Mãe que faz e acontece
A mãe da gente é sempre muito
alta. Conforme a gente cresce, ela vai diminuindo de tamanho. Às vezes é magra,
outras vezes é gorda, de vez em quando faz regime e fica comendo fora de hora o
dia inteiro.
É sempre muito bonita, mas fica
meio estranha no dia em que vai ao cabeleireiro.
Há mães de todas as cores e em
todos os lugares do mundo. Podem viver em qualquer clima, tanto nas regiões
geladas como onde faz muito calor. É como na cozinha, onde mexem na geladeira e
no forno do fogão.
No temperamento também são assim,
passam de um extremo ao outro e mudam muito de opinião:
- Por que você está tão quieto?
- Por que se agita tanto?
- Saia da frente da TV e vá fazer
outra coisa.
- Não tome sol demais, entre e
venha ver TV.
[...]
(Edy Lima. Opiniões irreverentes, 2010. p. 9)
1. Segundo o ponto de vista do narrador do texto acima:
a) toda mãe é esquisita, porque diminui de tamanho conforme
o filho cresce.
b) as mães ficam gordas, porque comem fora de hora o dia
inteiro.
c) toda mãe é bonita, mas quando vai ao salão e muda o
visual, fica estranha.
d) as mães vivem na cozinha, mexendo no fogão e na
geladeira.
e) toda mãe faz muitas perguntas que os filhos não sabem
responder.
2. Dentre os termos em destaque nos trechos abaixo, aquele
que indica circunstância de lugar é:
a) “A mãe da gente é sempre muito alta”.
b) “fica comendo fora de hora o dia inteiro.”
c) “fica meio estranha no dia em que vai ao
cabeleireiro.”
d) “Por que você está tão quieto?”
e) “Saia da frente da TV e vá fazer outra coisa.”
TEXTO 2
Marcos Vinícius de Melo Morais,
que completou seu centenário de nascimento em outubro deste ano, nasceu em
1913, no Rio de Janeiro, se formou em Direito e ingressou na carreira
diplomática. Versátil, foi cronista, poeta, dramaturgo, compositor, intérprete
e letrista. Alguns de seus sonetos, como o “Soneto de Fidelidade”, tornaram-se
bastante conhecidos e são considerados obras-primas de nossa literatura. Ganhou
popularidade como um dos precursores do movimento Bossa Nova e por estabelecer
parcerias musicais com nomes como Chico Buarque, Edu Lobo e Toquinho. Com o
maestro Tom Jobim, compôs a canção “Garota de Ipanema”, que está entre as
músicas mais conhecidas e admiradas do mundo. Morreu em 1980, deixando uma
vasta obra musical e literária.
3. O texto acima pode ser
considerado biográfico por
a) empregar verbos
predominantemente no presente do indicativo, sem mencionar o passado nem o
futuro do biografado.
b) trazer em sua estrutura
advérbios de modo e lugar que são fundamentais para situar o leitor em relação ao
local e a forma como os eventos ocorreram.
c) apresentar detalhes marcantes
da infância do biografado, mostrando as influências que ele seguiu para ficar
famoso.
d) mencionar pessoas como Chico
Buarque e Edu Lobo que, embora façam parte da vida da pessoa biografada, acabam
ofuscando sua figura.
e) apresentar os fatos mais
marcantes e interessantes da vida de uma pessoa, bem como a importância de sua
obra para a cultura do país em que nasceu.
Presente de amigo e inimigo
Uma cidade, chamada Troia, estava
em guerra com os gregos. Era um tempo muito antigo, não havia aviões de
bombardeio, nem bombas, nem tudo isso que a gente vê na televisão quando
assiste a noticiários de país em guerra. Naquele tempo era do jeito deles, uns
chegavam e ficavam em volta da cidade, que era cercada de muro alto e resistente.
De vez em quando, lutavam um pouco com espada e lança [...].
Lá estavam, uns cercando, outros
dentro da cidade, e nunca terminava a guerra. Foi então que um grego teve a
ideia de enviar um cavalo de madeira, tamanho gigante, de presente para os troianos.
Dentro do cavalo se esconderam vários guerreiros gregos. Os troianos aceitaram
o presente e levaram o cavalo para o interior da cidade.
Sem avião, sem equipamento
moderno, sem nada, era difícil passar pelas muralhas, mas, tendo entrado na
cidade na barriga do cavalo, de noite os gregos abriram o portão que tinha no
muro, para o exército deles entrar.
Pode parecer esquisito isso de
muro, portão, mas se você pensar num condomínio fechado fica mais fácil
entender. Com esse ataque fulminante, enquanto os troianos dormiam, os gregos
ganharam a guerra.
(Edy Lima. Opiniões
Irreverentes, 2010. p. 22/23)
4. Analisando as relações dos
termos em destaque nos trechos a seguir e as funções por eles exercidas, é correto
afirmar que:
a) “Era um tempo muito antigo”
(1º parágrafo – linhas 1 e 2): o termo em destaque se relaciona com o advérbio
“muito”, qualificando-o.
b) “...não havia aviões de
bombardeio...” (1º parágrafo – linha 2): o termo em destaque se relaciona
com o
substantivo “aviões”,
especificando-o.
c) “...uns chegavam e ficavam em
volta da cidade...” (1º parágrafo – linhas 3 e 4): o termo em destaque se relaciona
com o verbo “ficavam”, indicando circunstância de modo.
d) “...um grego teve a ideia de
enviar um cavalo de madeira, tamanho gigante, de presente para os troianos.”
(2º parágrafo – linhas 7 e 8): o termo em destaque se relaciona com o
substantivo “cavalo”, determinando-o.
e) “Dentro do cavalo se
esconderam vários guerreiros gregos” (2º parágrafo – linha 8): o termo em destaque
se relaciona com o substantivo “guerreiros”, indicando o lugar em que estavam.
5. No trecho “Com esse ataque
fulminante [...], os gregos ganharam a guerra”, o termo em destaque se
refere
a) ao ataque à Troia com aviões
de bombardeio e armas de fogo.
b) ao cerco que foi feito em
torno das muralhas de Troia.
c) à luta, com espadas e lanças,
contra os troianos.
d) à ideia de entrar em Troia
dentro do cavalo de madeira.
e) ao ataque noturno com
equipamentos modernos.
6. Os gêneros textuais AUTOBIOGRAFIA E BIOBRAFIA possuem características
parecidas, principalmente no que diz respeito ao que está sendo contado no
texto. Porém, a principal diferença entre eles é:
a) Os narradores: enquanto a autobiografia é narrada na primeira pessoa,
a biografia é narrada na terceira pessoa.
b) A história: a autobiografia narra os principais acontecimentos de um
determinado dia de uma pessoa, enquanto a biografia narra os principais
acontecimentos da vida inteira.
c) A forma de se contar os fatos: a autobiografia é necessariamente
escrita em versos, enquanto a biografia é escrita em prosa.
d) Os personagens: a autobiografia só pode ser escrita sobre pessoas que
tenham alguma importância social, enquanto a biografia pode ser escrita por
qualquer um.
e) Nenhuma das alternativas acima.
7. Dentre as características
abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à AUTOBIOGRAFIA:
a) É um texto escrito em primeira
pessoa.
b) Narra os principais
acontecimentos da vida do narrador.
c) Faz parte da categoria de
gêneros da escrita de si.
d) É um texto escrito em terceira
pessoa.
e) É comum que as autobiografias
publicadas sejam escritas por autores consagrados.
8. Dentre as características
abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à BIOGRAFIA:
a) É um texto escrito em terceira
pessoa
b) Narra os principais
acontecimentos da vida de alguém
c) Faz parte da categoria de
gêneros que contam sobre a vida de outra pessoa
d) É um texto escrito em primeira
pessoa
e) É comum que as biografias
publicadas sejam sobre pessoas conhecidas socialmente
9. Leia o seguinte texto sobre a
vida de Luiz Gonzaga:
“Luiz Gonzaga (1912-1989) foi
músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei
do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou
o baião, o xote e o xaxado para todo o país. A música "Asa Branca",
feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de
março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro. Luiz Gonzaga (1912-1989)
nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro
de 1912. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro
de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos. Luiz
Gonzaga desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado,
compra sua primeira sanfona.
Em qual dos gêneros textuais
abaixo poderia ser classificado o texto que você acabou de ler?
a) Biografia.
b) Autobiografia.
c) Diário.
d) Narrativa épica.
e) Carta pessoal.
GABARITO:
1. C
2. E
3. E
4. B
5. D
6. A
7. D
8. D
9. A
fonte: colégio objetivo
Vlw ajudou bastante
ResponderExcluirVlw :)
ResponderExcluirObg
ResponderExcluirbom dia foi muinto bom o trabalho eu gostei
ResponderExcluirMuito obrigado ajudou bastante ;-;
ResponderExcluirWol me ajudou pra caramba de uma prova vlw dms ❣
ResponderExcluirmt obrigada,ajudou dms❤
ResponderExcluirObrigada ajudou muito precisa das respostas pra hj e achei valeu
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!!!
ResponderExcluirsalvou meu dia!!! obrigada
ResponderExcluirmuito bom, só achei que poderia deixar todas as respostas lá no final, depois de todas as perguntas. Mas ainda assim, me ajudou bastante, obrigada.
ResponderExcluirColoquei as respostas no final. Obrigado!
ExcluirCaro professor Diorges! Obrigada por essa bateria de exercícios tão interessantes.
ResponderExcluirRespostas das perguntas= 1-R= (c)
ResponderExcluir2-R=(e)
3-R=(e)
4-R=(b)
5-R=(d)
6-R=(a)
7-R=(d)
8-R=(d)
9-R=(a)
Anally
Excluirmuitíssimo obrigada
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