PáginasDESCRITOR

domingo, 4 de setembro de 2022

FATO E OPINIAO EXERCÍCIOS

 

Leia a tirinha com atenção.









https://mentirinhas.com.br/mentirinhas-872/

1. Qual o assunto principal da tirinha.

a) Redução da maioridade penal;

b) Comentários ofensivos na internet;

c) internet;

d) ponto de vista.

 

2. Além do assunto principal, que outro assunto é abordado na tirinha?

a) Redução da maioridade penal;

b) Comentários ofensivos na internet;

c) internet;

d) ponto de vista.

 

3. Só NÃO HÁ opinião em:

a) Acho que a redução da maioridade penal não resolve o problema;

b) Aqui é a internet, não há lugar para opiniões;

c) O respeito está morto;

d) Minha mãe já morreu...

 

4. As opiniões das personagens sobre o assunto são:

a) iguais;

b) complementares;

c) contraditórias;

d) semelhantes.

 

5. A interjeição “Tá maluco!” indica:

a) uma pergunta

b) preocupação

c) alegria

d) alívio

 

6. A reescrita da interjeição “Tá maluco!” obedecendo às regras gramaticais e mantendo o mesmo significado ficaria:

a) Está maluco!

b) Esta maluco!

c) Você tá maluco!

d) Tá maluco?

 

7. “Tá maluco!” é exemplo de linguagem:

a) formal

b) informal

c) culta

d) padrão

 

8. A única alternativa em que a apalavra destacada NÃO está no sentido figurado (conotativo) é:

a) O respeito está morto.

b) quem vai ligar pra isso?

c) Minha mãe já morreu...

d) Acorda, rapaz!

 

9. De acordo com a leitura da tirinha, podemos dizer que o autor:

a) Acha a internet um local inadequado para defendermos nossas ideias

b) acha a internet um lugar adequado para expor nosso ponto de vista

c) acredita que devemos partilhar nossas concepções de mundo na internet.

d) Acredita que a internet é um espaço de diálogo.

 

10. “Você nem me conhece...” As reticências nesse fragmento foram empregadas para indicar:

a) Que o amigo tapou a boca do outro com a mão

b) A suspensão da fala da personagem.

c) Que a personagem foi insultada.

d) Que a personagem caluniada.

 

GABARITO:

1.B

2.A

3.D

4.C

5.B

6.A

7. B

8. C

9. A

10. B

 


quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CONJUNÇÃO COORDENADA

CONJUNÇÃO

BNCC • PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais)

EXERCÍCIO DE REVISÃO

CONJUNÇÕES COORDENADAS

 

 

CONJUNÇÃO

RELAÇÃO DE

EXEMPLOS

1

+

ADITIVAS

ADIÇÃO

Soma

E, Nem,

Mas também...

2

X

ADVERSATIVAS

OPOSIÇÃO

Contraste

Mas, Porém, Contudo,

Todavia, no entanto, entretanto

3

+/-

ALTERNATIVAS

ALTERNÂNCIA

Ou...ou, Ora...ora, Quer...quer

4

=

CONCLUSIVAS

CONCLUSÃO

Logo , PorTanto, então

Por isso, assim

5

?

EXPLICATIVAS

EXPLICAÇÃO

 

Que, Porque, Porquanto.

 

I) Circule as conjunções das orações abaixo. Classifique-as e diga a relação de sentido estabelecida por elas:

 

 

Classificação

Relação de sentido

1

Não tenha receio, porque eu a protegerei.

 

 

2

Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.

 

 

3

Ou você fala com ele, ou espera que ele o chame.

 

 

4

As árvores balançam, logo está ventando.

 

 

5

 Fique quieto, que está incomodando.

 

 

6

 Não demore, porque já é tarde.

 

 

7

 Comprei o protetor solar e fui à praia.

 

 

8

Ambos se amavam, contudo não se falavam.

 

 

9

 Vá agora, porque o ônibus já vai partir.

 

 

10

 O dia está agradável, por isso devemos aproveitá-lo.

 

 

11

 

 

 

12

 A doença vem a cavalo e volta a pé.

 

 

13

As pessoas não se mexiam nem falavam.

 

 

14

Os livros não somente instruem, mas também divertem.

 

 

15

 A espada vence, mas não convence.

 

 

16

 Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.

 

 

17

Venha agora ou perderá a vez.

 

 

18

 A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.

 

 

19

Tens razão, contudo não te exaltes.

 

 

20

Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.

 

 

21

 Chora, porque as lágrimas lavam a dor.

 

 

22

 É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.

 

 

23

O cavalo estava cansado, pois arfava muito.

 

 

24

 Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.

 

 

25

 Simão não era rico nem pobre.

 

 

26

Não só cantei como também dancei.

 

 

27

 Não mintas, porque é pior para ti.

 

 

28

 Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.

 

 

29

A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.

 

 

30

São todos cegos, portanto não podem ver.

 

 

31

Estudou não somente Português, como também Inglês.

 

 

32

 Tens razão, contudo controle-se.

 

 

33

 Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.

 

 

34

Estudamos, logo deveremos passar nos exames.

 

 

35

O pedreiro chegou e começou o serviço.

 

 

36

 Correu demais, por isso caiu.