A PRINCESA E O SAPO
Havia um rei,
cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e
mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de caprichos.
No dia do seu
aniversário, o pai presenteou-a com um maravilhoso pingente de ouro, em forma
de coração.
E a princesinha,
encantada com o presente, pendurou-o numa corrente e nunca mais se separou de
seu dourado coraçãozinho.
Perto do palácio
real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as
tardes.
Às vezes, passava
longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria
ali.
Um dia, porém,
tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas
e folhas secas nas águas do rio.
Esteve brincando
assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro
do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
Mas, sem querer,
deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água.
A jovem procurou
a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó. Até que, de
repente, ouviu uma voz que dizia:
– O que
aconteceu, princesa? Qual a razão para um choro tão desesperado assim?
A jovem voltou-se
e viu um sapo.
– Diga-me! –
insistiu o sapo. – Posso ajudá-la?
Aos prantos, a
princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido
nas águas do riacho. O sapo prometeu encontrar a joia. Mas exigiria algo em troca.
– Peça o que
quiser, mas traga-me o pingente de volta! – pediu a jovem.
O sapo queria
tornar-se o companheiro inseparável da princesa. Sentar-se à mesa junto dela,
comer no mesmo prato e dormir na mesma cama.
Para obter
novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que concordava e jurou que
atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando uma maneira de livrar-se
dele.
Feito o juramento,
o sapo mergulhou no rio e retornou, logo depois, com o pequeno coração.
Aproximou-se da
princesa e, delicadamente, depositou a joia a seus pés.
A moça apanhou o
pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo,
sem poder acompanhá-la.
O pobre coitado
ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer.
No dia seguinte,
estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas
pancadas na porta e uma voz que pedia:
– Abra a porta,
princesa! Exijo que cumpra o que me prometeu!
Era o sapo que
viera cobrar a promessa feita.
Ao ver aquela
confusão, o rei quis saber de que se tratava.
Envergonhada, a
princesa confessou ao pai como enganara o sapo para recuperar o pingente de
ouro.
O rei era um
homem bom e justo. Por isso mesmo, não gostou nem um pouquinho da atitude da
filha.
– Apesar da
aparência feia, o sapo ajudou-a num momento difícil, minha filha! Ordeno que
cumpra a sua promessa.
A princesinha já
estava mesmo arrependida. Abriu a porta e acolheu o sapo.
E assim os dois
começaram uma convivência incomum, porém amigável.
Com o tempo,
ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios
conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a
jovem aflita.
– Dê-me um beijo
de adeus! – pediu o sapo.
A princesa não
conseguiu negar-se a um pedido tão comovente. Ergueu o sapo nas mãos,
colocando-o em sua cama macia. Em seguida, abaixou-se e encostou ligeiramente
os lábios sobre a sua pele rugosa.
Para seu
espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa
o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o
príncipe voltou ao normal.
Depois disso, os
jovens se casaram e foram felizes.
GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm.
A princesa e o sapo. São Paulo, FTD, 2006
1 – Entendendo elementos contextuais.
a) Quem é o autor do texto?
...............................................................................................................................
b) Quando o texto foi publicado?
...........................................................................................................................
c) Para quem você acha que o texto foi escrito?
..............................................................................................................................
d) Que outras pessoas poderiam ler um texto como este?
............................................................................................................................
e) Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual
é o objetivo do texto?
............................................................................................................................
f) Onde podemos encontrar um texto como este?
...............................................................................................................................
g) Onde este texto foi publicado? É possível reconhecer isto
no texto?
..............................................................................................................................
2 – Entendendo a
organização da história e como ela pode ser escrita.
1) Em quantos e quais momentos a história se divide?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) Qual seria a situação inicial da história?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Onde está a complicação ou o conflito gerador na
história?
................................................................................................................................................................................................................................................
4) Quando ocorre o clímax?
................................................................................................................................................................................................................................................
5) Como acontece o desfecho da história?
....................................................................................................................................................................................................................................................
6) Quais são os personagens da história?
..................................................................................................................................................................................................................................................
7) Quem conta a história? Como podemos perceber isto?
................................................................................................................................................................................................................................................
8) Que tipo de narrador temos nesta história?
..................................................................................................................................................................................................................................................
9) Onde a história aconteceu?
.................................................................................................................
10) Onde a princesa costumava passear todas as tardes?
....................................................................................................................................................................................................................................................
11) Quando a história aconteceu? Que palavras ou expressões
marcam isto?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
12) Que expressão foi utilizada para expressar quando a
princesa deixou o pequeno coração escapar-lhe das mãos?
..................................................................................................................................................................................................................................................
13) O sapo acompanhou o desespero da princesa e prometeu
encontrar a joia. O que ele exigiu em troca?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
14) Como é explicado o fato de o príncipe ter assumido o
aspecto de um sapo por todo aquele tempo?
.................................................................................................................................................................................................................................................
15) Em um conto de fadas, há um elemento de transformação da
situação inicial para a situação final do conto. Qual é o elemento de transformação
do conto “A princesa e o sapo”?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
16) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Personagens principais
(2) Local onde aconteceram os fatos
(3) Tempo em que acontece a história
(4) Narrador onisciente
( ) A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida,
começou a chorar de fazer dó.
( ) A jovem, o rei e o sapo.
( ) No palácio e próximo a um riacho.
( ) ... a princesa costumava passear todas as tardes.
17) Para entendermos o enredo da história, é preciso
entendermos a sequência dos fatos. Enumere os fatos abaixo na ordem em que
ocorrem na história.
( ) Começou a chorar
de fazer dó, de repente apareceu um sapo dizendo-lhe que poderia ajudar com uma
condição: queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa.
( ) Como era seu aniversário, o rei deu-lhe um maravilhoso
pingente de ouro, em forma de coração.
( ) Os jovens se casaram e foram felizes.
( ) Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe
escapasse das mãos e caísse na água
( ) Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza
radiante como o sol.
( ) A princesa
recuperou o pingente e não cumpriu o combinado.
( ) Seu pai, como era um homem bom e justo, não gostou nem
um pouquinho da atitude da filha, ordenou que se cumprisse o combinado.
( ) A jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas
águas do rio. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a
admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
( ) E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém
amigável.
( ) Até que um dia, sapo adoeceu gravemente. Aflita, a jovem
dá-lhe um beijo e este se transforma em um belo príncipe.
18) Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem
na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no
texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
a) TEMPO PRESENTE
............................................................................................................................
b) TEMPO PASSADO
.............................................................................................................................
c) OUTROS
.......................................................................................................................
19) Para relacionarmos as ações acontecidas na história às
personagens, identifique as palavras correspondentes às ações de cada
personagem:
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular) - ação:
....................................................................................................................
b) A princesa - ação:
...................................................................................................................
c) O sapo – ação:
...................................................................................................................
d) O rei – ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................
20) As expressões em destaque nas frases abaixo indicam
tempo ou espaço?
1- Organizadores temporais
2- Organizadores espaciais
( ) O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que
fazer.
( ) Às vezes,
passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que
corria ali.
( ) Perto do
palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava
passear todas as tardes.
( ) Um dia,
porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar
pedrinhas e folhas secas nas águas do rio.
( ) Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando
cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o
entre as mãozinhas delicadas.
( ) Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de
ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas
do riacho.
( ) No dia
seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a
ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia:
( ) Com o tempo,
ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios
conselhos do sapo. Até que um dia,
o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
21) Por que é importante o uso dos marcadores de tempo e
espaço em uma narrativa?
..............................................................................................................................
22) Quais outras palavras fazem uma referência aos
personagens?
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
............................................................................................................................
b) A princesa
.............................................................................................................................
c) O sapo
............................................................................................................................
d) O rei
.............................................................................................................................
23) Quantas e quais as vozes que aparecem no texto?
...............................................................................................................................
24) Qual voz aparece mais no texto? Por quê? .
............................................................................................................................
25) Você concorda com o desfecho da história? Por quê?
..............................................................................................................................
26) Se você pudesse daria um outro fim à história? Por quê?
.............................................................................................................................
27) Que outro fim você daria à história? Justifique sua
opinião.
................................................................................................................................................................................................................................................
28) Geralmente, os personagens são caracterizados nas
histórias. Identifique no texto as palavras ou expressões que mostram as
características dos personagens.
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
..................................................................................................................
b) A princesa
..............................................................................................................
c) O sapo
...............................................................................................................
d) O rei
..................................................................................................................
REVISANDO A
ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO
O conto, em
geral, é uma narrativa curta e linear (com início, meio e fim) de um único fato
com a participação de um numero limitado de personagens. Sua função não é a de
informar objetivamente sobre o fato, mas de contá-lo com uma certa graça, para
seduzir, encantar, enredar o leitor na história. Sua linguagem busca cumprir a
função de seduzir, encantar, sendo chamada de linguagem literária, o que é
diferente da linguagem objetiva da informação veiculada, por exemplo, em uma
notícia de jornal.
O conto deve
apresentar os seguintes momentos da narrativa:
• Situação inicial
(equilíbrio) – Apresentação das noções de tempo e espaço da narrativa;
descrição da situação como habitualmente vivem os personagens principais.
• Conflito ou
complicação – Introdução de um problema na história, quando um fato ou uma
situação nova muda a trama. O desenvolvimento da narrativa envolve a
intensificação do problema apresentado anteriormente. Os personagens principais
são envolvidos em situações diversas e obrigados a agir, a lutar com todas as
forças para que a paz volte a reinar.
• Ponto alto ou
clímax – Momento de maior tensão na narrativa. Nessa etapa da história, o
personagem principal entra em confronto direto com o mal e luta com todas as
forças para restaurar a paz ou conseguir o que deseja.
• Desfecho –
Finalização do enredo. Momento em que se procura solucionar o conflito.
Em toda
narrativa, identificamos quatro grandes estágios: situação inicial, complicação, clímax e desfecho.
1 - Leia, no quadro abaixo, as partes que compõem a
narrativa do texto “A princesa e o sapo”. A seguir, associe a primeira coluna à
segunda, de forma a exemplificar cada parte da narrativa.
a) Situação Inicial
– o narrador explica algumas circunstâncias da história. Apresenta a época, o
local e os personagens que participam da narrativa.
b) Complicação –
fase em que se inicia o conflito entre personagens.
c) Clímax –
momento de maior tensão, estágio em que o conflito entre os personagens
centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar o desfecho.
d) Desfecho –
solução de um ou mais conflitos apresentados na narrativa.
( ) “Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração
lhe escapasse das mãos e caísse na água.
A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou
a chorar de fazer dó.”
( ) “Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe,
que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto
da princesa, o
encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal.
Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.”
( ) “Havia um rei,
cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por
ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem
cheia de
caprichos.”
( ) “Para obter
novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que
concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas
ficou imaginando
uma maneira de livrar-se dele.(...) A moça apanhou o
pingente e, mais que
depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem
poder
acompanhá-la.”
( ) “Até que um dia,
o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
– Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.”