Breve descrição do gênero
carta pessoal
|
I – Situação comunicativa
|
Em geral, interlocutores
próximos. Na maioria dos casos, a resposta não é dada na mesma hora.
Objetivos: relatar ou solicitar algo, desabafar, fazer contatos etc.
O uso dos correios para a
entrega da carta é o mais comum.
|
II – Conteúdo temático
|
Relato de situações diversas,
como rotina (escolar, de trabalho), passeio, viagem, novas/ inusitadas
experiências etc., vinculadas a períodos, espaços e temas variados;
solicitações etc.
|
III – Construção
composicional e marcas linguísticas (estilo)
|
• Data completa (local, dia,
mês e ano).
• Identificação dos
interlocutores.
• Relato de um ou mais fatos
relacionados a uma ou mais situações.
• Despedida (uso de expressões
como: beijos, com carinho, até breve etc. e indicação do autor).
|
• Texto na primeira pessoa.
• Uso de marcadores de tempo,
como: ontem, hoje, amanhã, mês que vem etc.
• Vocabulário que expressa
sensações e sentimentos, como: conquista, alegria, tristeza e saudade, por meio de adjetivos e advérbios,
entre outros.
• Linguagem informal, marcada
pela intimidade entre os interlocutores.
|
Boa Esperança, 25 de Março de
2015.
Querido amigo Paulo,
Estou escrevendo para contar
minha aventura das ultimas férias.
Acredita que eu fui visitar
juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo? Ele é enorme, dá para
se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
Vi muitos animais que eu
conhecia, somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies,
girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei
mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços
grandess0000000ss!
Cada área tem vários funcionários
para cuidar dos animais, Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem
cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem.
Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.
Beijos,
Joana Maria.
1. O texto que você acabou de ler
refere-se a um (a)
A) carta.
B) convite.
C) anúncio.
D) cartaz.
E) notícia.
2. Você notou que a carta tem
data? Para que será que ela serve?
____________________________________________________________________________________
3. Quem está enviando a carta?
A) as crianças
B) a mãe de Paulo
C) o pai de Joana.
D) Joana.
E) Boa Esperança.
4. Quem receberá a carta?
A) Paulinho.
B) Joana.
C) Boa Esperança.
D) Paulo.
E) As crianças.
5. O assunto dessa carta é
A) a despedida das férias
de Joana.
B) uma visita ao
zoológico.
C) uma viagem de trem.
D) uma viagem a Boa
Esperança.
E) Um passeio
inesquecível.
6. Quem foi visitar o zoológico
com Joana? Quem estava com ela?
____________________________________________________________________________________
7. O que Joana e as crianças viram? Faça uma
lista baixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Do que ela mais gostou?
____________________________________________________________________________________
Cosmópolis, 5 de dezembro de 1948.
Cristina, minha querida prima,
Recebi agora de manhã sua carta
de 16 de novembro com bastante atraso (levou alguns dias para chegar). Ontem
mesmo escrevi para vocês uma carta pedindo resposta, mas como chegou a sua
hoje, não vou postar mais. Vejo também que vocês não receberam, ainda, as
cartas que lhe mandei com retratos do Paulinho. Chegaram?
[...] Estou estudando em uma
escola para adultos. Lá tenho recebido incentivo para expressar-me. Então
resolvi escrever ainda mais, meus textos poéticos. Meu professor tem elogiado.
Tudo o que você disse sobre o
último poema que escrevi, enviado em uma das cartas, me incentivou muito
também. Tenho pensado muito em publicar um livro com os poemas. Vou começar as
negociações com as editoras em breve. ...Parece que em breve terei uma boa notícia.
Tenho boas expectativas.
Um beijo para você,
Sempre sua Cristina
1. Qual o local e data da carta?
_____________________________________________________________________________________
2. Quem é o remetente
da carta?
_____________________________________________________________________________________
3. Que sinais de
pontuação aparecem na carta?
_____________________________________________________________________________________