PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 23 de abril de 2020

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA PARTE II


GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA PARTE II

Antes de ler a notícia levante hipóteses: Qual significado será atribuído à palavra vampiro na notícia?

TV Globo faz jornalismo vampiro e atribui duas causas diferentes a morte de Severino

        Relevantes fatos sociais, políticos, econômicos, culturais, científicos e esportivos marcaram os anos 2000. Na telinha, o humorístico Zorra Total, da TV Globo, foi sucesso absoluto. O porteiro "Severino faz tudo", personagem interpretado pelo saudoso ator e humorista Paulo Silvino, com seu trejeito de afeminado arrancava gargalhadas dos telespectadores com o bordão “sua bichona” e sua inconfundível capacidade de “quebrar galhos” para os moradores do condomínio onde a trama se desenvolvia.  
        Paulo Silvino morreu de câncer no estomago em 2017. O Zorra Total já havia saído do ar. Mas, por ironia do destino ou para comprovar que a arte é apenas a representação da vida real, a TV Globo usou a morte de um outro Severino, este anônimo, como quebra-galho de seu jornalismo vampiro - que se alimenta de tragédia, desgraça social e sangue humano - para conquistar picos de audiência.  
       Sobre a presepada da TV Globo, escreveu o colunista Mauricio Stycer, do UOL:  
Homem morre de causas diferentes em dois telejornais da Globo no mesmo dia. “Um mesmo homem, de 60 anos, foi personagem de duas reportagens diferentes em telejornais da Globo nesta terça-feira (21). E a causa da sua morte mudou entre um telejornal e outro”.  
Primeiro, no "Jornal Hoje", para ilustrar a difícil situação de pacientes em estado grave com outras doenças que não a covid-19, mas que não encontram lugar nas UTIs dos hospitais municipais de São Paulo. À noite, no "Jornal da Globo", a história do mesmo homem foi citada como exemplo de pacientes com a covid-19 que não conseguem leito em UTIs de hospitais públicos na cidade.
No "Jornal Hoje", a repórter Sabina Simonato narrou a história de Severino, que "teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI", mas morreu antes de ser transferido.
À noite, no "Jornal da Globo", a repórter Patrícia Falkowski falou do mesmo homem, mas relatando que ele morreu de covid-19 sem conseguir o leito de UTI.    
https://www.abroncapopular.com.br/politica/tv-globo-faz-jornalismo-vampiro-e-atribui-duas-causas-diferentes-a-morte-de-severino/16791


1. As hipóteses levantadas se confirmaram? Qual foi o significado?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. O primeiro parágrafo de uma notícia costuma responder a seis questões principais sobre o fato relatado. Ele é chamado de LIDE, do inglês lead, que significa conduzir. Responda as questões da LIDE.
a) O que?
.......................................................................................................................
b) Quem?
.....................................................................................................................
c) Quando?
....................................................................................................................
d) Onde?
...................................................................................................................
e) Por quê?
.....................................................................................................................
f) Como?
......................................................................................................................

3. Na notícia acima, as respostas das seis perguntas do exercício anterior estão no primeiro parágrafo? Que conclusões você pode fazer a partir dessa constatação?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Teoria
Conhecido como lide, o primeiro parágrafo inicial de uma notícia procura chamar a atenção do leitor para o fato relatado. Para isso sintetiza as informações que respondem a algumas dessas questões: o quê, quem?, quando?, onde?, por quê e como?. Os demais parágrafos do texto formam o corpo da notícia, que ampliam as informações.

4. No primeiro parágrafo aparece a expressão “quebrar galhos”. Qual o seu significado?
.......................................................................................................................................................................................................................................

5. A expressão “quebrar galho” foi usada em sentido figurado, ela é comum em conversas. Esse tipo de linguagem é considerado  formal ou informal?
.......................................................................................................................
6. De acordo com o autor da notícia qual a causa do erro cometido pela Rede Globo?
...................................................................................................................................................................................................................................

7. O “site” em que a notícia foi publicada é pouco conhecido atualmente. Quais as possíveis intenções do “site” ao publicar essa notícia?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Teoria
Os jornais impressos organizam as notícias em cadernos de acordo com o tema tratado: saúde, economia, esportes, etc. Para ampliar as informações sobre uma matéria o leitor pode consultar várias fontes de pesquisa virtuais ou impressas.


Leia os títulos das notícias abaixo.

Paciente que ficou na fila por leito de UTI morre após transferência na Zona Sul de SP
Espera foi de 4 dias; taxista estava internado há 22 dias na UPA do Hospital Municipal do Campo Limpo por causa de um AVC.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/21/paciente-que-ficou-na-fila-por-leito-de-uti-morre-apos-transferencia-na-zona-sul-de-sp.ghtml

TV Globo faz jornalismo vampiro e atribui duas causas diferentes a morte de Severino
https://www.abroncapopular.com.br/politica/tv-globo-faz-jornalismo-vampiro-e-atribui-duas-causas-diferentes-a-morte-de-severino/16791

8. Para qual fato o título da notícia no “site” da Globo chama a atenção?
.......................................................................................................................

9. No “site”  Abroncapopular o título da notícia destaca o que?
.......................................................................................................................

10. As notícias devem divulgar os fatos de forma objetiva e imparcial Sem dar opiniões ou fazer suposições. Nos títulos acima houve objetividade e imparcialidade? Comente.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

11. Na notícia do site “Abroncapopular” há a presença de várias vozes, (falas, opiniões de pessoas). Quais são elas?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

12. No fragmento No "Jornal Hoje", a repórter Sabina Simonato narrou a história de Severino, que "teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI", mas morreu antes de ser transferido. as aspas foram utilizadas por motivos diferentes. Explique o seu uso.
a) "Jornal Hoje"
...........................................................................................................................
b) "teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI"
..........................................................................................................................

13. Outra característica das notícias é ser escrita em 3ª pessoa. Sem o emprego de palavras como eu, me, nós, e verbos se referindo a 1ª pessoa como acho, penso, etc. Em que pessoa do discurso foi escrita a notícia?
...........................................................................................................

Leia o fragmento.
“Sobre a presepada da TV Globo, escreveu o colunista Mauricio Stycer, do UOL”
a) Na notícia lida, a palavra presepada se refere a que?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b) De acordo com o contexto, qual o significado da palavra presepada?
....................................................................................................................................................................................................................................






quarta-feira, 22 de abril de 2020

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA PARTE I AUXÍLIO R$600


GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA

Leia o título da notícia abaixo. Que informações você espera encontrar nessa notícia?

Senado aprova projeto que estende auxílio de R$ 600 a mães adolescentes e pais solteiros
Projeto foi aprovado em razão da pandemia do coronavírus e segue para sanção presidencial.
Por Sara Resende, TV Globo — Brasília
22/04/2020 19h12  Atualizado há 2 minutos


       Senado aprovou nesta quarta-feira (22) em sessão remota um projeto que estende o auxílio emergencial de R$ 600 a outros grupos, entre os quais pais solteiros e mães adolescentes.
       O projeto determina que chefes de família solteiros, independente do sexo, terão direito a duas cotas (R$ 1.200,00) do benefício por mês. Portanto, esclarece que o auxílio valerá para mães e também pais "solo". O texto prevê que mesmo que tenham menos de 18 anos, mães adolescentes serão beneficiadas.
       O auxílio emergencial é destinado a trabalhadores informais. Pelo programa, eles receberão três parcelas de R$ 600,00 para compensar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. A proposta aprovada hoje complementa a lei, já em vigor, que criou o programa. O pagamento do auxílio emergencial está limitado a dois membros da mesma família.
       O texto dos senadores mantém o valor e a duração do benefício, mas abranda alguns requisitos para ter direito ao auxílio. Por exemplo, o projeto não exige um limite máximo de renda em 2018 para se beneficiar do programa. As regras em vigor para o pagamento do auxílio já contemplam os informais de todas as categorias, mas a lei atual não menciona profissões ou atividades específicas.
      O projeto aprovado traz uma lista com exemplos de profissionais beneficiados para reforçar que também terão direito. Essa relação não impede, porém, que outras atividades também sejam contempladas, desde que respeitadas as exigências.
      Estão na lista, entre outros, pescadores profissionais e artesanais, agricultores, taxistas, motoristas de aplicativo e pipoqueiros ambulantes que vendem alimentos. No caso de pescadores artesanais, eles terão direito aos R$ 600 nos meses em que não receberem o seguro defeso.

1. A notícia forneceu as informações que você esperava encontrar?
................................................................................................................................................................................................................................................

2. O título das notícias devem ser objetivos e atrativos.
a) O título da notícia lida é objetivo? Explique.
...................................................................................................................................................................................................................................................

b) Quais leitores podem ter interesse nessa notícia?
....................................................................................................................................................................................................................................................

3. Abaixo do título da notícia (manchete) há duas linhas chamadas de linha fina (subtítulo). Que informação ela acrescenta ao título?
....................................................................................................................................................................................................................................................

4. As notícias costumam apresentar respostas a seis perguntas: o quê, quando, onde, por quê, como aconteceu e quem foram as pessoas envolvidas nesse acontecimento. Identifique as respostas a essas questões na notícia lida. ( Nem sempre aparecem todas essas respostas)
a) O quê?
...............................................................................................................................
b) Quando?
.............................................................................................................................
c) Onde?
.............................................................................................................................
d) Por quê?
.............................................................................................................................
e) Como?
.............................................................................................................................
f) Quem?
............................................................................................................................

5. Em geral quem redige uma notícia organiza os dados de acordo com sua ordem de importância. Escreva três informações da notícia de acordo com a importância da informação.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. O projeto foi aprovado devido a que causa?
....................................................................................................................

7. De acordo com o texto que profissões são consideradas informais?
...................................................................................................................................................................................................................................................

8. Quais profissões você conhece que também são informais?
.................................................................................................................................................................................................................................................

9. Qual o significado da palavra pandemia?
.................................................................................................................................................................................................................................................

10. Você concorda com esse projeto? Por que?
................................................................................................................................................................................................................................................






terça-feira, 21 de abril de 2020

CHARGE TEORIA EXERCÍCIO CARTUM CARICATURA


CHARGE / CARTUM/ CARICATURA/ TEORIA/ EXERCÍCIOS

       A charge é um dos gêneros textuais de que o jornal e outros suportes dispõem para expressar sua opinião sobre acontecimentos atuais.
       O objetivo é a crítica humorística de um fato político ou ligado aos costumes. Por isso, o leitor deve conhecer o assunto a que a charge se refere para pode compreendê-la.
    O termo charge é francês, vem de charger que significa “carga”, “ataque” Esse tipo de texto trata de fatos do dia a dia . Usa a ironia, o humor ou ambiguidade para mostrar a realidade com imagens e palavras ou, às vezes, só imagens.
       O cartum é muito parecido com a charge nos objetivos e no suporte. Também pode representar a opinião do suporte, porém se relaciona as temáticas ou pessoas com o objetivo humorístico.
       As principais diferenças entre os dois gêneros são:
a) a charge se refere a algo atual (dessa semana, desse mês, desse ano) o cartum a algo atemporal (pode ter sido escrito há cem anos que podemos entender)
b) A charge se refere principalmente a figuras públicas (cantor, político, jogador) quando olhamos já sabemos quem é. O cartum se refere mais a comportamentos, vícios, etc. Pode indicar  estereótipos como o invejoso, o preconceituoso, o padre, quando olhamos não identificamos a pessoa mas uma posição social ou comportamento.
c) A charge possui como objetivo principal criticar. O cartum possui como objetivo principal provocar humor.
     A Caricatura é a representação exagerada de características, ou hábitos de uma pessoa. Seu objetivo é o humor.
  


ATIVIDADES
Observe os textos 1, 2 e 3.


1. De acordo com a leitura da parte teórica podemos afirmar que:
a) O texto ..........é uma caricatura pois apenas exagera nos traços de uma pessoa
b) O texto......é uma charge, porque critica um político conhecido da atualidade.
c) O texto ......é um cartum, pois representa de forma humorística um hábito  comum ao alimentar as crianças.

Leia a charge abaixo


2. Que recurso linguístico foi utilizado para indicar o país do vendedor?
............................................................................................................................
3. Além do uso da linguagem verbal que outro recurso foi empregado para indicar a nacionalidade do vendedor.
...............................................................................................................................
4. A charge acima utiliza o humor para fazer uma crítica a uma acusação feita por algumas pessoas à China.  Que acusação é essa?
..................................................................................................................................................................................................................................................

Leia o cartum abaixo

5. Qual o assunto do cartum?

.....................................................................................................................
6. O cartum acima poderia ser compreendido pelas pessoas se tivesse sido feito há 100 anos? Por quê?
..............................................................................................................................
7. O cartum utilizou linguagem verbal ou não verbal para transmitir a mensagem?
...............................................................................................................................

8. Que recursos não verbais foram utilizados no cartum para que entendêssemos de que assunto se trata
..........................................................................................................................

Leia o texto.


9.  Qual o assunto abordado no texto acima?
.............................................................................................................................

10. O objetivo principal do texto acima é criticar, pois este comportamento está incomodando o veículo de comunicação ou seu foco é mais o humor?
........................................................................................................
11. O texto acima é uma charge ou cartum ou caricatura? Explique.
.................................................................................................................................................................................................................................................


domingo, 19 de abril de 2020

PARÓDIA EXEMPLO E PRODUÇÃO 6º e 7º ANO


LEITURA E PRODUÇÃO DE PARÓDIA
Paródia
Paródia é a imitação humorística de uma criação literária. Pode ser um texto ou uma fotografia.


             


Leia os poemas abaixo e as paródias.

MEUS OITO ANOS (ORIGINAL)
Casimiro de Abreu 

Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.

Como são belos os dias
Do despontar da existência
Respira a alma inocência,
Como perfume a flor;

O mar é lago sereno,
O céu um manto azulado,
O mundo um sonho dourado,
A vida um hino de amor !

Que auroras, que sol, que vida
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar

O céu bordado de estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar !

Oh dias de minha infância,
Oh meu céu de primavera !
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã

AI QUE SAUDADES (PARÓDIA)
   Ruth  Rocha

Ai que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais...
Me sentia rejeitada,
Tão feia, desajeitada,
Tão frágil, tola, impotente,
Apesar dos laranjais.

Ai que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Não gostava da comida
Mas tinha que comer mais...
Espinafre, beterraba,
E era fígado e era fava,
E tudo que eu não gostava
Em porções industriais.

Como são tristes os dias
Da criança escravizada,
Todos mandam na coitada,
Ela não manda em ninguém...

O pai manda, a mãe desmanda,
O irmão mais velho comanda,
Todos entram na ciranda,
E ela sempre diz amém...

Naqueles tempos ditosos
Não podia abrir a boca,
E a professora era louca,
Só queria era gritar.






CANÇÃO DO EXÍLIO (ORIGINAL)
Gonçalves Dias

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."


MINHA TERRA (PARÓDIA)
Minha terra tem doenças
E não há médicos por cá
Aqueles  que adoecem
Não conseguem se curar

Nossos hospitais têm mais filas
Nossos pacientes têm mais dores
Nossos jovens menos vida
Os idosos mais tumores


Em gritar sozinho à noite
A gemer me encontro eu  cá.
Nossa terra tem a  dengue .                                                     
E  tem também a gripe A

Aqui também tem doutores
Que vivem a negligenciar
Pacientes em estado grave e
Eles mandando voltar                                                                  
Mas a culpa não é só deles                                                      
 Nos hospitais não há lugar                                                      
A culpa é dos governantes  
quem tem da saúde cuidar

Nosso povo com doenças
Fica a morte a esperar
Não permita Deus que eu morra
numa fila a esperar


 PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia o poema
Quadrilha

1.João amava Teresa que amava Raimundo
2.que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
3.que não amava ninguém.
4.João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
5.Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
6.Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
7.que não tinha entrado na história.
 
 De Alguma poesia (1930)


Faça uma paródia do texto QUADRILHA trocando os nomes dos personagens por outros nomes como amigos, colegas de sala, parentes, políticos, personagens de desenho, etc. Também mude os acontecimentos, ou seja, as ações. Exemplo: amava, foi, etc. Se preferir troque o título também. Tente manter a mesma sonoridade e a mesma quantidade de versos (linhas).

Título ....................................................................................

1.........................................................................................................................
2.........................................................................................................................
3.........................................................................................................................
4.........................................................................................................................
5.........................................................................................................................
6.........................................................................................................................
7.........................................................................................................................

Autor..................................................................................................................






LENDA DO GUARANÁ INTERPRETAÇÃO



Texto - 1
A Lenda do Guaraná

      Conta a lenda que um casal de índios Maués, viviam juntos há muitos anos e ainda não tinham filhos.
      Um dia, pediram a Tupã para dar-lhes uma criança. Tupã atendeu o desejo do casal e deu-lhes um lindo menino, que cresceu cheio de graça e beleza e se tornou querido de toda a tribo.
No entanto, Jurupari, o Deus da escuridão e do mal, sentia muita inveja do menino e decidiu matá-lo.
      Certo dia, quando o menino foi coletar frutos na floresta, Jurupari aproveitou para se transformar numa serpente venenosa e matar o menino.
Neste momento, fortes trovões ecoaram por toda a aldeia, e relâmpagos luziam no céu em protesto.
      A mãe, chorando em desespero ao achar seu filho morto, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã.  Em sua crença, Tupã dizia-lhe que deveria plantar os olhos da criança e que deles nasceria uma nova planta, dando saborosos frutos, que fortaleceria os jovens e revigoraria os velhos.  E os índios, plantaram os olhos da criança e regavam todos os dias.
      Logo mais, nesse lugarzinho onde foi enterrado os olhos do indiozinho, nasceu o Guaraná, cujos frutos, negros como azeviche, envoltos por uma orla branca em sementes rubras, são muito semelhantes aos olhos dos seres humanos.

Texto - 2

O Guaraná é um arbusto que pertence à família das Sepindáceas, Paullinia Cupana. Sua casca é escura e as cascas são pinadas. As flores de tamanho médio são muito aromáticas, e os frutos, vermelhos e brilhantes, quando secos tornam-se pretos.  O Guaraná é muito empregado como planta medicinal para evitar a arteriosclerose, e auxiliar nos problemas do coração e das artérias, funcionando como um notável cardiovascular.  Pode também ser usado como sedativo e adstringente intestinal, na ocorrência de diarréias crônicas.  Suas sementes após torradas e moídas, convertidas em massa, é utilizadas no comercio como pó de guaraná, e serve para o feitio de refrescos e refrigerantes.

Fonte: http://www.overmundo.com.br/banco/a-lenda-do-guarana

Trabalhando os textos
Leia os textos e responda:
1- Qual o assunto em comum entre os textos?
.......................................................................................................................................................
2- Qual o gênero textual de cada um dos textos?
.......................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................

Texto 1:
1- Releia o texto, localize as informações e complete as respostas:
a) Personagens;
..................................................................................................................................................
b) Espaço/ lugar onde deve ter acontecido a história;
................................................................................................................................................
c) Tempo/ quando aconteceu a história;
................................................................................................................................................
d) Descrição do menino indígena:
................................................................................................................................................
e)Problema:
................................................................................................................................................
f) Causa do problema:
.........................................................................................................................................................
g) Consequência do problema:
.........................................................................................................................................................
h) Solução:
.........................................................................................................................................................

Texto 2:
a) Nome científico do guaraná;
......................................................................................................................................................
b) Família;
....................................................................................................................................................
c) Informações sobre a planta e suas partes;
....................................................................................................................................................
d) Usos do guaraná;
.....................................................................................................................................................


Descobrindo características dos gêneros textuais
texto1 texto2 
Assunto:
1.......................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Gênero textual:
1....................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Finalidade do texto:
1.......................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Características do gênero:
1........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


LENDA DE MACAÉ


Lenda de Sant´Anna
Conta a lenda que a Imagem de Sant´Anna foi encontrada por pescadores, numa das Ilhas do Arquipélago que lhe dá o nome (Ilha de Sant´Anna). Trazida para o povoado, a imagem teria sido colocada no Altar Mor da Capela dos Jesuítas, desaparecendo misteriosamente no dia seguinte. Foi encontrada alguns dias após, na ilha e levada novamente à Capela. O fato repetiu-se mais duas vezes. Na terceira fuga, concluíram os devotos que a Santa sentia saudades da ilha que era avistada do Altar da Capela.
Desta forma reedificaram o templo, voltando sua fachada frontal para o ocidente onde a Santa não divisaria mais o mar e o arquipélago de onde viera.

Lenda do Boto
De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e  aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite.

PAPA LAMBIDA
Papa Lambida vendia milho-verde pelas ruas da cidade e dizem que ele lambia as papas ainda no tabuleiro que levava, antes de vendê-las. Mas as papas eram famosas por seu excelente sabor, não se sabe se pelas lambidas ou pela receita. Como era um personagem de aparência exótica, criou-se em torno dele certo preconceito: as mães ameaçavam as crianças com a figura de Papa Lambida, como se ele fosse uma espécie de “bicho-papão” que dava sumiço em crianças desobedientes.

MOTA COQUEIRO
Mota Coqueiro foi o último homem do Brasil a morrer enforcado. E, injustamente. Ele morreu jurando que não havia cometido crime algum. Porém, vendo que ninguém acreditava, rogou uma praga em Macaé, “que a cidade de Macaé não teria progresso durante cem anos”. Descobriu-se, mais tarde, que ele era inocente. E coincidência ou não Macaé, começou a progredir cem anos depois de sua morte, com a chegada da Petrobrás ao nosso município.

FIGURA DE LINGUAGEM EXERCÍCIO



            ALUNO:...............................................................DATA..............

Classifique  as figuras de linguagem abaixo em: METÁFORA, COMPARAÇÃO,  PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO, ANTÍTESE E EUFEMISMO.

1.    A noite é como um olhar longo e claro de mulher.
.................................................................
2.    O Forte ergue seus braços para o céu de estrelas e de paz.
.....................................................
3.    Lá fora a noite é um pulmão ofegante.
..................................................................
4.    O gato disse ao pássaro que tinha uma asa partida.
....................................................
5.    O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
..........................................................
6.    6.O Sol amanheceu triste e escondido.
..........................................................
7.    7.Tristeza não tem fim, felicidade sim.
................................................................
8.    Aquela mulher é uma víbora.
..............................................................
9.    O médico comunicou à família que ela estava com uma doença ruim.
................................................
10. A lua beijava a face do lago adormecido.
........................................................
11. Foi inaugurada uma escola para deficientes visuais.
........................................................
12. O fogo dançava com a chuva.
.........................................................................
13. Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e da vida.
............................................
14. Os sinos da matriz chamam os fiéis.
..........................................................
15. Ele enriqueceu por meios ilícitos.
........................................................
16. A pobreza do eu, a opulência do mundo.
................................................
17. Você faltou com a verdade.
...............................................................
18. A saudade é a memória do coração.
................................................................
19. Ele passou desta para a melhor.
............................................................
20. Os pingos da chuva acariciavam as pétalas da flor.
.............................................
21. O jovem subtraiu a bolsa da senhora.
.....................................................
22. Seus olhos são dois oceanos.
......................................................................
23. Alegria e tristeza são duas constantes da vida.
.................................................
24. Eu sou um poço de dor e amargura.
.....................................................
25. Todos os dias, os médicos lidam com a vida e a morte.
.................................
26. O pavão é um arco-íris de plumas.
..........................................................
27. Meu avô gosta muito de me contar suas vitórias e derrotas.
.............................
28. Meu coração ruminava o ódio.
....................................................
29. No Rio, de um lado você vê pobreza, do outro lado você vê riqueza.......................................
30. Os longos braços do Sol abraçavam o deserto.
..........................................................
31. Sem a escuridão, não saberíamos apreciar a luz.
.........................................
32. Sou um cachorro sem sentimentos.
................................................
33. Tristeza não tem fim, Felicidade, sim.”.
...............................................
34. Minha namorada é uma gata.
........................................................
35. Minha boca é um cadeado.
.....................................................
36. O mito é o nada que é tudo.
.....................................................
37. A vida é chuva de verão.
..........................................................
38. Minha rua acordou mudada.
...............................................................
39. A vida é mesmo assim, Dia e noite, não e sim.
......................................................
40. Fecha-se a pálpebra do dia.
.......................................................
41. Estou acordado e todos dormem, todos dormem.
....................................
42. Durante toda a noite o rouxinol chorou.
........................................................
43. Que vai, pisando a terra e olhando o céu.
..................................................
44. No sussurro monótono das águas, mágoas amargas.
........................................................
45. As árvores gemiam, chicoteadas pelo vento.
..................................................
46. Não fique pensando que o povo é nada.
.........................................................
47. Na imensa descida a catarata se suicida.
...................................................
48. As velas do barco vão sair para pescar.
....................................................
49. Tremem de medo os lampiões sombrios.
............................................................
50. Meus olhos desmaiaram de emoção quando ouvi a sua voz.
.................................................
51. Entra pela janela a preguiçosa brisa.
............................................................
52. O sorriso navega no pranto estrelado dos teus olhos.
.......................................................