GABARITO NO FINAL
HABILIDADES: (EF67LP04) Distinguir, em segmentos
descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
(EF67LP05) Identificar e avaliar
teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos
(carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.),
manifestando concordância ou discordância. (EF69LP05)
Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes,
gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de
palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos
iconográficos, de pontuação etc.
INTRODUÇÃO AOS TEXTOS DE OPINIÃO: TEMA/TESE
/ARGUMENTOS.
Há muitas palavras que são sinônimas, porém
não é adequado utiliza-las em qualquer contexto.
Por exemplo, sinônimo de casa: residência, domicílio, habitação, lar,
morada, moradia, vivenda.
1. Complete os espaços abaixo com os sinônimos para casa.
a) Fazemos entregas à_________________
b) O governo fez um projeto de ___________________
c) Vende-se uma______________
d) Toda criança precisa de um _________________
TEMA/ASSUNTO
Leia o texto a seguir.
https://www.facebook.com/tirinhasinteligentess/photos/a.270710079665051/3269326133136749/?type=3&theater
2. Qual o assunto da tirinha.
a) preocupação
b) prova
c) estudo
d) passar
3. Qual a opinião de Charlie Brown sobre o
assunto?
a) ele acha fácil passar
na prova
b) ele acha difícil passar
na prova
c) ele acha impossível
passar na prova
d) ele está preocupado com
a prova
4. Sobre os argumentos usados por Charlie Brown
para defender sua opinião podemos afirmar que:
a) Ele faz uma comparação, ou seja, uma analogia.
b) Ele cita dados estatísticos (números) que provam
que é impossível
c) Ele mostra que na história nunca uma pessoa passou em uma
prova
d) Ele não apresenta um argumento que sustente
sua opinião.
5. A leitura do texto
permite inferir que:
a) As meninas são mais
estudiosas que os meninos.
b) As crianças não gostam
de estudar.
c) O Charlie Brown tentou
estudar, mas achou o conteúdo muito fácil.
d) O Charlie Brown não
tentou estudar, por isso acha que a prova será difícil.
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA
O assunto tem um significado mais
amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.
Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário
Político; todos são assuntos, não há delimitação.
O tema é um recorte do assunto. Ele
acarreta necessariamente um ponto de
vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia
geral, respeite o tema.
6. Na tirinha o assunto é uma prova.
Qual das alternativas abaixo NÃO poderia ser tema da tirinha.
a) A preocupação de alunos
com as provas escolares.
b) O hábito de alunos não
estudar para provas.
c) A impossibilidade de
alguns alunos realizarem provas.
d) A prática de alunos
fazer provas sem estudar.
7. Indique o assunto das manchetes de jornal abaixo
com apenas uma palavra para cada
alternativa?
a) “UFJF aprova ensino remoto emergencial na graduação”
b) “China concede
primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino, diz mídia estatal”
c) Domènec comemora primeira vitória: "Jogamos como o verdadeiro
Flamengo do ano passado"
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA: CONCLUSÃO
Para produção de texto é essencial
saber a diferença entre assunto e tema.
Na
interpretação de texto, geralmente as duas palavras são usadas como
sinônimas.
PARTE II: TESE/OPINIÃO
O que é tese na redação?
Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre
o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas
ou negativas.
Essa palavrinha vem do grego “thesis”,
que significa “proposição”. É aquilo que
você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos,
tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista.
Você pode defender qualquer tese, desde
que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.
Porém, é importante ter em mente que a
tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve
se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao
expor sua opinião.
8.Leia o cartum abaixo.
a) Qual a opinião do homem
sobre os professores?
b) O homem apresentou
algum argumento para fundamentar opinião?
9. Leia o texto abaixo.
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que
só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte
importante da cultura brasileira. É
verdade. Os cadernos de receita são registros
culturais. Primeiro, porque resgatam antigas
tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada
região. E ainda servem como
passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem
sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você
sabe do que eu estou falando)
a) Qual a opinião do autor
sobre as receitas que só nossa mãe ou avó sabe fazer?
b) Ele apresentou
argumentos para comprovar o que ele afirmou?
c) Retire do texto dois
argumento utilizados pelo autor para confirmar sua afirmação (opinião).
10. Leia a tirinha de
Alexandre Back.
a) Que texto o menino
mostra para a menina no terceiro quadrinho?
b) De acordo com o
contexto o que a menina está segurando.
c) Uma afirmação ou
negação baseada em fatos, pesquisas é chamada de:
( ) tese
( ) opinião
d) Uma afirmação ou
negação sem fundamentos é chamada de:
( ) tese
(
) opinião
TESE/OPINIÃO CONCLUSÃO:
Ao produzir um texto de opinião eu preciso provar o
que afirmo ou nego, essa afirmação é chamada tese.
Em uma conversa com amigos
eu não preciso provar com pesquisas, entrevistas ou fatos o que afirmo. Essa
afirmação é uma opinião.
PARTE III ARGUMENTAÇÃO.
O que é argumentar?
Argumentar é uma ação verbal na
qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma
opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de
determinado fato.
Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos,
virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos
que, justamente por isso, servem de
alicerce para a tese defendida.
Assim
como num jogo, quem argumenta faz
suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega,
contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas
essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do
público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho
certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
Um auditório é o conjunto dos que
assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto
em questão. Nos grandes debates, ele é o representante da opinião pública. Por
isso mesmo, a função do auditório é frequentemente decisiva para o debate.
Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria,
está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos leitores, ou seja, o
auditório.
Todo jogador desenvolve estratégias, isto
é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o
adversário. No jogo argumentativo,
entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que
precisam aderir à tese.
Leia o texto abaixo.
Golfinho também é gente
Apesar do título acima, esclareço logo
que eu não acho que golfinhos sejam “humanos”.
Mas podem ser “pessoas”. Se
considerarmos uma pessoa como um ser autônomo e ciente de sua identidade,
então, os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção. Em um estudo que fiz em 2001 com minha
colega Diana Reiss – Ph.D. em cognição e comportamento animal –, provamos que
os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos. Essa é uma
capacidade rara no mundo animal, um clube que, além de humanos, só havia
admitido os chimpanzés-anãos. Pelo menos até onde a ciência sabia.
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
11. Que dado cientifico comprova a tese do
autor?
12. Marque a alternativa
que NÃO apresenta um fato:
a) os golfinhos-
nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) os chimpanzés-anãos
reconhecem a si mesmos em espelho
c) os golfinhos têm todo o
direito de pleitear essa distinção
d) um estudo que fiz em
2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D.
13. A tese defendida pelo autor do texto é:
a) Golfinhos são humanos
b) Golfinho também é gente
c) Golfinhos podem ser
pessoas
d) Os golfinhos tem
direitos
14. O argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser
pessoas é:
a) Os golfinhos reconhecem
a si mesmos em espelhos.
b) Os golfinhos têm
direito de reivindicar a classificação de pessoas.
c) Pelo menos até onde a
ciência sabia.
d) Uma pessoa é um ser
autônomo e ciente de sua identidade.
Leia o texto.
Português popular
O Brasil anda mesmo em alta no mundo,
e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade. Segundo a coluna do
jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional
(COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance
de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão
realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos
Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida,
os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil. Nosso idioma vai
muito bem, obrigado.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar.
2010, p. 11.
15. Qual a tese defendida pelo autor?
a) O Brasil anda mesmo em
alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico
Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções
“linguísticas”:
c) Apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo
d) Em contrapartida, os
outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.
16. Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para
sustentar sua tese?
a) O Brasil anda mesmo em
alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico
Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções ‘linguísticas.
c) Haja vista a proximidade
dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.
d) Apenas 5 pessoas, em
meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.
17. O argumento utilizado pelo autor para confirmar sua tese se baseia em:
a) Dados históricos
b) Dados estatísticos,
(números).
c) Estudo científico
d) Citação de exemplos.
18. Leia a tira abaixo
para responder as alternativas de a, b e c..
a) Qual argumento da mãe
para convencer o menino a comer verduras e legumes?
b) Que argumento que a mãe
uso para ela comer verduras e legumes.
c) Em que se baseia o humor
presente na tirinha.
RESUMO.
O texto de opinião
Possui um estrutura
que deve ser seguida. A estrutura é a seguinte: fato, opinião, tese e argumento. Vamos entender o que cada um
deles significa?
Por exemplo: O vulcão
Anak Krakatoa registrou duas erupções na noite de ontem e lançou uma coluna
de cinzas que chegou a 500 metros de altura no céu da Indonésia.
Por exemplo: No Brasil
não há vulcões, todos gostariam de morar aqui.
Por exemplo: a corrupção
existe no Brasil, em grande parte, porque não há Justiça eficiente.
|
BIBLIOGRAFIA:
MARINO, Lori. Galileu:
março, 2010.
Língua Portuguesa, ano 4,
n. 53, mar. 2010, p. 11.
GABARITO:
1.
a) Domicílio
b) Habitação
c) Casa
d) Lar
2. b
3. c
4. d
5. d
6. c
7.
a) Educação
b) Saúde
c) Esporte
8.
a) Professor deveria trabalhar por amor e não por dinheiro.
b) Não
9.
a) O prato é parte importante da cultura brasileira
b) Sim
c) Os cadernos de receita são registros culturais.
Servem como passagens
de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que
tinha.
10.
a) Um “meme”.
b) Um texto de opinião.
c) Tese
d) Opinião
11. um
estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D
12. c
13. c
14. a
15. a
16. d
17. c
18.
a) Para ficar forte.
b) Pra emagrecer.
c) Na contradição dos argumentos.
Excelente material!!!
ResponderExcluirAdorei seu material!! Muito Bom!
ResponderExcluirobrigada por essa força!
ResponderExcluirMaravilhoso explicação ótima obg..
ResponderExcluirEXCELENTE, professor!
ResponderExcluirTudo que estava precisando para aplicar na minha turma.
Valeu!!
GOSTEI MUITO DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES
ResponderExcluirAdorei o material. Vou utilizá-lo numa aula de reforço. Obrigada por compartilhar as atividades! Um abraço!
ResponderExcluirMaterial excelente, muito obrigada, professor.
ResponderExcluirGrande material, professor!! Parabéns pelo empenho... molecadinha bem preparada, com certeza!!
ResponderExcluirÓtimo material; Parabéns
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo material!
ResponderExcluir