Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 79.
REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
1. Leia o trecho
a seguir, extraído do texto ''A escola da vila", para responder ás
questões.
“Se um aluno
adoecia, ela, apesar dos afazeres, encontrava tempo para lhe levar uma fruta, um biscoito, um remédio.”
a) Ao empregar a palavra um antes do substantivo aluno, o narrador faz referência a algum aluno em especial ou faz uma
referência geral, a qualquer aluno que se encontrasse na situação relatada?
...............................................................................................................................
b) Analise também o emprego do termo um antes dos substantivos
biscoito
e remédio.
...............................................................................................................................
2. Agora, releia
as frases a seguir:
“Dona Janoca, a diretora,
recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho.
A Casa da Câmara,
acaçapada e pesadona, corri o vasto
salão onde. às vezes, se realizavam festas, parecia-me um palácio.”
■ Os termos em destaque particularizam ou especificam os
substantivos aos quais se referem?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
Teoria
As palavras o, a,
os, as, um, uma, uns e umas que antecedem um substantivo no
singular ou plural, no masculino ou feminino, são chamadas artigos.
Os artigos que
particularizam o substantivo são
denominados artigos definidos. São
eles: o, a, os, as. Observe:
Os meninos e as meninas, que me viram
chegar; olharam-me risonhamente, como se já tivessem brincado comigo.
Os artigos os e as
especificam, particularizam os substantivos meninos e meninas com
quem o personagem se deparou no primeiro dia em que foi à escola da vila.
Os artigos que generalizam o substantivo são
denominados artigos indefinidos. São
eles: um, uma, uns, umas. Veja
o exemplo:
Dona Janoca, a
diretora, recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho.
O artigo um generaliza o substantivo filho, pois não se refere a um filho em
particular ou específico.
Os artigos
apresentam flexões de gênero (masculino e
feminino) e número (singular e plural),
de acordo com o substantivo que acompanham. Veja:
os meninos as meninas
artigo masculino plural artigo
feminino plural
Os artigos
podem se unir a outras palavras, como no exemplo a seguir: A escola funcionava num velho casarão...
Em + um
3. Leia as frases
a seguir e identifique a união do artigo com outras palavras, como no exemplo
que você acabou de ver.
a) Havia nas suas
maneiras suaves um quê de tanta ternura que nós, às vezes, a julgávamos nossa
mãe.
............................................................................................................................
b) Dona Janoca tinha vindo da capital, onde aprendera a ensinar crianças.
..........................................................................................................................
c) Quando chegamos à
vila, já haviam acabado as férias.
..........................................................................................................................
4. Releia o
trecho a seguir, extraído do texto "A escola da vila" e identifique
as palavras que acompanham os substantivos em destaque.
“As paredes, por si sós, faziam as delícias da pequenada. De alto a
baixo uma infinidade de quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras
recortadas de revistas,
retratos de grandes homens, coleções de insetos, vistas de cidades, cantos e cantinhos do Brasil e do mundo.”
............................................................................................................................
NUMERAL
5. Releia o trecho a seguir, também extraído do texto
"A escola da vila".
“As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de
telha; os três ou quatro sobradinhos; as casas comerciais
sempre cheias de mercadorias e de gente; as missas aos domingos; a banda de
música de dez figuras, as procissões de raro em raro eram novidades que me
deixavam maravilhado”
a) Responda: Qual é a importância dos termos destacados para
a construção do sentido desse texto?
..................................................................................................................................................................................................................................................
b) Como essas palavras em destaque se classificam?
...................................................................................................................................................................................................................................................
Teoria:
Numerais são palavras que acompanham os substantivos para
indicar quantidade ou expressar ideia de ordenação.
Os numerais podem ser classificados em:
·
Cardinais: indicam uma quantidade específica. Exemplo: As quatro
ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; os três ou quatro sobradinhos.
·
Ordinais: indicam uma ordenação, uma
sequenciação. Exemplo: Quando lá entrei, no primeiro dia, levado pela mão de
meu pai, senti no peito o coração bater jubilosamente.
·
Multiplicativos: Indicam quantidades
multiplicadas. Exemplo: Na escola, cazuza fez o dobro de amigos durante o ano.
·
Fracionários: Indicam parte de um todo, uma
fração. Exemplo: A professora utilizou metade da parede para colocar o mapa do
Brasil.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É
1ª OPÇÃO - MARIANA TOKARNIA - COM GABARITO
Texto: Educação a
distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção
Publicado em 22/05/2018 - 10:04
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Brasília
A educação a
distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção
para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje
(22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) -
que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que
44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que
preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais
alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.
6. Releia o fragmento de notícia e identifique:
a) Um número ordinal.
.............................................................................................
b) Um número fracionário.
.............................................................................................
c) Um número indicativo de ano.
.....................................................................................
7. Escreva os números acima em forma de numeral.
a).............................................................................
b).............................................................................
c) ............................................................................
8.No fragmento” A menina que queria ir para a escola” foram
usados artigos definidos ou indefinidos? Identifique-os.
.....................................................................................................................
9. Quais substantivos foram acompanhados por esses artigos?
...................................................................................................................
10. Se no lugar de “A menina que queria ir para a escola” fosse “Uma menina que queria ir para uma
escola” O sentido seria o mesmo? Justifique sua resposta.
...................................................................................................................................................................................................................................................
Releia o trecho a seguir.
“Várias escolas de 44 dos 50 estados dos EUA já mudaram o
horário das aulas, das 7h30 para as 8h30, com melhoras expressivas no
rendimento e na alimentação dos alunos”
a) Releia esse fragmento substituindo os números destacados
pelos numerais cardinais correspondentes.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual a importância dos dados numéricos apresentados nesse
trecho?
...........................................................................................................................................................................................................................................................
a resposta da 4quarta por favor
ResponderExcluir(Paralelas)_delícias da pequena da infinidade
Excluir