PáginasDESCRITOR

terça-feira, 24 de outubro de 2023

COMPREENSÃO LITERAL - BARRET

 

COMPREENSÃO LITERAL -  A compreensão literal refere-se a recuperação da informação explicitamente apresentada no texto pode se dividir em reconhecimento e lembrança.

Reconhecimento

Consiste na localização e na identificação de elementos do texto.

Reconhecimento de detalhes

Requer localizar e identificar fatos como nomes de personagens, incidentes, tempo e local.

Reconhecimento de ideias principais

Requer localizar  e identificar uma oração explicita no texto, que seja a ideia principal de um parágrafo ou de um trecho mais extenso da seleção

Reconhecimento de sequencias

Requer localizar e identificar a ordem de incidentes ou ações explicitamente apresentadas no trecho selecionado.

Reconhecimento das relações de causa e efeito

Requer localizar ou identificar as razões que, estabelecidas com clareza, determinam um efeito

Reconhecimento de traços de personagens

Requer localizar ou identificar declarações explicitas sobre um personagem que ajude a destacar de que tipo de pessoa se trata.

Lembrança

Requer que o leitor reproduza de memória época, local, fatos minuciosos, idéias ou informações apresentadas no trecho.

Lembrança de detalhes

Requer reproduzir de memória fatos como nomes de personagens, tempo e local, fatos minuciosos.

Lembrança de idéias principais

Requer lembrar-se da idéia principal de um texto, principalmente  quando se encontra expressamente estabelecida. Também se pode referir ás idéias principais de alguns parágrafos.

Lembrança de sequencias

Consiste em lembrar-se da ordem dos incidentes ou das ações apresentadas com clareza no texto.

Lembrança de relações de causa e efeito

Requer lembrar-se das razões explicitamente estabelecidas que determinam um efeito.

Lembrança de traços de personagens

Requer lembrar-se da caracterização explicita que foi feita dos personagens que aparecem no texto: nomes de personagens, tempo e local.



COMPREENSÃO INFERENCIAL:

Inferência de detalhes

Exige conjecturar sobre os detalhes adicionais que o autor poderia ter incluído no texto para torná-lo mais informativo, interessante ou atrativo.

Inferência de idéias principais.

Exige incluir a idéia principal, o significado geral, o tema ou ensino moral que não estão expressamente apresentada no texto.

Inferência de sequências.

Consiste em determinar a ordem das ações, se a sua sequência não é estabelecida com clareza no texto. Também pode consistir em determinar as ações que precederam ou se seguiram as que são observadas no texto.

Inferência de causa e efeito.

Exige apresentar hipóteses sobre as motivações dos personagens e de suas interações com o tempo e o lugar. Também implica conjecturar sobre as causas que atuaram a partir de indícios explícitos apresentados.

Inferência de traços dos personagens.

Consiste em determinar características dos personagens que não são dadas explicitamente no texto.


VERBOS EXERCÍCIOS 6 ANO PARTE IV

 VERBOS EXERCICIOS PARTE IV   

QUIZ SOBRE VERBO https://professordiorges.blogspot.com/search/label/VERBO?updated-max=2021-04-11T19:57:00-03:00&max-results=20&start=18&by-date=false

1. Grife os verbos das orações abaixo.

a) Os alunos leram um livro.

b) Muitas pessoas viajam nas férias.

c) Hoje trabalho muito.

d) Talvez eu participe do campeonato.

e) Gosto muito de meus pais.

f) Todos escreverão o texto.

g) Pedro e eu entendemos a matéria.

 

2. Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo. (1ªAR/ 2ªER/ 3ªIR)

a) Cantamos uma música romântica.

...........................

b) Sonhei com você.

..............................

c) Eu decido meu caminho.

..............................

d) Reconheço as diferenças.

............................

e) Ouvimos uma bela canção.

................................

f) Não partiremos o bolo agora.

.............................

 

3. Assinale as alternativas  que possuem  locução verbal.

(   ) Somente os alunos podem participar do concurso.

(   ) Os pais participaram da torcida.

(   ) Os pássaros começam cantar cedo.

(   ) Hoje eu começarei um regime.

(   ) Ele ficou sabendo da festa.

(   ) Ninguém ficou na sala.

(    ) A seca preocupa os agricultores.

(    )  O pai ficou preocupado  com o atraso.

 

4. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe os verbos para o pretérito perfeito e pretérito imperfeito.

 

a) Eu estudo muito.

P.......................................................................

I.......................................................................

b) Joana treina para o campeonato.

P.........................................................................

I..........................................................................

c) Eu como muito lanche..

P......................................................................

I.......................................................................

d) Os garotos falam ao celular.

P........................................................................

I........................................................................

e) Eu aprendo na escola.

P........................................................................

I.........................................................................

f) Carlos joga futebol.

P....................................................................

I.....................................................................

g) As meninas desfilam bem.

P....................................................................

I.....................................................................

h) Os meninos correm o tempo todo.

P.......................................................................

I.........................................................................

 

5. Passe os verbos da sorações abaixo para o tempo:

Futuro do presente, FPS.

Futuro do pretérito, FPT.

a) O aluno bagunceiro ficou de castigo.

F PS...............................................................

F PT................................................................

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.

F PS...............................................................

F PT................................................................

c) O cliente pediu um desconto.

F PS...............................................................

F PT................................................................

d) Maria pratica esportes.

F PS...............................................................

F PT................................................................

e) Provocaram um desmatamento no local.

F PS...............................................................

F PT................................................................

f) Poluíram nossos rios.

F PS...............................................................

F PT................................................................

g) O carpinteiro conserta a porta.

F PS...............................................................

F PT................................................................

h) Poucos conhecem esse jogo.

F PS...............................................................

F PT................................................................

 

6) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso...............................................muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).

 

b) ..............................boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).

 

c) Marcela e Bruna............................ao cinema ontem. (assistir - pretérito perfeito do indicativo).

 

d) Nesta vida..............................o que plantamos. (colher - presente do indicativo).

 

e) Pedro......................................futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).

 

f) Os homens...................................viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente doindicativo).

 

g) O aluno................................................um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).

 

h) A menina...................................alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

 

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

COMPREENSÃO LEITORA

 COMPREENSAO LEITORA (obs.: Sugestões são bem vindas)

 Observações sobre o texto a ser usado:

a) Conhecimentos prévios.

b) Relevância social do conteúdo. (para que serve)

c) Relevância pessoal do conteúdo. (sobre o que o texto fala)

 POSSÍVEIS PERGUNTAS

a) você gostou do texto?

b) como você se sentiu?

c) O que você faria diante da situação ...presente no texto?

c) sobre o que você gostaria de ler?

 COMPREENSÃO LEITORA ( Há conceitos de vários teóricos)

1. O texto, fragmento ou expressão está em sentido literal ou figurado?

a) Qual o significado das figuras de linguagem...

b) O que que dizer o ditado populare...

 2. Qual o gênero textual? (OBS: Nessa proposta é mais interessante trabalhar com as características de alguns tipos de texto: jornalisticos , narrativos, argumentativos, publicitários)

 3. Reconhecer uma informação

a) Qual o significado da palavra, expressão.

 – trabalho com sinônimos, antônimos e dicionário. Copiar lista. Bingo com sinônimos.

 – criaçao de paráfrases, paródiasa, vozes verbais, exercícios de identificação

 3. Reconhecer as ideias principais

4. Reconhecer uma sequencia de acontecimentos

5. Reconhecer fatos

6. Reconhecer opiniões

a) comparar opiniões axb.

b) comparar carcterísticas físicas ou psicológicas de personagens.

7. Reconhecer os elementos da narrativa: personagem, espaço, tempo.

8. Reconhecer caracteristicas das pesrsonagens e do espaço. axb.

9. Reconhecer a fala das personagens. Pontuação: travessão, aspas.

10. Reconhecer o tipo de narrador.

11. Reconhecer o tema.

12. Reconhecer a causa.

13. Reconhecer a consequência.

14. Reconhecer o humor

15. Reconhecer sentimentos expressos por interjeições ou imagens.

16. Reconhecer ironias.

17. Reconhecer pressupostos ou subentendidos.

 REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

1. Quantas vezes é preciso repetir uma matéria?

a) aluno que presta atenção.

b) aluno que não presta atenção.

c) algum tipo de dificuldade não disgnosticada.

d) aluno com disgrafia, disortografia, dislexia,  “preguiça” TOD...

(...)

 2. Qual o espaço de tempo para repetição do conteúdo?

a) no mesmo dia

b) um dia

c) uma semana

d) duas semanas

e) três semanas.

(...)

 3. Qual a estratégia para repetição?

a) Exercícios de identificação: circule, sublinhe...

b) Jogos: bingo, gincana, quiz...

c) Exercícios de copiar a resposta

d) Exercicios online

(...)

domingo, 22 de outubro de 2023

VERBOS 6º ANO EXERCICIOS

VERBOS EXERCÍCIOS FUNDAMENTAL I ( Se não der  para copiar e colar,  clique no link pagina 1 e pagina 2 e baixe a imagem.)

 FONTE: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/search/label/Verbo?m=0

LINK PARA BAIXAR PAGINA I  https://drive.google.com/file/d/1UNqQ6tTDddUu6JpbXB7eW3qYxIyyY7eO/view?usp=share_link

PAGINA 2 https://drive.google.com/file/d/1Uf61bjo0r8vJdBEqOYHBqrmzaptddQm5/view?usp=share_link



























CONTO - A SERPENTE DE OURO - ATIVIDADES

 A SERPENTE DE OURO (Petrus Alphonsi)

    1.                Um homem rico, enquanto ia para cidade, perdeu o que levava consigo: uma bolsa com mil talentos e uma serpente de ouro. Um pobre que passava pela mesma estrada achou a bolsa e a entregou para sua esposa, contando-lhe como a achara. Ouvida a história, a mulher disse:

    2.                — Guardemos o que Deus nos deu.

    3.               No dia seguinte, um arauto percorreu a rua gritando:

    4.                — Quem encontrou o tesouro contido numa bolsa, restitua-o, e não só estará livre de qualquer delito, mas terá ainda a recompensa de cem talentos.

    5.               Ouvindo o arauto, o homem que achara o tesouro disse à mulher:

    6.               — Restituamos o tesouro, e não só estaremos livres de qualquer culpa, mas ainda por cima teremos cem talentos.

    7.              Respondeu a mulher:

    8.               — Se Deus quisesse que o dono ficasse com o tesouro, o dono não o teria perdido. Portanto, guardemos o que Deus nos deu.

    9.              O homem insistiu em que devia restituí-lo, enquanto sua mulher a isto se opunha de todos os modos. Ele, porém fez a restituição e reclamou o que o arauto prometera.

 10.               Entretanto o ricaço, cheio de perversidade, disse-lhe:

 11.               — Fica sabendo que falta a outra serpente.

 12.               Assim falou, com o criminoso intuito de não dar ao pobre homem os talentos prometidos. Este, por sua vez, afirmou que não tinha encontrado nada mais.

 13.              Os homens daquela cidade, favoráveis ao rico e no desejo de desacreditar o pobre, cuja sorte lhes provocara inveja, levaram-no à justiça. O pobre homem continuou proclamando que nada mais tinha encontrado.

 14.              Passou o caso a ser comentado entre os pobres e entre os ricos. Afinal, pelo relato dos ministros, chegou aos ouvidos do rei. Mal tomou conhecimento dele, o rei mandou trazer à sua presença o rico, o pobre e o tesouro.

 15.              Quando todos lá se achavam, mandou o rei vir um filósofo muito sábio, e ordenou-lhe que ouvisse a palavra do acusador e a do acusado, e esclarecesse a contenda.

 16.             Ouvido o caso, o filósofo chamou o pobre e disse-lhe:

 17.              — Dize-me se ainda tens algum bem daquele homem. Pois, se não o tens, procurarei libertar-te.

 18.              — Sabe Deus que tudo o que encontrei eu restituí.

 19.        Então o filósofo disse para o rei e os outros:

 20.              — O homem rico é muito honesto e digno de crédito, e tem grandes testemunhos de sua veracidade.

 21.                Por outro lado, parece-me provável que o homem pobre não tenha encontrado nada além daquilo que restituiu, pois, se fosse desonesto, não devolveria o que devolveu, mas esconderia tudo.

 22.             — Que concluís daí, ó filósofo?

 23.             — Concluo que o tesouro encontrado não é do homem rico. Deveis tirar do tesouro cem talentos e dá-los ao pobre, guardando o restante até que apareça quem o reclame. E o homem rico que continue a procurar o saco com duas serpentes.

 24.             A sugestão agradou ao rei e a todos os circunstantes. Então o rico disse:

 25.             — Ó bom rei, digo-te a verdade: este tesouro realmente é meu. Mas, como eu não queria dar a este homem o que o arauto prometera, aleguei que me faltava uma segunda serpente. Tem piedade de mim, e darei a ele o que foi prometido.

 26.             Então o rei retirou do tesouro duzentos talentos e os deu ao pobre, devolvendo ao rico apenas o que restara, como punição por ter levantado falsa acusação sobre a honestidade do pobre.

Adaptado de:  (Petrus Alphonsi, in Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai, Mar de Histórias – Nova Fronteira, Rio, 4ª ed. vol. 1, p. 158)

https://bibliotecasemlimites.comunidades.net/a-serpente-de-ouro-petrus-alphonsi

 

1. Quem é o autor do texto?

___________________________________________________________

 

2. Quais são as personagens?

__________________________

__________________________

_________________________

___________________________

____________________________

 

3. Que acontecimento dá inicio a história (par.1)?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Explique com suas palavras o (clímax) ponto de maior tensão da história (par.23)?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Explique com suas palavras o desfecho da história (par.26).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. O narrador desse conto participa da história?

(    ) não ele só conta a história.

(    ) sim, ele participa faz várias ações.

 

7. Descreva com suas palavras o espaço (lugar) onde acontece essa história.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Em que época essa história aconteceu?

___________________________________________________________________________

 

9. Qual das alternativas abaixo NÃO indica uma opinião.

a) — Se Deus quisesse que o dono ficasse com o tesouro, o dono não o teria perdido.

b) — Quem encontrou o tesouro contido numa bolsa, restitua-o

c) — Concluo que o tesouro encontrado não é do homem rico.

d) Deveis tirar do tesouro cem talentos e dá-los ao pobre

 

 

10. O significado de ARAUTO, de acordo com o texto é:

a) mensageiro         b) carteiro          c) cavaleiro      d)escudeiro

 

11. No texto a palavra TALENTO significa:

a) habilidade            b) dom            c) moeda              d) notas

 

12. O verbo RESTITUIR significa:

a) extorquir              b) devolver         c) emprestar    d) indenizar

 

13. A palavra CONTENDA só NÃO significa:

a) disputa     b) demanda     c) discórdia     d) conciliação

 

14. Quais característica podemos atribuir:

a) ao homem pobre

________________________________________________________

b) a mulher do homem pobre

________________________________________________________

c) ao homem rico

________________________________________________________

d) ao rei

________________________________________________________

e) ao filósofo

 

15. Se você estivesse na posição do homem pobre o que você faria?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

16. Assinale a alternativa que apresenta o verbo no tempo presente.

a) — O homem rico é muito honesto e digno de crédito

b) Então o rei retirou do tesouro duzentos talentos

c) estará livre de qualquer delito

d) Um homem rico, enquanto ia para cidade

 17. “Mal tomou conhecimento dele, o rei mandou trazer à sua presença o rico, o pobre e o tesouro (par.14).”  A palavra destacada se refere

a) ao rei

b) ao pobre

c) ao tesouro

d) ao caso

 

18. A fala das personagens no texto é marcada com:

a) travessão

b) parênteses

c) reticências

d) ponto de interrogação.

 

19. “como punição por ter levantado falsa acusação sobre a honestidade do pobre (par.26).” A palavra destacada indica uma relação de:

a) tempo

b) lugar

c) causa

d) adição

 

20. As opiniões do homem pobre e de sua mulher são sobre o que fazer com a bolsa de dinheiro são:

a) complementares

b) semelhantes

c) iguais

d) opostas

 

 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL

 LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA TELÁRIS 6º ANO






















1 Que linguagem é usada na maioria dessas placas?

A linguagem visual: imagens e cores.

 2 Associe o predomínio dessa linguagem ao fato de que motoristas e pedestres,no trânsito, precisam tomar decisões rápidas.

A linguagem visual pode ser compreendida rapidamente.

3 Algumas das placas acima contêm palavras. No caso das placas de “siga”

e “pare”, de que forma as cores reforçam o sentido da linguagem verbal?

No trânsito, normalmente a cor verde significa – tanto para motoristas quanto para pedestres, nas respectivas sinalizações (por exemplo, farol de motoristas ou de pedestres) – que o trânsito está livre e se pode seguir o caminho, enquanto o vermelho significa que é preciso parar


4 Que sentido da fala de Ana o emoji reforça?

Esse emoji, uma carinha sorridente e autoconfiante, reforça a idéia de que a apresentação foi um sucesso.

5 A última fala é formada apenas por emojis. Qual o sentido dela?

Os aplausos são uma forma de parabenizar ou festejar algo: Lu dá parabéns a Ana pela apresentação

6 Converse com os colegas sobre estas questões.

a) Quais são os personagens?

Um ratinho e uma andorinha que se pode deduzir que seja a Lola.

b) O que o ratinho observa no desenho de Lola?

Ele observa que apenas metade da árvore tem folhas.

c) Observe o detalhe do lápis verde no chão e responda: De que forma ele explica a resposta da andorinha?

O lápis verde ficou tão pequeno que não deu para desenhar as folhas verdes.

d) Releia a resposta de Lola à pergunta do ratinho. Qual é a possível crítica que se pode perceber nessa resposta?

Trata-se de uma crítica à destruição do verde (árvores, plantas, natureza em geral) feita pelo ser humano.

 

       No quadrinho de Lola, foram usados recursos visuais – imagens, cores, traços – e recursos linguísticos – palavras e sinais de pontuação – para comunicar ideias, expressar os sentimentos dos personagens e fazer uma crítica.

       Podemos dizer, então, que no quadrinho de Laerte, assim como nas placas

e na conversa por aplicativo que você viu na página anterior, foi empregada

uma linguagem mista, isto é, que inclui a linguagem verbal e a linguagem

não verbal.

 

7 O que há em comum entre o quadrinho de Lola e o poema “A rua diferente”,

de Carlos Drummond de Andrade?

 

Sugestão: A mesma crítica a um tipo de desenvolvimento que desconsidera a importância de preservar o verde.

 

      Você viu que, desde tempos remotos, o ser humano tem criado as mais diversas formas de linguagem: pintura, música, dança, além da fala, da escrita, da linguagem de sinais...

  

8 O que se pode concluir disso tudo? Em sua opinião, seria possível um mundo

sem essas linguagens? Por quê?

Pode-se concluir que as diferentes linguagens são essenciais para o ser humano, que por meio delas interage com as outras pessoas.

 




CANÇÃO - POESIA - NO CORAÇÃO

 No coração (Juca Novaes e Ize Novaes)

VÍDEO DA CANÇÃO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=SpsBkD4egmE

 A noite estrelada

escura, encantada

nos traz solidão

eu paro o tempo

procuro e relembro

o tempo tão bom

lembro a velha casa

com parque, sacada,

jardim e porão

o meu cão Bolinha

a avó na surdina

o gol no botão

me lembro do quarto

daquele retrato

do primeiro amor

da mamãe gritando

um, dois, três, chamando

pra comer feijão

e quando eu acordo

com os olhos molhados

percebo, então,

que tudo é passado

são fatos guardados

no meu coração.

 

 

NO CORAÇÃO. Intérprete: Lucila Novaes. Compositores: Juca Novaes e Ize Novaes.

In: Frestas no céu. Produção: Juca Novaes. São Paulo: Dabliú Discos, 1998. 1 CD, faixa 9.

 

1)  Na letra da canção, a pessoa que fala relembra fatos de seu passado, principalmente da infância. Copie a alternativa que indica o que provoca essas recordações.

a) Imagens de um retrato.

b) Uma avó silenciosa.

c) A solidão da noite. X

d) A voz da mãe gritando

 

15 Nessa letra, a pessoa que fala indica lugares, espaços dos quais se lembra.

Cite três desses espaços. Possibilidades: casa, parque, sacada, jardim, porão.

 

16 Releia o título da canção: No coração. Copie a alternativa que melhor explica a escolha desse título para a letra da canção.

a) A letra expressa lembranças que a pessoa que fala deseja esquecer.

b) A letra expressa lembranças e sentimentos. X

c) A letra fala apenas de sentimentos tristes.

d) A letra expressa desejos da pessoa que fala.

 

17 De acordo com o contexto, o que significa a expressão “paro o tempo”, no quarto verso? Copie a alternativa que responde à pergunta.

a) Tiro a bateria do relógio.

b) Faço uma magia para que o tempo não passe.

c) Uso uma máquina do tempo para voltar ao passado.

d) Sinto como se o tempo não tivesse passado. X

 

18 Por que a pessoa que fala na letra da canção acorda “com os olhos molhados”?

O eu lírico acorda

com os olhos molhados porque as recordações o emocionam e seus olhos ficam molhados de lágrimas.

19 A pessoa que fala se refere a seu passado como “o tempo tão bom”. Indique três exemplos de coisas boas que havia na infância dessa pessoa.

Possibilidades: A velha casa com muitos espaços, a avó, o cão Bolinha, o

gol no futebol de botão, o primeiro amor, o quarto, a mãe chamando-o para comer feijão.

20 De acordo com o texto, de quem seria o “retrato” mencionado no verso 14?

Possibilidade: Pode ser do primeiro amor da pessoa que fala na letra da canção.

21 Em qual alternativa as palavras rimam? Copie a alternativa que responde à questão.

a) estrelada / encantada X

b) retrato / amor

c) tempo / bom

d) um, dois, três / chamando

 

22 Copie da letra da canção as palavras que rimam com as palavras abaixo:

a) solidão porão, botão, feijão, então, coração

b) gritando chamando

c) molhados guardados

 

23 Copie do texto duas características dadas para a noite.

Possibilidades: estrelada, escura, encantada

 

24 Observe estas formas verbais presentes no texto: paro, relembro, lembro, acordo.

a) Que tempo elas expressam?

a)presente X

b) passado

c) futuro

 

b) A que pessoa essas formas verbais se referem?

a) você b) eu X c) nós d) ele