PáginasDESCRITOR

domingo, 28 de maio de 2017

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.

Leia:
dos quadrinhos muito gostei cascão do ( um conjunto de palavras)

 Gostei muito dos quadrinhos do Cascão ( uma frase)

Agora reescreva cada conjunto de palavras, organizando-o em frase.
a) vende na vermelha cachorro-quente Leo praia
________________________________________________________________
b) outros as nossas novelas em fazem países sucesso
________________________________________________________________
c) Bia muito aniversário da dançamos de festa na
______________________________________________________________
d) ecológicas ser reservas preservadas as precisam
________________________________________________________________


Pai não entende nada
- Um biquíni novo?
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.

(VERÍSSIMO, Luís Fernando)


“Aquele pai, também, não entendia nada.”

a) Quantas palavras há nesse trecho?
______________________________________________________________________
b) Marque as alternativas corretas. Essas palavras:
( ) vêm organizadas em uma determinada sequência.
( ) estão desorganizadas.
( ) vêm isoladas, não estabelecendo relações entre si.
( ) mantêm relações de sintaxe e de sentido, concordando entre si.
( ) têm sentido completo, dentro do contexto.
( ) não têm sentido completo.
c) O trecho inicia com letra maiúscula ou minúscula? Que sinal de pontuação marca o seu final?
d) O trecho transmite uma mensagem? Qual?
________________________________________________________________________

Este conjunto de palavras – “Aquele pai, também, não entendia nada.” – é denominado frase.

Frase – é a palavra ou o conjunto organizado de palavras, com sentido completo,
que estabelece comunicação.

Leia e compare as frases.
I. “Um biquíni novo?”
II. “Você comprou um no ano passado!”
a) Sublinhe os verbos das frases.
b) O que você observou a respeito das frases em relação aos verbos?
__________________________________________________________________________

Em sintaxe, a frase com verbo é chamada período.

Período – é a frase que se organiza em torno de um ou mais verbos (ou locuções
verbais), constituindo-se, portanto, de uma ou mais orações.


Leia e compare as frases.

I. “— Como não serve?”    
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.

II. “No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15.”
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.

Portanto, no período I, há apenas uma oração e no II, duas orações.

Oração – organiza-se em torno de um verbo ou de uma locução verbal, podendo
ou não ter sentido completo.

De acordo com o número de orações, o período classifica-se em:

Período         simples ‐ possui apenas uma oração (um verbo ou uma locução verbal)
Período                      composto ‐ possui duas ou mais orações (dois ou mais verbos)

Como não serve?”
1 frase com verbo
1 oração (1 verbo)
1 período simples

“No ano passado você tinha 14 ano, este ano tem 15.”
1 frase com verbo
2 orações (2 verbos)
1 período composto






Complete o quadro com frases do texto “Pai não entende nada”.

Tipos de frase
Frases do texto
Pontuação final
Declarativa afirmativa


Declarativa negativa


Interrogativa


Exclamativa


Imperativa



Relacione as colunas.
( a ) Saia agora mesmo!                                                 ( ) declarativa afirmativa
( b ) Você quer ir ao teatro?                                            ( ) declarativa negativa
( c ) Não poderei acompanhá-lo.                                    ( ) exclamativa
( d ) Como estou satisfeito com o meu presente!           ( ) interrogativa negativa
( e ) Gosto muito de vocês.                                             ( ) interrogativa
( f ) Você não participou da gincana?                              ( ) imperativa

Escreva nos parênteses PS para período simples e PC para período composto. Observe os
verbos e as locuções verbais destacados.
( ) O carro velho do vovô subia lentamente a ladeira íngreme.
( ) Não consegui montar o quebra-cabeça, pois faltavam peças.
( ) O guia da excursão explicava com detalhes as atrações turísticas, para que todos aproveitassem bem a viagem.
( ) Os novos celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens.


Leia o texto com a entonação que julgar adequada.
O que me diz...
Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que bacana! Que tristeza! Que
tarde! Que amor! Que besteira! Que esperança! Que modos! Que noite! Que graça! Que horror!
Que doçura! Que novidade! Que susto! Que pão! Que vexame! Que mentira! Que confusão!
Que vida! Que coisa! Que talento! Que alívio! Que nada... [...]
Que fazer senão ir na onda? Lá isso... Quer dizer. Pois não. É mesmo. Nem por isso. Depende.
É possível. Antes isso. É claro. É lógico. É óbvio. É de lascar. Essa não! E daí? Sai
dessa. [...]
Carlos Drummond de Andrade.

Faça o que se pede:
a) Quantas frases nominais há no texto? Copie duas.
___________________________________________________________________________
b) Retire todas as frases verbais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Das frases verbais, só uma constitui período composto. Copie-a e explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Pense em seu dia-a-dia e responda: qual tipo de frase faz com que o texto se torne mais
ágil, mais direto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Portanto, em sua opinião, foi ocasional ou intencional a escolha por esse tipo de frase? Por que elas foram empregadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O título do texto está adequado ao emprego desse tipo de frase? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Responda:
a) Ao construir esse trecho do texto, o autor utilizou maior quantidade de:
( ) frases nominais ( ) frases verbais
b) Em sua opinião, o que sugere o uso desse tipo de frase? Que efeito causa no leitor?
_______________________________________________________________________-


LEIA:














a) Copie as orações desse período e sublinhe os verbos.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Os verbos mantiveram-se em uma mesma oração? Explique.
___________________________________________________________________________

Leia a notícia.
Boa notícia
       A comunidade de pandas cresce na China graças a um programa de reprodução em cativeiro. O Japão também vem mostrando resultados para salvar esses animais da extinção. Em dezembro, Mei-Mei, uma panda de 7 anos do zoológico de Shirahama, deu o à luz Yuhin, de 17 centímetros e 190 gramas. Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob proteção no Japão.
São Paulo, O Globo

Agora sublinhe os verbos das frases retiradas do texto e complete o quadro adequadamente.
“A comunidade de pandas cresce na China graças a um programa de reprodução em cativeiro”

Pergunta
sim
Não
Justificativa..................................................................
É frase?



É período?



É oração



É período simples



É período composto?




“Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob proteção no Japão.”


Pergunta
sim
Não
Justificativa..................................................................
É frase?



É período?



É oração



É período simples



É período composto?





Sem repetir as frases do quadro (exercício 13), copie do texto Boa notícia:
a) um período simples e sublinhe o verbo (ou locução verbal).
________________________________________________________________________
b) um período composto e sublinhe os verbos (ou locuções verbais).
__________________________________________________________________________

Agora, copie cada oração do período composto, selecionado no item b , e sublinhe o verbo ou a locução verbal de cada uma.
__________________________________________________________________________

1. Leia:

Sociedade

O homem disse para o amigo:
— Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.

O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.

O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.

Quando foi hora de sair,
o amigo disse para o homem:
— Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.

No caminho o homem resmunga:
— Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: — Que idiota.

— A casa é um ninho de pulgas.
— Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.

E todas as quintas-feiras
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.

Carlos Drummond de Andrade,

Agora faça o que se pede.

a) As frases “— Que idiota!” e “O piano ruim e a comida pouca” são:
( ) frases nominais ( ) frases verbais

b) As frases acima podem ser orações?
( ) sim. ( ) não

c) Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________

2. Responda:
a) A frase verbal “— Breve irei a tua casa / e levarei minha mulher.” é um:
( ) período simples ( ) período composto

b) A frase verbal acima possui:
( ) uma oração ( ) duas orações ( ) três orações




8 comentários: