COMPREENSAO LEITORA (obs.: Sugestões são bem vindas)
a) Conhecimentos prévios.
b) Relevância social do conteúdo. (para que serve)
c) Relevância pessoal do conteúdo. (sobre o que o texto fala)
a) você gostou do texto?
b) como você se sentiu?
c) O que você faria diante da situação ...presente no texto?
c) sobre o que você gostaria de ler?
1. O texto, fragmento ou expressão está em sentido literal ou figurado?
a) Qual o significado das figuras de linguagem...
b) O que que dizer o ditado populare...
a) Qual o significado da palavra, expressão.
– trabalho com sinônimos, antônimos e dicionário. Copiar lista. Bingo com sinônimos.
– criaçao de paráfrases, paródiasa, vozes verbais, exercícios de identificação
4. Reconhecer uma sequencia de acontecimentos
5. Reconhecer fatos
6. Reconhecer opiniões
a) comparar opiniões axb.
b) comparar carcterísticas físicas ou psicológicas de personagens.
7. Reconhecer os elementos da narrativa: personagem, espaço, tempo.
8. Reconhecer caracteristicas das pesrsonagens e do espaço. axb.
9. Reconhecer a fala das personagens. Pontuação: travessão, aspas.
10. Reconhecer o tipo de narrador.
11. Reconhecer o tema.
12. Reconhecer a causa.
13. Reconhecer a consequência.
14. Reconhecer o humor
15. Reconhecer sentimentos expressos por interjeições ou imagens.
16. Reconhecer ironias.
17. Reconhecer pressupostos ou subentendidos.
1. Quantas vezes é preciso repetir uma matéria?
a) aluno que presta atenção.
b) aluno que não presta atenção.
c) algum tipo de dificuldade não disgnosticada.
d) aluno com disgrafia, disortografia, dislexia, “preguiça” TOD...
(...)
a) no mesmo dia
b) um dia
c) uma semana
d) duas semanas
e) três semanas.
(...)
a) Exercícios de identificação: circule, sublinhe...
b) Jogos: bingo, gincana, quiz...
c) Exercícios de copiar a resposta
d) Exercicios online
(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário