PáginasDESCRITOR

domingo, 18 de maio de 2025

FUNÇÕES DA LINGUAGEM TEORIA E EXERCÍCIOS

 

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, convencer alguém a fazer algo...  De acordo com o objetivo do emissor a linguagem utilizada passa a ter uma função:

 

  1. Função REFERENCIAL
  2. Função EMOTIVA
  3. Função CONATIVA
  4. Função FÁTICA
  5. Função POÉTICA
  6. Função METALINGUÍSTICA

 

Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer, mas uma será a principal

 

1. FUNÇÃO REFERENCIAL/informativa/denotativa – quando o objetivo do emissor é informar. Comum em notícias  e textos científicos. Por exemplo:

Numa cesta de vime há um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde, uma maçã vermelha e um melão.

 

O texto acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua função é referencial.

 

Obs.: Em provas geralmente é apresentado um fragmento do texto. Se apresentar o texto todo geralmente se pergunta qual a função predominante.

 

2. FUNÇÃO EMOTIVA/expressiva – quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. Características: 1ªpessoa, diminutivos, adjetivos, modo subjuntivo.  Por exemplo:

Eu te amo muito!

 

3. FUNÇÃO CONATIVA/apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, comprar um produto... características: 3ª pessoa, interrogação, vocativo, imperativo, infinitivo.  É comum o uso do verbo no imperativo. Por exemplo:

Compre aqui e concorra a este lindo carro.

 

É uma tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

 

4. FUNÇÃO FÁTICA – ocorre quando o emissor testa se o receptor o entendeu. Por exemplo. Não é mesmo?, Você está entendendo?, Cê ta ligado?, Ouviram?,  alô!, oi. Bom dia!

 

5. FUNÇÃO POÉTICA – é a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias. Por exemplo:

O vento varria as folhas,

O vento varria os frutos,

O vento varria as flores…

 

6. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Por exemplo:

 

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

 

 

 

ATIVIDADES:

1. Identifique as funções de linguagem que se destacam nos fragmentos. Faça a relação.         

(A) FUNÇÃO REFERENCIAL - INFORMAR

(B) FUNÇÃO EMOTIVA – FOCO NO EU

(C) FUNÇÃO CONATIVA /apelativa-  CONVENCER O RECEPTOR

(D) FUNÇÃO FÁTICA – TESTAR A COMUNICAÇÃO

(E) FUNÇÃO POÉTICA – FOCO NO TEXTO

(F) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – EXPLICA CÓDIGO ( PALAVRAS, DESENHOS, IMAGENS, PINTURAS)

 

1. "Alô?" (no telefone)

_________________________________________________________________

 

2. Feche a porta.

_________________________________________________________________

3. A chegada da seleção à Venezuela aconteceu na noite de domingo.

_________________________________________________________________

4. O termo bonito é sinônimo de belo.

_________________________________________________________________

5. Eu estou exausta, não posso dar um passo mais.

_________________________________________________________________

6. Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.

_________________________________________________________________

7. Tudo bem?

________________________________________________________________

8. Compre agora e só pague no mês que vem!

________________________________________________________________

9. Rita Lee foi uma famosa cantora brasileira, conhecida como 'rainha do rock

________________________________________________________________

10. "Que vergonha! O que que eu faço agora?

________________________________________________________________

11. Três tristes tigres comiam trigo em um trigal.

________________________________________________________________

12. O modo verbal imperativo é usado para dar ordens ao interlocutor.

________________________________________________________________

13. Bom dia!

________________________________________________________________

14. Bata por cinco minutos na velocidade máxima.

________________________________________________________________

15. O comércio abre em uma hora.

________________________________________________________________

16. Existem dois tipos de letras: as vogais e as consoantes.

________________________________________________________________

17. Sou muito grata por toda a sua ajuda.

________________________________________________________________

18. Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte

________________________________________________________________

 

2. Pesquise na internet imagens  METALINGUAGEM. Escreva com suas palavras o que é metalinguagem.

 

 

 

 

 

 

GABARITO

Questão 1

1.    Fática

2.    Conativa

3.    Referencial

4.    Metalinguística

5.    Emotiva

6.    Poética

7.    Fática

8.    Conativa

9.    Referencial

10. Emotiva

11. Poética

12. Metalinguística

13. Fática

14. Conativa

15. Referencial

16. Metalinguística

17. Emotiva

18. Poética

 

Questão 2

Resposta pessoal.

ELEMENTO DA COMUNICAÇÃO QUIZ

 

quarta-feira, 14 de maio de 2025

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA

 

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA

Toda comunicação depende de seis elementos.

1. O EMISSOR, também chamado de locutor, é quem transmite a mensagem. A mensagem pode ser verbal (falada ou escrita) ou não verbal (gestos, sinais, cores, sons...).

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

EMISSOR = o professor.

 

2. O RECEPTOR, também chamado de interlocutor ou destinatário, é quem recebe a mensagem.

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

RECEPTOR = Ana.

 

3. MENSAGEM é o texto verbal ou não verbal.

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

MENSAGEM = O professor disse a Ana que a porta está aberta.

 

4. O REFERENTE, também chamado de contexto, é espaço físico e os envolvidos.

Exemplo:

1ª situação Ana chegou atrasada, o professor diz: A porta está aberta. = Entre.

2ª situação Ana está bagunçando, o professor diz: A porta está aberta. = Saia.

 

5. CÓDIGO é a linguagem utilizada. Pode o Português, Inglês... linguagem de sinais (LIBRAS), sistema BRAILLE ( para deficientes visuais),

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta. (Português)

 

6. CANAL é o meio utilizado para transmitir a mensagem.

Exemplos:

Oral (A voz), escrito ( texto) eletrônico (rádio, internet) visual (imagens, vídeos).

 

NO BLOG HÁ EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO. NA A LATERAL ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 8 de maio de 2025

ENCCEJA 10 QUESTÕES 2020

 

LEIA O TEXTO

Fui enganado pelo trailer de Somos tão jovens. Não gostei muito do trailer e fui ver o filme com algum preconceito. Acabei surpreso com o resultado. Embora o filme não seja perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida que obriga o espectador a pensar. O filme Somos tão jovens mostra a história de Renato Russo. O caminho mais fácil para contar a história seria realizar um filme biográfico padrão, contando o começo, meio e fim da vida do compositor. O filme apresenta flashes de sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da queda...

Essa resenha foi escrita por Marcelo Molinari.

1. A resenha é um gênero textual em que se espera uma postura crítica do autor. Nessa resenha de filme, a crítica pode ser comprovada no trecho:

A) “Essa resenha foi escrita por Marcelo Molinari”.

B) “O filme Somos tão jovens mostra a história de Renato Russo”.

C) “Embora o filme não seja perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida”.

D) “O filme apresenta flashes de sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da queda...”.

 

LEIA O TEXTO






Disponível em: www.rodosol.com.br.

 2. A publicidade busca persuadir, influenciar e convencer o consumidor pelo uso de linguagem verbal e não verbal. Nessa propaganda, contribui para a persuasão a duplicidade de sentido trabalhada na palavra

A) “natureza”, que pode se referir aos animais e às plantas.

B) “sagui”, que pode ser um animal e um tipo de mico.

C) “rodosol”, que pode ser o nome da rodovia e da empresa.

D) “mico”, que pode ser um animal ou a realização de um ato que cause vergonha.

 

LEIA O TEXTO

Classificados

Empregos

Doméstica 3 x na semana, sal. R$ 700,00, arrumar, lavar e passar, entrev. 20-08-13,

das 8 h às 10 h. Mais detalhes, clique aqui.

 

3. Ao ler esse anúncio publicado na internet, percebe-se que sua finalidade é

A) informar as condições dessa vaga de emprego.

B) explicar o funcionamento do local de trabalho.

C) mudar o comportamento da candidata.

D) apresentar o perfil da candidata.

 

LEIA O TEXTO



 








4 O panfleto é um gênero textual utilizado para diversos fins e tem uma rápida circulação. Pelas escolhas linguísticas empregadas nesse panfleto, percebe-se que seu foco é

A) alertar as pessoas a respeito das causas da dengue.

B) convocar as pessoas a lutarem contra a dengue.

C) informar as pessoas sobre os sintomas da dengue.

D) responsabilizar a comunidade pelo combate à dengue

 

LEIA O TEXTO

Poeta da igualdade Nascido em 1914, no município de Franca, estado de São Paulo, Abdias do Nascimento foi filho de Dona Josina, a doceira da cidade, e Seu “Bem-Bem”, músico e sapateiro. Embora de família pobre, conseguiu se diplomar em contabilidade em 1929. Aos 15 anos, alistou-se no Exército e foi morar na capital paulista, onde, anos depois, se engajou na Frente Negra Brasileira e se envolveu na luta contra a segregação racial. Dramaturgo, poeta e pintor, atuou também como deputado federal, senador e secretário de Estado, cargo no qual desenvolveu aspectos dessa luta. Autor das obras Sortilégio, Dramas para negros e prólogo para brancos e O negro revoltado, relatou nos livros as realidades quilombolas e levantou temas como o pensamento dos povos africanos, o combate ao racismo, a democracia racial e o valor das religiões de matriz africana. Morreu em 24 de maio de 2011. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 25 set. 2013 (adaptado).

 

5. A biografia é um gênero que apresenta dados sobre a vida de alguém e, geralmente, é utilizada para referenciar pessoas notáveis. O texto sobre o poeta Abdias do Nascimento é um exemplo disso. Pode-se observar como característica desse texto

A) a sequência temporal, dada pela ordem cronológica dos acontecimentos da vida do autor.

B) os tempos verbais conjugados no presente, usados para destacar momentos importantes.

C) os recursos argumentativos, usados para convencer os leitores sobre a importância do poeta.

D) os adjetivos, escolhidos para enumerar as qualidades pessoais do biografado.

 

 LEIA A CHARGE ABAIXO



 






6. As charges podem exercer função de satirizar, chamar atenção do leitor ou até mesmo criticar uma determinada situação. Sabendo que o Dia do Trabalho é um feriado, quando relacionamos a imagem com o texto escrito, percebe-se uma crítica que está evidente por meio do (a)

A) relação existente entre o trabalhador e seu gerente.

B) significado da faixa que diz: “Feliz Dia do Trabalho!”.

C) postura do chefe ao subir nas costas de seu empregado.

D) atitude pacífica do trabalhador ao ajudar seu chefe.

 

LEIA O TEXTO

SLEEP INN

Por você, vamos além:

oferecemos o melhor

custo-benefício.

A internet é grátis.

Confiança e qualidade.

Do check-in ao check-out.

 

7. No ramo do turismo e da hotelaria, a utilização de expressões em línguas estrangeiras é recorrente. No texto, a frase “Do check-in ao check-out ” refere-se ao período de tempo compreendido entre

A) o início e o término da estada.

B) o começo e o fim do seu sono.

C) a reserva e o pagamento da pousada.

D) a conexão com a internet e o seu desligamento.

 

LEIA O TEXTO

          Atualmente, é lugar-comum pensar na capoeira como uma atividade amplamente praticada e bem recebida em diversos espaços. Em outros momentos históricos do nosso país, não era essa a relação existente. Durante todo o século XIX, os capoeiras foram perseguidos pelo Estado, sendo a capoeira oficialmente criminalizada em 1890, no Código Penal da República.

 

8.Pode-se considerar que a mudança sobre o entendimento da prática da capoeira no Brasil aconteceu devido a(ao)

A) sua transformação em atrativo turístico.

B) sua importância para a saúde dos praticantes.

C) seu papel de atividade de lazer para a população.

D)  reconhecimento dessa prática como identidade nacional.

 

 LEIA O TEXTO

Esporte de alto rendimento vai ter investimento de R$ 1 bilhão até 2016 Atletas de alto rendimento poderão ganhar bolsas de R$ 5 mil a R$ 15 mil, com base nos resultados obtidos em competições internacionais e critérios técnicos das confederações esportivas. É o que propõe o Programa Bolsa Atleta Pódio.

 

9. O modelo de investimento em que o atleta deve mostrar resultados para merecer a “bolsa atleta” implica reconhecer que a dimensão de esporte nele contido prioriza o

A) esporte inclusivo.

B) esporte espetáculo.

C) esporte comunitário.

D) esporte participação.

 

LEIA O TEXTO

Fábulas de Esopo Sempre curtas e bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas os animais e são reflexões sobre comportamentos e costumes do cotidiano dos homens. Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas joias da literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo, publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica não só o apelo internacional dessa obra como a diversidade visual que a acompanhou através dos tempos. Um clássico que fazia falta às crianças do Brasil. HIGTON, B.; ASH, R. Disponível em: www.companhiadasletras.com.br. Acesso em: 19 set. 2013.

 

10. O autor de uma resenha usa várias estratégias para expressar a avaliação que faz de uma obra e para despertar a curiosidade do leitor. Nessa resenha, escrita para avaliar as edições das Fábulas de Esopo, o autor utiliza a expressão “pequenas joias da literatura mundial” para

A) informar o consumidor sobre o preço da obra.

B) convencer o leitor sobre a importância da obra.

C) apresentar uma edição rara da obra ao público.

D) reconhecer a publicação exclusiva da obra na Europa.

GABARITO 1C, 2D, 3A, 4B, 5A, 6C, 7A, 8D, 9B, 10B




terça-feira, 6 de maio de 2025

CRÔNICA TEORIA

 CRÔNICA TEORIA PROF.: DIORGES

          A crônica é um texto que aborda assuntos simples do dia a dia, assuntos de pouco interesse da população.

         A intenção do autor da crônica não é motivada pelo interesse publico, é motivada pelo seu próprio interesse. A linguagem, geralmente, é subjetiva (expressa opinião do autor) conotativa (presença de linguagem figurada). A linguagem pode ser em 1 ou 3 pessoa.  A finalidade da crônica é levar o leitor a refletir sobre o assunto abordado. As crônicas, na maioria das vezes, são publicadas em um pequeno espaço no jornal, por isso costuma ser curtas. Apesar de narrar um acontecimento é diferente do conto, pois a crônica não foca nos elementos da narrativa: espaço, tempo, personagens...

 

PERGUNTAS RELEVANTES PARA CRÔNICAS:

 

1.Qual o assunto do texto?

__________________________________________________________________

 

2. Esse assunto é algo comum do cotidiano ou é um assunto muito importante?

__________________________________________________________________

 

3. Qual a porcentagem da população que teria interesse a ler sobre o assunto dessa crônica?

__________________________________________________________________

 

4. A linguagem é subjetiva ou objetiva (expressa opiniões)? Justifique.

__________________________________________________________________

 

5. O texto é narrado em primeira pessoa ou em terceira (foco narrativo)? Justifique.

_________________________________________________________________

 

6. O texto provoca reflexão no leitor sobre algo? Qual reflexão?

__________________________________________________________________

 

7. Qual o nome das personagens?

__________________________________________________________________