Texto - 1
A Lenda do Guaraná
Conta a lenda
que um casal de índios Maués, viviam juntos há muitos anos e ainda não tinham
filhos.
Um dia, pediram
a Tupã para dar-lhes uma criança. Tupã atendeu o desejo do casal e deu-lhes um
lindo menino, que cresceu cheio de graça e beleza e se tornou querido de toda a
tribo.
No entanto, Jurupari, o Deus da escuridão e do mal, sentia
muita inveja do menino e decidiu matá-lo.
Certo dia,
quando o menino foi coletar frutos na floresta, Jurupari aproveitou para se
transformar numa serpente venenosa e matar o menino.
Neste momento, fortes trovões ecoaram por toda a aldeia, e
relâmpagos luziam no céu em protesto.
A mãe, chorando
em desespero ao achar seu filho morto, entendeu que os trovões eram uma
mensagem de Tupã. Em sua crença, Tupã
dizia-lhe que deveria plantar os olhos da criança e que deles nasceria uma nova
planta, dando saborosos frutos, que fortaleceria os jovens e revigoraria os
velhos. E os índios, plantaram os olhos
da criança e regavam todos os dias.
Logo mais,
nesse lugarzinho onde foi enterrado os olhos do indiozinho, nasceu o Guaraná,
cujos frutos, negros como azeviche, envoltos por uma orla branca em sementes
rubras, são muito semelhantes aos olhos dos seres humanos.
Texto - 2
O Guaraná é um arbusto que pertence à família das
Sepindáceas, Paullinia Cupana. Sua casca é escura e as cascas são pinadas. As
flores de tamanho médio são muito aromáticas, e os frutos, vermelhos e
brilhantes, quando secos tornam-se pretos. O Guaraná é muito empregado como planta
medicinal para evitar a arteriosclerose, e auxiliar nos problemas do coração e
das artérias, funcionando como um notável cardiovascular. Pode também ser usado como sedativo e
adstringente intestinal, na ocorrência de diarréias crônicas. Suas sementes após torradas e moídas,
convertidas em massa, é utilizadas no comercio como pó de guaraná, e serve para
o feitio de refrescos e refrigerantes.
Fonte: http://www.overmundo.com.br/banco/a-lenda-do-guarana
Trabalhando os textos
Leia os textos e responda:
1- Qual o assunto em comum entre os textos?
.......................................................................................................................................................
2- Qual o gênero textual de cada um dos textos?
.......................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................
Texto 1:
1- Releia o texto, localize as informações e complete as
respostas:
a) Personagens;
..................................................................................................................................................
b) Espaço/ lugar onde deve ter acontecido a história;
................................................................................................................................................
c) Tempo/ quando aconteceu a história;
................................................................................................................................................
d) Descrição do menino indígena:
................................................................................................................................................
e)Problema:
................................................................................................................................................
f) Causa do problema:
.........................................................................................................................................................
g) Consequência do problema:
.........................................................................................................................................................
h) Solução:
.........................................................................................................................................................
Texto 2:
a) Nome científico do guaraná;
......................................................................................................................................................
b) Família;
....................................................................................................................................................
c) Informações sobre a planta e suas partes;
....................................................................................................................................................
d) Usos do guaraná;
.....................................................................................................................................................
Descobrindo características dos gêneros textuais
texto1 texto2
Assunto:
1.......................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Gênero textual:
1....................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Finalidade do texto:
1.......................................................................................................................................................
2.......................................................................................................................................................
Características do gênero:
1........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário