PáginasDESCRITOR

domingo, 13 de junho de 2021

ADVÉRBIOS 25 EXERCÍCIOS C.INTEGRAL

 

1)         Leia a tira.

 


(Mort Walker.Recruta Zero. Folha de S. Paulo, 09/06/2001)

Agora responda.

a) Na tira, que palavras indicam onde ele está?

b) Essa palavras dão ideia de:

( ) afirmação. ( ) intensidade.            ( ) tempo. ( ) dúvida. (            ) Iugar.

 

2) As palavras fora, dentro e debaixo referem-se ao:

( ) verbo diga. ( ) verbo está.

( ) pronome ele.          ( ) verbo sei.

 

3) Passe para o plural.

a) ele está FORA

b) ele está DENTRO

 

4) Passe para o feminino.

a) ele está FORA

b) ele está DENTRO

 

5) O que você observou em relação às palavras destacadas no exercício 3 e 4?

 

6)Faça o que se pede.

a)Complete com uma das palavras entre parênteses.

Fora, dentro e debaixo são palavras .........................................(variáveis — invariáveis)

b) Justifique sua escolha.

 

7) Leia e observe os advérbios destacados.

A atriz falou pouco.

A atriz é bastante charmosa.

A atriz desempenhou muito bem seu papel.

a) As palavras pouco, bastante e muito são advérbios que indicam circunstâncias de:

( ) tempo         ( ) modo          ( ) Iugar. ( ) negação  ( ) intensidade

 

b)Agora faça uma flecha de cada advérbio até a palavra a que ele se refere.

 

           

8) As perguntas abaixo são adivinhas. Tente respondê-las

1. POR QUE o prego tem dores de cabeça?

2. COMO se aponta um lápis de cor?

3. QUANDO um cofrinho deve fazer exercícios?

4. ONDE o mar descansa ao se sentir cansado?

a) Todas as palavras acima são:

( ) declarativas.          ( ) exclamativas.        ( ) interrogativas.        ( ) imperativas.

 

b) Agora faça a correspondência entre as palavras que indicam a pergunta e a circunstância que elas expressam.

 

(a) Por que...?

(b) Como...?

(c) Quando...?

(d) Onde...?

 

( ) afirmação

( ) causa

( ) modo

( ) intensidade

( ) Iugar

( ) tempo

 

Leia a tirinha



 (Scott Adams. Dilbert. Folha de S. Paulo, 19/11/1997)

9) Os termos “em casa” e “aqui” indicam que tipo de circunstância?

 

10) Compare esse dois termos.

a) De quantas palavras é formada a expressão “em casa’+.

b) E “aqui’

c) Portanto, complete:

-“aqui”é um....................................de lugar;

-“em casa” é uma locução adverbial de ...................................... 

11) Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio da coluna do meio.

( ) Possivelmente eu vá até ai

( ) talvez, provavelmente

( ) Vera não foi ao zoológico.

( ) Estamos alojados longe do centro.

( ) Minha avó fala depressa.

( ) Certamente ganharei esta corrida.

( ) Ela está menos triste com o fato.

( ) Ontem Carina ganhou um vestido.

(1) Lugar

(2) tempo

(3) afirmação

(4) negação

(5) dúvida

(6) intensidade

(7) modo

 

( ) não

( ) sim, realmente

( ) muito, pouco, mais

( ) bem, mal, devagar

( ) cá, lá, ali, dentro, perto

( ) amanhã, depois, logo

 

 

12)Circule o advérbio de intensidade das orações e faça uma seta indicando a que palavra ele se refere.

a) Pedi que eles fizessem o exercício bem depressa para que pudéssemos começar os ensaios.

b) Minha prima Carol tem 15 anos, mas é menos alta que eu.

c) Caio é um menino bastante esperto. Está reciclando todo o lixo de sal casa.

d) Minha mãe ficou meio confusa com a mudança de casa.

 

Todos os advérbios são de....................., pois além do verbo, podem se referir também a um ................................................e ..........................................................                   

 

13)       Leia:

Noite

Tão perto!

Tão Longe!

Por onde

é o deserto?

Às vezes,

 responde,

de perto,

de longe.

Mas depois se esconde.

Somos um ou dois?

Às vezes, nenhum.

E em seguida, tanto!

(Cecília Meireles. Antologia poêtica. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1963)

Observe:

Tão — advérbio de intensidade perto! —advérbio de lugar

ás vezes — locução adverbial de tempo

a) Retire os cinco advérbios do poema.

b) Retire as cinco locuções adverbiais.

 Copie, no lugar adequado do quadro, os advérbios e as locuções adverbais que você pintou no exercício anterior. Dê a classificação. Veja os exemplos:

Advérbio                                             Locução adverbial

tão —advérbio de intensidade           às vezes — locução adverbial de tempo

           

14) Cecília Meireles usa no texto advérbios e locuções adverbiais que sugerem ideias contrárias. Quais são?

15) Substitua cada advérbio destacado por três locuções adverbais abaixo.

sem pressa — para amanhã — com atenção — com certeza — durante a aula — durante a noite — de repente — de novo — em silêncio — todos os dias — de Recife — de modo errado

a)Ele virá para o show amanhã.

b)Meus amigos chegaram ontem.

c)O marceneiro serra cuidadosamente a madeira.

 

16)       Transforme as locuções adverbiais destacadas em advérbio, usando a terminação (sufixo) —mente.

a) Durante as reuniões, a secretária sempre agia com eficiência.

b) Todas as semanas minha avó vai à feira e compra muitas frutas.

c) O cachorro latia com raiva para o visitante, apesar de preso no canil.

d) A mãe falava com a criança de modo tranquilo, para acalmá-la.

 

17) Leias as frases e complete o quadro com os advérbios e locuções adverbais, classificando-os.

a) Diziam que lá, naquela velha casa, havia fantasmas.

b) Alguns pais não compareceram à reunião.

c) Os rapazes já caminhavam Ionge.

d) Os meninos vieram de novo fazer-lhe uma visita.

e) Jairo chamava o cachorro aos berros.

 

Advérbio - classificação

locução adverbial - Classificação

tão -  advérbio de intensidade

 às vezes – locução adverbial de tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18) Apenas uma locução adverbial da tira pode se transformar em advérbio terminado em —mente. Copie-a e reescreva.

 Substitua a locução adverbial destacada por um advérbio equivalente, terminado em —mente, indicando a circunstância .

a) Todos os dias, eu e meus amigos trocamos mensagens pela internet.

................................................................................................

b) A mãe saiu com cuidado do quarto para não acordar o bebê.

............................................................................................

c) Com certeza, Manoel testemunhará a favor de seu irmão.

.......................................................................................

19)       Identifique os advérbios e classifique-os.

a) Partiu hoje, mas voltará amanhã.

b) Calmamente, expliquei-lhe que não era motivo para choro.

c) Poucos ganham muito e muitos ganham pouco.

d) O orador representou muito bem sua turma.

e) Permanecerei aqui o tempo que for necessário. f} Talvez eles não voltem Iogo.

g) Sempre estão alegres, nunca tristes.

 

20) Informe se o advérbio destacado refere-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio.

Modelo: Ele falou muito bem. - refere-se a outro advérbio

a) Regina tem andado bastante alegre.

b) Essa rua é bem perto daqui.

c) Todos ouviram atentamente as explicações do mestre.

d) O sol estava muito quente, por isso saí logo da praia.

e) Moro perto da escola, mas bem longe do serviço.

 

21)Informe se a palavra destacada é pronome indefinido ou advérbio.

a) Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre ele.

b) Muita gente pensa que competir é ganhar.

c) Muitos frequentam a escola, mas poucos são os que estudam.

d) Comemos bastantes frutas.

e) Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais.

 

22) Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.

a)Às vezes vem, às vezes não vem.

b)De vez em quando aparece alguém para visitá-lo.

c)Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar um presente.

d) Com certeza ela iria gostar e tudo se arranjaria.

e) Ali não havia censura, por isso todos falavam à vontade.

f)Entrou à direita e de Ionge já avistou a pequena casa branca.

g) "Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes não deviam ficar à toa, por tempo nenhum e a nenhum pretexto." (Cyro dos Anjos)

 

23)       Crie perguntas iniciadas com advérbios interrogativos para as afirmações abaixo.

Modelo: Seu tio mora no Ceará. Onde mora seu tio?

a) Seus amigos chegaram ontem.

b) A criança chorou porque perdeu a boneca.

c) Édson mora no centro da cidade.

d) Seus pais voltarão daqui a um mês.

e) A camisa custou cinquenta reais.

f) A rã anda aos pulos.

 

24)       Identifique os advérbios e classifique-os.

a) Fiz tudo muito calmamente: devagar se chega mais depressa.

b) As ilusões andam sempre na frente e as desilusões atrás.

c) Teu irmão partiu ontem, meio triste. Talvez não o vejas aqui tão cedo.

d) Uns comem pouco, outros comem demais.

e) Amiúde vemos pessoas que falam bem e agem mal.

f) A casa era muito velha, o telhado já maio torto, o assoalho todo esburacado.

g)         Como se faz para obter água bem limpa?

h)         A cidade hoje é bem diferente do que foi outrora.

 

25) Substitua as locuções destacadas pelos advérbios correspondentes:

a) A máquina trabalha sem interrupções.

b) A patroa repreendeu com rispidez à empregada.

c) Agistes sem reflexão e com precipitação.

d) O crime foi praticado com frieza e premeditação.

e) Depois que liquidou as dívidas, foi consolidando, com calma, sua situação econômica.

f) O artista toca e canta ao mesmo tempo.

g) É preciso que o homem e a natureza convivam em paz.

h) Joel abriu com displicência o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário