segunda-feira, 22 de agosto de 2022
quarta-feira, 3 de agosto de 2022
EXERCÍCIO ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS
Obs.: Nas turmas com mais dificuldade eu destaquei a sílaba tônica para facilitar.
REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS
1. São acentuadas
as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas
ou não de -s. EX: cajá, café, cipó, armazém. cajás, cafés,
cipós, armazéns. 2. Todas as
palavras proparoxítonas são acentuadas. EX: gráfico, lâmpada. |
EXERCÍCIO
1. Observe as regras de acentuação 1 e 2 para acentuar as palavras
abaixo de necessário.
A) ABOBORA
B) MARACUJA
C) ESCOLA
D) JACARE
E) ARVORA
F) DEBOCHE
G) PENALTI
H) ABACAXI
I) MEDICO
J) DOMINO
K) TALARICO
L) URUBU
M) CAJU
N) ARMAZEM
O) CORAGEM
P) PARABENS
Q) PALETO
R) PALITO
terça-feira, 2 de agosto de 2022
CONTO PEQUENO TERROR PRODUÇÃO
Obs.: Para prof. Ao utilizar o texto eu retirei os três últimos parágrafos e pedi para os alunos criarem um final. Pedi para três alunos lerem um de cada vez. Depois que responderam o exercício 1 alguns leram para turma o seu final. Também pedi a eles que lessem a resposta do exercício 2 após respondermos o 1.
Voltando para casa
https://fanfiction.com.br/historia/510931/Pequenos_contos_de_Terror/capitulo/2/
Posso dizer que minha relação com minha mãe nunca foi das melhores.
Você, já foi,
ou ainda é adolescente, deve entender, eu tinha minhas vontades.
Acabei me
metendo em coisas erradas.
Que eu me lembre,
tudo começou com as drogas, aí virei traficante, e quando vi, estava sendo
perseguido por tudo quanto é tipo de gente perigosa.
Aí
as discussões foram ficando cada vez mais constantes, e chegou a um ponto que
eu não aguentava mais ficar em casa.
Um dia eu
resolvi sair, não avisei ninguém, apenas sai.
Algo na minha
cabeça me dizia que eu não deveria voltar, eu deveria apenas ficar na rua. Eu
nunca mais voltei. Nunca mais vi minha mãe, um pouco por achar que ela não está
preparada para conviver comigo.
Eu tinha vontade
de voltar, mas não conseguia algo, algo me impedia.
Mas hoje eu
resolvi voltar, e voltei.
Entro em casa e
encontro minha mãe sentada no sofá da sala.
Quando me vê,
ela entra em choque, começa a gritar, a jogar coisas, como eu suspeitei.
Está na hora de
voltar para a minha cova.
https://pt.plusfiction.com/book/510931/chapter/2
Responda:
2. Levante hipóteses sobre quais os possíveis motivos da
relação do narrador e sua mãe não serem das melhores.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Que palavra o narrador utiliza no texto para se dirigir
ao leitor?
_______________________________________
Coesão: Além de utilizar sinônimos também podemos utilizar pronomes para realizar a coesão textual.
1- Escreva as frase substituindo as palavras em destaques
por pronomes pessoais do caso reto:
( Eu, Tu, Ele ou Ela,
Nós Vós, Eles ou Elas)
a) Marco
saiu apressado.___________________________________________________________
b) Adriely e Alice
foram à praia. ______________________________________________________
c) Davi e Kauan e
eu fomos ao cinema. ___________________________________________________
d) João Gabriel e
seu irmão estão na escola._______________________________________________
e) As crianças
se divertiram muito. _____________________________________________________
terça-feira, 26 de julho de 2022
COESÃO 6º E 7º ANO SINÔNIMOS
Obs.: Passei a parte teórica no quadro branco junto com os sinônimos e entreguei o texto para os alunos completarem. Utilizei duas aulas. Em uma turma demorou os dois tempos, na outra eles acabaram antes aí aproveitei para ler o texto e conversar sobre o tema.
COESÃO 6º e7 ANO
A coesão é a relação entre as partes de
um texto. Entre os recursos coesivos
temos a substituição de substantivos por sinônimos.
Complete os espaços em branco no texto com
um sinônimo da palavra destacada anteriormente.
Você pode
utilizar os sinônimos do quadro abaixo:
Cônjuge,
companheira, mulher, descendente, fruto, rebento, funcionária, doméstica,
filhote, cão, vira-lata, animal, mamífero, genitora, gerente, líder, mulher,
idosa, dona, boticário, madre, chefe, administrador, dirigente. |
O Círculo da Tolerância
Um famoso senhor com
poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa,
porque estava com ódio naquele momento.
O ________________________,
chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que
estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.
Sua _______________________ gritou
com a empregada que quebrou um prato.
A __________________________ chutou um
cachorrinho no qual tropeçara.
O__________________________ saiu
correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela
rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
Essa____________________________ foi
à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico,
porque a vacina doeu ao ser aplicada.
O ________________________,
chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do
seu agrado.
Sua __________________________,
tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o
na testa, dizendo:
“Filho querido, prometo que
amanhã farei o seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa
de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem
limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá
melhor.”
E retirou-se deixando seu ___________________
sozinho com os seus pensamentos…
Naquele
momento, rompeu o
círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…
domingo, 24 de julho de 2022
CONTO PEQUENO MEDO CORA CORALINA
CONTO – Medo - Cora Coralina
Viajava uma jardineira, expresso
ou perua, como se diz, de Goiânia para Goianópolis. Levava na coberta, entre
malas e trouxas, um caixão vazio de defunto, destinado para uma pessoa falecida
naquele distrito.
Logo adiante na estrada, um homem
parado, dá sinal e a perua para.
Dentro, tudo cheio. O homem que
precisava seguir viagem aceitou de viajar na coberta com os volumes e o caixão
vazio. Subiu. O tempo tinha se fechado para chuva e logo começou a pingar
grosso. O sujeito em cima achou que não seria nada demais ele entrar dentro do
caixão e ali se defender da chuva. Pensou e melhor fez. Entrou, espichou bem as
pernas, ajeitou a cabeça na almofada que ia dentro, puxou a tampa e, bem
confortado, ouvia a chuva cair.
Mais adiante, dois outros esperavam
condução. Deram sinal e a perua parou de novo; os homens subiram a escadinha e
se acocoraram no alto. Iam conversando e molhados com a chuva fina e
insistente.
Passado algum tempo o que ia
resguardado escutando a conversa ali em cima levantou devagarinho a tampa do
caixão e perguntou de dentro, só isto: "Companheiro, será que a chuva já
passou?". Foi um salto só que os dois embobados fizeram correndo. Um
quebrou a perna, o outro partiu braços e costelas e ficaram ambos estatelados
do susto e sem fala, na estrada.
http://lendolivre.blogspot.com/2011/03/medo-cora-coralina.html
http://lendolivre.blogspot.com/2011/03/medo-cora-coralina.html
Estrutura da
narrativa
Uma história possui uma situação inicial. Logo após esse momento surge um conflito, esse conflito possuirá
um ponto de maior tensão chamado de clímax.
No conto “Medo”, de Cora Coralina, o conflito se dá:
a) no momento em que um dos caroneiros entra no caixão
para se esconder da chuva;
b) no momento em que os três caroneiros se encontram;
c) no momento em que o primeiro caroneiro entra na
perua;
d) no momento em que os dois últimos caroneiros se
machucam ao fugirem.
O clímax é
o ponto máximo de tensão, resultante da convergência de vários conflitos
vividos pelos personagens de uma história. No conto em estudo, o clímax acontece
no momento em que:
a) o primeiro caroneiro desce do carro.
b) o homem sai do caixão e os outros dois caroneiros
se assustam e saltaram da perua.
c) a chuva começa a cair.
d) os dois caroneiros percebem que não têm nenhum
morto no caixão.
Elementos da narrativa
Elementos
da Narrativa
• Narrador
- é aquele que conta a história. Dividem-se em: narrador personagem (participa
da história) e narrador observador (não participa da história), e narrador
onisciente (não participa da história, mas sabe o que as personagens pensam).
• Enredo-
trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as
ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.
• Personagens
- são aqueles que praticam as ações na narrativa sendo classificados em:
personagens principais (protagonista e antagonista podem ser mais de um) e
personagens secundários.
• Tempo
- uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou
psicológico. O tempo pode ser indeterminado como: Há muito tempo, certa vez....
• Espaço
- local ou locais onde a narrativa se desenvolve. Pode ser um ambiente físico,
ambiente psicológico ou ambiente social.
A construção de um enredo exige também a presença da solução do conflito produzido
pelas ações dos personagens. As duas palavras que caracterizam o desfecho
presente no conto em estudo são:
a) Engraçado e aliviador;
b) Assustador e desafiador;
c) Animado e assustador;
d) Engraçado e doloroso;
O conto Medo retirado do livro De medos e
assombrações, de Cora Coralina, trata-se de uma narrativa que:
a) Conta a história de alguns caroneiros que se
assustam com um defunto;
b) Conta a história ficcional de um defunto que ganha
vida no decorrer da narrativa.
c) Conta a história de um caroneiro que se esconde em
um caixão para se proteger da chuva e assusta outros dois caroneiros que entram
depois.
d) Conta uma história real, de pessoas abandonadas na
estrada pedindo corona;
Os componentes físicos que servem de cenário ao
desenrolar da ação e aos movimentos dos personagens constituem o chamado espaço da narrativa: trata-se de mais
um dos elementos do mundo construído pelo ficcionista. No conto “Medo”, em qual
espaço se passam os fatos da narrativa?
a) Na cidade de Goiás, pois a escritora é da cidade de
Goiás;
b) Sabe-se apenas que viajavam de Goiânia para
Goianápolis.
c) Como é dito no texto, acontece em Goiânia.
d) Na cidade de Goianápolis, interior de Goiás.
O narrador pode ser: narrador PERSONAGEM, narrador OBSERVADOR
E narrador ONISCIENTE. No conto, o narrador é:
a) Personagem e observador;
b) Onisciente e personagem;
c) Observador e onisciente;
d) Todas as alternativas.
quinta-feira, 16 de junho de 2022
PROVA VERBOS MODO INDICATIVO 7º ano
Observação: Não trabalhei exercícios com a 2ª pessoa, pois as turmas estão tendo muitas dificuldades. A maioria dos erros cometidos pelos alunos nessa atividade foi nas alternativas em que o sujeito está no plural, (apesar de ter sido explicaado) acredito que seja devido a influencia da linguagem oral.
A Beleza Total, de Drummond
A beleza de Gertrudes fascinava todo
mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto,
recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não
ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o
espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não
podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes,
por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro,
que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado
aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia
confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara
com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera
assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se
incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia
cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando,
imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a
beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.
1. Circule no
texto cinco verbos e depois os escreva nas linhas abaixo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Passe as
orações abaixo para o pretérito perfeito e para o pretérito imperfeito VA/IA.
a) Paula
arruma a casa cedo.
Pretérito
imperfeito:_______________________________________________________________________
Pretérito
perfeito:_________________________________________________________________________
b) Otávio não
perde um jogo.
Pretérito
imperfeito:_______________________________________________________________________
Pretérito
perfeito:_________________________________________________________________________
c) Os alunos
realizam as atividades.
Pretérito
imperfeito:_______________________________________________________________________
Pretérito
perfeito:_________________________________________________________________________
3. Os verbos
são agrupados em três conjugações: 1ª conjugação – amar- AR, 2ª conjugação vender
- ER e 3ª conjugação partir- IR. Identifique a qual conjugação pertencem os
verbos abaixo.
a) A moça vivia confinada num salão
_____________________________________
b) A beleza de
Gertrudes fascinava todo
mundo e a própria Gertrudes.
_____________________________________
c) Gertrudes
não podia fazer nada. Nascera
assim, este era o seu destino fatal.
______________________________________
d) O Senado
aprovou lei de emergência, proibindo
Gertrudes de chegar à janela.
______________________________________
e) Nascera assim, este era o seu
destino fatal: a extrema beleza.
_____________________________________
Os textos abaixo poderão ajuda-los a
responder as questões.
Será que já
existiu vida em Marte?
Para obter pistas que ajudem a responder a
essa pergunta, em 2020, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançará a
missão Marte 2020, que aterrissará no planeta vermelho para coletar amostras.
A sonda será responsável por recolher
rochas e partes do solo marcianos e levá-los para a Terra, onde serão
analisados por especialistas em laboratórios. Segundo os cientistas, no
passado, a região que será explorada costumava ter características que
favoreciam a existência de seres microscópicos.
A escola da vida
Ah, você adoraria ter presenciado a primeira reunião entre os alunos da Escola
da Bicharada e os da Escola da Civilização! Foi um sucesso! Tanto as crianças
filhas dos humanos como os bichinhos filhos dos bichos entusiasmaram-se com a
proposta que foi finalmente aprovada: as duas escolas iriam juntar-se numa só. Assim,
convivendo com a natureza e fazendo amizade com os bichos, os filhos dos
humanos, quando crescessem, não teriam coragem de caçar os próprios ex-colegas
de escola!
Quem gostou mesmo da nova escola foram os filhos dos humanos. Afinal, quem não gostaria
de poder brincar todos os dias com coelhinhos, macaquinhos e até uma oncinha
mansa, como a Afonsinha?
E, assim, foi criada a Escola da Vida, onde todos os alunos aprenderão que
Natureza e Civilização podem conviver tranquilamente!
Pedro
Bandeira. “A Escola da Vida”. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 21-22.
4. Mude as
orações abaixo para o futuro do presente e futuro do pretérito RIA.
a) Ana anota
as explicações.
Futuro do
pretérito:_______________________________________________________________________
Futuro do
presente:_______________________________________________________________________
b) As crianças
estudam nas férias.
Futuro do
pretérito:_______________________________________________________________________
Futuro do
presente:_______________________________________________________________________
c) Nós
realizamos um encontro no sábado.
Futuro do
pretérito:_______________________________________________________________________
Futuro do
presente:_______________________________________________________________________
d) Eu acordo
cedo no feriado.
Futuro do
pretérito:_______________________________________________________________________
Futuro do presente:_______________________________________________________________________
e) Ela permite
trabalhos em dupla.
Futuro do
pretérito:_______________________________________________________________________
Futuro do
presente:_______________________________________________________________________
5. Complete os
espaços com os verbos e os tempos entre parênteses.
a) Pedro
_________________________um ótimo resultado na prova. (alcançar- futuro do
presente)
b) Ninguém
________________________se fosse fácil. (reclamar- futuro do pretérito)
c)
Eu__________________________ com o que você disse. (concordar-presente)
d)
Maria_______________________ as questões rápido. (terminar - pretérito perfeito)
e) Você
______________________para o ponto quando o ônibus passou.( caminhar- pretérito
imperfeito)