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domingo, 10 de março de 2019

DISCURSO DIRETO, CITAÇÃO, ASPAS, TEORIA , EXERCICIOS


Discurso direto /voz /fala/citação.
Adaptado de:
https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/04/discurso-direto-e-indireto-com-gabarito.html
https://www.normaculta.com.br/discurso-direto/

discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar.
É geralmente antecedido pelo travessão, sinal de pontuação que indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução. Alguns autores optam, contudo, por colocar o discurso direto entre aspas, sinal de pontuação que destaca uma citação ou transcrição.
    As aspas ficam após a pontuação: ?,!,.

Ex.: A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou:
– Que horas são, por favor?

Ex.: Foi então que ele disse:
- Estou cansado de tanta confusão!

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia: “Fique atenta e não faça bagunça nas aulas."


     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
     É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar,
     Esses verbos de elocução aparecem seguidos das conjunções que ou se, separando a fala do narrador da fala da personagem.
     As conjunções podem estar elípticas, escondidas.

Ex. A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou que horas eram.

Ex.: Foi então que ele disse que estava cansado de tanta confusão.

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia que ficasse atenta e não fizesse bagunça nas aulas.

EXERCICIOS.

1) Os textos abaixo estão no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto.
a) Fernando reclamou para sua mãe:
- Que fome!
Sua mãe retrucou:
- Calma, garoto! O Almoço está quase pronto!

b) A médica perguntou:
- Joana, você tomou todos os remédios?
Joana respondeu:
- Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!
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2. Ao passar para o discurso indireto o que acontece com a pontuação?
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3. O que aconteceu com os verbo na mudança para o discurso indireto.
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4. Quais são  os verbos dicendi presentes nos textos?
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5. Os verbos dicendi permaneceram ao mudar o discurso?
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6. Qual foi a primeira palavra que apareceu após os verbos dicendi?
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7. Reescreva os textos seguintes na forma de diálogo, ou seja, usando o discurso direto.
a) Katia  perguntou a sua prima se ela iria sair de casa à noite. Sua prima disse que não porque iria estudar.
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b) Marcos disse a sua mãe que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador.
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9. Escreva nos parênteses DD para discurso direto e DI para discurso indireto.
        (DI) “...estive a pique de lhe dizer que queria acabar nosso namoro”.
        (DI) “Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê”.
        (DD) “--- O que foi que você disse?”
        (DD) “--- Estou triste por sua causa”.
        (DI) “Dizia ou não dizia que não gostava mais dela”?

9.Transcreva os discursos diretos em indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.
a)   Perguntei a ela: --- Você é irmã de Marina?
Perguntei a ela se era irmã de Marina.
b)   Minha filha argumentou:
--- Já tenho idade suficiente para sair sozinha.
Minha filha argumentou que já tinha idade suficiente para sair sozinha.
c)   O professor sugeriu:
--- Vocês deveriam ler Machado de Assis.
O professor sugeriu que deveríamos ler Machado de Assis.
d)   Benedita me pediu:
--- Traga-me uma vassoura nova.
Benedita me pediu que lhe trouxesse uma vassoura nova.
e)   Elisabete ponderou:
--- É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.
Elisabete ponderou que era perigoso saírem sozinhas àquela hora.

quarta-feira, 6 de março de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 8º ANO REV. ARTIGO, ADJETIVO, SUBSTANTIVO BOTAFOGO


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18 à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 8º
TURMA(S)F8-102
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Classes de palavras:
Artigo
Substantivo
Adjetivo



     Empregar casos gerais de concordância nominal.
    Observar regularidades em paradigmas derivacionais.
    Produzir expansão de sintagmas nominais.






Copias
Livro didático.






Avaliação processual: Os conteúdos gramaticais serão avaliados a partir de praticas de  escrita de orações ou fragmentos de textos.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Variação linguística.


    Identificar linguagem formal e informal.

Copias
Livro didático.













Avaliação processual: A variação linguística será avaliada através do emprego de atividades objetivas.

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 8º ANO CONTO BOTAFOGO


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18  à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 8º
TURMA(S) F8 205,206
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

69P47. Analisar em textos narrativos recursos coesivos, enredo foco narrativo, estrutura da narrativa...
PB1.IFF3. Localizar informações explicitas em um texto.
PB6.IFF6 Identificar o tema de um texto.
PB09. Diferenciar as partes principais das secundarias em um texto.

Cópias de contos
Vídeos de contos










     A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

PB10.IFF24 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
 IFF10. Identificar os gêneros textuais a partir dos elementos constitutivos de sua organização interna...
8P15.PB2. IFF23.Estabelecer relações entre partes do texto identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.

Cópias de contos
Vídeos de contos














     A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 9º ANO BOTA FOGO FIGURAS DE LINGUAGEM


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18 à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 9º
TURMA(S) F9-1011/102/204
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Figuras de linguagem
       67P38.Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
     PB16.IFF34. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
    69P54IFF33. Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras ou expressões denotativa e conotativas(...) figuras de linguagem.

Vídeos de músicas com figuras de linguagem.
Cópias de textos.
Cartazes a serem afixados na parede da sala.











Avaliação processual através da observação do desempenho dos alunos na realização das tarefas para um possível reencaminha mento da pratica pedagógica.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Figuras de linguagem
    89P37.IFF34 Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
     69P5.IFF34 Inferir e justificar em textos multissemióticos - tirinha, charges, memes, gifs - o efeito de humor, ironia, e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas.

Vídeos de músicas com figuras de linguagem.
Cópias de textos.
Cartazes a serem afixados na parede da sala.








Avaliação processual através da observação do desempenho dos alunos na realização das tarefas para um possível reencaminha mento da pratica pedagógica.

CONTO, DESCRITORES, BNCC, AVALIAÇÃO


CONTEÚDO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

HABILIDADES OU DESCRITORES OU PROCEDIMENTOS
BNCC 69P47. Analisar em textos narrativos recursos coesivos, enredo foco narrativo, estrutura da narrativa...
PB1. Localizar informações explicitas em um texto.
PB6. Identificar o tema de um texto.
PB09. Diferenciar as partes principais das secundarias em um texto.
PB10. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
IFF10. Identificar os gêneros textuais a partir dos elementos constitutivos de sua organização interna...
BNCC8P15.PB2.Estabelecer relações entre partes do texto identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


BNCC A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.

segunda-feira, 4 de março de 2019

CRÔNICA E TEXTO DE OPINIÃO SUGESTÃO DE HABILIDADES da BNCC PARA TRABALHAR O GÊNERO.



CRÔNICA
3. localizar informações
6. identificar o tema/assunto
10. identificar o gênero
12. identificar a finalidade
13. Identificar os interlocutores.
17. reconhecer efeito de sentido/pontuação.
18. discurso direto e indireto
30. pontuação travessão, aspas...
34. identificar ironia/ humor
40. Variação linguística


BNCC. Identificar fato, tema, subtema...
BNCC. Identificar vozes, citação, paráfrase, discurso ...
BNCC. Identificar humor, ironia, uso ambíguo, clichês, pontuação.
BNCC. Reconhecer as variedade da língua falada;
O conceito de norma padrão;...

TEXTO DE OPINIÃO
a)    artigo
b)    editorial
c)    carta
d)    comentários
e)    post
f)     charge
g)    meme
h)   gif
i)     resenha
3. localizar informações
5. fato/opinião
6. identificar o tema/assunto
10. identificar o gênero
12. identificar a finalidade
14. vozes, marcas linguísticas.
15.  posições distintas entre opiniões.
16. comparar textos
18. discurso direto...., citação / aspas. travessão
20. identificar a tese
21. relação tese/argumentos
22. progressão temática
23. anáfora/ pronomes
34. identificar ironia/humor

BNCC. Identificar a tese.
BNCC. Defesa da tese.
BNCC. Opinião/posicionamento.
BNCC. Tipos de argumentos
BNCC. Contra argumentos
BNCC. Comparar diferentes posições
BNCC. Intertextualidade
BNCC. Implícitos
BNCC. Explícitos
BNCC. Recursos persuasivos como:
título, escolhas lexicais, construções metafóricas...
BNCC. Identificar citação, paráfrase...
BNCC. Identificar humor, ironia, uso ambíguo, clichês, pontuação.



domingo, 3 de março de 2019

CRONICA O HOMEM TROCADO, CHATEAR E ENCHER INTERPRETAÇÃO ESCRITA


O HOMEM TROCADO
O homem acordada anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
- Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
- Eu estava com medo desta operação...
- Por quê? Não havia risco nenhum.
- Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos... E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
- E o meu nome? Outro engano.
- Seu nome não é Lírio?
- Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
- Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
- O senhor não faz chamadas interurbanas?
- Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
- Por quê?
- Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
- O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
- Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
- Apendicite? - perguntou hesitante.
- É. A operação era para tirar o apêndice.
- Não era para trocar de sexo?

1) Nas crônicas de humor, é comum haver uma situação inicial ou uma fala que gera outras situações de humor. Na crônica "O homem trocado", a partir de que fala do protagonista são introduzidas as várias situações engraçadas que ocorreram com ele?...............................................................................................................................................

2)A crônica  é quase sempre um texto curto, como poucas personagens. O tempo e o espaço são limitados. Na crônica em estudo:
a) Quais são as personagens principais envolvidas na história?.............................................................................
b) O protagonista é tratado de modo superficial, como se fosse um indivíduo comum, ou é tratado de modo mais aprofundado psicologicamente? Por quê?.............................................................................................................
c) Onde a história acontece?......................................................................................
d) Qual é o tempo de duração da história?.........................................................................
3) A crônica normalmente apresenta situações rápidas, em que a fala das personagens assume um papel importante para a construção da história.
a) Que tipo de discurso predomina na crônica lida: o direto ou indireto?........................................................................
b) O que o emprego desse tipo de discurso confere à narrativa? ...........................................................................
4)Na crônica o narrador pode ser observador ou personagem. Qual é o tipo de narrador presente na crônica O homem trocado? Justifique a sua resposta.................................................................................................................................
5) A crônica  normalmente se encaminha para um desfecho inesperado.
a) Na crônica "O homem trocado", qual é a surpresa final?................................................................................................
b) Há, antes do final da história, alguma pista explícita desse desfecho?...........................................................................
c) Se houvesse antecipação do desfecho, o texto continuaria engraçado?..........................................................
d) Essa característica da crônica   aproxima-se de outro gênero textual cuja finalidade é divertir. Que gênero é esse?
..........................................................................
6)Nas crônicas, o registro de fatos dia-a-dia ou veiculados em notícias de jornal é feito de modo a levar o leitor a se divertir ou refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos. Na sua opinião, a narrativa feita de humor lida apresenta esses mesmos objetivos? Justifique sua resposta...........................................................................................
7) Observe a linguagem empregada na crônica lida. Que tipo de variedade linguística é adotado na crônica de humor: a variedade padrão formal ou a variedade padrão informal?...................................................................................................


Chatear e encher

Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.
Chatear é assim:
Você telefona para um escritório qualquer na cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
– Mas não é do número tal?
– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo
– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?
                                                                                                                             Paulo Mendes Campos.
Interpretação textual
1. O que acontece nas conversas que provocam a impaciência de quem atende o telefone?
..........................................................................................................................................................................................
2. Quais são as dicas dadas  no texto para chatear quem atende o telefone?
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3. Quando a situação descrita deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?
..................................................................................................................................................................................
4. A situação descreve um trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.
................................................................................................................................................................................
5. . Releia este trecho.
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
- Por que as coisas ditas por quem recebe o trote são impublicáveis?
6. Onde não poderiam ser publicadas?
........................................................................................................................................................................
7. O que a pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento?
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8. No início da conversa pelo telefone as repostas de quem atende são educadas. No decorrer das ligações essa relação se mantém ou se modifica? Por quê?
.................................................................................................................................................................................
9. Cite um dos recursos que aparecem nessa crônica para provocar humor.
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