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sexta-feira, 26 de maio de 2017

CONTO ALEXANDRE O GRANDE 13 QUESTÕES DE MARCAR X

Alexandre, O Grande.
        Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, além de competente general, era também uma pessoa de grande preparo intelectual. Foi educado pelos melhores professores da época e teve como mentor nada menos que o famoso filósofo Aristóteles.
       Mantinha em sua corte as mentes mais brilhantes de seu tempo. Certa vez ele contratou um famoso filósofo para instruí-lo em um determinado assunto que muito o interessava. Depois de alguns meses estudando com o sábio, Alexandre finalmente despediu-o. Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo e perguntou a razão da sua dispensa. Alexandre respondeu: “Como homem, cometo erros, como filósofo tu não me corriges; ou tu entendes os meus erros, ou não os entende. Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo; por isso, nada podes me ensinar.”



1.O título ao texto “Alexandre, o Grande”, nos dá a ideia de

A) uma pessoa muito rica e com pouco prestígio.
B) alguém com grande reputação, fama e inteligência.
C) uma pessoa com grandes riquezas, mas pouco preparo.
D) alguém que comete muitos erros e não entende as pessoas.
E) alguém com muita coragem, mas sem reconhecimento do povo.

2. A intenção principal do texto é

A) narrar um acontecimento importante da vida de Alexandre.
B) relatar as qualidades e imperfeições de Alexandre.
C) contar como era mal humorado o rei da Macedônia.
D) registrar a boa relação entre Alexandre e o filósofo.
E) Relatar o motivo da contratação do filósofo.

3. De acordo com o texto o significado da expressão “Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo..quer dizer que

A) o filósofo sentiu-se, apenas, triste.
B) Alexandre apoiou a atitude do filósofo.
C) o filósofo sentiu-se traído por Alexandre.
D) o filósofo sentiu-se desconsiderado por Alexandre.
E) o filósofo ficou comovido com o gesto de Alexandre.


4. Quando Alexandre declara ao filósofo: “Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo. Por isso, nada podes me ensinar.” O que o autor quer dizer?
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5.  O texto narra um acontecimento. Pode-se dizer que ele é um (a)

A) biografia.
B) quadrinho.
C) fábula.
D) notícia.
E) conto.



a) Leia o trecho do texto a seguir:
O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo.
— Mas, por que você não está pescando?
— Porque já peguei peixe suficiente para hoje?
— E por que você não sai para pegar mais peixes?
— O que eu faria com eles?
— Ora, você poderia ganhar dinheiro vendendo-os – explicou o industrial. – Com o dinheiro, poderia consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon. O que lhe traria ainda mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos... talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu.
— E o que eu faria então?
— Ora, você poderia então realmente gozar a vida.
— E o que você acha que eu estou fazendo agora?


6. A finalidade desse texto é
A) Relatar um acontecimento importante.
B) contar uma história engraçada.
C) ensinar a ser um empresário.
D) comparar os dois personagens.
E) descrever os personagens.


7. Conforme o pensamento do pescador, não se deve pescar
A) utilizando redes de nylon.
B) utilizando barcos potentes.
C) durante o dia pois e necessário descansar.
D) mais do que o necessário para o sustento e venda.
E) apenas para vender e guardar o dinheiro.

8.  A palavra “indolentemente” na frase “O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo significa
A) assustado.
B) preguiçosamente.
C) insatisfeito.
D) feliz.
E) acordado.



9. No trecho “Ora, você poderia então realmente gozar a vida.”, a palavra destacada se refere
A) ao industrial.
B) aos peixes.
C) aos barcos.
D) ao pescador.
E) às redes.

10.  A expressão “gozar a vida” na mesma frase significa
A) trabalhar muito para ter privilégios.
B) pescar muito peixe.
C) viver sem preocupações.
D) ter muitos barcos.
E) fumar cachimbos.

11.  O texto é divertido pois,
A) há excesso de preocupação dos dois personagens com a vida.
B) o industrial fica irritado com o estilo de vida do pescador.
C) o industrial fica feliz com a atitude do pescador.
D) o pescador dá uma lição de vida no industrial.
E) o pescador fica furioso com o industrial.

12.  Apesar de não ser rico como o industrial, o pescador nos traz uma reflexão:
A) Não é necessário consumirmos a vida com exageros e preocupações.
B) Temos que pescar o suficiente para o nosso próprio sustento.
C) Pescar pode nos enriquecer e mudar nossa posição social.
D) Todos os trabalhadores merecem descansar o dia todo.
E) É preciso muito dinheiro e esforço para ser feliz.

13.  A principal diferença entre o pescador e o industrial era a
A) vontade de acumular bens para guardar.
B) sabedoria para desfrutar bons momentos.
C) preocupação exagerada dos dois.
D) grande fortuna de ambos.
E) a pobreza de espírito.

FONTE: BRADESCO


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