, 40 C
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibam-2014-prefeitura-de-maua-sp-fiscal-de-tributos-i
Fiscal de Tributos I
1 B, 2 A, 3 A 4 D, 5 D, 6 C, 7 B, 8 D, 9 A, 10 D,
11 C, 12 A, 13 B, 14 B, 15 D, 16 B, 17 B, 18 D, 19 A, 20 A,
21 B, 22 B, 23 A, 24 D, 25 A, 26 C, 27 A, 28 C, 29 B, 30 B,
31 B, 32 D, 33 C, 34 D, 35 C, 36 A, 37 B, 38 A, 39 B, 40 C
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibam-2014-prefeitura-de-maua-sp-fiscal-de-tributos-i
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
IBAM PROVA E GABARITO ASSISTENTE SOCIAL CANDIDO DE ABREU 2017
IBAM PROVA ASSISTENTE SOCIAL 2017
Assistente Social 1D, 2A, 3C, 4B, 5C, 6C, 7B, 8B, 9D, 10C,
11D, 12A, 13A, 14D, 15A, 16C, 17B, 18A, 19C, 20B,
21C, 22B, 23A, 24A, 25D, 26B, 27C, 28A, 29D, 30B
31D, 32B, 33D, 34C, 35B, 36B, 37A, 38D, 39A, 40C
Assinar:
Postagens (Atom)