PNEU FURADO
O carro estava encostado no meio-fio, com
um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu,
uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e
dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
─ Você tem macaco? ─ perguntou o homem.
─ Não ─ respondeu a moça.
─ Tudo bem, eu tenho ─ disse o homem ─ Você
tem estepe?
─ Não ─ disse a moça.
─ Vamos usar o meu ─ disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob
o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus
que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o
ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
─ Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito
obrigado.
─ É. Eu… Eu não posso ver pneu furado.
Tenho que trocar.
─ Coisa estranha.
─ É uma compulsão. Sei lá.
(Luís Fernando Veríssimo. Livro:
Pai não entende nada. L&PM, 1991).
1) Em relação à compreensão do
texto, analise os itens abaixo:
I – O pneu do ônibus estava
furado.
II – A moça não era dona do carro
que estava com pneu furado.
III – O dono do carro agradeceu
ao homem por ter trocado o pneu do carro.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas o item III.
b) Apenas os itens II e III.
c) Apenas o item I.
d) Apenas o item II.
e) Todos os itens.
2) O texto “Pneu Furado” é uma crônica. Diga
duas características do gênero.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Na última parte do texto, “─ É
uma compulsão. Sei lá.”, podemos concluir que:
a) a fala é da moça.
b) a fala é do dono do carro.
c) a fala é do motorista do
ônibus.
d) a fala é do borracheiro.
e) a fala é do homem que trocou o
pneu.
4) Mesmo que não esteja claro no
texto, podemos concluir que:
a) o homem não teria trocado o
pneu se visse que o carro não era da moça.
b) o homem não teria trocado o
pneu se não fosse compulsivo.
c) o homem teria trocado o pneu
de qualquer maneira.
d) o homem achou que ganharia
dinheiro pelo serviço.
e) o homem percebeu que ajudaria
uma pessoa importante.
5) Como é a linguagem do gênero textual
crônica?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
6) Marque (V) para Verdadeiro ou
(F) para Falso, em relação às afirmações abaixo
( ) O homem que trocou o pneu já conhecia o
dono do carro.
( ) A moça ficou feliz por alguém ajudá-la a
trocar o pneu.
( ) O homem vivia trocando pneus pela cidade
devido à sua compulsão.
Em relação ao contexto da
história, a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F – F – F.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) V – F – V.
e) V – V – F.
7) Qual a principal finalidade do gênero
textual crônica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15
coisas que são proibidas na Coreia do Norte
No país mais fechado do mundo não se pode usar calça jeans, celebrar o
Natal ou conversar com estrangeiros.
A Coreia do Norte é governada de
forma brutal pelo ditador Kim Jong-un, que não hesita em prender ou condenar à
morte cidadãos que não seguem à risca todas as regras do regime. A rotina da
população inclui a adoração aos líderes, que devem ser reverenciados diversas
vezes ao dia e sempre que se passar em frente a uma das inúmeras imagens da
família Kim.
O país mais fechado do mundo não
permite qualquer questionamento político, que é visto como traição e punido com
a morte. Para assegurar o controle do povo, a Coreia do Norte filtra todas as
informações do exterior e restringe ao máximo as interações entre locais e
estrangeiros.
8) O texto acima é um fragmento
de reportagem. Quais as partes
principais do gênero reportagem?
1____________________________________________________________________________________2____________________________________________________________________________________3____________________________________________________________________________________4____________________________________________________________________________________
9) Qual a finalidade no gênero
textual reportagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Explique a diferença entre
reportagem e notícia.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário