PáginasDESCRITOR

sábado, 9 de maio de 2020

CRÔNICA: O MENINO NO ESPELHO TECENDO LINGUAGNES P.17 6º ANO


CRÔNICA: O MENINO NO ESPELHO - FERNANDO SABINO
     
          Fernando Sabino

        [...]
        Levantava a perna, e ele levantava também, ao mesmo tempo. Abria os braços e ele fazia o mesmo. Coçava a orelha, e ele também.
        Mas o que mais me intrigava era a única diferença entre nós dois. Sim, porque um dia descobri, com pasmo, que enquanto eu levantava a perna esquerda, ele levantava a direita; enquanto eu coçava a orelha direita, ele coçava a esquerda. Reparando bem, descobria outras diferenças. O escudo da escola, por exemplo, que eu trazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no direito.
        Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de se esperar, ele ao mesmo tempo vem com sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim. Mais do que nunca me vem a sensação de que é alguém idêntico a mim que está ali dentro do espelho, se divertindo em me imitar. Chego a ter a impressão de sentir o calor da palma da mão dele contra a minha. Fico sério, a imaginar o que aconteceria se isso fosse verdade. Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como se agora estou absolutamente sério?
        Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe! Não é imaginação, pois ele ainda está sorrindo, e sinto o contato de sua mão na minha, seus dedos aos poucos entrelaçarem os meus.
        Puxo a mão com cuidado, descolando-a do espelho. Em vez da outra mão se afastar, ela vem para fora, presa à minha. Afasto-me um passo, sempre a puxar a figura do espelho, até que ela se destaque de todo, já dentro do meu quarto, e fique à minha frente, palpável, de carne e osso, como outro menino exatamente igual a mim.
        – Você também se chama Fernando? – pergunto, mal conseguindo acreditar nos meus olhos.
        – Odnanref – responde ele, e era como se eu próprio tivesse falado: sua voz era igual à minha. 
        – Odnanref?
        Sim, Odnanref. Fernando de trás para diante. Era em tudo semelhante a mim, menos em relação à direita e à esquerda, que nele eram o contrário, sendo natural, pois, que seu nome, isto é, o meu fosse ao contrário também. Por uma coincidência, Odnanref era o meu nome de guerra, na sociedade secreta Olho de Gato.
        – Por isso mesmo – confirmou Odnanref, dando-me um tapinha nas costas e rindo, feliz: - Foi você que me desencantou, adotando o meu nome. Senão eu jamais teria vindo, pois a lei do mundo dos espelhos proíbe terminantemente que a gente venha ao mundo de vocês. A menos que alguém consiga desvendar o nosso encanto. O meu era esse, e você adivinhou. Eu só estava esperando que você me puxasse, como acabou de fazer. [...]
        Deslumbrado com a perspectiva de ter alguém igual a mim, como um perfeito irmão gêmeo, eu não imaginava as dificuldades que iria enfrentar. A falta de minha imagem no espelho, por exemplo, era uma delas: me criava problemas para pentear os cabelos ou escovar os dentes sem poder me ver.
        Combinamos que, a partir de então, ele me substituiria quando eu quisesse, mas jamais deveríamos ser vistos juntos. Ninguém poderia desconfiar de nossa existência dupla, pois com isso se acabaria o encanto, significando o seu imediato regresso, para todo o sempre, ao interior do espelho.
        [...]
                        Fernando Sabino. O menino no espelho. 44.  Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
                    Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 18.

Por dentro do texto:

01 – Observe as características do texto que acabou de ler e responda: Ele é verbal, visual ou multissemiótico? Explique.
      ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

02 – Ao se olhar no espelho, o menino vê sua imagem, isto é, seu reflexo. É normal que um espelho reflita imagens invertidas?
............................................................................................................

03 – Localize no texto o parágrafo que revela que o espelho reflete a imagem de maneira invertida e identifique um trecho que comprove essa afirmação.
      ............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

04 – Releia o trecho a seguir. “Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como, se agora estou absolutamente sério?”

a)   O fato narrado nesse trecho surpreende o menino? Por quê?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b)   Identifique nesse trecho a frase que mostra o estranhamento do menino diante do outo que está dentro do espelho.
.......................................................................................................................................................................................................................
05 – No texto, o fato de a imagem do espelho ser a própria imagem do personagem, mas agir de outra maneira, possibilita uma relação entre o menino e o outro que está dentro do espelho?
     ..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

06 – Mesmo agindo de maneira diferente, o outro que está dentro do espelho é o próprio menino e ele conversa com sua imagem. Responda:
a)   O texto narra um fato que pode acontecer na realidade ou é uma ficção, criada pela imaginação do autor?
............................................................................................................................................................................................................................
b)   O que você achou da ideia de um personagem conversar com sua imagem refletida no espelho? Você já conhecia uma história assim?
....................................................................................................................................................................................................................

07 – Indique a afirmativa que responde à seguinte questão: Qual foi a intenção do texto ao dar ao personagem uma possibilidade que não existe na vida real?
a)   Mostrar que uma pessoa pode conversar consigo mesma diante do espelho.
b)   Mostrar que é possível alguém se ver de uma maneira diferente.
c)   Revelar que as coisas são vistas sempre do mesmo jeito.

08 – Releia este diálogo do texto:
        “– Você também se chama Fernando? – pergunto, mal conseguindo acreditar nos meus olhos.
        – Odnanref – responde ele, e era como se eu próprio tivesse falado: sua voz era igual à minha.”

        Embora os diálogos aconteçam entre pessoas diferentes, o menino se reconhece no outro que está no espelho. Que trecho do diálogo confirma isso?
...........................................................................................................................................................................................................................



NOTÍCIA INTERPRETAÇÃO TECENDO LINGUAGENS P. 79.



Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção

Publicado em 22/05/2018 - 10:04
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília

      A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.
      A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados. Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos. [...]
        De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e 67% em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.
        De acordo com a projeção do estudo, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023 mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial.[...]
Edição: Valéria Aguiar

TOKARNIA, MARIANA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO.
AGÊNCIA BRASIL, BRASÍLIA, 22 MAIO 2018.DISPONÍVEL EM:HTTPS://BIT.LY/2KKYLYX. ACESSO EM: 25 SET 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 79.

Entendendo o texto
1)   Qual é o assunto central dessa notícia?
...............................................................................................................................

2)   O título informa que a educação a distância não é a primeira opção, referindo-se às pessoas que querem fazer um curso superior. De acordo com o texto, essa realidade pode mudar? Justifique.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3)   Que argumentos as pessoas entrevistadas empregam para justificar a opção pelo ensino presencial, resistindo à ideia de fazer um curso superior a distância?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4)   Que informação eleva o percentual de aceitação da modalidade a distância pelos estudantes pesquisados?
..................................................................................................................................................................................................................................................
5)   Você conhece alguém que faz ou já fez curso na modalidade educação a distância? Qual a sua opinião sobre esse tipo de ensino?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


ARTIGO DEFINIDO E NUMERAL EXERCÍCIOS TECENDO LINGUAGENS 6º ANO P.77.


Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 79.
REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA

1. Leia o trecho a seguir, extraído do texto ''A escola da vila", para responder ás questões.
“Se um aluno adoecia, ela, apesar dos afazeres, encontrava tempo para lhe levar uma fruta, um biscoito, um remédio.”

a) Ao empregar a palavra um antes do substantivo aluno, o narrador faz referência a algum aluno em especial ou faz uma referência geral, a qualquer aluno que se encontrasse na situação relatada?
...............................................................................................................................
b) Analise também o emprego do termo um antes dos substantivos biscoito e remédio.
...............................................................................................................................

2. Agora, releia as frases a seguir:
“Dona Janoca, a diretora, recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho.
A Casa da Câmara, acaçapada e pesadona, corri o vasto salão onde. às vezes, se realizavam festas, parecia-me um palácio.”

■ Os termos em destaque particularizam ou especificam os substantivos aos quais se referem?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

Teoria
       As palavras o, a, os, as, um, uma, uns e umas que antecedem um substantivo no singular ou plural, no masculino ou feminino, são chamadas artigos.
        Os artigos que particularizam o substantivo são denominados artigos definidos. São eles: o, a, os, as. Observe:
      Os meninos e as meninas, que me viram chegar; olharam-me risonhamente, como se já ti­vessem brincado comigo.
       Os artigos os e as especificam, particularizam os substantivos meninos e meninas com quem o personagem se deparou no primeiro dia em que foi à escola da vila.
       Os artigos que generalizam o substantivo são denominados artigos indefinidos. São eles: um, uma, uns, umas. Veja o exemplo:
Dona Janoca, a diretora, recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho.
       O artigo um generaliza o substantivo filho, pois não se refere a um filho em particular ou es­pecífico.

       Os artigos apresentam flexões de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), de acordo com o substantivo que acompanham. Veja:
os meninos                               as meninas
artigo masculino plural              artigo feminino plural
       Os artigos podem se unir a outras palavras, como no exemplo a seguir: A escola funcionava num velho casarão...
Em + um

3. Leia as frases a seguir e identifique a união do artigo com outras palavras, como no exemplo que você acabou de ver.
a) Havia nas suas maneiras suaves um quê de tanta ternura que nós, às vezes, a julgávamos nossa mãe.
............................................................................................................................
b) Dona Janoca tinha vindo da capital, onde aprendera a ensinar crianças.
..........................................................................................................................
c) Quando chegamos à vila, já haviam acabado as férias.
..........................................................................................................................
4. Releia o trecho a seguir, extraído do texto "A escola da vila" e identifique as palavras que acompa­nham os substantivos em destaque.
“As paredes, por si sós, faziam as delícias da pequenada. De alto a baixo uma infinidade de quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras recortadas de revis­tas, retratos de grandes homens, coleções de insetos, vistas de cidades, cantos e cantinhos do Brasil e do mundo.”
............................................................................................................................

NUMERAL

5. Releia o trecho a seguir, também extraído do texto "A escola da vila".
“As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; os três ou quatro sobradinhos; as casas comerciais sempre cheias de mercadorias e de gente; as mis­sas aos domingos; a banda de música de dez figuras, as procissões de raro em raro eram novidades que me deixavam maravilhado”

a) Responda: Qual é a importância dos termos destacados para a construção do sentido desse texto?
..................................................................................................................................................................................................................................................
b) Como essas palavras em destaque se classificam?
...................................................................................................................................................................................................................................................
Teoria:
Numerais são palavras que acompanham os substantivos para indicar quantidade ou expressar ideia de ordenação.
Os numerais podem ser classificados em:
·         Cardinais: indicam  uma quantidade específica. Exemplo: As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; os três ou quatro sobradinhos.
·         Ordinais: indicam uma ordenação, uma sequenciação. Exemplo: Quando lá entrei, no primeiro dia, levado pela mão de meu pai, senti no peito o coração bater jubilosamente.
·         Multiplicativos: Indicam quantidades multiplicadas. Exemplo: Na escola, cazuza fez o dobro de amigos durante o ano.
·         Fracionários: Indicam parte de um todo, uma fração. Exemplo: A professora utilizou metade da parede para colocar o mapa do Brasil.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO - MARIANA TOKARNIA - COM GABARITO

Texto: Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção

Publicado em 22/05/2018 - 10:04
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília
      A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

6. Releia o fragmento de notícia e identifique:
a) Um número ordinal.
.............................................................................................
b) Um número fracionário.
.............................................................................................
c) Um número indicativo de ano.
.....................................................................................

7. Escreva os números acima em forma de numeral.
a).............................................................................
b).............................................................................
c) ............................................................................

8.No fragmento” A menina que queria ir para a escola” foram usados artigos definidos ou indefinidos? Identifique-os.
.....................................................................................................................

9. Quais substantivos foram acompanhados por esses artigos?
...................................................................................................................
10. Se no lugar de “A menina que queria ir para a escola”  fosse “Uma menina que queria ir para uma escola” O sentido seria o mesmo? Justifique sua resposta.
...................................................................................................................................................................................................................................................

Releia o trecho a seguir.
“Várias escolas de 44 dos 50 estados dos EUA já mudaram o horário das aulas, das 7h30 para as 8h30, com melhoras expressivas no rendimento e na alimentação dos alunos”
a) Releia esse fragmento substituindo os números destacados pelos numerais cardinais correspondentes.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual a importância dos dados numéricos apresentados nesse trecho?
...........................................................................................................................................................................................................................................................






ARTIGO DEFINIDO TEORIA EXERCICIO TEXTO OS VIAJANTES E O URSO


Artigos definidos e indefinidos
Artigo a palavra variável em gênero e número que precede um substantivo para determiná-lo de modo preciso (artigo definido) ou vago (artigo indefinido).
Os artigos classificam-se em:
a) Artigos Definidos: o, a, os, as.

Os artigos definidos determinam o substantivo de modo particular, indicando ser o substantivo já conhecido do leitor ou do ouvinte. A sua ausência generaliza o substantivo.
- O técnico elogiou jogadores de vários times.
A anteposição do artigo  O ao substantivo técnico particulariza-o; já é do conhecimento do leitor o técnico de que o texto trata. Já a ausência do artigo os diante do substantivo jogadores generaliza o substantivo, indeterminando-o.

B) Artigos Indefinidos: um, uma, uns, umas.
O garoto pediu dinheiro. (Antecipadamente, sabe-se quem é o garoto.)
Um garoto pediu dinheiro. (Refere-se a um garoto qualquer, de forma genérica.)

Complete o texto com os artigos definidos o, a ,os, as, e com os indefinidos um, uma, uns, umas.

Os Viajantes e o Urso
        ...............dia dois viajantes dera de cara com.............. urso..........primeiro se salvou escalando .............. árvore, mas ............outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho ......... urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. ......... urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. ..... amigo começou a descer da árvore e perguntou:
       _O que .......... urso estava cochichando em seu ouvido?
      _Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.
      Moral da história:
       É na hora da dificuldade que conhecemos os verdadeiros amigos

ARTIGO DEFINIDO TEORIA SEMÂNTICA


ARTIGO DEFINIDO CONCEITOTEORIA SEMÂNTICA
Conceito: Artigo é a palavra variável em gênero (masc. /fem.) e número
(sing./pl.) que precede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou
vago, indicando-lhe o gênero e o número
FORMA SIMPLES
ARTIGOS DEFINIDOS
ARTIGOS INDEFINIDOS

SINGULAR
PLURAL

SINGULAR
PLURAL
MASCULINO
O
OS
MASCULINO
UM
UNS
FEMININO
A
AS
FEMININO
UMA
UMAS

1) O réu foi acusado do roubo.
 
O artigo definido o expressa que o réu foi acusado de um roubo específico, conhecido pelos interlocutores.

2) O réu foi acusado de um roubo.
 
O emprego do artigo indefinido  um  indica que houve um roubo qualquer, sobre o qual não há mais informações.

3) O réu foi acusado de roubo. 

A ausência de artigo, por sua vez, torna a acusação mais vaga ainda, ao  não especificar o objeto da acusação.

1) Os murros, as bofetadas e os pontapés lesionaram a vítima.

A repetição do artigo marca expressivamente cada termo, individualizando as brutalidades sofridas pela vítima.

2) Os murros, bofetadas e pontapés lesionaram a vítima.

A não repetição enfatiza o conjunto das brutalidades a que foi submetida  a  vítima, e  o  substantivo  murros  precedido  do  artigo  assume, estilisticamente, mais relevância no texto. 

1) O réu foi visto com a mulher

Pressupõe-se que o sujeito da oração é casado.

 2) O réu foi visto com uma mulher.
 Mantendo-se  a  pressuposição  do  exemplo  anterior,  pode-se  inferir,  por exemplo, que se trata de uma amante



sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTIGO DEFINIDO TEORIA EXERCÍCIOS


DESCRIÇÃO: ARTIGO
ARTIGO


Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Além disso, o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo.
Exs.: o/ um menino os/ uns meninos
a/ uma menina as/ umas meninas
CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO
O artigo classifica-se em:
DEFINIDO determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS. INDEFINIDO determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.
+ Combinação/ contração de ARTIGO COM PREPOSIÇÃO
Preposições
Artigos


o, os
a, as
um, uns
uma, umas
a
ao, aos
à, às
-
-
de
do, dos
da, das
dum, duns
duma, dumas
em
no, nos
na, nas
num, nuns
numa, numas

por (per)
pelo, pelos
pela, pelas
-
-


Obs.: - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com a artigo feminino a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.
- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.
EXERCÍCIOS:
1)  No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.
2)  Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei uma caneta dourada.
.....................................................................................................................
b) Os irmãos ganharam doces.
....................................................................................................................
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
.............................................................................................................
d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
.............................................................................................................
e) Vi umas crianças brincando na loja.
.....................................................................................................
3) Assinale as combinações/contrações de preposição e artigo. Em seguida, indique a preposição e o artigo que formam a combinação/contração.
a)  Na mala havia muitas roupas.
...............................................................................
b)  As árvores do parque têm muitas flores.
...............................................................................
c)  Acordamos às 7 horas da manhã
.................................................................................
d)  Cláudia passeava pela calçada.
.................................................................................
e)  O mel das abelhas é muito saudável.
...............................................................................
f)   Quero comprar uma casa num bom bairro.
...................................................................................
g)  Marquinhos trabalha no banco.
.......................................................................................
4) Explique a diferença das duas frases abaixo:
1- - Pai, comprei o livro.
2- Pai, comprei um livro.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
As questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
"Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o Happy-Birth-Day-To-You' pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu."
5. Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

6.O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido ("compramos uma caixa bem bonita") e, na terceira,
o definido ("pegamos a caixa")
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................







ARTIGO DE OPINIÃO DOIS TEXTOS PEQUENOS DESIGUALDADE E SUSTENTABILIDADE.


Texto 1. Desigualdade Social – A culpa é sua!

       O Brasil tem sofrido com um dos problemas que mais afetam o mundo atual – a desigualdade social. Uma pequena porcentagem da população com muito, a outra parte com pouco ou nada. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida, muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais, às vezes não porque querem, mas sim por não terem alternativas.
       Um grande exemplo é o investimento gasto em estádios de futebol para a Copa do Mundo. Pessoas que muitas vezes não têm o que comer são obrigadas a pagar impostos. Esses que deviam ser para a saúde, educação e bem estar da população são despejados no Maracanã, para que estrangeiros possam ver o lado “bom” desse país emergente.
       Desigualdade se resolve com educação de qualidade, empregos e com o voto consciente. Portanto, sua decisão na urna é superimportante!
Matheus Queiroz


Texto 2. Sustentabilidade

       Nunca se discutiu e se viu tanto sobre a sustentabilidade como nos últimos tempos. A questão do aquecimento global, o consumo responsável, o respeito ao meio ambiente são questões sempre abordadas quando se trata desta temática.
Segundo algumas enciclopédias virtuais, sustentabilidade é 'um conceito sistêmico' e diz respeito à 'continuidade dos aspectos econômicos, sociais culturais e ambientais da sociedade humana'. Na prática, esse conceito representa atuar nos setores -seja ele, industrial, comercial, social - de forma a prejudicar o menos possível o "equilíbrio" existente entre a população e os nossos recursos dependentes da natureza. Porém, pensamos que não pode ser simples, e que pode resultar em longos trabalhos.
      Logo, para se tornar um 'cidadão sustentável' é bem mais simples do que pensamos. Um exemplo está na simplicidade de ajudar a manter a cidade limpa não jogando lixo no chão.