TANTÃS – CUCO
Às sete horas da manhã o cuco do relógio do Neuso não saiu da casinha para cantar. Ele aguardou até às oito e viu que, de novo, o passarinho não saiu. Nem às nove, nem às dez, nem à noite, nem no dia seguinte. Neuso ficou preocupado: o que estaria acontecendo? Falou do problema a Um amigo e ele o aconselhou a levar o relógio para o relojoeiro do bairro, o Xulo, mas ele não quis.
Neuso não gostava do estilo dele. Sua oficina era uma bagunça.Tinha garfo, lixa de unha, ovos, furadeira, mas o pior era que ele tinha uma porção de passarinhos em gaiolas. Quem garantia que eles não eram cucos de relógios quebrados?
Não, definitivamente Neuso não confiava em Xulo e não ia deixar seu cuco de estimação nas mãos dele. Tentaria resolver o problema de outro jeito.
Subiu numa escada, bateu na portinhola do passarinho e aguardou. Nada. Bateu mais urna vez e, de novo, nada. Neuso não ia forçar a porta, preferiu conversar pelo lado de fora mesmo. Disse que estava sentindo falta dele, perguntou gentilmente qual era o problema e se podia ajudar.
Deu certo, porque, em seguida, às 4 da tarde em ponto, o cuco saiu pela portinhola e ele, que só piava, tossiu e espirrou quatro vezes.
Ah, então era isso. Ele estava gripado! Pronto, resolvido. O Neuso ia consertar o relógio com xarope!
1. Por que Neuso não confiava em Xulo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Retire do texto um fragmento que comprove que Neuso respeitava a privacidade do cuco.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
3. Por que Neuso estava preocupado?
______________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário