Leia:
dos quadrinhos muito
gostei cascão do ( um conjunto de palavras)
Gostei muito dos quadrinhos do Cascão ( uma
frase)
Agora reescreva cada
conjunto de palavras, organizando-o em frase.
a) vende na vermelha
cachorro-quente Leo praia
________________________________________________________________
b) outros as nossas
novelas em fazem países sucesso
________________________________________________________________
c) Bia muito
aniversário da dançamos de festa na
______________________________________________________________
d) ecológicas ser
reservas preservadas as precisam
________________________________________________________________
Pai não entende nada
- Um biquíni novo?
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
(VERÍSSIMO, Luís Fernando)
“Aquele pai, também, não entendia nada.”
a) Quantas palavras há nesse trecho?
______________________________________________________________________
b) Marque as alternativas corretas. Essas palavras:
( ) vêm organizadas em uma determinada sequência.
( ) estão desorganizadas.
( ) vêm isoladas, não estabelecendo relações entre si.
( ) mantêm relações de sintaxe e de sentido, concordando
entre si.
( ) têm sentido completo, dentro do contexto.
( ) não têm sentido completo.
c) O trecho inicia com letra maiúscula ou minúscula? Que
sinal de pontuação marca o seu final?
d) O trecho transmite uma mensagem? Qual?
________________________________________________________________________
Este conjunto de palavras – “Aquele pai, também, não
entendia nada.” – é denominado frase.
Frase – é a palavra ou o conjunto organizado de
palavras, com sentido completo,
que estabelece comunicação.
Leia e compare as frases.
I. “Um biquíni novo?”
II. “Você comprou um no ano passado!”
a) Sublinhe os verbos das frases.
b) O que você observou a respeito das frases em relação aos
verbos?
__________________________________________________________________________
Em sintaxe, a frase com verbo é chamada período.
Período – é a frase que se organiza em torno de um ou
mais verbos (ou locuções
verbais), constituindo-se, portanto, de uma ou mais orações.
Leia e compare as frases.
I. “— Como não serve?”
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.
II. “No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem
15.”
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.
Portanto, no período I, há apenas uma oração e no II,
duas orações.
Oração – organiza-se em torno de um verbo ou de uma
locução verbal, podendo
ou não ter sentido completo.
De acordo com o número de orações, o período classifica-se
em:
Período simples
‐ possui apenas uma oração (um verbo ou uma locução verbal)
Período composto ‐
possui duas ou mais orações (dois ou mais verbos)
Como não serve?”
1 frase com verbo
1 oração (1 verbo)
1 período simples
“No ano passado você tinha 14 ano, este ano tem 15.”
1 frase com verbo
2 orações (2 verbos)
1 período composto
Complete o quadro com frases do texto “Pai não entende
nada”.
Tipos de frase
|
Frases do texto
|
Pontuação final
|
Declarativa afirmativa
|
||
Declarativa negativa
|
||
Interrogativa
|
||
Exclamativa
|
||
Imperativa
|
Relacione as colunas.
( a ) Saia agora mesmo! ( ) declarativa afirmativa
( b ) Você quer ir ao teatro? ( )
declarativa negativa
( c ) Não poderei acompanhá-lo. ( ) exclamativa
( d ) Como estou satisfeito com o meu
presente! ( ) interrogativa negativa
( e ) Gosto muito de vocês. ( )
interrogativa
( f ) Você
não participou da gincana? ( ) imperativa
Escreva nos parênteses PS para período simples e PC
para período composto. Observe os
verbos e as locuções verbais destacados.
( ) O carro velho do vovô subia lentamente a ladeira
íngreme.
( ) Não consegui montar o quebra-cabeça, pois faltavam
peças.
( ) O guia da excursão explicava com detalhes as
atrações turísticas, para que todos aproveitassem bem a viagem.
( ) Os novos
celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens.
Leia o texto com a
entonação que julgar adequada.
O que me diz...
Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que bacana! Que
tristeza! Que
tarde! Que amor! Que besteira! Que esperança! Que modos! Que noite! Que
graça! Que horror!
Que doçura! Que novidade! Que susto! Que pão! Que vexame! Que mentira!
Que confusão!
Que vida! Que coisa! Que talento! Que alívio! Que nada... [...]
Que fazer senão ir na onda? Lá isso... Quer dizer. Pois não. É mesmo. Nem
por isso. Depende.
É possível. Antes isso. É claro. É lógico. É óbvio. É de lascar. Essa
não! E daí? Sai
dessa. [...]
Carlos Drummond de Andrade.
Faça o que se pede:
a) Quantas frases nominais há no texto? Copie duas.
___________________________________________________________________________
b) Retire todas as frases verbais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Das frases verbais, só uma constitui período composto. Copie-a e
explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Pense em seu dia-a-dia e responda: qual tipo de frase faz com que o
texto se torne mais
ágil, mais direto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Portanto, em sua opinião, foi ocasional ou intencional a escolha por
esse tipo de frase? Por que elas foram empregadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O título do texto está adequado ao emprego desse tipo de frase? Por
quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Responda:
a) Ao construir esse
trecho do texto, o autor utilizou maior quantidade de:
( ) frases nominais
( ) frases verbais
b) Em sua opinião, o
que sugere o uso desse tipo de frase? Que efeito causa no leitor?
_______________________________________________________________________-
LEIA:
a) Copie as orações desse período e sublinhe os verbos.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Os verbos mantiveram-se em uma mesma oração? Explique.
___________________________________________________________________________
Leia a notícia.
Boa notícia
A comunidade de pandas cresce na China
graças a um programa de reprodução em cativeiro. O Japão também vem mostrando
resultados para salvar esses animais da extinção. Em dezembro, Mei-Mei, uma
panda de 7 anos do zoológico de Shirahama, deu o à luz Yuhin, de 17 centímetros
e 190 gramas. Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob proteção no Japão.
São Paulo, O Globo
Agora sublinhe os verbos das frases retiradas do texto e
complete o quadro adequadamente.
“A comunidade de pandas cresce na China graças a um
programa de reprodução em cativeiro”
Pergunta
|
sim
|
Não
|
Justificativa..................................................................
|
É frase?
|
|||
É período?
|
|||
É oração
|
|||
É período simples
|
|||
É
período composto?
|
“Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob
proteção no Japão.”
Pergunta
|
sim
|
Não
|
Justificativa..................................................................
|
É frase?
|
|||
É período?
|
|||
É oração
|
|||
É período simples
|
|||
É período composto?
|
Sem repetir as frases do quadro (exercício 13), copie do
texto Boa notícia:
a) um período simples e sublinhe o verbo (ou locução
verbal).
________________________________________________________________________
b) um período composto e sublinhe os verbos (ou locuções
verbais).
__________________________________________________________________________
Agora, copie cada oração do período composto, selecionado no
item b , e sublinhe o verbo ou a locução verbal de cada uma.
__________________________________________________________________________
1. Leia:
Sociedade
O homem disse para o amigo:
— Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.
O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.
O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.
Quando foi hora de sair,
o amigo disse para o homem:
— Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.
No caminho o homem resmunga:
— Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: — Que idiota.
— A casa é um ninho de pulgas.
— Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.
E todas as quintas-feiras
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.
Carlos Drummond de Andrade,
— Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.
O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.
O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.
Quando foi hora de sair,
o amigo disse para o homem:
— Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.
No caminho o homem resmunga:
— Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: — Que idiota.
— A casa é um ninho de pulgas.
— Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.
E todas as quintas-feiras
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.
Carlos Drummond de Andrade,
Agora faça o que se pede.
a) As frases “— Que idiota!” e “O
piano ruim e a comida pouca” são:
( ) frases nominais ( ) frases verbais
b) As frases acima podem ser orações?
( ) sim. ( ) não
c) Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________
2. Responda:
a) A frase verbal “— Breve irei a tua
casa / e levarei minha mulher.” é um:
( ) período
simples ( ) período composto
b) A frase
verbal acima possui:
( ) uma
oração ( ) duas orações ( ) três orações