ADVÉRBIO
É a classe de palavras que vem
associada ao verbo, ao adjetivo ou ao próprio advérbio, que pode até modificar
uma frase inteira. É a palavra que indica as circunstâncias em que se dá a ação
verbal.
Os advérbios e as locuções
adverbiais são classificados de acordo com o seu valor semântico, isto é, com o
sentido que apresentam ou a circunstância que indicam.
Eis alguns dos valores semânticos
dos advérbios e das locuções adverbiais:
CLASSIFICAÇÃO DOS ADVÉRBIOS
TEMPO hoje; logo; primeiro; ontem; tarde; outrora;
amanhã; cedo; dantes; depois; ainda; antigamente; antes; doravante; nunca;
então; ora; jamais; agora; sempre; já; enfim; etc. |
LUGAR aqui; antes; dentro; ali; adiante; fora;
acolá; atrás; além; lá; detrás; aquém; cá; acima; onde; perto; aí; abaixo;
aonde; longe; debaixo; algures; defronte; nenhures; etc. |
MODO bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; debalde;
sobremodo; sobretudo; sobremaneira; quase; principalmente Obs.: muitos
advérbios de modo formam-se juntando mente à forma feminina do adjetivo |
Intensidade muito;
pouco; mais; menos; demasiado; quanto; quão; tanto; tão; assaz; que (equivale
a quão); tudo; nada; todo; bastante; quase |
Afirmação sim;
certamente; realmente; decerto; efetivamente; etc. |
Negação não; nem;
nunca; jamais; etc. |
Dúvida acaso; porventura; possivelmente; provavelmente;
quiçá; talvez |
Exclusão apenas; exclusivamente; salvo; senão;
somente; simplesmente; só; unicamente |
Inclusão ainda; até;
mesmo; inclusivamente; também |
Ordem depois;
primeiramente; ultimamente |
Designação eis |
Instrumento Cortar a faca; escrever a mão |
LOCUÇÃO ADVERBIAL
É a expressão formada de
preposição + substantivo, ligada ao verbo com função equivalente à do advérbio.
1. Locuções Adverbiais de Modo
Às pressas, às claras, às cegas,
à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa
maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.
2. Locuções Adverbiais de
Lugar
A distância, à distância de, de
longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.
3. Locuções Adverbiais de
Tempo
Às vezes, à tarde, à noite, de
manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de
tempos em tempos, em breve, hoje em dia.
4. Locuções Adverbiais de
Negação
De modo algum, de jeito nenhum,
de forma nenhuma.
5. Locuções Adverbiais de
Dúvida
Por certo, quem sabe.
6. Locuções Adverbiais de
Intensidade:
Em excesso, de todo, de muito,
por completo.
7. Locuções Adverbiais de
Afirmação
Sem dúvida, de fato, por certo,
com certeza.
1) Identifique e
classifique o(s) advérbio(s) ou locução(ões) adverbial(ais) presentes nas
frases
que se seguem:
a) Vou viajar de trem no final do
mês. _____________________________________
b) Com certeza estarei presente
no seu aniversário. ___________________________
c) Pela manhã vou estudar, mas à
tarde podemos ir ao cinema. __________________
d) No domingo, talvez eu vá até
sua casa. ___________________________________
e) Não estude para prova; estude
para a vida. ________________________________
f) “Na vida tudo é passageiro,
menos o motorista e o cobrador.” __________________
g) “Não sou notícia ruim, mas
ando muito depressa.” ___________________________
h) “Casei-me com Maria, mas viajo
com Mercedes.” ___________________________
2) Indique a
alternativa que expressa incorretamente a circunstância do advérbio
sublinhado:
a) Talvez ela vá ao seu encontro.
(tempo)
b) Certamente as instruções foram
seguidas à risca. (Afirmação)
c) Alguns não conseguiram sair de
lá. (Lugar)
d) Todos ficaram meio tristes com
a notícia. (Intensidade)
e) Não me venha com reclamações.
(Negação)
3) Identifique nos
pares de frases a seguir se a palavra em destaque é adjetivo ou advérbio.
a) Na nossa viagem deu tudo errado.
________________________
Ele pegou o ônibus errado.
______________________________
b) Era a aluna certa para
apresentar o trabalho. _____________________________
Ela sempre estudou certo.
__________________________________________
c) Era um funcionário lento para
o trabalho. _______________________________
Esse funcionário trabalha lento
demais. _________________________________
d) Você está andando rápido.
__________________________________________
Minha mãe é rápida no
trânsito. ______________________________________
4) Nos textos
abaixo, quais destas circunstâncias os advérbios e as locuções adverbiais
expressam?
tempo lugar modo
a) Outra do pobre do gato que
caiu nas garras do Joãozinho: _______________
A vizinha abre a porta. É o
Joãozinho.
– Dona Maria, posso entrar no
seu quintal? ____________________________
– Não. Deixa que eu vou lá para
você. O que é que caiu lá desta vez? _______
– Minha flecha.
– Onde ela está?
– Espetada no seu gato.
________________
(Ziraldo)
b) Noturno
O relógio costura, meticulosamente,
quilômetros e quilômetros do silêncio noturno.
______________________________
De vez em quando, os
velhos armários estalam como ossos.________
Na ilha do pátio, o
cachorro, ladrando.__________________________
(É a lua)
E, à lembrança da lua, Lili
arregala os olhos no escuro.____________
(Mário Quintana)
5) As frases a
seguir de Jô Soares. Complete-as empregando advérbios ou locuções que
expressem a circunstância
indicada entre parênteses.
a) Vou lhe dar o emprego de
motorista de ônibus, mas não me saia __________ ( lugar)
b) Era
__________________distraído que assistiu ao filme duas vezes e achou a história
um
____________________ repetitiva.
(intensidade – intensidade)
c) Nade até o horizonte.
_________________, você enxergará o verdadeiro horizonte. (lugar)
d) Se os trens __________________
andassem nos trilhos, ______________descarrilariam.
(negação – tempo)
e) Mentia __________________que
às vezes _________________mentia, só pra pensarem
que era mentira. (intensidade –
negação)
_ Lendo, interpretando... e
produzindo.
· Leia este poema de Elias José:
Tempo
Passou o tempo de roubar amoras,
mangas , goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.
Passou o tempo de sonhar
vitórias,
com sorriso de campeão
de futebol, basquete ou corrida
de carro.
Passou o tempo de empinar pipas
e dar asas aos olhos e ao corpo
para soltar-me no espaço com
elas.
Passou o tempo de não ter
vergonha
de ser rei dos castelos de areia
ou de esconder tesouros de
figurinhas,
bolinhas de gude e pedras
preciosas.
Passou o tempo de caçar briga,
chamar pro braço ou xingar a mãe
e a raça toda do amigo-inimigo.
Chegou um tempo de sonhar com a
noite
na cidade, com todas as luzes e
sons
que ainda amedrontam quando
chamam.
Chegou o tempo de brigar com o
mundo,
sentir sufoco, calor nas mãos
e asas nos pés que querem sumir,
sair de casa e ganhar o mundo.
Chegou o tempo de pensar em
namoradas
e sonhar com corpos e beijos
que vivem mais nos poemas que no
real.
(Cantigas de adolescer)
6) O poema
intitula-se “Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das
lembranças do passado e a segunda
descreve o presente.
a) Que estrofes do poema formam a
primeira parte? ______________________________
b) Quais formam a segunda parte?
____________________________________________
c) Em cada uma das partes, um
único verbo inicia todas as estrofes. Que verbos se
repetem nas partes?
_____________________________________________________
7) Compare as ações
do eu lírico na infância com as da atualidade, e responda:
a) Em qual dos dois tempos o
poeta tinha ou tem uma relação mais concreta e direta com o
mundo? Qual a razão disso?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b) Em qual dos tempos o poeta
tinha ou tem uma relação com o mundo mais abstrata e
indireta? Justifique a sua
resposta.
______________________________________________________________________________
Adorei seu blog, professor Diorges! Obrigada por compartilhar este conteúdo.
ResponderExcluir