GABARITO NO FINAL
HABILIDADES: (EF67LP04) Distinguir, em segmentos
descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
(EF67LP05) Identificar e avaliar
teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos
(carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.),
manifestando concordância ou discordância. (EF69LP05)
Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes,
gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de
palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos
iconográficos, de pontuação etc.
INTRODUÇÃO AOS TEXTOS DE OPINIÃO: TEMA/TESE
/ARGUMENTOS.
Há muitas palavras que são sinônimas, porém
não é adequado utiliza-las em qualquer contexto.
Por exemplo, sinônimo de casa: residência, domicílio, habitação, lar,
morada, moradia, vivenda.
1. Complete os espaços abaixo com os sinônimos para casa.
a) Fazemos entregas à_________________
b) O governo fez um projeto de ___________________
c) Vende-se uma______________
d) Toda criança precisa de um _________________
TEMA/ASSUNTO
Leia o texto a seguir.
https://www.facebook.com/tirinhasinteligentess/photos/a.270710079665051/3269326133136749/?type=3&theater
2. Qual o assunto da tirinha.
a) preocupação
b) prova
c) estudo
d) passar
3. Qual a opinião de Charlie Brown sobre o
assunto?
a) ele acha fácil passar
na prova
b) ele acha difícil passar
na prova
c) ele acha impossível
passar na prova
d) ele está preocupado com
a prova
4. Sobre os argumentos usados por Charlie Brown
para defender sua opinião podemos afirmar que:
a) Ele faz uma comparação, ou seja, uma analogia.
b) Ele cita dados estatísticos (números) que provam
que é impossível
c) Ele mostra que na história nunca uma pessoa passou em uma
prova
d) Ele não apresenta um argumento que sustente
sua opinião.
5. A leitura do texto
permite inferir que:
a) As meninas são mais
estudiosas que os meninos.
b) As crianças não gostam
de estudar.
c) O Charlie Brown tentou
estudar, mas achou o conteúdo muito fácil.
d) O Charlie Brown não
tentou estudar, por isso acha que a prova será difícil.
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA
O assunto tem um significado mais
amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.
Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário
Político; todos são assuntos, não há delimitação.
O tema é um recorte do assunto. Ele
acarreta necessariamente um ponto de
vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia
geral, respeite o tema.
6. Na tirinha o assunto é uma prova.
Qual das alternativas abaixo NÃO poderia ser tema da tirinha.
a) A preocupação de alunos
com as provas escolares.
b) O hábito de alunos não
estudar para provas.
c) A impossibilidade de
alguns alunos realizarem provas.
d) A prática de alunos
fazer provas sem estudar.
7. Indique o assunto das manchetes de jornal abaixo
com apenas uma palavra para cada
alternativa?
a) “UFJF aprova ensino remoto emergencial na graduação”
b) “China concede
primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino, diz mídia estatal”
c) Domènec comemora primeira vitória: "Jogamos como o verdadeiro
Flamengo do ano passado"
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA: CONCLUSÃO
Para produção de texto é essencial
saber a diferença entre assunto e tema.
Na
interpretação de texto, geralmente as duas palavras são usadas como
sinônimas.
PARTE II: TESE/OPINIÃO
O que é tese na redação?
Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre
o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas
ou negativas.
Essa palavrinha vem do grego “thesis”,
que significa “proposição”. É aquilo que
você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos,
tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista.
Você pode defender qualquer tese, desde
que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.
Porém, é importante ter em mente que a
tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve
se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao
expor sua opinião.
8.Leia o cartum abaixo.
a) Qual a opinião do homem
sobre os professores?
b) O homem apresentou
algum argumento para fundamentar opinião?
9. Leia o texto abaixo.
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que
só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte
importante da cultura brasileira. É
verdade. Os cadernos de receita são registros
culturais. Primeiro, porque resgatam antigas
tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada
região. E ainda servem como
passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem
sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você
sabe do que eu estou falando)
a) Qual a opinião do autor
sobre as receitas que só nossa mãe ou avó sabe fazer?
b) Ele apresentou
argumentos para comprovar o que ele afirmou?
c) Retire do texto dois
argumento utilizados pelo autor para confirmar sua afirmação (opinião).
10. Leia a tirinha de
Alexandre Back.
a) Que texto o menino
mostra para a menina no terceiro quadrinho?
b) De acordo com o
contexto o que a menina está segurando.
c) Uma afirmação ou
negação baseada em fatos, pesquisas é chamada de:
( ) tese
( ) opinião
d) Uma afirmação ou
negação sem fundamentos é chamada de:
( ) tese
(
) opinião
TESE/OPINIÃO CONCLUSÃO:
Ao produzir um texto de opinião eu preciso provar o
que afirmo ou nego, essa afirmação é chamada tese.
Em uma conversa com amigos
eu não preciso provar com pesquisas, entrevistas ou fatos o que afirmo. Essa
afirmação é uma opinião.
PARTE III ARGUMENTAÇÃO.
O que é argumentar?
Argumentar é uma ação verbal na
qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma
opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de
determinado fato.
Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos,
virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos
que, justamente por isso, servem de
alicerce para a tese defendida.
Assim
como num jogo, quem argumenta faz
suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega,
contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas
essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do
público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho
certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
Um auditório é o conjunto dos que
assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto
em questão. Nos grandes debates, ele é o representante da opinião pública. Por
isso mesmo, a função do auditório é frequentemente decisiva para o debate.
Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria,
está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos leitores, ou seja, o
auditório.
Todo jogador desenvolve estratégias, isto
é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o
adversário. No jogo argumentativo,
entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que
precisam aderir à tese.
Leia o texto abaixo.
Golfinho também é gente
Apesar do título acima, esclareço logo
que eu não acho que golfinhos sejam “humanos”.
Mas podem ser “pessoas”. Se
considerarmos uma pessoa como um ser autônomo e ciente de sua identidade,
então, os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção. Em um estudo que fiz em 2001 com minha
colega Diana Reiss – Ph.D. em cognição e comportamento animal –, provamos que
os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos. Essa é uma
capacidade rara no mundo animal, um clube que, além de humanos, só havia
admitido os chimpanzés-anãos. Pelo menos até onde a ciência sabia.
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
11. Que dado cientifico comprova a tese do
autor?
12. Marque a alternativa
que NÃO apresenta um fato:
a) os golfinhos-
nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) os chimpanzés-anãos
reconhecem a si mesmos em espelho
c) os golfinhos têm todo o
direito de pleitear essa distinção
d) um estudo que fiz em
2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D.
13. A tese defendida pelo autor do texto é:
a) Golfinhos são humanos
b) Golfinho também é gente
c) Golfinhos podem ser
pessoas
d) Os golfinhos tem
direitos
14. O argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser
pessoas é:
a) Os golfinhos reconhecem
a si mesmos em espelhos.
b) Os golfinhos têm
direito de reivindicar a classificação de pessoas.
c) Pelo menos até onde a
ciência sabia.
d) Uma pessoa é um ser
autônomo e ciente de sua identidade.
Leia o texto.
Português popular
O Brasil anda mesmo em alta no mundo,
e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade. Segundo a coluna do
jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional
(COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance
de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão
realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos
Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida,
os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil. Nosso idioma vai
muito bem, obrigado.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar.
2010, p. 11.
15. Qual a tese defendida pelo autor?
a) O Brasil anda mesmo em
alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico
Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções
“linguísticas”:
c) Apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo
d) Em contrapartida, os
outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.
16. Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para
sustentar sua tese?
a) O Brasil anda mesmo em
alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico
Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções ‘linguísticas.
c) Haja vista a proximidade
dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.
d) Apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.
17. O argumento utilizado pelo autor para confirmar sua tese se baseia em:
a) Dados históricos
b) Dados estatísticos,
(números).
c) Estudo científico
d) Citação de exemplos.
18. Leia a tira abaixo
para responder as alternativas de a, b e c..
a) Qual argumento da mãe
para convencer o menino a comer verduras e legumes?
b) Que argumento que a mãe
uso para ela comer verduras e legumes.
c) Em que se baseia o humor
presente na tirinha.
RESUMO.
O texto de opinião
Possui um estrutura
que deve ser seguida. A estrutura é a seguinte: fato, opinião, tese e argumento. Vamos entender o que cada um
deles significa?
Por exemplo: O vulcão
Anak Krakatoa registrou duas erupções na noite de ontem e lançou uma coluna
de cinzas que chegou a 500 metros de altura no céu da Indonésia.
Por exemplo: No Brasil
não há vulcões, todos gostariam de morar aqui.
Por exemplo: a corrupção
existe no Brasil, em grande parte, porque não há Justiça eficiente.
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BIBLIOGRAFIA:
MARINO, Lori. Galileu:
março, 2010.
Língua Portuguesa, ano 4,
n. 53, mar. 2010, p. 11.
GABARITO:
1.
a) Domicílio
b) Habitação
c) Casa
d) Lar
2. b
3. c
4. d
5. d
6. c
7.
a) Educação
b) Saúde
c) Esporte
8.
a) Professor deveria trabalhar por amor e não por dinheiro.
b) Não
9.
a) O prato é parte importante da cultura brasileira
b) Sim
c) Os cadernos de receita são registros culturais.
Servem como passagens
de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que
tinha.
10.
a) Um “meme”.
b) Um texto de opinião.
c) Tese
d) Opinião
11. um
estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D
12. c
13. c
14. a
15. a
16. d
17. c
18.
a) Para ficar forte.
b) Pra emagrecer.
c) Na contradição dos argumentos.