HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).
Leia a tirinha.
a) incrédulo
b) descontente
c) ilegal
d) agora
a) lâmpada
b) pedrada
c) azulado
d) formado
a) tamanho
b) bastante
c) embora
d) devolve.
ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).
Leia a tirinha.
HABILIDADES: (EF69LP55), (EF69LP56), (EF67LP32)
Leia a tirinha
|
Te Amo Sem Compromisso (To Nem Aí) MC Doni Romance, compromisso, comigo não rola Te avisei pra não se apegar Tá gamada, gatona, e agora? Tá provando do próprio veneno O mundo deu volta e a vida é assim Ontem eu falei que te amava, mas hoje eu já te esqueci Tô nem aí, tô nem aí |
Disponível em: < https://www.letras.mus.br/mc-doni/te-amo-sem-compromisso-to-nem-ai/#letras:1007741 > acesso em:16/11/2020
LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL
|
Quando escrevemos um texto, ou vamos a uma entrevista de
emprego utilizamos a linguagem formal
também chamada de variante padrão ou
culta. É a que aprendemos na escola. Quando estamos com pessoas íntimas
podemos usar a linguagem informal
também chamada de variante coloquial.
A linguagem coloquial apresenta
variações regionais, históricas e sociais. Características: abreviações,
gírias, palavrões e falta de concordância verbal ou nominal. |
|
Eu estou |
Nós estamos |
|
Tu estás |
Vós estais |
|
Ele está |
Eles estão |
5. Marque a alternativa em que há linguagem FORMAL.
a) Tá provando do próprio veneno
b) Romance, compromisso, comigo não rola
c) Ontem eu falei que te amava
MITO HÉRCULES
Hércules nasceu
com o destino traçado. Seria o maior herói da Grécia. O pai dele, Zeus, era
imortal. Mas a mãe, Alcmena, era mortal como todos nós. Resultado: o garotão
era semideus – meio mortal, meio imortal. Para não morrer nunca, precisava
tomar o leite de uma imortal. O pai, então, bolou um plano.
Fez com que Hera
encontrasse o menino sozinho. Ele chorava de fome. Com pena da criança faminta,
a deusa lhe deu o peito. Ele sugou com tanta força que ela o afastou com
rapidez. Um esguicho de leite se esparramou pelo
firmamento. Assim, foi criada a Via Láctea – o caminho que
os heróis seguem para entrar no Olimpo.
Nesse momento,
apareceu Alcmena. Hera se deu conta de que tinha sido enganada. Ao alimentar o
bebê tornou-o indestrutível. Furiosa, jurou vingança. Perseguiu Hércules sem
pena. Pôs no berço dele duas cobras venenosas para que o picassem. Mas o
meninão pegou uma serpente com cada mão e estrangulou as duas. Foi um show.
SQUARISI, Dead. Deuses do Olimpo para gente pequena e gente grande
também.
1ª ed.:São Paulo: Geração Editorial, 2013.
1- Releia algumas frases do texto: “O pai então bolou um plano.”; “Mas o meninão pegou uma serpente com
cada mão”, “Foi um show.” As palavras destacadas são gírias e
costumam ser empregadas em textos informais. Sabendo disso, responda: a que
faixa etária de leitor o autor, provavelmente, quer atingir?
______________________________________________________________________________________________________________________
2- O autor emprega diferentes palavras ao longo do texto
para se referir ao personagem Hércules. Circule essas palavras.
3- Copie, do 1.º parágrafo, uma frase em que esteja claro
que o autor está conversando com o leitor:
______________________________________________________________________________________________________________________
4- A galáxia em que vivemos é chamada de “Via Láctea”, ou
seja, uma via ou um caminho de leite. Segundo a história de Hércules, qual a
causa da galáxia ter recebido este nome?
______________________________________________________________________________________________________________________
5- O texto termina com a frase: “Foi um show!” Por que esta palavra está escrita em itálico?
______________________________________________________________________________________________________________________
Williams, Márcia. Egito Antigo: contos de deuses e faraós.
[tradução: Adriana Scwartz], 1ª ed. SP. Ática, 2012.
1- De acordo com o terceiro parágrafo, com que astro celeste
o deus Rá se parece? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________
2- Podemos dizer que o primeiro faraó do Egito era divino?
Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________
3- O 6.º parágrafo fala sobre as criações de Rá. Circule, no
parágrafo, as palavras ou expressões que dão ideia de tempo e de que as
criações ocorreram em sequência, ou seja, uma após a outra.
POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES?
Quem sabe dessa
história é um dos mais espertos animais da floresta. Escutem só a sua versão: o gato-do-mato,
depois de passar o dia inteiro caçando sem resultados, deitou-se para descansar
embaixo de uma árvore gigantesca. Mas os mosquitos não o deixavam dormir em paz.
— Ei, macaco! –
gritou o gato-do-mato, ao ver um deles saltitando entre as grossas raízes. —
Venha me ajudar a espantar as moscas — pediu, como se costumava fazer entre os
amigos.
O macaco não
perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos.
O gato-do-mato, embalado pelo ventinho gostoso, caiu num sono profundo.
O macaco, que
adora uma brincadeira, amarrou a cauda do gato-do-mato no tronco de uma
mangueira e fugiu aos saltos.
Quando o
bichano acordou, ele, por mais que tentasse, não conseguia sair do lugar.
Apavorado, começou a gritar por socorro.
Uma lesma,
muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:
— O que foi? –
disse ela, esticando a cabecinha pra fora da concha.
— Por favor, me
desamarre – implorou o gato-do-mato.
— Você não vai
me pegar, depois que eu te soltar? – assegurou-se a cautelosa lesma.
— Não, eu juro.
Assim que foi
libertado, o gato-do-mato agradeceu muito e fez outro pedido;
— Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã
todos devem ir ao meu enterro.
No outro dia,
todos os bichos, inclusive o macaco, compareceram em peso no funeral. Conforme
velhos costumes, dançaram e cantaram em torno do corpo do amigo, estendido no
chão.
De repente, o
gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido
e escapuliu pulando de galho em galho.
Foi assim que os
macacos passaram a viver em cima das árvores. Só descem quando o gato-do-mato
não está por perto.
BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar.
SP: Editora do Brasil, 2001.
1- Qual era a causa do gato-do-mato não conseguir dormir?
_____________________________________________________________________________________________
2- “O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a
afugentar os perturbadores de
sonhos.” A quem se refere a
expressão em destaque?
_____________________________________________________________________________________________
3-“Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e
perguntou o que estava acontecendo:” Que parte do trecho apresentado expressa a
opinião do narrador sobre a lesma?
_________________________________________________________________________________________________________________
4- Qual foi o plano que o gato-do-mato arquitetou para se
vingar do macaco?
_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
5- “De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o
macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.”
Que palavra introduz o fato de que o plano do gato-do-mato
não deu certo, ou seja, aconteceu o contrário do que ele queria?
_________________________________________________________________________________________________________________
6- Relacione os momentos da narrativa, enumerados de 1 a 5, aos fatos acontecidos na fábula:
|
Momentos da
narrativa |
||
|
1 - Situação
inicial (Ou apresentação) |
Geralmente, o início do texto de base narrativa, em que
podem ser apresentados os elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens),
situando o leitor. |
|
|
Complicação |
2 – Conflito gerador |
Momento em que surge um fato novo que muda o rumo da história,
iniciando o conflito. |
|
3 - Clímax |
Momento culminante, de maior tensão dentro da história. |
|
|
4 - Desfecho |
Conclusão da história, normalmente apresentando a solução
do conflito. |
|
|
Fatos acontecidos |
|
( ) 14.º e 15.º parágrafos. |
|
( ) 13.º
parágrafo. |
|
( ) 1.º ao 3.º
parágrafo. |
|
( ) 4.º ao 12.º parágrafo. |
7- As fábulas podem ter um narrador personagem ou um
narrador observador.
RELEMBRANDO... Narrador- personagem: Participa da história.
Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em primeira pessoa.
Narrador- observador: Não participa da história. Podemos
percebê-lo pelos verbos e pronomes em terceira pessoa.
Que tipo de narrador apresenta esta fábula? Copie do texto
um trecho que comprove sua resposta:
_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
8. “- Avise aos animais da floresta que eu morri e que
amanhã todos devem ir ao meu enterro.”
Copie do 13.º parágrafo a palavra que o narrador empregou
para evitar a repetição da palavra destacada:
MITO THOR
Thor (filho de
Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da
natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um
martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas
subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu
martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um
bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que
duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.
Thor era
corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e, embora a
inteligência não fosse um de seus maiores dons, estava sempre disposto a ajudar
seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o
mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do
caos: Jörmungand.
Desde pequeno
Thor destacou-se por seu grande tamanho e força (era o mais forte entre os
homens e desuses), por isso sua mãe, incapaz de controlá-lo, o enviava pra
longe de sua casa, e confiava seus cuidados a Vingnir (o alado) e a Hlora
(calor). Estes pais adotivos, que também eram considerados a personificação dos
relâmpagos difusos, rapidamente conseguiram controlá-lo e o criaram tão
sabiamente que os deuses guardaram uma doce lembrança de seus amáveis serviços.
Thor viajava num
carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e
Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a
peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse
continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder
regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida.
Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grimnismál, que afirma ser tal palácio o maior de todos, possuía 540 quartos.
https://www.infoescola.com/mitologia/thor/
Antes de o cristianismo chegar à Noruega, os habitantes [...] acreditavam que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. A palavra “trovão” – “torden” em norueguês – quer dizer exatamente “o ruído de Thor”. [...] Quando troveja e relampeja, geralmente também chove, um fenômeno vital para os camponeses da era dos vikings. Por isso Thor passou a ser adorado como deus da fertilidade.
(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 1 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 405.)
O fragmento de texto acima ilustra uma narrativa:
a) mitológica.
b) filosófica.
c) científica.
d) racional.
e) reflexiva.
http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_441_2019_Simulado%20Objetivo_S3_6ano_1Tri_GABARITADA.pdf