PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

COMPREENSÃO LEITORA

 COMPREENSAO LEITORA (obs.: Sugestões são bem vindas)

 Observações sobre o texto a ser usado:

a) Conhecimentos prévios.

b) Relevância social do conteúdo. (para que serve)

c) Relevância pessoal do conteúdo. (sobre o que o texto fala)

 POSSÍVEIS PERGUNTAS

a) você gostou do texto?

b) como você se sentiu?

c) O que você faria diante da situação ...presente no texto?

c) sobre o que você gostaria de ler?

 COMPREENSÃO LEITORA ( Há conceitos de vários teóricos)

1. O texto, fragmento ou expressão está em sentido literal ou figurado?

a) Qual o significado das figuras de linguagem...

b) O que que dizer o ditado populare...

 2. Qual o gênero textual? (OBS: Nessa proposta é mais interessante trabalhar com as características de alguns tipos de texto: jornalisticos , narrativos, argumentativos, publicitários)

 3. Reconhecer uma informação

a) Qual o significado da palavra, expressão.

 – trabalho com sinônimos, antônimos e dicionário. Copiar lista. Bingo com sinônimos.

 – criaçao de paráfrases, paródiasa, vozes verbais, exercícios de identificação

 3. Reconhecer as ideias principais

4. Reconhecer uma sequencia de acontecimentos

5. Reconhecer fatos

6. Reconhecer opiniões

a) comparar opiniões axb.

b) comparar carcterísticas físicas ou psicológicas de personagens.

7. Reconhecer os elementos da narrativa: personagem, espaço, tempo.

8. Reconhecer caracteristicas das pesrsonagens e do espaço. axb.

9. Reconhecer a fala das personagens. Pontuação: travessão, aspas.

10. Reconhecer o tipo de narrador.

11. Reconhecer o tema.

12. Reconhecer a causa.

13. Reconhecer a consequência.

14. Reconhecer o humor

15. Reconhecer sentimentos expressos por interjeições ou imagens.

16. Reconhecer ironias.

17. Reconhecer pressupostos ou subentendidos.

 REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

1. Quantas vezes é preciso repetir uma matéria?

a) aluno que presta atenção.

b) aluno que não presta atenção.

c) algum tipo de dificuldade não disgnosticada.

d) aluno com disgrafia, disortografia, dislexia,  “preguiça” TOD...

(...)

 2. Qual o espaço de tempo para repetição do conteúdo?

a) no mesmo dia

b) um dia

c) uma semana

d) duas semanas

e) três semanas.

(...)

 3. Qual a estratégia para repetição?

a) Exercícios de identificação: circule, sublinhe...

b) Jogos: bingo, gincana, quiz...

c) Exercícios de copiar a resposta

d) Exercicios online

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário