ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
terça-feira, 20 de maio de 2025
domingo, 18 de maio de 2025
FUNÇÕES DA LINGUAGEM TEORIA E EXERCÍCIOS
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
O
emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo,
demonstrar seus sentimentos, convencer alguém a fazer algo... De acordo com o objetivo do emissor a
linguagem utilizada passa a ter uma função:
- Função REFERENCIAL
- Função EMOTIVA
- Função CONATIVA
- Função FÁTICA
- Função POÉTICA
- Função
METALINGUÍSTICA
Obs.: Em
um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer, mas uma será a principal
1. FUNÇÃO
REFERENCIAL/informativa/denotativa – quando o objetivo do emissor é informar.
Comum em notícias e textos científicos. Por
exemplo:
Numa
cesta de vime há um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde,
uma maçã vermelha e um melão.
O texto
acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua
função é referencial.
Obs.: Em
provas geralmente é apresentado um fragmento do texto. Se apresentar o texto
todo geralmente se pergunta qual a função predominante.
2. FUNÇÃO
EMOTIVA/expressiva – quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite
suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. Características:
1ªpessoa,
diminutivos, adjetivos, modo subjuntivo. Por
exemplo:
Eu te
amo muito!
3. FUNÇÃO
CONATIVA/apelativa, quando o emissor
tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, comprar um produto... características:
3ª pessoa, interrogação, vocativo, imperativo, infinitivo. É comum o uso do verbo no imperativo. Por
exemplo:
Compre
aqui e concorra a este lindo carro.
É uma
tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de
comprar ali.
4. FUNÇÃO
FÁTICA
– ocorre quando o emissor testa se o receptor o entendeu. Por exemplo. Não é mesmo?, Você está entendendo?, Cê ta
ligado?, Ouviram?, alô!,
oi. Bom dia!
5. FUNÇÃO
POÉTICA
– é a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias. Por exemplo:
O vento
varria as folhas,
O vento
varria os frutos,
O vento
varria as flores…
6. FUNÇÃO
METALINGUÍSTICA
– é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de
falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o
significado de outra palavra. Por exemplo:
Frase
é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição
de frase, usamos uma frase.)
ATIVIDADES:
1. Identifique as funções de linguagem que se
destacam nos fragmentos. Faça a relação.
(A) FUNÇÃO REFERENCIAL - INFORMAR
(B) FUNÇÃO EMOTIVA – FOCO NO EU
(C) FUNÇÃO CONATIVA /apelativa- CONVENCER O RECEPTOR
(D) FUNÇÃO FÁTICA – TESTAR A COMUNICAÇÃO
(E) FUNÇÃO POÉTICA – FOCO NO TEXTO
(F) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – EXPLICA CÓDIGO ( PALAVRAS,
DESENHOS, IMAGENS, PINTURAS)
1. "Alô?" (no
telefone)
_________________________________________________________________
2. Feche a porta.
_________________________________________________________________
3. A chegada da seleção
à Venezuela aconteceu na noite de domingo.
_________________________________________________________________
4. O termo bonito é
sinônimo de belo.
_________________________________________________________________
5. Eu estou exausta,
não posso dar um passo mais.
_________________________________________________________________
6. Na casa do ferreiro,
o espeto é de pau.
_________________________________________________________________
7. Tudo bem?
________________________________________________________________
8. Compre agora e só pague
no mês que vem!
________________________________________________________________
9. Rita Lee foi uma
famosa cantora brasileira, conhecida como 'rainha do rock
________________________________________________________________
10. "Que vergonha!
O que que eu faço agora?
________________________________________________________________
11. Três tristes tigres
comiam trigo em um trigal.
________________________________________________________________
12. O modo verbal
imperativo é usado para dar ordens ao interlocutor.
________________________________________________________________
13. Bom dia!
________________________________________________________________
14. Bata por cinco
minutos na velocidade máxima.
________________________________________________________________
15. O comércio abre em
uma hora.
________________________________________________________________
16. Existem dois tipos
de letras: as vogais e as consoantes.
________________________________________________________________
17. Sou muito grata por
toda a sua ajuda.
________________________________________________________________
18. Viver é muito
perigoso: sempre acaba em morte
________________________________________________________________
2. Pesquise na internet
imagens METALINGUAGEM. Escreva com suas
palavras o que é metalinguagem.
GABARITO
Questão 1
1.
Fática
2.
Conativa
3.
Referencial
4.
Metalinguística
5.
Emotiva
6.
Poética
7.
Fática
8.
Conativa
9.
Referencial
10.
Emotiva
11.
Poética
12.
Metalinguística
13.
Fática
14.
Conativa
15.
Referencial
16.
Metalinguística
17.
Emotiva
18.
Poética
Questão 2
Resposta pessoal.
sábado, 17 de maio de 2025
quarta-feira, 14 de maio de 2025
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA
Toda comunicação depende de seis elementos.
1. O EMISSOR, também chamado de locutor, é quem transmite a
mensagem. A mensagem pode ser verbal (falada ou escrita) ou não verbal (gestos,
sinais, cores, sons...).
Exemplo:
O professor disse a Ana que a porta está aberta.
EMISSOR = o professor.
2. O RECEPTOR, também chamado de interlocutor ou
destinatário, é quem recebe a mensagem.
Exemplo:
O professor disse a Ana que a porta está aberta.
RECEPTOR = Ana.
3. MENSAGEM é o texto verbal ou não verbal.
Exemplo:
O professor disse a Ana que a porta está aberta.
MENSAGEM = O professor disse a Ana que a porta está aberta.
4. O REFERENTE, também chamado de contexto, é espaço físico
e os envolvidos.
Exemplo:
1ª situação Ana chegou atrasada, o professor diz: A porta
está aberta. = Entre.
2ª situação Ana está bagunçando, o professor diz: A porta
está aberta. = Saia.
5. CÓDIGO é a linguagem utilizada. Pode o Português, Inglês...
linguagem de sinais (LIBRAS), sistema BRAILLE ( para deficientes visuais),
Exemplo:
O professor disse a Ana que a porta está aberta. (Português)
6. CANAL é o meio utilizado para transmitir a mensagem.
Exemplos:
Oral (A voz), escrito ( texto) eletrônico (rádio, internet)
visual (imagens, vídeos).
NO BLOG HÁ EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO. NA A LATERAL ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
quinta-feira, 8 de maio de 2025
ENCCEJA 10 QUESTÕES 2020
LEIA O TEXTO
Fui
enganado pelo trailer de Somos tão jovens. Não gostei muito do trailer e fui
ver o filme com algum preconceito. Acabei surpreso com o resultado. Embora o
filme não seja perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida que obriga o
espectador a pensar. O filme Somos tão jovens mostra a história de Renato
Russo. O caminho mais fácil para contar a história seria realizar um filme
biográfico padrão, contando o começo, meio e fim da vida do compositor. O filme
apresenta flashes de sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da
queda...
Essa
resenha foi escrita por Marcelo Molinari.
1. A resenha é um gênero textual em que se espera uma postura crítica do autor. Nessa resenha de filme, a crítica pode ser comprovada no trecho:
A) “Essa resenha foi escrita por
Marcelo Molinari”.
B) “O filme Somos tão jovens
mostra a história de Renato Russo”.
C) “Embora o filme não seja
perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida”.
D) “O filme apresenta flashes de
sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da queda...”.
LEIA O TEXTO
Disponível em: www.rodosol.com.br.
A) “natureza”, que pode se
referir aos animais e às plantas.
B) “sagui”, que pode ser um
animal e um tipo de mico.
C) “rodosol”, que pode ser o nome
da rodovia e da empresa.
D) “mico”, que pode ser um animal
ou a realização de um ato que cause vergonha.
LEIA O TEXTO
Classificados
Empregos
Doméstica 3 x na semana, sal. R$
700,00, arrumar, lavar e passar, entrev. 20-08-13,
das 8 h às 10 h. Mais detalhes,
clique aqui.
3. Ao ler esse anúncio publicado
na internet, percebe-se que sua finalidade é
A) informar as condições dessa
vaga de emprego.
B) explicar o funcionamento do
local de trabalho.
C) mudar o comportamento da
candidata.
D) apresentar o perfil da
candidata.
LEIA O TEXTO
4 O panfleto é um gênero textual
utilizado para diversos fins e tem uma rápida circulação. Pelas escolhas
linguísticas empregadas nesse panfleto, percebe-se que seu foco é
A) alertar as pessoas a respeito
das causas da dengue.
B) convocar as pessoas a lutarem
contra a dengue.
C) informar as pessoas sobre os
sintomas da dengue.
D) responsabilizar a comunidade
pelo combate à dengue
LEIA O TEXTO
Poeta da igualdade Nascido em
1914, no município de Franca, estado de São Paulo, Abdias do Nascimento foi
filho de Dona Josina, a doceira da cidade, e Seu “Bem-Bem”, músico e sapateiro.
Embora de família pobre, conseguiu se diplomar em contabilidade em 1929. Aos 15
anos, alistou-se no Exército e foi morar na capital paulista, onde, anos
depois, se engajou na Frente Negra Brasileira e se envolveu na luta contra a
segregação racial. Dramaturgo, poeta e pintor, atuou também como deputado
federal, senador e secretário de Estado, cargo no qual desenvolveu aspectos
dessa luta. Autor das obras Sortilégio, Dramas para negros e prólogo para
brancos e O negro revoltado, relatou nos livros as realidades quilombolas e
levantou temas como o pensamento dos povos africanos, o combate ao racismo, a
democracia racial e o valor das religiões de matriz africana. Morreu em 24 de
maio de 2011. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 25 set. 2013
(adaptado).
5. A biografia é um gênero que
apresenta dados sobre a vida de alguém e, geralmente, é utilizada para
referenciar pessoas notáveis. O texto sobre o poeta Abdias do Nascimento é um
exemplo disso. Pode-se observar como característica desse texto
A) a sequência temporal, dada
pela ordem cronológica dos acontecimentos da vida do autor.
B) os tempos verbais conjugados
no presente, usados para destacar momentos importantes.
C) os recursos argumentativos,
usados para convencer os leitores sobre a importância do poeta.
D) os adjetivos, escolhidos para
enumerar as qualidades pessoais do biografado.
6. As charges podem exercer
função de satirizar, chamar atenção do leitor ou até mesmo criticar uma
determinada situação. Sabendo que o Dia do Trabalho é um feriado, quando
relacionamos a imagem com o texto escrito, percebe-se uma crítica que está
evidente por meio do (a)
A) relação existente entre o trabalhador e seu gerente.
B) significado da faixa que diz:
“Feliz Dia do Trabalho!”.
C) postura do chefe ao subir nas costas de seu empregado.
D) atitude pacífica do
trabalhador ao ajudar seu chefe.
LEIA O TEXTO
SLEEP INN
Por você, vamos além:
oferecemos o melhor
custo-benefício.
A internet é grátis.
Confiança e qualidade.
Do check-in ao check-out.
7. No ramo do turismo e da hotelaria, a utilização de expressões em línguas estrangeiras é recorrente. No texto, a frase “Do check-in ao check-out ” refere-se ao período de tempo compreendido entre
A) o início e o término da estada.
B) o começo e o fim do seu sono.
C) a reserva e o pagamento da
pousada.
D) a conexão com a internet e o
seu desligamento.
LEIA O TEXTO
Atualmente, é lugar-comum pensar na
capoeira como uma atividade amplamente praticada e bem recebida em diversos
espaços. Em outros momentos históricos do nosso país, não era essa a relação
existente. Durante todo o século XIX, os capoeiras foram perseguidos pelo
Estado, sendo a capoeira oficialmente criminalizada em 1890, no Código Penal da
República.
8.Pode-se considerar que a
mudança sobre o entendimento da prática da capoeira no Brasil aconteceu devido
a(ao)
A) sua transformação em atrativo
turístico.
B) sua importância para a saúde
dos praticantes.
C) seu papel de atividade de
lazer para a população.
D) reconhecimento dessa prática como identidade
nacional.
Esporte de alto rendimento vai
ter investimento de R$ 1 bilhão até 2016 Atletas de alto rendimento poderão
ganhar bolsas de R$ 5 mil a R$ 15 mil, com base nos resultados obtidos em
competições internacionais e critérios técnicos das confederações esportivas. É
o que propõe o Programa Bolsa Atleta Pódio.
9. O modelo de investimento em que o atleta deve mostrar resultados para merecer a “bolsa atleta” implica reconhecer que a dimensão de esporte nele contido prioriza o
A) esporte inclusivo.
B) esporte espetáculo.
C) esporte comunitário.
D) esporte participação.
LEIA O TEXTO
Fábulas de Esopo Sempre curtas e
bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas
os animais e são reflexões sobre comportamentos e costumes do cotidiano dos
homens. Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas joias da
literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram
selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo,
publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica
não só o apelo internacional dessa obra como a diversidade visual que a
acompanhou através dos tempos. Um clássico que fazia falta às crianças do
Brasil. HIGTON, B.; ASH, R. Disponível em: www.companhiadasletras.com.br.
Acesso em: 19 set. 2013.
10. O autor de uma resenha usa
várias estratégias para expressar a avaliação que faz de uma obra e para
despertar a curiosidade do leitor. Nessa resenha, escrita para avaliar as
edições das Fábulas de Esopo, o autor utiliza a expressão “pequenas joias da
literatura mundial” para
A) informar o consumidor sobre o
preço da obra.
B) convencer o leitor sobre a
importância da obra.
C) apresentar uma edição rara da
obra ao público.
D) reconhecer a publicação
exclusiva da obra na Europa.
GABARITO 1C, 2D, 3A, 4B, 5A, 6C, 7A, 8D, 9B, 10B
terça-feira, 6 de maio de 2025
CRÔNICA TEORIA
CRÔNICA TEORIA PROF.: DIORGES
A crônica é um texto que aborda
assuntos simples do dia a dia, assuntos de pouco
interesse da população.
A
intenção do autor da crônica não é motivada pelo interesse publico, é motivada pelo seu próprio interesse. A linguagem, geralmente, é subjetiva
(expressa opinião do autor) conotativa (presença de linguagem figurada). A linguagem
pode ser em 1 ou 3 pessoa. A finalidade da crônica é levar o leitor a
refletir sobre o assunto abordado. As crônicas, na maioria das vezes, são publicadas
em um pequeno espaço no jornal, por isso costuma ser curtas. Apesar de narrar um acontecimento é diferente do conto, pois a crônica não foca nos elementos da
narrativa: espaço, tempo, personagens...
PERGUNTAS RELEVANTES PARA
CRÔNICAS:
1.Qual o assunto do texto?
__________________________________________________________________
2. Esse assunto é algo comum do cotidiano ou é um
assunto muito importante?
__________________________________________________________________
3. Qual a porcentagem da população
que teria interesse a ler sobre o
assunto dessa crônica?
__________________________________________________________________
4. A linguagem é subjetiva ou
objetiva (expressa opiniões)? Justifique.
__________________________________________________________________
5. O texto é narrado em primeira
pessoa ou em terceira (foco narrativo)?
Justifique.
_________________________________________________________________
6. O texto provoca reflexão no leitor sobre algo? Qual reflexão?
__________________________________________________________________
7. Qual o nome das personagens?
__________________________________________________________________


