Alexandre, O Grande.
Alexandre, o Grande, rei da Macedônia,
além de competente general, era também uma pessoa de grande preparo
intelectual. Foi educado pelos melhores professores da época e teve como mentor
nada menos que o famoso filósofo Aristóteles.
Mantinha em sua corte as mentes mais
brilhantes de seu tempo. Certa vez ele contratou um famoso filósofo para
instruí-lo em um determinado assunto que muito o interessava. Depois de alguns
meses estudando com o sábio, Alexandre finalmente despediu-o. Ferido em sua
autoestima, o filósofo foi procurá-lo e perguntou a razão da sua dispensa.
Alexandre respondeu: “Como homem, cometo erros, como filósofo tu não me
corriges; ou tu entendes os meus erros, ou não os entende. Se não entendes os
meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo; por
isso, nada podes me ensinar.”
1.O título ao texto “Alexandre, o
Grande”, nos dá a ideia de
A) uma pessoa muito rica e
com pouco prestígio.
B) alguém com grande
reputação, fama e inteligência.
C) uma pessoa com grandes
riquezas, mas pouco preparo.
D) alguém que comete
muitos erros e não entende as pessoas.
E) alguém com muita
coragem, mas sem reconhecimento do povo.
2. A intenção principal do texto
é
A) narrar um acontecimento
importante da vida de Alexandre.
B) relatar as qualidades e
imperfeições de Alexandre.
C) contar como era mal
humorado o rei da Macedônia.
D) registrar a boa relação
entre Alexandre e o filósofo.
E) Relatar o motivo da
contratação do filósofo.
3. De acordo com o texto o
significado da expressão “Ferido em sua autoestima, o filósofo foi
procurá-lo..” quer dizer que
A) o filósofo sentiu-se,
apenas, triste.
B) Alexandre apoiou a
atitude do filósofo.
C) o filósofo sentiu-se
traído por Alexandre.
D) o filósofo sentiu-se
desconsiderado por Alexandre.
E) o filósofo ficou
comovido com o gesto de Alexandre.
4. Quando Alexandre declara ao
filósofo: “Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não
os corrige, não és meu amigo. Por isso, nada podes me ensinar.” O que o
autor quer dizer?
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5. O texto narra um acontecimento. Pode-se dizer
que ele é um (a)
A) biografia.
B) quadrinho.
C) fábula.
D) notícia.
E) conto.
a) Leia o trecho do texto
a seguir:
O rico industrial ficou
horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu
barco, fumando um cachimbo.
— Mas, por que você não está
pescando?
— Porque já peguei peixe
suficiente para hoje?
— E por que você não sai para
pegar mais peixes?
— O que eu faria com eles?
— Ora, você poderia ganhar
dinheiro vendendo-os – explicou o industrial. – Com o dinheiro, poderia
consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais
peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon. O que lhe traria ainda
mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos...
talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu.
— E o que eu faria então?
— Ora, você poderia então
realmente gozar a vida.
— E o que você acha que eu estou
fazendo agora?
6. A finalidade desse texto é
A) Relatar um
acontecimento importante.
B) contar uma história
engraçada.
C) ensinar a ser um
empresário.
D) comparar os dois
personagens.
E) descrever os
personagens.
7. Conforme o pensamento do
pescador, não se deve pescar
A) utilizando redes de
nylon.
B) utilizando barcos
potentes.
C) durante o dia pois e
necessário descansar.
D) mais do que o
necessário para o sustento e venda.
E) apenas para vender e
guardar o dinheiro.
8. A palavra “indolentemente” na frase “O rico
industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente
ao lado do seu barco, fumando um cachimbo significa
A) assustado.
B) preguiçosamente.
C) insatisfeito.
D) feliz.
E) acordado.
9. No trecho “Ora, você poderia
então realmente gozar a vida.”, a palavra destacada se refere
A) ao industrial.
B) aos peixes.
C) aos barcos.
D) ao pescador.
E) às redes.
10. A expressão “gozar a vida” na mesma frase
significa
A) trabalhar muito para
ter privilégios.
B) pescar muito peixe.
C) viver sem preocupações.
D) ter muitos barcos.
E) fumar cachimbos.
11. O texto é divertido pois,
A) há excesso de
preocupação dos dois personagens com a vida.
B) o industrial fica
irritado com o estilo de vida do pescador.
C) o industrial fica feliz
com a atitude do pescador.
D) o pescador dá uma lição
de vida no industrial.
E) o pescador fica furioso
com o industrial.
12. Apesar de não ser rico como o industrial, o
pescador nos traz uma reflexão:
A) Não é necessário
consumirmos a vida com exageros e preocupações.
B) Temos que pescar o
suficiente para o nosso próprio sustento.
C) Pescar pode nos
enriquecer e mudar nossa posição social.
D) Todos os trabalhadores
merecem descansar o dia todo.
E) É preciso muito
dinheiro e esforço para ser feliz.
13. A principal diferença entre o pescador e o
industrial era a
A) vontade de acumular
bens para guardar.
B) sabedoria para
desfrutar bons momentos.
C) preocupação exagerada
dos dois.
D) grande fortuna de
ambos.
E) a pobreza de espírito.
FONTE: BRADESCO
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