quinta-feira, 7 de novembro de 2019
CONTO A DESCOBERTA DA ESCRITA EXERCICIOS DE ESCRITA
CONTO MARAVILHOSO OS DOIS PEQUENOS E A BRUXA EXERCICIOS DE ESCRITA
CONTO CHUVA: A ABENSONHADA EXERCICIOS DE ESCRITA
POR DENTRO DO TEXTO
1. Quem são as personagens do conto? Descreva-as.
O narrador-personagem, provavelmente jovem, bastante pensativo e reflexivo, e tia Tristereza, que é idosa e mostra-se sábia e conhecedora das crenças do seu país.
2. Em que lugar ocorre o diálogo entre essas personagens?
Elas estão dentro de uma casa.
3. Descreva o assunto sobre o qual as personagens conversam. Elas concordam sobre o assunto que está sendo tratado?
As personagens conversam sobre uma festa que ocorrerá em breve e sobre a chuva. Os dois não têm a mesma opinião: ela
acredita que a chuva é um recado dos espíritos e ele não. Ela quer que ele se vista bem para ir à festa de Moçambique, mas
ele não quer usar a roupa que ela lavou e preparou.
4.Transcreva em seu caderno apenas a alternativa que melhor exprime a opinião da personagem Tristereza sobre a chuva.
a) A chuva era um castigo dos deuses, assim como o período de estio que o povo havia enfrentado.
b) A chuva serviria para limpar o povo de qualquer pecado e excesso que houvesse cometido durante o período de guerra.
c) A chuva estava lavando a terra do triste passado de guerra.
5. Releia este trecho:
A gente se indaguava: será que ainda podemos recomeçar, será que a alegria ainda tem cabimento?
a) A alegria que as personagens experimentam refere-se somente à chuva que cai após o período de seca?
Não. Na verdade, elas estão alegres porque a guerra está no fim.
b) Comprove sua resposta ao item anterior com um trecho do terceiro parágrafo. Transcreva-o em seu caderno.
“Em todo o Moçambique a guerra está parar”.
6. Releia este outro trecho:
A Paz tem outros governos que não passam pela vontade dos políticos.
• Em seu caderno, explique seu significado.
De acordo com o trecho, a paz não depende da vontade dos políticos, mas é influenciada por outras razões. No conto, a paz é atribuída à chegada da chuva, ou seja, à ocorrência de um fenômeno da natureza.
TEXTO E CONSTRUÇÃO
1. Em sua opinião, que característica mais se destaca no texto? Por quê?
Resposta pessoal. Professor, espera-se que os alunos citem o uso criativo da linguagem e a presença de muitas palavras diferentes das que estamos acostumados.
2.Releia o título e o primeiro parágrafo do conto:
Chuva: a abensonhada
Estou sentado junto da janela olhando a chuva que cai há três dias. Que saudade me fazia o molhado tintintinar do chuvisco. A terra perfumegante semelha a mulher em véspera de carícia. Há quantos anos não chovia assim? De tanto durar, a seca foi emudecendo a nossa miséria. O céu olhava o sucessivo falecimento da terra, e em espelho, se via morrer. A gente se indaguava: será que ainda podemos recomeçar, será que a alegria ainda tem cabimento?
a) As palavras destacadas podem ser localizadas no dicionário?
Não.
b) Observando o contexto, é possível definir o significado de “tintintinar”. Explique qual é ele.
Barulho intermitente do chuvisco caindo, provavelmente batendo em alguma superfície metálica.
c) E quanto à palavra “indaguava”, por que também é possível defini-la? Explique.
É muito próxima de outra palavra que usamos: “indagava”, que significa “perguntava/ questionava”. Professor, incentive os alunos a perceberem que há uma junção entre o termo “indagar” com a palavra “aguar”, em uma provável tentativa de se referir à água da chuva.
d) As palavras “abensonhada” e “perfumegante” também são criações do autor. Observe-as e indique a partir de que outras palavras foram formadas.
Abensonhada – formada por meio da junção de duas palavras:
“abençoada” e “sonhada”.
Perfumegante – formada por meio da junção de duas palavras: “perfumada” e “fumegante”.
e) Agora, explique o significado de “abensonhada” e “perfumegante”, no contexto em que foram utilizadas.
Abensonhada – a chuva era abençoada e sonhada (desejada) porque o período de seca fora muito longo.
Perfumegante – a terra seca e quente da estiagem, ao ser molhada pela chuva, libera um vapor como o odor agradável de um perfume.
3. No texto de Mia Couto, há outras palavras formadas pela junção de termos existentes, como: “cantarosa”, “Tristereza” e “murmurrindo”. Explique como se deu a formação nesses exemplos.
Cantarosa – chuva que “canta” e que é “maravilhosa”, “gostosa” etc.
Tristereza – fusão de “triste” com “Tereza”, provavelmente definindo uma característica marcante da personagem.
CONTO O VAGABUNDO NA ESPLANADA 9º ANO TECENDO P.16
POR DENTRO DO TEXTO PÁGINA 18
1. Em quanto tempo você acha que a história se desenvolve?
Justifique sua resposta.
.................................
2. Qual e o ambiente em que a história acontece?
.............................................
3. Como podemos caracterizar o narrador de "O vagabundo na
esplanada"? Justifique sua resposta.
..................................................
4. Identifique o conflito do conto "O vagabundo na
esplanada" e explique de que maneira ele foi solucionado. Você pode
transcrever trechos do texto para justificar sua resposta.
...............................................
5. Releia o trecho a seguir.
Alheado. mas condescendente. seguia pelo
centro do passeio com a distraída segurança de um milionário que obviamente se
está nas tintas para quem passa. Não só por educação. mas também pelo simples
motivo de ter mais e melhor em que pensar.
O que não sucedia aos transeuntes. Os
quais. incrédulos ao primeiro relance. se desviavam. oblíquos. da deambulante
causa do seu espanto. [ ... ]
a)_ O que esse trecho revela a
respeito do personagem?
.......................................................
b) É possível afirmar que há ironia quando o narrador diz que o
personagem tinha "mais e melhor em que pensar". Por quê?
..............................................................
6. No que diz respeito à descrição que o narrador faz dos
transeuntes, transcreva o trecho que revela o preconceito destes em relação ao
personagem.
...........................................................
7. Releia este outro trecho.
A meio da esplanada havia uma
mesa livre. Com o ã vontade de um frequentador habitual, o homem sentou-se.
a) O que o comportamento do personagem revela sobre o modo como
ele mesmo se via?
.......................................
b) A expressão "a vontade" é geralmente empregada
como a ojunto adverbial. Qual é a novidade quanto ao uso dessa expressão nesse
texto?
........................................
8. No desfecho do conto, acontece a inclusão ou a exclusão do
personagem? Quem é responsável por isso?
..............................................
9. Transcreva a afirmativa que
caracteriza adequadamente o conto "O vagabundo na esplanada".
a) Narrativa longa, em prosa, com muitos capítulos. Em cada capítulo,
surgem personagens secundários que giram em torno de um personagem principal.
.............................
b) Narrativa breve. em prosa. Apresenta linguagem em que estão
condensadas a força da expressão e a pluralidade de significados. Permite que o
leitor faça a propia interpretação dos fatos narrados.
...................................
c) Texto poético, do tipo geralmente publicado em jornais e
revistas. Mistura linguagem verbal e visual e conta uma historia real,
cotidiana.
...........................
LINGUAGEM DO TEXTO pág. 19
1. Releia a descrição do
personagem.
Cerca de cinquenta anos. atarracado.
magro. tudo nele era limpo. Mas velho e cheio de remendos.
Sobre a esburacada camisola interior. o casaco puído nos cotovelos e demasiado
grande caía-lhe dos ombros em largas pregas. que ondulavam atrás das costas ao
ritmo lento da passada. Desfiadas nos joelhos. muito curtas. as calças deixavam
à mostra as canelas. nuas. finas de osso e nervo. saídas como duas ripas dos
sapatos cambados. Caído para a nuca. copa achatada, aba às ondas. o chapéu
semelhava uma auréola alvacenta.
Apesar de tudo isso. o rosto largo e
anguloso do homem. de onde os olhos azuis-claros irradiavam como que um
sorriso de luminosa ironia e compreensivo perdão. erguia-se. intacto
e distante. numa serena dignidade.
a) Pesquise as palavras
desconhecidas do trecho e anote seu significado.
...................
b)O
trecho que você releu é predominantemente narrativo, descritivo ou
argumentativo?
.........................
c)
A que classe gramatical pertencem as palavras destacadas?
..........................................
d) Pelas vestes que usa, por sua
aparência, o vagabundo passa uma imagem negativa para as pessoas que o veem. O
conto confirma ou contradiz essa imagem que as pessoas fazem dele?
.................................................
e) Transcreva expressões ou
frases do trecho que constroem uma imagem de dignidade e superioridade do
vagabundo.
..................................................
Nos contos, o jogo de oposição
de ideias e imagens pode construir sindicados originais. Veia o caso do vagabundo desse conto
apresenta-se miserável, mas também digno, superior as condições que manifestam
sua miséria. Assim, pela descrição dos
aspectos físicos e psicológicos do personagem, o conto constrói um Jogo de
opostos, fundamental para o sentido da historia.
2.
O texto foi escrito por um autor português e traz palavras e construções que
causam certo estranhamento por serem grafadas de modo diferente ou, ate mesmo,
por não serem habituais na língua portuguesa falada no Brasil. Transcreva
algumas dessas palavras ou expressões.
...........................................................
Pág. 20
3. Um dos recursos mais encantadores dos contos é a maneira
como o autor constrói imagens empregando o sentido figurado. Interprete os
trechos a seguir, retirados do conto de Manuel da Fonseca.
a) "As rugas abriram-lhe no rosto curtido pelas soalheiras
um sorriso de bem-estar."
..............................
b) "Mas o fato e os modos da sua chegada haviam despertado
nos ocupantes da esplanada, mulheres e homens. uma turbulência de expressões
desaprovadoras."
..........................
c) "O azul-claro dos olhos embaciou-se lhe.··
............................................
TROCANDO IDEIAS
1. O conto "O vagabundo na
esplanada" foi escrito por um autor português. Você acha que um autor brasileiro
poderia ter narrado uma situação semelhante? Justifique sua resposta.
.........................
2. O que mais chamou sua atenção no conto?
.................................
3. Você já presenciou alguma situação de discriminação social?
O que achou disso? Concorda, discorda ou concorda parcialmente? Justifique.
..............................
Entendendo o conto: RESPONDA EM
SEU CADERNO.
01 – O que gerou o conflito
(problema) da narrativa?
02 – Qual é o enredo ou conflito
da narrativa?
Quando
o homem pede a …..
03 – Que palavras do texto pode
substituir a expressão “parar repentinamente”?
04 – Qual a causa ou motivo que
levou o homem a se esconder para não debitar a dívida?
05
– Qual é o cenário onde esta história se passa?
06 – Copie um trecho do texto que
expresse ideia de humor.
07 – Copie do texto um trecho
referente ao tempo cronológico.
08 – Quais são os personagens
principais do texto?
09 – Quais são os personagens
secundários?
10 – Com que finalidade o
cronista nos propõe este conto?
11 – De que maneira o autor se
expressa para finalizar sua história?
12 – A narrativa desta conto está
em que pessoa verbal?
13 – Quais os tempos verbais
predominantes nesta conto?
14 – O homem saiu do apartamento
com qual objetivo e como ele estava?
15 – Qual o efeito cômico que o
autor explora nesta situação corriqueira?
16 – Dividindo-se a narrativa em
três partes, descreva com uma frase:
1 – A situação inicial:
2 – O conflito (problema):
3 – A resolução final: