PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 26 de maio de 2017

CARTA PESSOAL TEORIA E EXERCÍCIOS.

Breve descrição do gênero carta pessoal

I – Situação comunicativa
Em geral, interlocutores próximos. Na maioria dos casos, a resposta não é dada na mesma hora. Objetivos: relatar ou solicitar algo, desabafar, fazer contatos etc.
O uso dos correios para a entrega da carta é o mais comum.

II – Conteúdo temático
Relato de situações diversas, como rotina (escolar, de trabalho), passeio, viagem, novas/ inusitadas experiências etc., vinculadas a períodos, espaços e temas variados; solicitações etc.

III – Construção composicional e marcas linguísticas (estilo)
• Data completa (local, dia, mês e ano).
• Identificação dos interlocutores.
• Relato de um ou mais fatos relacionados a uma ou mais situações.
• Despedida (uso de expressões como: beijos, com carinho, até breve etc. e indicação do autor).
• Texto na primeira pessoa.
• Uso de marcadores de tempo, como: ontem, hoje, amanhã, mês que vem etc.
• Vocabulário que expressa sensações e sentimentos, como: conquista, alegria, tristeza e  saudade, por meio de adjetivos e advérbios, entre outros.
• Linguagem informal, marcada pela intimidade entre os interlocutores.



Boa Esperança, 25 de Março de 2015.

Querido amigo Paulo,

Estou escrevendo para contar minha aventura das ultimas férias.
Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo? Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
Vi muitos animais que eu conhecia, somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços grandess0000000ss!
Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais, Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem. Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.

Beijos,

Joana Maria.


1. O texto que você acabou de ler refere-se a um (a)
A) carta.
B) convite.
C) anúncio.
D) cartaz.
E) notícia.

2. Você notou que a carta tem data? Para que será que ela serve?
____________________________________________________________________________________
3.  Quem está enviando a carta?
A) as crianças
B) a mãe de Paulo
C) o pai de Joana.
D) Joana.
E) Boa Esperança.

4.  Quem receberá a carta?
A) Paulinho.
B) Joana.
C) Boa Esperança.
D) Paulo.
E) As crianças.

5. O assunto dessa carta é
A) a despedida das férias de Joana.
B) uma visita ao zoológico.
C) uma viagem de trem.
D) uma viagem a Boa Esperança.
E) Um passeio inesquecível.

6. Quem foi visitar o zoológico com Joana? Quem estava com ela?

____________________________________________________________________________________
7.  O que Joana e as crianças viram? Faça uma lista baixo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Do que ela mais gostou?


____________________________________________________________________________________ 

Cosmópolis, 5 de dezembro de 1948.

Cristina, minha querida prima,

Recebi agora de manhã sua carta de 16 de novembro com bastante atraso (levou alguns dias para chegar). Ontem mesmo escrevi para vocês uma carta pedindo resposta, mas como chegou a sua hoje, não vou postar mais. Vejo também que vocês não receberam, ainda, as cartas que lhe mandei com retratos do Paulinho. Chegaram?
[...] Estou estudando em uma escola para adultos. Lá tenho recebido incentivo para expressar-me. Então resolvi escrever ainda mais, meus textos poéticos. Meu professor tem elogiado.
Tudo o que você disse sobre o último poema que escrevi, enviado em uma das cartas, me incentivou muito também. Tenho pensado muito em publicar um livro com os poemas. Vou começar as negociações com as editoras em breve. ...Parece que em breve terei uma boa notícia. Tenho boas expectativas.

Um beijo para você,

Sempre sua Cristina


1. Qual o local e data da carta?
_____________________________________________________________________________________
 2. Quem é o remetente da carta?

_____________________________________________________________________________________
3.  Que sinais de pontuação aparecem na carta?


_____________________________________________________________________________________



POEMA AS TIAS / DE MÃOS DADAS 6º ANO

Leia o texto “As tias, de Elias José
As tias
A tia Catarina
Cata a linha
A tia Teresa
Bota a mesa
A tia Ceição
Amassa o pão
A tia Lela
Espia a janela
A tia Dora
Só namora
A tia Cema
Teima que teima
A tia Maria
Dorme de dia
A tia Tininha
Faz rosquinha
A tia Marta
Corta batata
A tia Salima
Fecha a rima

Elias José. Namorinho de portão.
São Paulo, Moderna, 1986. Coleção Girassol.


1. Esse texto pertence ao gênero textual _____________________________________________

2.  Essa poesia faz parte do livro:
__________________________________________________________________________

3.  Quantas estrofes há nesse poema?

__________________________________________________________________________

4.  Observe as rimas para cada uma das tias e crie outras. Registre-as nas lacunas abaixo

A tia Teresa __________________
A tia Ceição __________________
A tia Lela ____________________
A tia Maria ___________________
A tia Tininha _________________
A tia Marta ___________________

5.  Localize no texto os nomes das tias que preparam a alimentação e escreva-os abaixo:

___________________________________________________________________________

6.  Qual a tia que põe a mesa?

_________________________________________________________________________
7.  Escolha o nome de uma de suas tias e tente fazer uma estrofe como as de Elias José.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.  Pense em uma “tia” e registre como deve ser as qualidades dela para você:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9.Por que os nomes das tias do texto estão escritos com as iniciais em letras maiúsculas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

De mão em mão
Nas suas mãos eu entrego
Todas as mãos que aqui estão
Vamos ficar de mãos dadas
Disso eu não posso abrir mão.

Tem gente que é mão aberta
Tem gente que é mão de vaca
Tem gente que é mão de ferro
Tem gente que tem mãos de fada.

Tem gente com as mãos leves, bondosas
Tem gente que maltrata com as mãos
Tem gente com mãos carinhosas
Que agradam, afagam e consolam.

Histórias para Ouvir e Cantar – Ed. Globo, 1993.

1.Os versos da segunda estrofe  estão no sentido:

( ) literal
( ) figurado

Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.  O  quarto verso da primeira estrofe demonstra uma atitude de:
A) amizade.
B) tristeza.
C) alegria.
D) entusiasmo.
E) perseverança.

3.  No verso “Vamos ficar de mãos dadas” (v. 3), o que o autor quis expressar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CONTO ALEXANDRE O GRANDE 13 QUESTÕES DE MARCAR X

Alexandre, O Grande.
        Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, além de competente general, era também uma pessoa de grande preparo intelectual. Foi educado pelos melhores professores da época e teve como mentor nada menos que o famoso filósofo Aristóteles.
       Mantinha em sua corte as mentes mais brilhantes de seu tempo. Certa vez ele contratou um famoso filósofo para instruí-lo em um determinado assunto que muito o interessava. Depois de alguns meses estudando com o sábio, Alexandre finalmente despediu-o. Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo e perguntou a razão da sua dispensa. Alexandre respondeu: “Como homem, cometo erros, como filósofo tu não me corriges; ou tu entendes os meus erros, ou não os entende. Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo; por isso, nada podes me ensinar.”



1.O título ao texto “Alexandre, o Grande”, nos dá a ideia de

A) uma pessoa muito rica e com pouco prestígio.
B) alguém com grande reputação, fama e inteligência.
C) uma pessoa com grandes riquezas, mas pouco preparo.
D) alguém que comete muitos erros e não entende as pessoas.
E) alguém com muita coragem, mas sem reconhecimento do povo.

2. A intenção principal do texto é

A) narrar um acontecimento importante da vida de Alexandre.
B) relatar as qualidades e imperfeições de Alexandre.
C) contar como era mal humorado o rei da Macedônia.
D) registrar a boa relação entre Alexandre e o filósofo.
E) Relatar o motivo da contratação do filósofo.

3. De acordo com o texto o significado da expressão “Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo..quer dizer que

A) o filósofo sentiu-se, apenas, triste.
B) Alexandre apoiou a atitude do filósofo.
C) o filósofo sentiu-se traído por Alexandre.
D) o filósofo sentiu-se desconsiderado por Alexandre.
E) o filósofo ficou comovido com o gesto de Alexandre.


4. Quando Alexandre declara ao filósofo: “Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo. Por isso, nada podes me ensinar.” O que o autor quer dizer?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.  O texto narra um acontecimento. Pode-se dizer que ele é um (a)

A) biografia.
B) quadrinho.
C) fábula.
D) notícia.
E) conto.



a) Leia o trecho do texto a seguir:
O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo.
— Mas, por que você não está pescando?
— Porque já peguei peixe suficiente para hoje?
— E por que você não sai para pegar mais peixes?
— O que eu faria com eles?
— Ora, você poderia ganhar dinheiro vendendo-os – explicou o industrial. – Com o dinheiro, poderia consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon. O que lhe traria ainda mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos... talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu.
— E o que eu faria então?
— Ora, você poderia então realmente gozar a vida.
— E o que você acha que eu estou fazendo agora?


6. A finalidade desse texto é
A) Relatar um acontecimento importante.
B) contar uma história engraçada.
C) ensinar a ser um empresário.
D) comparar os dois personagens.
E) descrever os personagens.


7. Conforme o pensamento do pescador, não se deve pescar
A) utilizando redes de nylon.
B) utilizando barcos potentes.
C) durante o dia pois e necessário descansar.
D) mais do que o necessário para o sustento e venda.
E) apenas para vender e guardar o dinheiro.

8.  A palavra “indolentemente” na frase “O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo significa
A) assustado.
B) preguiçosamente.
C) insatisfeito.
D) feliz.
E) acordado.



9. No trecho “Ora, você poderia então realmente gozar a vida.”, a palavra destacada se refere
A) ao industrial.
B) aos peixes.
C) aos barcos.
D) ao pescador.
E) às redes.

10.  A expressão “gozar a vida” na mesma frase significa
A) trabalhar muito para ter privilégios.
B) pescar muito peixe.
C) viver sem preocupações.
D) ter muitos barcos.
E) fumar cachimbos.

11.  O texto é divertido pois,
A) há excesso de preocupação dos dois personagens com a vida.
B) o industrial fica irritado com o estilo de vida do pescador.
C) o industrial fica feliz com a atitude do pescador.
D) o pescador dá uma lição de vida no industrial.
E) o pescador fica furioso com o industrial.

12.  Apesar de não ser rico como o industrial, o pescador nos traz uma reflexão:
A) Não é necessário consumirmos a vida com exageros e preocupações.
B) Temos que pescar o suficiente para o nosso próprio sustento.
C) Pescar pode nos enriquecer e mudar nossa posição social.
D) Todos os trabalhadores merecem descansar o dia todo.
E) É preciso muito dinheiro e esforço para ser feliz.

13.  A principal diferença entre o pescador e o industrial era a
A) vontade de acumular bens para guardar.
B) sabedoria para desfrutar bons momentos.
C) preocupação exagerada dos dois.
D) grande fortuna de ambos.
E) a pobreza de espírito.

FONTE: BRADESCO


CONJUNÇÕES COORDENADAS EXERCÍCIOS


1. Combine as frases e reescreva-as, transformando-as em um único período. Para isso, use o conectivo entre parênteses. Em alguns casos, será preciso acrescentar vírgula e/ou dois pontos. Fique atento(a).
Observe o exemplo:
Ele tinha duas opções. Passar primeiro no estacionamento. Ir direto à casa do amigo. (ou)
Ele tinha duas opções: passar primeiro no estacionamento ou ir direto à casa do amigo.

a) As estradas estão congestionadas. As pessoas estão aproveitando o feriado prolongado. (pois)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Chegou exausta do trabalho. Encontrou tempo para brincar com as crianças. (mas ainda)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Demorou o dia inteiro na rua. Fez todas as entregas. (mas também)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Diva vai à apresentação do amigo. Seu namorado goste. Ele não goste. (quer... quer)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Economizou dinheiro por três anos. Conseguirá comprar o carro desejado. (portanto)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Esperou por muitas horas até o show começar. Ficou bem em frente ao palco. (mas)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Júlio quer muito participar do programa Ciência sem Fronteiras. Precisa se dedicar muito mais aos estudos. (mas)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h) Levantou-se cedo. Tomou o café da manhã. (e)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i) Não poupou palavras de carinho. Gestos de solidariedade. (nem)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j) Não sabia lidar com as emoções. Perdeu a oportunidade de promoção. (por isso)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
k) O racionamento de água será implantado. Não chove há meses. (porque)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
l) O tempo está instável. Chove. Faz sol. (ora... ora)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
m) O transporte público no lugar do veículo privado ajuda na mobilidade urbana. O governo precisa investir mais nesse programa. (portanto)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
n) Riu tanto. Ficou com dor de barriga. (que)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

o) Seus braços doíam pelo esforço. Estava satisfeito com o resultado. (contudo)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Releia as frases do exercício anterior, que você reformulou, e identifique o sentido que o conectivo atribui a elas, conforme opções abaixo indicadas.

·         Soma de fatos (adição)
·         Oposição de ideias (contraste)
·         Alternância ou Exclusão
·         Conclusão
·         Justificativa ou Explicação

a)_________________________________________________________________________
b) ________________________________________________________________________
c) _________________________________________________________________________
d) ________________________________________________________________________
e) ________________________________________________________________________
f) _________________________________________________________________________
g) _________________________________________________________________________
h) ________________________________________________________________________
i) _________________________________________________________________________
j) _________________________________________________________________________
l) _________________________________________________________________________
k) _________________________________________________________________________
m) ________________________________________________________________________
n) ________________________________________________________________________
o) ________________________________________________________________________

FONTE:BRADESCO



CONTO TEORIA

Definindo conceitos - o que é um conto?
Conto é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: há poucas personagens, nunca analisadas profundamente; acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge. No conto, tempo e espaço são elementos secundários, podendo até não existir. Além disso, os próprios acontecimentos podem ser dispensáveis. Há, por exemplo, contos de Machado de Assis ou Tchekov nos quais, simplesmente, não tem nada que acontece. O essencial está no ar, na atmosfera, na forma de narrar, no estilo.
Mais características:
- É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.
- A linguagem é simples e direta, não se utilizam muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.
- Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.
- Envolve poucas personagens, e as que existem se movimentam em torno de uma única ação.
- As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.
- A habilidade com as palavras é muito importante, principalmente para se utilizar de alusões ou sugestões, frequentemente presentes nesse tipo de texto.
Dicas para escrever um conto
O enredo do conto deve apresentar, em linhas gerais, as seguintes fases:
1. Apresentação
2. Complicação ou evolução
3. Clímax
4. Solução ou desfecho
Evite o uso de repetições fazendo uso de sinônimos. O conto não deve cansar o leitor e superestimar (nem subestimar) sua inteligência. Podemos enganar usando um raciocínio lógico falso que o induza a pensar de uma forma, mas nunca dizer o óbvio.
O título não deve sugerir o conteúdo do conto. Os títulos curtos são sempre melhores e instigantes.
Elimine explicações e descrições que não tenham importância para a história; cortar parágrafos é dar movimento mais dinâmico ao conto.
Deixe de lado os verbos de ligação e os pronomes reflexivos, com eles, a leitura se torna cansativa. Também evite o uso demasiado de conjunções aditivas.

FONTE; COLEGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

SIMULADO COM QUESTÕES DO GÊNERO BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA COM GABARITO

Mãe que faz e acontece

A mãe da gente é sempre muito alta. Conforme a gente cresce, ela vai diminuindo de tamanho. Às vezes é magra, outras vezes é gorda, de vez em quando faz regime e fica comendo fora de hora o dia inteiro.
É sempre muito bonita, mas fica meio estranha no dia em que vai ao cabeleireiro.
Há mães de todas as cores e em todos os lugares do mundo. Podem viver em qualquer clima, tanto nas regiões geladas como onde faz muito calor. É como na cozinha, onde mexem na geladeira e no forno do fogão.
No temperamento também são assim, passam de um extremo ao outro e mudam muito de opinião:
- Por que você está tão quieto?
- Por que se agita tanto?
- Saia da frente da TV e vá fazer outra coisa.
- Não tome sol demais, entre e venha ver TV.
[...]
(Edy Lima. Opiniões irreverentes, 2010. p. 9)

1. Segundo o ponto de vista do narrador do texto acima:
a) toda mãe é esquisita, porque diminui de tamanho conforme o filho cresce.
b) as mães ficam gordas, porque comem fora de hora o dia inteiro.
c) toda mãe é bonita, mas quando vai ao salão e muda o visual, fica estranha.
d) as mães vivem na cozinha, mexendo no fogão e na geladeira.
e) toda mãe faz muitas perguntas que os filhos não sabem responder.

2. Dentre os termos em destaque nos trechos abaixo, aquele que indica circunstância de lugar é:
a) “A mãe da gente é sempre muito alta”.
b) “fica comendo fora de hora o dia inteiro.”
c) “fica meio estranha no dia em que vai ao cabeleireiro.”
d) “Por que você está tão quieto?”
e) “Saia da frente da TV e vá fazer outra coisa.”

TEXTO 2
Marcos Vinícius de Melo Morais, que completou seu centenário de nascimento em outubro deste ano, nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, se formou em Direito e ingressou na carreira diplomática. Versátil, foi cronista, poeta, dramaturgo, compositor, intérprete e letrista. Alguns de seus sonetos, como o “Soneto de Fidelidade”, tornaram-se bastante conhecidos e são considerados obras-primas de nossa literatura. Ganhou popularidade como um dos precursores do movimento Bossa Nova e por estabelecer parcerias musicais com nomes como Chico Buarque, Edu Lobo e Toquinho. Com o maestro Tom Jobim, compôs a canção “Garota de Ipanema”, que está entre as músicas mais conhecidas e admiradas do mundo. Morreu em 1980, deixando uma vasta obra musical e literária.

3. O texto acima pode ser considerado biográfico por
a) empregar verbos predominantemente no presente do indicativo, sem mencionar o passado nem o futuro do biografado.
b) trazer em sua estrutura advérbios de modo e lugar que são fundamentais para situar o leitor em relação ao local e a forma como os eventos ocorreram.
c) apresentar detalhes marcantes da infância do biografado, mostrando as influências que ele seguiu para ficar famoso.
d) mencionar pessoas como Chico Buarque e Edu Lobo que, embora façam parte da vida da pessoa biografada, acabam ofuscando sua figura.
e) apresentar os fatos mais marcantes e interessantes da vida de uma pessoa, bem como a importância de sua obra para a cultura do país em que nasceu.


Presente de amigo e inimigo
Uma cidade, chamada Troia, estava em guerra com os gregos. Era um tempo muito antigo, não havia aviões de bombardeio, nem bombas, nem tudo isso que a gente vê na televisão quando assiste a noticiários de país em guerra. Naquele tempo era do jeito deles, uns chegavam e ficavam em volta da cidade, que era cercada de muro alto e resistente. De vez em quando, lutavam um pouco com espada e lança [...].
Lá estavam, uns cercando, outros dentro da cidade, e nunca terminava a guerra. Foi então que um grego teve a ideia de enviar um cavalo de madeira, tamanho gigante, de presente para os troianos. Dentro do cavalo se esconderam vários guerreiros gregos. Os troianos aceitaram o presente e levaram o cavalo para o interior da cidade.
Sem avião, sem equipamento moderno, sem nada, era difícil passar pelas muralhas, mas, tendo entrado na cidade na barriga do cavalo, de noite os gregos abriram o portão que tinha no muro, para o exército deles entrar.
Pode parecer esquisito isso de muro, portão, mas se você pensar num condomínio fechado fica mais fácil entender. Com esse ataque fulminante, enquanto os troianos dormiam, os gregos ganharam a guerra.
(Edy Lima. Opiniões Irreverentes, 2010. p. 22/23)

4. Analisando as relações dos termos em destaque nos trechos a seguir e as funções por eles exercidas, é correto afirmar que:
a) “Era um tempo muito antigo” (1º parágrafo – linhas 1 e 2): o termo em destaque se relaciona com o advérbio “muito”, qualificando-o.
b) “...não havia aviões de bombardeio...” (1º parágrafo – linha 2): o termo em destaque se relaciona com o
substantivo “aviões”, especificando-o.
c) “...uns chegavam e ficavam em volta da cidade...” (1º parágrafo – linhas 3 e 4): o termo em destaque se relaciona com o verbo “ficavam”, indicando circunstância de modo.
d) “...um grego teve a ideia de enviar um cavalo de madeira, tamanho gigante, de presente para os troianos.” (2º parágrafo – linhas 7 e 8): o termo em destaque se relaciona com o substantivo “cavalo”, determinando-o.
e) “Dentro do cavalo se esconderam vários guerreiros gregos” (2º parágrafo – linha 8): o termo em destaque se relaciona com o substantivo “guerreiros”, indicando o lugar em que estavam.


5. No trecho “Com esse ataque fulminante [...], os gregos ganharam a guerra”, o termo em destaque se refere
a) ao ataque à Troia com aviões de bombardeio e armas de fogo.
b) ao cerco que foi feito em torno das muralhas de Troia.
c) à luta, com espadas e lanças, contra os troianos.
d) à ideia de entrar em Troia dentro do cavalo de madeira.
e) ao ataque noturno com equipamentos modernos.

6. Os gêneros textuais AUTOBIOGRAFIA E BIOBRAFIA possuem características parecidas, principalmente no que diz respeito ao que está sendo contado no texto. Porém, a principal diferença entre eles é:
a) Os narradores: enquanto a autobiografia é narrada na primeira pessoa, a biografia é narrada na terceira pessoa.
b) A história: a autobiografia narra os principais acontecimentos de um determinado dia de uma pessoa, enquanto a biografia narra os principais acontecimentos da vida inteira.
c) A forma de se contar os fatos: a autobiografia é necessariamente escrita em versos, enquanto a biografia é escrita em prosa.
d) Os personagens: a autobiografia só pode ser escrita sobre pessoas que tenham alguma importância social, enquanto a biografia pode ser escrita por qualquer um.
e) Nenhuma das alternativas acima.

7. Dentre as características abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à AUTOBIOGRAFIA:
a) É um texto escrito em primeira pessoa.
b) Narra os principais acontecimentos da vida do narrador.
c) Faz parte da categoria de gêneros da escrita de si.
d) É um texto escrito em terceira pessoa.
e) É comum que as autobiografias publicadas sejam escritas por autores consagrados.

8. Dentre as características abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à BIOGRAFIA:
a) É um texto escrito em terceira pessoa
b) Narra os principais acontecimentos da vida de alguém
c) Faz parte da categoria de gêneros que contam sobre a vida de outra pessoa
d) É um texto escrito em primeira pessoa
e) É comum que as biografias publicadas sejam sobre pessoas conhecidas socialmente

9. Leia o seguinte texto sobre a vida de Luiz Gonzaga:

“Luiz Gonzaga (1912-1989) foi músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado para todo o país. A música "Asa Branca", feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro. Luiz Gonzaga (1912-1989) nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos. Luiz Gonzaga desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado, compra sua primeira sanfona.
Em qual dos gêneros textuais abaixo poderia ser classificado o texto que você acabou de ler?
a) Biografia.
b) Autobiografia.
c) Diário.
d) Narrativa épica.
e) Carta pessoal.

GABARITO:

1. C

2. E

3. E

4. B

5. D

6. A

7. D

8. D

9. A

fonte: colégio objetivo

quinta-feira, 25 de maio de 2017

GÊNERO RECEITA 6º ANO

a) Leia a receita a seguir:
Pé de moleque com chocolate

Ingredientes:
 500 g de amendoim torrado e sem casca
 1 lata de leite condensado
 2 medidas de açúcar
 2 colheres de sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo:
1. Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo
2. Colocar em um tabuleiro untado até endurecer, e corte

b) De acordo com o texto responda as questões a seguir:

1. Qual o gênero textual do texto lido?
A) Notícia.
B) Artigo.
C) Receita.
D) Cantiga.
E) Poema.

2. Qual a finalidade do texto?
A) Divertir um moleque.
B) Ensinar a fazer um doce de amendoim.
C) Informar o leitor sobre o pé do moleque.
D) Descrever um doce de amendoim.
E) Registrar uma solicitação.

3. O que está sendo preparado?
A) Paçoca de amendoim.
B) Amendoim torrado.
C) Bolo de amendoim.
D) Chocolate quente.
E) Pé de moleque.

4. Na frase: “Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo.
A palavra em destaque no texto refere-se
A) a uma cor.
B) a um comportamento.
C) a uma forma moderada.
D) a um tamanho grande.

E) a potência do fogão.