PáginasDESCRITOR

sábado, 1 de fevereiro de 2020

MOBY DICK GABARITO NARRATIVA DE AVENTURA ( E FILME NO CORAÇÃO DO MAR ) 6º ANO INTERPRETAÇAÕ .

   Para assitir ao filme clic aqui.
NO CORAÇÃO DO MAR (MOBY DICK)
Eu uso o VLC para abri o vídio.

Moby Dick

      Então começa a derradeira perseguição. Ahab já não come nem dorme, não sai da cabine. Dia e noite, com a perna de marfim enfiada num buraco, ele perscruta com olho febril a linha do horizonte.
       Uma manhã, seu rosto se trona feroz. Como um cão de caça ele fareja:
       _ Isso cheira a baleia!
       E logo, de fato,  sentimos o odor característico. O capitão manda virar o navio naquela direção.
       _ Vigias a postos! Todo mundo na ponte!
       Marinheiros jorram da escotilha.
       _ Vocês a veem? _ Grita Ahab, levantando a cabeça.
       _ Não, capitão, nada! _ Respondem-lhe do alto os vigias.
       Ahab manda içar todas as velas para que o Pequod siga mais rápido.
Ele mesmo se faz içar ao mastro sobre a gávea num cesto de cânhamo.
Enquanto o retiramos lá do alto, a meio caminho ele solta um grito:
       _ Ela esguicha! Ela esguicha! Vejam lá, aquela massa elevada e branca como uma montanha de neve ! É Moby Dick!
       Todos os homens se precipitam para ver enfim a famosa baleia que há tanto tempo procuram. Eles a avistam a mais de um  quilometro e meio à frente: a ondulação que a levanta revela bem a grande massa espumante e seu jato, regular e silencioso.
       _ Fui o primeiro a vê-la _ triunfa Ahab. _ a moeda é minha!
Ele é descido até a ponte.
       _Preparem três botes! Starbuck, você fica a bordo guardando o navio. Os botes estão prontos? Descem-me, mais rápido, mais rápido!
     Imediatamente descem as embarcações, os remos se movem e os botes disparam _ o de Ahab na dianteira. Como o mar está calmo, logo nos aproximamos da baleia, que nada tranquilamente envolta por redemoinhos de água e por nuvens de aves que a sobrevoam. Enorme, majestosa, de ofuscante brancura, parece uma ilha sobre o mar. Em seu dorso, como um mastro, uma lança quebrada.
       De repente, ela eleva, mergulha e desaparece nas ondas. Com tensão, aguardamos que ressurja.
      _ Uma hora de espera _murmura Ahab, conhecedor dos hábitos das baleias.
      Mas, de repente, Tashtego exclama:
       _ As aves, vejam!
       Com efeito, todas as aves voam em direção ao bote de Ahab. Com alarido, rodopiam sobre ele. Agem assim porque, antes dos homens, viram subir com toda a rapidez a massa branca cada vez maior, a enorme boca com dentes brilhantes, aberta bem debaixo do bote.
       Com um golpe de leme, Ahab faz girar o bote e se posiciona, arpão em punho diante da fera. Moby Dick, porém astuta como o diabo, novamente se enfia sob o bote e, com sua imensa mandíbula, apanha-o pela proa e o sacode como um gato sacode um rato! Os tripulantes despencam, e, aterrorizados, escondem-se na popa. Então Ahab, louco furioso, agarra com ambas as mãos o osso da mandíbula e tenta soltar o bote. Claro que a mandíbula lhe escapa e volta se fechar, partindo o bote ao meio.
       Ahab mergulha de cabeça e a tripulação, refugiada no que resta da popa, procura não afundar, afastando-se com a força dos remos.
      Moby Dick começa a girar ao redor dos destroços, batendo na agua como a preparar o assalto mortal. Traça círculos cada vez mais fechados, cada vez mais rápidos. No centro do redemoinho, Ahab flutua o melhor que pode com sua única perna, e nenhum dos botes ousa chegar perto, com medo de atiçar a raiva do monstro.
       Por fim, Pequod avança e consegue afastar a baleia. Ela acaba indo embora, enquanto o bote de Stubb recolhe os marujos e Ahab. Este se abate um momento, mas logo recobra o ânimo:
       _ Ajudem-me erguer! Ah, Moby sempre foge! Atrás dela!
        Os botes são içados e, desfraldando todas as velas, o Pequold se lança no encalço da baleia-branca. A caça leva o dia inteiro, ahab inspeciona a ponte sem parar, interrogando os vigias. A noite cai sem que a reencontremos. Ahab diminui a velocidade e fica ali, de pé, o chapéu sobre os olhos, aguardando o raiar do dia.

Herman Melvile. Moby Dick. Adaptação de Fouca Dabli.

1. Antes da leitura, você pensou no que ocorreria com o capitão Ahab no capítulo" primeiro dia da caça". Sua hipótese se confirmou? Justifique.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
2. No início do texto, são apresentadas as personagens principais da narrativa de aventura Moby Dick: o capitão Ahab e a baleia Moby Dick.
a) Com base no primeiro parágrafo, é possível afirmar que o capitão Ahab estava ansioso pela batalha com a baleia? Justifique sua resposta.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
b) identifique trechos do texto que caracterizam a baleia Moby Dick. Depois resuma em duas palavras as principais características dessa personagem.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
3. Quem é o protagonista da narrativa, ou seja, aquele que lidera as ações principais?
...............................................................................................................................
4. Quem é o antagonista da narrativa, ou seja, aquele personagem que se opõe ao protagonista e a seus valores, ameaçando a concretização de seus objetivos?
...............................................................................................................................
5. Nas narrativas de aventura, o espaço oferece desafios às personagens.
a) Qual é o espaço em Moby Dick?
..............................................................................................................................
b) Como você caracteriza esse espaço?
...............................................................................................................................
c) Como o espaço contribui para dar mais emoção à narrativa?
...............................................................................................................................
6. Os fatos narrados são apresentados em uma ordem cronológica? Justifique.
...............................................................................................................................
7. No caderno, preencha o quadro com os elementos da narrativa do capítulo.
a) Ação - qual o acontecimento principal?
............................................................................................................................
b) Motivação - por que as personagens estão vivendo essa aventura?
..............................................................................................................................
c) Modo - como se desenrolam os acontecimentos da história?
...............................................................................................................................
d) Consequência - a personagem principal consegue atingir seu objetivo?
...............................................................................................................................

8. Quando o capitão Ahab sente o cheiro da baleia Moby Dick, o leitor sabe que o confronto está prestes a ocorrer. O que esse momento pode representar, fundamentalmente, para o andamento da narrativa?
...........................................................................................................................................................................................................................................................
9. Quando o capitão e seus tripulantes correm o maior perigo? Justifique.
...............................................................................................................................
10. Como a aproximação do navio Pequod encaminha o conflito para o seu desfecho?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
11. Em que ano foi publicado Moby Dick?
.............................................................................................................................
12. Em sua opinião, por que o mar é um cenário frequente nas obras dessa época? Para você, nos tempos atuais, qual seria o espaço mais desafiador para as personagens de uma história de aventura? Justifique.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
13. Releia o trecho a seguir e responda às questões.

       _ Vigias a postos! Todo mundo na ponte!
       Marinheiros jorram da escotilha.
       _ Vocês a veem? _ Grita Ahab, levantando a cabeça.
       _ Não, capitão, nada! _ Respondem-lhe do alto os vigias.
      
a) Com qual finalidade o ponto de exclamação foi utilizado no trecho acima?
...........................................................................................................
b) O que as palavras em destaque indicam?
......................................................................................................................

14. Releia mais um trecho.

        Com um golpe de leme, Ahab faz girar o bote e se posiciona, arpão em punho diante da fera. Moby Dick, porém, astuta como o diabo, novamente se enfia sob o bote e, com sua imensa mandíbula, apanha-o pela proa e o sacode como um gato sacode um rato! Os tripulantes despencam, e, aterrorizados, escondem-se na popa. Então Ahab, louco furioso, agarra com ambas  as mãos o osso da mandíbula e tenta soltar o bote.

a) Que tipo de ambiente e sentimento as palavras destacadas sugerem ao leitor?
..............................................................................................................................
b) Identifique no trecho palavras relacionadas ao universo marítimo.
.............................................................................................................................

ANOTE AÍ

Uma narrativa, em geral, apresenta a seguinte estrutura:
Situação inicial: apresentação das personagens, do espaço e do tempo.
Complicação: virada da narrativa; os conflitos surgem para as personagens principais.
Desenvolvimento: série de acontecimentos que levam as personagens ao evento principal.
Clímax: ponto alto de tensão na narrativa.
Desfecho: momento em que a complicação é solucionada.
Situação final: nova situação de equilíbrio é estabelecida na narrativa.

ANOTE AÍ
Os contextos econômicos e sociais podem determinar os desafios de cada época. O modo como o ser humano enfrenta os perigos transforma-se com as novas descobertas. As narrativas de aventura podem ser inspiradas por essas mudanças.

ANOTE AÍ


O uso de pontos de exclamação e de determinadas expressões contribui para criar o clima de emoção da história. Já o emprego de determinadas palavras ajuda a ambientar o leitor. No caso de Moby Dick, há predomínio de termos relacionados ao universo marítimo que marcam o espaço da narrativa.

Competências específicas de Língua Portuguesa (CELP03) As atividades estimulam o comparti­lhamento de informações, de experiências, de.deias e de sentimentos despertados pela lei­tura desse texto.

(CELP06) As questões propostas no boxe Proteção às baleias procuram fazer com que os alunos tenham uma posição crítica em relação à atividade baleeira.

(CELP07) As atividades objetivam que os alunos reconheçam a narrativa de aventura como manifestação de valores e ideologias.

(CELP09) A leitura da narrativa de aventura busca desenvolver o prazer pela leitura, valorizado, assim, a literatura como modo de acesso às dimensões lúdicas.

Habilidades

(EF67LP28) As atividades da seção Texto em estudo possibilitam o desenvolvimento da ca­pacidade de compreender uma narrativa de aventura por meio da análise do gênero, da linguagem e do contexto de produção.

(EF69LP44) As atividades da seção permi­tem a abordagem sócio histórica obra.

Desse modo, os boxes apresentam adendos relacionados à atividade baleeira, procuran­do, portanto, mostrar a atualização dos valo­res na sociedade.

(EF69LP47) Na subseção A linguagem do tex­to, as atividades procuram analisar a pontua­ção expressiva e o uso de adjetivos e advérbios para expressar a emoção na história.

(EF69LP13) As questões propostas no boxe Proteção às baleias suscitam uma discussão sobre um tema de relevância social para que os alunos busquem conclusões comuns.

GABARITO

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS PAGINA 14

1.         Resposta pessoal_ Professor, os alunos podem sugerir novas hipó¬teses sobre o que ocorreria com o capitão Ahab, tendo em vista a lei¬tura da narrativa de aventura.

2.         a) Sim A ansiedade do capitão é sinalizada por descrições como "não come nem dorme" e "olho febril" e pela passagem do tempo expressa por "dia e noite"

b) "A famosa baleia"; "fera"; "com sua imensa mandíbula". Possibili-dades de resposta; Forte, grandio¬sa, enorme, furiosa, etc.

 

3. Ahab

4. Mobv Dick.

5. a) O mar.

b)        Resposta pessoal Espera-se que os alunos caracterizem o mar como um espaço que pode se modificar rapidamente com o clima e que pode ter animais de grande porte como as baleias.

c)         O espaço possibilita o enfrenta-mento de desafios.

6. Sim. A história começa com a per¬seguição que dura até o final. do dia com o afastamento da baleia_

7. Ação: Batalha entre Ahab e Moby Dick; Motivação: Porque Ahab quer vingança, pois teve a perna arrancada por Moby Dick: Modo: Eles acontecem rapidamente e em um curto período de tempo; Consequência: Não, ele não con¬segue matar a baleia.

8. O momento de virada, indicando a proximidade do encontro de Ahab com a baleia.

9. Quando Ahab tenta atirar em Moby Dick, que revida e destrói o barco, deixando o capitão e seus marujos na água

10.Pequod aproxima-se e espanta Moby Dick. Ahab e os marujos são resgatados.

 

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS PAGINA 15

11.A obra foi publicada em 1851.

12.Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Os mares eram o meio de contato entre os povos e um espaço propício para as histórias de aven­tura, as quais geralmente se de­senvolvem em cenários que, além de instigar a curiosidade, oferecem riscos às personagens_ Deixe os alunos livres para comentar sobre os espaços em que poderia ocorrer uma aventura nos tempos atuais.

13.a) O uso do ponto de exclamação passa a impressão de que Ahab e os marinheiros estão falando de maneira exaltada.

b) As palavras em destaque indi­cam que eles estao falando em um tom de voz alterado, pois es­tão exaltados e em diferentes par­tes do navio- Ahab está rio deck; e os vigias estão no alto do mastro.

14.a) As palavras destacadas suge­rem um ambiente perigoso e um conflito tenso, que causam medo.

b) Leme, bote, arpão, proa, tripu­lantes, popa.

 

1.         Resposta pessoal. PAGINA 15  Espera-se que os alunos observem que a ativi-dade de Ahab era comum no pas¬sado: porém, hoje, essa prática é condenável, principalmente pelo fato de as baleias-brancas esta¬rem em extinção.

2.         Resposta pessoal. Professor, é importante comentar que as GNGs realizam um trabalho de proteção da diversidade biológica do pla¬neta. Se possível, comente sobre ações do Greenpeace ou da Sea Shepherd.

 


60 comentários:

  1. VC PODERIA ENVIAR AS RESPOTAS PARA MIM POR FAVOR NO E-MAIL lucitj2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Poderia enviar as respostas.
    professora_rutielle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Professor bom dia, tem prova IBAM de secretaria escolar?
    Alguma prova da banca IBDO?

    ResponderExcluir
  4. As respostas tem no livro geração ALPHA 6ºano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde. você podeira me enviar as respostas no e-mail: carlosprof.itu@gmail.com?

      Excluir
    2. Boa tarde, poderia me enviar as respostas por favo? Pra mim trabalhar em sala de aula.
      raulperreira2005@gmail.com

      Excluir
  5. Você pode me enviar a resposta por favor no e-mail anaeliza0831@gmail.canaeliza0831@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, poderia me enviar as respostas?
    Jana_gamboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE VOCE PODERIA ME MANDAR AS RESPOSTAS andersondesouza1986@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE, VOCE PODERIA ME ENVIAR AS RESPOSTAS tonnics@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia porderia mandar as respostas:
    gabrielle.m.serafim@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. BOA NOITE! PODERIA ME ENVIAR AS RESPOSTAS POR EMAIL? ronnyeralmeida@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  11. Poderia me mandar as resposta danielacalassopba@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Poderia me enviar as respostas para
    anaclaudya.sky@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia quero as respostas dos números 2,3,4 e 5

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    Poderia me enviar as respostas por email?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Por favor, me envie as respostas.

    ResponderExcluir
  16. Por favor, me envie as respostas
    raulperreira2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Sou professor de reforço escolar, poderia enviar as respostas para o email: marcelo.pinhao2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Poderia enviar as respostas para o meu email. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE PROFESSOR TEM COMO VOCE ENVIAR O GABARITO DE MOBY DICK OBRIGADA
    ireniraulsoares@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Professor pode mim mandar todas as respostas?

    ResponderExcluir
  21. alguem pra mandar as respostas no meu email? walmillyaraujo1@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. boa tarde!Tem como me enviar as respostas!!!! muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. tem como me enviar as respostas????? email gabriela.moret@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Poderia bom gentileza me enviar o banco de respostas das tarefas?

    ResponderExcluir
  25. Poderia me enviar as respostas por gentileza?

    ResponderExcluir
  26. Para o email: emillemoreno25@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  27. Poderia encaminhar para mim as respostas ?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia favor mandar todas as respostas das perguntas

    ResponderExcluir
  29. Ola poder mim manda as respostas nesse

    ResponderExcluir
  30. Poderia me mandar a resposta por email
    Elizianevillar1@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Poderia me mandar as respostas por email mmaiarareiss@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Amei essa publicação pois estou estudando com meus alunos esse texto, parabéns professor.

    ResponderExcluir
  33. Poderia me enviar as respostas por gentileza.ionamaciel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!
    Poderia enviar as respostas?

    ResponderExcluir
  35. Por favor quem tiver as respostas enviar no meu email schmitzjoice@hotmail.com, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá poderia me mandar a resposta ainda hj pfvv
    Email:nayaracristinapox@gmail.com
    Por gentileza eu tenho que receber até hj pq amanhã tenho q levar para a escola

    ResponderExcluir
  37. Esse de leitura você pensou no que ocorreria com o capitão ahab no capítulo primeiro dia da caça sua importância se confirmou justifique

    ResponderExcluir
  38. Gostaria das respostas desse assunto por favor dos números 3 4 5

    ResponderExcluir
  39. Respostas, por favor. Email: joelma.itapema@hotmail.com

    ResponderExcluir